Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual Potência devo usar nos Cartões Engenius

    Boa noite amigos do forum, estou com uma dúvida cruel, comprei uma RB 600, e 4 cartões engenius de 630 Mw cada, gostaria de saber qual potência devo usar neste cartões para um bom funcionamento, atualmente eles estão trabalhando em 25 DBI.


    Desde-já muito obrigado todos.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Coloque 17 que irá ficar show, tenho eles aqui me 17 dbi e foi a melhor potência setada até hoje.

  4. #4

    Padrão

    só uma correção, o termo certo é dbm, dbi é o ganho da antena

  5. #5

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por pereira925 Ver Post
    Boa noite amigos do forum, estou com uma dúvida cruel, comprei uma RB 600, e 4 cartões engenius de 630 Mw cada, gostaria de saber qual potência devo usar neste cartões para um bom funcionamento, atualmente eles estão trabalhando em 25 DBI.


    Desde-já muito obrigado todos.
    configure no máximo em 18dbm.

    como há uma diferença de 10dbm + ou - de erro acima, ficará na verdade em 28dbm (600mw).


    ...não coloque em 25dbm. assim vc ta colocando na verdade em 35dbm ou mais de 1Watt! (estupro) do cartão e queda de desempenho.

    t+

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aryribeiroo Ver Post
    (estupro) do cartão



    t+
    muito boa a expressão, mas é isso mesmo

  7. #7

    Padrão

    eu nao aconselho nem 17, pra mim gera muito ruido...trabalho com ele em 13 aki, no maximo 14, e tem se saindo ate bem os meninos, mas to migrando tudo pra R52H nos pops...

  8. #8

    Padrão

    Obrigado amigos pela dica, setei os cartões em 17 dbm até o momento está funcionando perfeitamente, o ping ta redondinho, continuarei com os testes, em seguda postarei o resultando...

  9. #9

  10. #10

    Padrão

    boa sorte entao amigo!!! soh cuidado com a perca de potencia apos as chuvas... sempre q chover da uma olhada no nivel de sinal do seus clientes para ver se nao baixou... grande abs

  11. #11

    Padrão

    Boa noite braw, pq vc diz que pode ocerrer perda de potência dos cartões após chuvas? Explica melhors...


    Desde-já obrigado amigo

  12. #12

    Padrão

    Coloca em default que ele vai para 17 automatico, pois isso é o maximo que esse cartão aguenta.

  13. #13
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Este cartão tem um bug na configuração da potência, ele aumenta em 10dbm o valor fixado no TX POWER, fazendo com que ele fique pior ainda.


    DECIBEL:
    O decibel (dB) é uma notação destinada a medir níveis de potência de forma relativa. Existe sempre uma perda de potência associada a extensão da transmissão, e para medir essa, inicialmente em cabos de linhas telefônicas, surgiu a medida bel em homenagem de Alexandre Graham Bell. Interessante que ela pode expressar tanto perda quanto o ganho, por exemplo um cabo pode ter alguns dB de perda e uma antena alguns dB de ganho afetando o mesmo sistema onde acoplados.
    Facilmente as grandezas expressadas em dB, de cada componente, podem ser somadas para obter a potência do sistema na sua integra. Como neste exemplo um transmissor pode ter 15 dB de saída, com 5 dB de perda no cabo e 10 dB de ganho na antena o sistema apresenta no total 20 dB de saída. E nisso encontramos o grande valor e utilidade da medida dB - podemos equiparar componentes de diversos tipo dentro do mesmo sistema para calcular o efeito somatório.

    A medida mais comum para expressar a potência de um equipamento de transmissão (rádio) é dBm (dB miliwatt). Zero dBm é definido como 1mW de potência e a maioria dos rádios 802.11b (2.4Gh) oferecem entre 15 e 18 dBm de potência de saída, sendo entre 30 a 50 mW. Existe a formula de converter mW em dBm mas por exemplo 125mW seria 21 dBm e 250mW seria 24dBm.

