Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rádios Digitais Microwave

    Nossas redes vem expandindo, precisando cada vez mais de banda IP, para fugir das Teles, estamos indo buscar fornecedores cada vez mais longe, porém a taxa de transmissão (Throughput) dos equipamentos que estamos habituados em usar (Ubiquiti, Mikrotik, etc) são limitados e precisamos de mais. Tenho lido um pouco sobre Rádios Digitais, os mesmo que as Teles usam, só vejo vantagens, até o fato de pagar pela frequência e não correr o risco de alguém usar o mesmo canal, na mesma rota. Enfim, o objetivo deste é:

    Alguém que já esteja usando, poderia indicar marca/modelo/fornecedor e quanto pagou pelo par?


    http://www.trangobroadband.com/wirel...chitecture.jpg

  2. #2

    Padrão

    Olá Kleber,

    Estou comprando alguns radinhos destes modelos, qual a banda que esta procurando, pois tem modelos de 20Mb a 500Mb e até mesmo de 1Gb.


    Anderson

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Kleber,

    Estou comprando alguns radinhos destes modelos, qual a banda que esta procurando, pois tem modelos de 20Mb a 500Mb e até mesmo de 1Gb.


    Anderson

    100 Mb me atenderia.

  4. #4

    Padrão

    Kleber,
    de antemão.. não sou contra você comprar esse rádio, até penso em algum dia poder compra-los e usar apenas rádios nesse calibre para ptp e etc..
    mas aqui venho..
    100MB você não gasta menos de R$28k em equipas desse porte..

    não seria melhor você comprar logo umas 6 oiw 33db, fechar 3 enlaces de ptp.. cada um com 33mb,
    fazer rotas diferentes pra cada classe de ip ou grupo de clientes?

    e isso não sairia dos 9 mil...

    claro que se você for olhar pelo tempo de uptime de um rádio digital pra um mikrotik.. a diferença é enorme.. sendo que esses rádios digitais quase nunca para..
    porém..
    se você caprichar na instalação da torre.. energia.. e suporte para ficar a antena perfeitamente..
    acredito que o custo x beneficio do Mikrotik vai ser melhor..
    porém se você quiser 155mb + aí sim.. parte pro abraço com esses tipos de rádio.. porém se 100mb dá.. aí mudou a historia :}
    mas talvez com a tecnologia N você não consiga os tão sonhados 100mb, porém quem sabe uns 60? aí você faz 2 ptp e tem 120! :}

    mas lembre-se é minha humilde opnião sobre a situação.

  5. #5

    Padrão Rádios e Largura de Banda !!!!!

    Segue alguns fabricantes,


    -
    "www.advantechamt.com" --- Freq. 5Ghz ------ (de 20Mb a 300Mb) -- a partir R$ 10 mil
    - "www.radwin.com"
    ---------- Freq. 5Ghz/Paga - (de 10Mb a 100Mb) -- a partir R$ 3 mil
    - "www.digitel.com.br" -------- Freq. Paga ------ (de 10Mb a 50Mb) --- a partir R$ 7 mil
    - "www.infinetwireless.com" --- Freq. 5Ghz ------ (de 20Mb a 300Mb) -- a partir R$ 8 mil
    - "www.proxim.com" ---------- Freq. 5Ghz ------- (de 4Mb a 30Mb) ---- a partir R$ 3 mil
    - "www.apertonet.com" ------- Freq. 5Ghz/Paga - (Sem definição) ----- a partir R$ 10 mil
    - "www.comba-telecom.com" -- Freq. Paga ------ (de 20Mb a 500Mb) -- a partir R$ 10 mil


    Obs: caso tenha interesse em um deles e não houver representação no Brasil, mande mensagem pelo site que eles te respondem (cedo ou tarde mais respondem).


    Anderson
    Última edição por UsadosMAC; 06-10-2009 às 11:06.

