+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dhcp marrado por mac registrando no Bind

    Penso que alguem ira saber me informar, atualmente tenho um rede com dhcp, e todos os desktops buscao o ip do servidor dhcp porem marrado com mac, assim a estacao sempre busca sempre o ip que foi defenido para ela. Ate aki tudo bem.
    Entao fui iniciar a configuracao de um servidor Bind para resolver tanto enderecos externos como os nomes das estacoes. Na questao de resolver nomes externos funcionou 100%, e resolver os nomes internos, eu adicionei no arquivo de zonas os nomes e ips dos meus servidores e funcionou 100%.
    Para eu nao ter que adicionar cada ip e nome no arquivos de zona no bind, vi que e possivel fazer o dhcp registrar o ip e nomes no bind, entao foi isto que fui testar.
    Primeiro teste que fiz foi fazer o dhcp registrar os ips defenido no range de rede, sem marrar por mac, no bind, e o mesmo funcionou 100%. Entao fui pegar meu dhcp que possui todas estacos com o nome e mac (marrado por mac), e coloquei no dhcp para que o bind peque estas informacoes automaticamente e registra no bind, so que o mesmo nao acontece. Por algum motivo que ainda nao descobri o bind nao aceita registro de um dhcp onde a configuracoes dos host estao marrados por mac automaticamente no bind.
    Alguem sabe se e isto mesmo? para o bind aceitar o registro automatico de ip e nome nao posso ter um dhcp marrando o endereco por mac?
    Desde ja agradeco
    Ola a todos!

  2. #2

    Padrão Dica..

    Na minha rede utilizo uma configuração basica de bind. quando a maquina entra na rede, pega o dhcp e bate no servidor dns q é o mesmo do dhcp, quando ele faz isso acaba acrescentando o nome da maquina ao ip em uma tabela temporaria no bind. sempre q alguem entra na rede, pega o dhcp e registra-se no bind... bem simples.... assim vc nao precisa usar uma tabela fixa no bind...
    vou lhe dar um exemplo de pq nao se deve fazer isso..
    Imagina q a placa de rede de uma maquina queimou ou entao vc comprou um computador novo pra rede, ou pior ainda, vem um cliente com um notebook que precise acessar as maquinas por nome e ser acessado tb.
    O q vc vai fazer ? entrar no Dhcpd e configurar maquina a maquina e depois entrar no bind pegar as configs do dhcpd e registrar no bind ?????
    Q trabalheira heim...
    eu sou adepto do DHCP dinamico e o bind faça uma configuração simples de zona interna e nome reverso. Ok.
    Espero ter lhe ajudado.

  3. #3

    Padrão

    Bom desta maneira que vc utiliza ai eu testei e realmente funcione, porem tavo testando fazer q sempre o alem do bind registrar o nome tambem sempre registre o mesmo ip (no caso mesmo ip seria marrado por mac), Ou entao inserir as entradas uma a uma no bind, que para mim e inviavel manter.
    No meu caso aki a vantagem de cusar o dhcp marrado por mac e nao quero quer estações novas entre na rede. pegando ip manual.
    Va

  4. #4

    Padrão

    Nao entendi o seu problema quanto a estaçoes novas pegarem ip.... explica ai de novo.
    o servidor de dhcp tem a opção de sómente dar ip as maquinas cadastradas a ele, sendo assim vc so cadastra o mac.... isso é muito facil, pode serr feito por um program tipo o webmin, acessado por navegador web.

  5. #5

    Padrão

    E isto mesmo, quando a estacao entra em rede sempre ela busca o ip no dhcp o mesmo ip, pois esta marrado por mac. Ate aki tudo bem, tudo funcionando, agora quero que estas maquinas q sempre busca o mesmo ip devido ao marrar por mac, porem necessido que estas informacoes seja adicionanda no BIND automaticamente.

  6. #6

    Padrão

    Entao... mas é exatamente isso que eu ja havia falado....
    Voce faz o dhcp amarrando ip ao mac.... exemplo...
    Nome do computador: under02
    IP:192.168.0.2
    mascara:255.255.255.0
    gateway: 192.168.0.1
    DNS: 192.168.0.1

    Quando a maquina "under02" pegar o ip pelo dhcp e precisar asociar um nome a ip.. exemplo: vc quer navegar no site under-linux.org, o DNS vai resolver o nome under-linux.org:75.126.165.212 e o DNS vai salvar o endereço under-linux.org e associar ao ip no seu BD caso outra pessoa queira acessa-lo... e a mesma coisa ela vai fazer com o nome da sua maquina... UNDER02:192.168.0.2.
    voce precisa apenas criar uma zona de dns interno para sua rede.... muito simples, sem complicacao, sem precisar suar um monte de arquivos pré definidos. OK
    abraços.
    Última edição por lovenique; 05-10-2009 às 08:57.

  7. #7

    Padrão

    Bom não estou sendo claro, o problema num e isto ai no dhcp, e sim não prescisar inserir todas entradas das maquinas no bind, pq se eu fizer desta forma ai que vc citou e a mesma que utilizo aki, eu tenho q inserir nomes e ip das maquina no bind, o que torna a administração canceira.