    A medida mais comum para expressar o ganho de uma antena na freqüencia encima de 1Ghz, como no nosso caso de 2.4 e 5.8Ghz é dBi (dB isotrópico) Muitas vezes o "i" está sendo esquecido ou desconsiderado, é porém importante. Uma antena de 15 dB ou de 15 dBi seria completamente diferente, quando então encontrará uma antena indicada somente com dB pergunte se isso significa dBi para ter certeza.
    Última edição por Magal; 03-10-2009 às 10:54.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    boa sorte entao amigo!!! soh cuidado com a perca de potencia apos as chuvas... sempre q chover da uma olhada no nivel de sinal do seus clientes para ver se nao baixou... grande abs

    corretissimo, colega, perdi um ptp aqui por causa deste critico cartão,

    O fato:

    após 1 semana de chuvas no sul sem parar quase que 24horas por dia. meu ptp de 5 km caiu e não voltou mais.

    foi trocar o cartão que tudo voltou ao normal.

    Conselhos as caixas herméticas totalmente isoladas, não foram notados o mesmo fato.

  15. #15

    Padrão

    Amigos ninguem falou nada a respeito de que ele vai usar ( 4 ) cartões deste. Nao seria loucura nao?
    Nao vi ninguem que recomende isso na mesmo RB

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pereira925 Ver Post
    Boa noite braw, pq vc diz que pode ocerrer perda de potência dos cartões após chuvas? Explica melhors...


    Desde-já obrigado amigo
    amigo tem um topico aki no forum q diz... "Engenius, um cartao polemico" funcionar ele ate funciona, mas alem do prob de mostrar 10db a menos na configuraçao da RB ele ainda tem um vicio bobo de perder potencia apos chuvas, acho q isso se da pelo fato de ele nao ter proteçao contra a estatica gerada pelos ventos e chuvas... esse prob eh ainda mais acentuado quando usado com omni, mas acontece tb com outras antenas...

  17. #17
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    O link do tópico "Engenius um cartão polêmico":https://under-linux.org/f114061-enge...artao-polemico

  18. #18

    Question

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    amigo tem um topico aki no forum q diz... "Engenius, um cartao polemico" funcionar ele ate funciona, mas alem do prob de mostrar 10db a menos na configuraçao da RB ele ainda tem um vicio bobo de perder potencia apos chuvas, acho q isso se da pelo fato de ele nao ter proteçao contra a estatica gerada pelos ventos e chuvas... esse prob eh ainda mais acentuado quando usado com omni, mas acontece tb com outras antenas...



    peraí pessoal!

    ja ouviram falar do lithing protector da hiperlink??? ele vai de 0 (zero) a 6ghz e tem proteção de tambor de gás q explode e tal... tem que instalar ele e aterrar com aste de cobre no chão e tal... vc´s conhecem ???

    alguém aí usa??? isso não resolveria o problema ?????????

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wimigasltda Ver Post
    corretissimo, colega, perdi um ptp aqui por causa deste critico cartão,



    Conselhos as caixas herméticas totalmente isoladas, não foram notados o mesmo fato.

    ok, essa de isolar a caixa hermética tudo bem. mas ja aconteceu comigo de a caixa hermética aquecer demais em baixo do sol e CONDENSAR água pra dentro do radio, literalmente... dei sorte q queimou só a fonte.

    aí achei melhor deixar furos na parte de baixo da caixa pra não acontecer de novo. ..assim tenho uma passagem de ar.

    isso é complicado. ja aconteceu com alguém ?

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aryribeiroo Ver Post
    peraí pessoal!

    ja ouviram falar do lithing protector da hiperlink??? ele vai de 0 (zero) a 6ghz e tem proteção de tambor de gás q explode e tal... tem que instalar ele e aterrar com aste de cobre no chão e tal... vc´s conhecem ???

    alguém aí usa??? isso não resolveria o problema ?????????

    O ary colegão tambem sou do forum BFW, rapaz fiquei assustado com esse negocio ai de explodir, imagina se esta no meio da torre e coloca ela ao chão. AFFF......