  6. #6

    Padrão

    nesse caso eu preferiria procurar o pessoal da Ceragon.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Kleber,
    de antemão.. não sou contra você comprar esse rádio, até penso em algum dia poder compra-los e usar apenas rádios nesse calibre para ptp e etc..
    mas aqui venho..
    100MB você não gasta menos de R$28k em equipas desse porte..

    não seria melhor você comprar logo umas 6 oiw 33db, fechar 3 enlaces de ptp.. cada um com 33mb,
    fazer rotas diferentes pra cada classe de ip ou grupo de clientes?

    e isso não sairia dos 9 mil...

    claro que se você for olhar pelo tempo de uptime de um rádio digital pra um mikrotik.. a diferença é enorme.. sendo que esses rádios digitais quase nunca para..
    porém..
    se você caprichar na instalação da torre.. energia.. e suporte para ficar a antena perfeitamente..
    acredito que o custo x beneficio do Mikrotik vai ser melhor..
    porém se você quiser 155mb + aí sim.. parte pro abraço com esses tipos de rádio.. porém se 100mb dá.. aí mudou a historia :}
    mas talvez com a tecnologia N você não consiga os tão sonhados 100mb, porém quem sabe uns 60? aí você faz 2 ptp e tem 120! :}

    mas lembre-se é minha humilde opnião sobre a situação.
    Eh uma alternativa Yondaime, mas abri esse tópico com o objetivo de fomentar a comunidade em discutir mais sobre esses rádios, que pelo que li e ouvi falar são excelentes. Tá sendo muito comum ler tópicos falando fechei 40 Km, 50 Km, 60 Km, etc.. mas vem a bronca, não consegui passar 10 MB Full... Precisamos é ser agressivos tecnlogicamente para conquistar maís fatia das teles.

  8. #8

    Padrão

    como funcionaria a questao de pagar para usar frequencias licenciadas??? basta ter SCM?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    como funcionaria a questao de pagar para usar frequencias licenciadas??? basta ter SCM?
    Precisa ser autorizado SCM, caso seja vc somente um PSCI, pode solicitar uma autorização SLP na ANATEL para esse PTP e consequentemente o licenciamento de uso da frequência, caso essa seja restrita.

  10. #10

    Padrão

    Nesse caso eu sou licensiado SCM, eu escolho um equipamento pra usar, vejo a frequencia que ele trabalha e entro com um pedido na Anatel, seria isso? Tem ideia de quanto ficaria uma brincadeira dessas? e tipo depois q eu pagar essa frequencia posso usa-la sempre ou apenas para o projeto que solicitei?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    Nesse caso eu sou licensiado SCM, eu escolho um equipamento pra usar, vejo a frequencia que ele trabalha e entro com um pedido na Anatel, seria isso? Tem ideia de quanto ficaria uma brincadeira dessas? e tipo depois q eu pagar essa frequencia posso usa-la sempre ou apenas para o projeto que solicitei?

    Hoje tanto o pessoal da ceragon quanto da Gigacom, já fazem todo o projeto pra isso, e você paga se não me engano 2mil..

    fica + - isso..
    mas quem vende os equipamentos já fornece esse serviço junto..

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    Nesse caso eu sou licensiado SCM, eu escolho um equipamento pra usar, vejo a frequencia que ele trabalha e entro com um pedido na Anatel, seria isso? Tem ideia de quanto ficaria uma brincadeira dessas? e tipo depois q eu pagar essa frequencia posso usa-la sempre ou apenas para o projeto que solicitei?
    Nunca elaborei um projeto desses, mas acredito que não seja difícel, se quiser podemos tentar. Abraços!

  13. #13

    Padrão

    entao nao eh tao inviavel como eu pensava... ja desperdicei um projeto desses por achar que era muito complexo e caro conseguir essa licensa... vou procurar saber certinho sobre isso e tentar usar um equipamento desses com mencionado no topico...

  14. #14

    Padrão Re: Rádios Digitais Microwave

    Depois dos Rockets será que ainda é viável usar rádios digitais?

