+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fmn127
    Visitante

    Padrão PTP com NS5

    Fala galera,

    Estou começando com meu provedor via rádio agora e tentamos fazer o alinhamento dos PTP com NS5 este final de semana e tivemos alguns problemas.

    Verificamos pelo software do Nano o máximo de sinal de conseguimos foi -75. Isso é muito estranho, pois nosso ponto A fica no alto de uma torre, no ponto mais alto da cidade e enxerga todos os pontos sem nenhuma obstrução.
    A potência de todos está configurada para 17.

    Poderiam me dar uma ajuda?

    Desde já, obrigado.

  2. #2

  3. #3
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    Desculpe pessoal, esqueci de informar a distância.

    O mais longe tem 3 km.

  4. #4
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    qual distancia?
    3km

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fmn127 Ver Post
    3km
    já vi varios posts dizendo qu fecha 3km com nano5, mas nessa distancia nunca testei... tenta colocar 2 direcionais externas para ver se melhor esse sinal...

  6. #6

    Padrão

    Bom dia,

    3 KM c/ NS5 vc vai conseguir entre 15 e 20Mb de TP Half-Duplex com tranquilidade.

    Se não obter resultados assim, reveja suas configurações.

  7. #7

    Padrão

    aproveitando o assunto ,o que é o ack no ns2?, e tb esse metodo que pergunta se é conservativo ou otimizado?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fmn127 Ver Post
    Fala galera,

    Estou começando com meu provedor via rádio agora e tentamos fazer o alinhamento dos PTP com NS5 este final de semana e tivemos alguns problemas.

    Verificamos pelo software do Nano o máximo de sinal de conseguimos foi -75. Isso é muito estranho, pois nosso ponto A fica no alto de uma torre, no ponto mais alto da cidade e enxerga todos os pontos sem nenhuma obstrução.
    A potência de todos está configurada para 17.

    Poderiam me dar uma ajuda?

    Desde já, obrigado.

    grande faz asim na configuracao coloque antenas horizontais se tiver com firmware atualizado coloque regiao de dominio para estados unidos escolha o canal 165 deixe seu ack no auto porenquanto e tente ajustar o apontamento tanto na horizontal quanto na vertical pois deve ter um desnivel de altura boa pel oque entendi ....

    seu sinal nessa distancia deveria ficar -70 - 69 e o tx rate em 54 mb tranquilo e isso le garante ums 15mb tranquilo ative compctacao e fast burst para melhor desempenho e ... so aproveitar radios muito bom e faceis de usar ..... fasso em media ate 5km com as antenas originais dele passando 8 mb full

  9. #9

    Padrão

    Amigos,

    Realmente esse enlace está dificil. Eu estou ajudando na montagem do mesmo e vou postar abaixo as configurações para que vocês tenham base para nos dar umas dicas.

    Link Setup:
    Modo: Acess Point Wds e Station WDS
    WDS Peers: MAC do outro Nano;
    Channel: 153.
    Country Code: Selecionar Brasil;
    Output Power: 16 dbm respeitando a regra da potencia de saida.
    IEEE 802.11 Mode: A (somente A)
    Data Rate Mbps: 24Mbps
    Rate Mode: Full (20MHz);

    Advanced:
    Rate algorrithm: EWMA;
    Noise Immunity: Ativado;
    ACK: 3.6km (nao lembro o numero)
    Auto Adjust: Desativado;
    RTS: OFF;
    Fragment Threshold: OFF;

    Antena na polarização Vertical (testei horizontal mas não houve melhora).

    Realmente a um grande desnivel entre os pontos.

    Creio que o desnivel passe de 30 metros. Mais tarde olho no RM é posto aqui.


    Uma observação: Os leds do NS5 são em tempo real? pois notei um certo delay, alguem sabe de quanto tempo é esse delay?

    Grato,
    Última edição por rogeriosims; 29-09-2009 às 13:21.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Amigos,

    Realmente esse enlace está dificil. Eu estou ajudando na montagem do mesmo e vou postar abaixo as configurações para que vocês tenham base para nos dar umas dicas.

    Link Setup:
    Modo: Acess Point Wds e Station WDS
    WDS Peers: MAC do outro Nano;
    Channel: 153.
    Country Code: Selecionar Brasil;
    Output Power: 16 dbm respeitando a regra da potencia de saida.
    IEEE 802.11 Mode: A (somente A)
    Data Rate Mbps: 24Mbps
    Rate Mode: Full (20MHz);

    Advanced:
    Rate algorrithm: EWMA;
    Noise Immunity: Ativado;
    ACK: 3.6km (nao lembro o numero)
    Auto Adjust: Desativado;
    RTS: OFF;
    Fragment Threshold: OFF;

    Antena na polarização Vertical (testei horizontal mas não houve melhora).

    Realmente a um grande desnivel entre os pontos.

    Creio que o desnivel passe de 30 metros. Mais tarde olho no RM é posto aqui.


    Uma observação: Os leds do NS5 são em tempo real? pois notei um certo delay, alguem sabe de quanto tempo é esse delay?

    Grato,
    teu problema ta na potencia ( vc deixou ficar em 16dbm pode colocar em 24 sem problema me corrigao se eu tiver enganado mas a tia ana nao regulamenta potencia no canal 165 para ponto a ponto .....)

    e outra tem delay sim nao tenho dados oficiais mas sempre me guio em torno de 40s

    30m de disnivel poxa em 3km deve ter uma boa inclinacao veja se nao tem nada na zona de fresnel que possa ta impedidndo esse en;lace de fechar correto .

  11. #11

    Padrão

    Cara, coloca um como ap e outro como station, ou coloca os dois como ap wds e coloca o mac em cada um. Pode colocar Estados Unidos e mandar a potência no máximo 24. Coloca wep pois pode estar dando alguma interferência e ficando com o sinal baixo, wpa nos dois como apwds não funciona. Aqui o sinal tava baixo, mas quando coloquei wep o sinal subiu, foi lá em cima. Tenho 3 Km com -66 de sinal. Três pontos acessos no visor externo. Aumenta um pouco sua distância, coloca pelo menos uns 5 Km se você está a 3 Km do outro ponto e deixa o ack em automático. O ack é o tempo que o rádio aguarda a resposta da requisição. Se deixar muito alto vai ficar congestionando a rede e muito baixo o rádio desiste de esperar a resposta e "corta" a transmissão. Pode deixar em 100 que tá bom.