+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question enlace de 8km sem visada - o que fazer?

    Pessoal, estou precisando ajuda dos experts do nosso querido forum..
    tenho um enlace pra fechar que e "coisa braba"...tem um morro enorme na frente do ponto B que esta dificultando tudo....

    vou anexar algumas imagens pra voces entenderem melhor..

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace brabo.jpg
Visualizações:	530
Tamanho: 	135,7 KB
ID:      	5736

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponto a.jpg
Visualizações:	640
Tamanho: 	100,1 KB
ID:      	5737

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponto b.jpg
Visualizações:	465
Tamanho: 	107,9 KB
ID:      	5738

    tenho os seguintes equipamentos:
    - 2 antenas 900mhz aquarius 20dbi espinha de peixe
    - 2 RB´s 433
    - 2 cartoes XR9 - 700mw - 900 mhz
    - 1 cartao R52 - 2,4 ghz

    me aconselharam fazer em 900 mhz justamente pela visada...ou melhor, "nao-visada"...

    a melhor solcao seria um link direto em 900 mhz sem bridge...mas pelo que estou vendo, vai ser praticamente impossivel..ou estou errado?

    as coordenadas sao:
    ponto A ->
    13°48'42.62"S
    47°25'57.32"O

    ponto B ->
    13°50'50.24"S
    47°29'53.71"O

    se um link direto nao funcionar, terei que fazer uma bridge com opcao de 2 lugares:


    - o 1o ponto (ponto bridge 1) teria energia, o que facilita muito

    ponto bridge opcao 1 ->
    13°51'1.88"S
    47°29'33.61"O



    - a 2a opcao teria que usar placas solares...um pouco mais complicado e custoso...

    ponto bridge opcao 2 ->
    13°51'23.00"S
    47°29'43.77"O

    como voces fechariam esse link? a coisa ta meio dificil...ja venho tentando fazer esse link ha mais de 3 meses..alguma luz?alguem se habilita?


    espero que voces possam me ajudar a por um fim nessa novela...

    abracos a todos!!
    Última edição por coidiloko; 05-10-2009 às 15:35.

  2. #2

    Post enlace sem visada - o que fazer?

    Olá amigo tudo bem ? Então , tenho um link em 900 Mhz aqui com 5Km sem visada so que falando francamente na época que fiz o link tive que fazer vários testes em locais diferentes para achar o sinal do link , mesmo sem visada ele tem limites para tal . Você já fez testes com seu 900 Mhz no local ? Já tentou levantar o máximo possivel a antena para diminuar o obstáculo que está na frente ?

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por coidiloko Ver Post
    Pessoal, estou precisando ajuda dos experts do nosso querido forum..
    tenho um enlace pra fechar que e "coisa braba"...tem um morro enorme na frente do ponto B que esta dificultando tudo....

    vou anexar algumas imagens pra voces entenderem melhor..

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace brabo.jpg
Visualizações:	530
Tamanho: 	135,7 KB
ID:      	5736

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponto a.jpg
Visualizações:	640
Tamanho: 	100,1 KB
ID:      	5737

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponto b.jpg
Visualizações:	465
Tamanho: 	107,9 KB
ID:      	5738

    tenho os seguintes equipamentos:
    - 2 antenas 900mhz aquarius 20dbi espinha de peixe
    - 2 RB´s 433
    - 2 cartoes XR9 - 700mw - 900 mhz
    - 1 cartao R52 - 2,4 ghz

    me aconselharam fazer em 900 mhz justamente pela visada...ou melhor, "nao-visada"...

    a melhor solcao seria um link direto em 900 mhz sem bridge...mas pelo que estou vendo, vai ser praticamente impossivel..ou estou errado?

    as coordenadas sao:
    ponto A ->
    13°48'42.62"S
    47°25'57.32"O

    ponto B ->
    13°50'50.24"S
    47°29'53.71"O

    se um link direto nao funcionar, terei que fazer uma bridge com opcao de 2 lugares:


    - o 1o ponto (ponto bridge 1) teria energia, o que facilita muito

    ponto bridge opcao 1 ->
    13°51'1.88"S
    47°29'33.61"O



    - a 2a opcao teria que usar placas solares...um pouco mais complicado e custoso...

    ponto bridge opcao 2 ->
    13°51'23.00"S
    47°29'43.77"O

    como voces fechariam esse link? a coisa ta meio dificil...ja venho tentando fazer esse link ha mais de 3 meses..alguma luz?alguem se habilita?


    espero que voces possam me ajudar a por um fim nessa novela...

    abracos a todos!!
    Bom, amigo, no seu caso terá que ser em 900mhz mesmo.
    Tens duas opções. Uma é comprar um kit homologado que custa em torno de R$3000,00 .
    Outra é usar XR9 + Antena aquario 20dbi + routerboard 411 ah e botar pra funcionar o link.
    Te indico esses hardwares pois é o que uso e realmente funciona. A antena tem uma particularidade, que é : retire o segundo estágio dela, deixando somente o primeiro. Não sei o porque mas ela fecha muito melhor o sinal dessa maneira.Pelo que analisei nas suas imagens tem como fechar sim o link.
    Se quiser pode me mandar e-mail com o projeto "imaginado" por vc ,ok.
    eu analiso e te retorno.
    [email protected]


    Se quiser ajuda estou ae pra isso.

    Abraço.

  4. #4

    Padrão link direto em 900mhz??