  15. #15

    Padrão Re: Rádios Digitais Microwave

    seria interessante alguem que tenha um ptp de alta capacidade, com varias conexoes simultaneas e tráfego lah em cima, rodando em cima dos Rockets postar os resultados pra gente... pq apesar de prometer alta banda, ainda fico com a pulga atras da orelha com um sistema que diz fazer tudo oq faz e nao custa nein 30% do valor de uma solução de radio digital como citado no topico... nao que eu duvide que seja capaz, mas gostaria de relatos de pessoas que usam o equipamento no talo mesmo pra ver se realmente podemos confiar numa solução como esta para atender a empresas que precisam de banda e processamento...

  16. #16

    Padrão Re: Rádios Digitais Microwave

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Kleber,
    de antemão.. não sou contra você comprar esse rádio, até penso em algum dia poder compra-los e usar apenas rádios nesse calibre para ptp e etc..
    mas aqui venho..
    100MB você não gasta menos de R$28k em equipas desse porte..

    não seria melhor você comprar logo umas 6 oiw 33db, fechar 3 enlaces de ptp.. cada um com 33mb,
    fazer rotas diferentes pra cada classe de ip ou grupo de clientes?

    e isso não sairia dos 9 mil...

    claro que se você for olhar pelo tempo de uptime de um rádio digital pra um mikrotik.. a diferença é enorme.. sendo que esses rádios digitais quase nunca para..
    porém..
    se você caprichar na instalação da torre.. energia.. e suporte para ficar a antena perfeitamente..
    acredito que o custo x beneficio do Mikrotik vai ser melhor..
    porém se você quiser 155mb + aí sim.. parte pro abraço com esses tipos de rádio.. porém se 100mb dá.. aí mudou a historia :}
    mas talvez com a tecnologia N você não consiga os tão sonhados 100mb, porém quem sabe uns 60? aí você faz 2 ptp e tem 120! :}

    mas lembre-se é minha humilde opnião sobre a situação.
    Opa, a questão nãp é essa, mas sim SLA e qualidade da coisa toda. Outra coisa, não dá pra fazer nada de concreto, por exemplo, fazer um backbone principal que dependa de um 5.8. Da noite para o dia ele para de funcionar, o "meio" AR é o mais livre que existe e mais propício a dar estes problemas.
    Quando aos Rádios Digitais, tive boas experiências para terceiros, que citarei abaixo.
    Nos "jumentos" gigacom de 600/600mb, era isso que passava e com latência espetacular. Através de testes e homologações de 72 horas com 80% de carga máxima o resultado era sempre o mesmo. 0,33% de perda, packet loss etc. etc.. isso após 3 dias de detonação total.
    Nos mais baratos, o resultado era o mesmo, até mesmo nos "pebas" RadWin 2000 não dava problema nenhum, muito bom, mas muito fraco pelo preço e comparado a outros.

    Todos que instalamos, estão em operação até hoje. Não tenho acesso mais á central de monitoramento, mas da última vez que vi, tinha quase 350 dias de uptime sem fail reboot nem nada.

    Nossa empresa está mudando também e novos projetos apareceram, é sabido que vamos começar com 5.8, talvez mimo depende da tia Ana, mas vamos migrar para microondas logo logo.

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    seria interessante alguem que tenha um ptp de alta capacidade, com varias conexoes simultaneas e tráfego lah em cima, rodando em cima dos Rockets postar os resultados pra gente... pq apesar de prometer alta banda, ainda fico com a pulga atras da orelha com um sistema que diz fazer tudo oq faz e nao custa nein 30% do valor de uma solução de radio digital como citado no topico... nao que eu duvide que seja capaz, mas gostaria de relatos de pessoas que usam o equipamento no talo mesmo pra ver se realmente podemos confiar numa solução como esta para atender a empresas que precisam de banda e processamento...
    Vide acima.

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Hoje tanto o pessoal da ceragon quanto da Gigacom, já fazem todo o projeto pra isso, e você paga se não me engano 2mil..

    fica + - isso..
    mas quem vende os equipamentos já fornece esse serviço junto..
    É por aí mesmo

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Depois dos Rockets será que ainda é viável usar rádios digitais?
    É sim, mas é questão do que falei no texto acima, se tiver grana para usar os digitais, use, vale a pena, a frequencia é sua.

    Quanto ao processo é mais ou menos assim.
    Você entra em contato com seu fornecedor, por exemplo a AsGa, eles fazem o projeto (depende do cliente, se for antigo de bom faturamento, não cobram, ou então eu lembro algo em torno de 2.000, já com o processo da anatel).
    Eles dependem da resposta da Anatel, porque eles verificam no site onde você vai utilizar tal frequencia e dizem qual pode e se pode e como pode. Ex: Em nosso caso utilizamos uns de 18Ghz, e a Anatel separou X frequencias ou Altas ou Baixas para utilizarmos, mas no local X, ou era a ODU Alta ou Baixa, não poderia trocar, por em microondas tem muitos detalhes. Lembro que os rádios vêm travados com toda a faixa que a anatel liberou e nem dá pra mexer.
    Depois de tudo pago, vem seus documentos, tipo um cartão de LICENCIAMENTO DE RÁDIO ENLACE ou coisa parecida. Se não me falha a memória, dá uns 3.000 o enlace, dos dois lados, mas acho que gera TFF, não lembro.

    Abraços e espero ter contribuído.

  17. #17

    Padrão Re: Rádios Digitais Microwave

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    seria interessante alguem que tenha um ptp de alta capacidade, com varias conexoes simultaneas e tráfego lah em cima, rodando em cima dos Rockets postar os resultados pra gente... pq apesar de prometer alta banda, ainda fico com a pulga atras da orelha com um sistema que diz fazer tudo oq faz e nao custa nein 30% do valor de uma solução de radio digital como citado no topico... nao que eu duvide que seja capaz, mas gostaria de relatos de pessoas que usam o equipamento no talo mesmo pra ver se realmente podemos confiar numa solução como esta para atender a empresas que precisam de banda e processamento...
    Olá Braw,

    Saindo a homologação dos Rockets, serei um dos primeiros a colocar em teste, pretendo colocar todo meu trafego em um Rocket (ponto principal) para saida a internet já que possuo um pouco mais de 100Mb Full...


    Anderson

  18. #18

    Padrão Re: Rádios Digitais Microwave

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Braw,

    Saindo a homologação dos Rockets, serei um dos primeiros a colocar em teste, pretendo colocar todo meu trafego em um Rocket (ponto principal) para saida a internet já que possuo um pouco mais de 100Mb Full...


    Anderson
    Você e metade do time do flamengo vão usar, é realmente, em um aspecto técnico e relação custo X benefício, EXCELENTE. Testamos e praticamente "estupramos" um rádio desses no nosso enlace de 56 km e ele se mostrou muito bom.

    No tópico original meu, as condições climáticas eram surrealistas, não se via nada, mas como somos brasileiro e não desistimos nunca, funcionou. 45/45 sem nem piscar, debaixo de um pau de água que eu nunca ví aqui. Imagina com clima bão !

    Abraços

  19. #19

    Padrão Re: Rádios Digitais Microwave

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Você e metade do time do flamengo vão usar, é realmente, em um aspecto técnico e relação custo X benefício, EXCELENTE. Testamos e praticamente "estupramos" um rádio desses no nosso enlace de 56 km e ele se mostrou muito bom.

    No tópico original meu, as condições climáticas eram surrealistas, não se via nada, mas como somos brasileiro e não desistimos nunca, funcionou. 45/45 sem nem piscar, debaixo de um pau de água que eu nunca ví aqui. Imagina com clima bão !

    Abraços
    Olá Alamdias,

    Quais rádios voce utiliza atualmente (homologados) em frequencia livre e que largura de banda tem alcançado.


    Anderson

  20. #20

    Padrão Re: Rádios Digitais Microwave

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    É sim, mas é questão do que falei no texto acima, se tiver grana para usar os digitais, use, vale a pena, a frequencia é sua.
    A vantagem é só pelo fato de usar exclusivamente o canal no espectro? Chegaram Rockets em 3,5 Ghz, só não sei qual a política da ANATEL para licenciar PTP nessas frequências...