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Bom, amigo, no seu caso terá que ser em 900mhz mesmo.
    Tens duas opções. Uma é comprar um kit homologado que custa em torno de R$3000,00 .
    Outra é usar XR9 + Antena aquario 20dbi + routerboard 411 ah e botar pra funcionar o link.
    Te indico esses hardwares pois é o que uso e realmente funciona. A antena tem uma particularidade, que é : retire o segundo estágio dela, deixando somente o primeiro. Não sei o porque mas ela fecha muito melhor o sinal dessa maneira.Pelo que analisei nas suas imagens tem como fechar sim o link.
    Se quiser pode me mandar e-mail com o projeto "imaginado" por vc ,ok.
    eu analiso e te retorno.
    [email protected]


    Se quiser ajuda estou ae pra isso.

    Abraço.

    Leandro,
    ...vou mandar sim o projeto pra voce via mail,ok? Sou grato por qualquer ajuda...
    agora, voce acha q fecha um link direto de 900 mhz? o morro na frente do cliente é bem alto. Nao da visada alguma...Tinha em mente fazer um bridge em algum lugar (ir em 2,4 ghz ate onde da visada, e de la pra frente em 900mhz), agora, se der certo de fechar um link direto, maravilha!!!seria muito melhor, pois nao precisaria usar tantos equips...

    vou te encaminhar o arquivo kmz '(google earth) pra que voce possa dar uma analisada...

    mais uma vez, obrigado pelo help de todos!

    [s]

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Smile

    Amigo, morro não é o problema . 900mhz atravessa ou sobe, como queira chamar, esse tipo de obstáculo. claro que existe um nível de segurança que deve ser analisado, mas qualquer problema pode ser contornado por uma repetição de sinal adicional (repetidora) que pode inclusive ser utilizado sem energia elétrica apenas com as antenas.
    aguardo seu e-mail.

    Abraço.

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    Amigo,

    Segue simulação inicial para ponto a ponto direto em 900mhz:


    Distância entre Estação 1 e Estação 2 é 8,1 km (5,0 miles)
    Azimute do Norte Verdadeiro = 240,9°, Azimute do Norte Magnético = 261,8°, ângulo de elevação = 0,7476°
    Variação de altitude é 127,3 m
    Modo de propagação é difração, obstrução única, 1,4F1 a 3,7km
    Freqüência média é 915,000 MHz
    Espaço Livre = 109,8 dB, Obstrução = 30,9 dB, Urbano = 0,0 dB, Floresta = 0,0 dB, Estatísticas = -0,0 dB
    Perda total de propagação é 140,7 dB
    Ganho do sistema de Estação 1 até Estação 2 é 159,0 dB ( yagi.ant em 240,9° ganho= 14,0 dB )
    Ganho do sistema de Estação 2 a Estação 1 é 159,0 dB ( yagi.ant em 60,9° ganho= 20,0 dB )
    Pior recepção é 18,3 dB sobre o sinal necessário a encontrar
    50,000% de tempo, 50,000% de locais, 50,000% de situações

    Conforme os cálculos e simulações é possível de fechar esse link usando 900mhz , conforme eu havia falado .

    Qualquer dúvida estoua disposição.

  7. #7

    Padrão

    Leandro,
    veleu mesmo pelo help...nunca ouvi dizer dessas repetidoras que funcionam sem energia...so com as antenas? isso seria uma otima opcao, pois ja estavamos querendo encomendar um fio pra levar ate numa bridge..seriam 300 m de fio!

    mas pelo que entendi da sua proposta seria mesmo fazer um link direto mesmo, correto? seria isso possivel ate mesmo sem torres nos pontos a e b?

    tentei fechar uma simulacao no radiomobile em 900 mhz e nao consegui sinal algum...nao sei se fiz algo errado, mas deu 0 de sinal...vc conseguiu simular esse enlace com sucesso pelo jeito..voce teria como postar uma imagem do link (corte -> tipo do radiomobile)?valeu!!

    [s]

  8. #8

    Padrão Re: enlace sem visada - o que fazer?

    Oi pessoal,
    estou comecando a fazer esse enlace na chapada dos veadeiros em goias...

    tive que colocar 3 subestacoes ate o ponto final do link. Fiz os PTP com Nanobridge M5 do ponto A ate B e do ponto C ate D. Do morro pra frente colquei 2 NanoStation M5. Ate agora so fechei o enlace de C ate D...

    Gostei muito do resultado das Nanobridge de 22db... fechei o enlace maior de 8km (C-D)com -68db, atravessando um LINHAO DE ALTA VOLTAGEM..isso sem ajuste fino!Showw de bola!!

    Eis o maior problema de todos da regiao de Cavalcante-GO: energia com muita oscilacao! Tinha comprado 3 nobreaks para colocar antes das fontes e 1 deles ja queimou. O pessoal da cidade reclama muito da energia, uma vez que queima quase tudo o que vem pela frente...

    nesse topico encointrei uma boa alternativa ( https://under-linux.org/f169/rocket-...80/#post528620 ): ligar as NanoBridge e NanoStation direto em 12V. Existem 2 opcoes para carregar a bateria..painel solar (muito mais caro) ou carregador de bateria com flutuacao (Carregador Bateria HAYONIK - 3 Amp 13,8volts - FCBC-30 - AudioCarCenter)

    acredito que esse carregador nao queima tao facil, pois opera de 85v ate 265v.

    Pelo que acompanhei desse post, nao ha problema algum em ligar as nano diretamente no 12v da bateria (4,5 no + ; 7,8 no -).

    a DUVIDA É: como ligar o modem da brasiltelecom tambem na bateria em 12v? Se ligar na tomada, em questao de horas vou torrar o modem...

    o que voces me propoe?

    abraco a todos!!

    valeu pelo help....

    Markus

  9. #9

    Padrão Re: enlace sem visada - o que fazer?

    CONFIGUREI UM RB 433AH...POREN EU CADASTREI DOIS MAC...POREN QUANDO UM MAC ESTA CONECTADO O SEGUNDO MAC NAO CONECTA... ALGUEM PODE ME AJUDAR??
    MSN [email protected]