+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão passaram 40mb full em ponto a ponto de 4km

    boa tarde galera.... Meu nome é Jonathan e nesse momento vou compartilhar com vcs a experiencia que tive com um ponto a ponto de 4km e passando 40mb full da copel.
    material usando:
    4 antenas da hyperlink de 33DBI de disco
    2 RB 493
    4 Cartões R52N (foram usados os XR5 tbm no teste.)
    2 Fontes de Monitor de 12V e 6A cada.
    colocando tudo pra funcionar o cartão xr5 não apresentou o resultado esperado, fizemos o teste com o bandwitch do mikrotik mesmo e o maximo que chegou foi a 35mb de TX e RX, o sinal dela era muito bom mais não consegui fazer rodar com mais do que isso em NXTREME com polarização invertida no caso as antenas de cima coloquei na horizontal e as debaixo na vertical para não surgir qualquer interferencia e alguns dias se passaram e calculei até a zona de fresnel pois eu estava a mais de 70mts do chão nos dois lados então não tive problema com isso. incansavelmente tentando, colocamos um cisco catalist para passar por ele pra ver se o mk estava passando os resultados certo mais infelizmente estava sim, foi ai lendo o under ouvi falar do cartão R52N com 200mb de throungput mais isso é mentira pois eles testam separados não em both ai então decidi colocar eles pra ver e atualizei a porcaria da RB pra versão beta 4 pra reconhecer os benditos cartões então o esperado chegou..... depois de configurar elas em NXTREME lógico.... fui denovo para o under antes de testar e compartilhei com alguns colegas o fato alguns me disseram que não ia passar outros falaram que eu tinha que colocar 4 antenas de dupla polarização, mais eu ja tinha gastado 6mil reais com esses equipamentos então fui por conta propria testar e reconfigura habilitando as funções HT da nova versão e finalmente funcionaram perfeitamente, colocando o link pra testar no ponto a ponto tudo ocorreu como esperado vou mandar as fotos do grafico do teste.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         grafico teste Gvt.JPG
Visualizações:	331
Tamanho: 	160,0 KB
ID:      	5743   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         grafico teste Gvt2.JPG
Visualizações:	251
Tamanho: 	161,3 KB
ID:      	5744  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         grafico teste Gvt3.JPG
Visualizações:	269
Tamanho: 	159,4 KB
ID:      	5745   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         grafico teste Gvt4.JPG
Visualizações:	227
Tamanho: 	162,7 KB
ID:      	5746  


  2. #2

    Padrão

    A ideia do N é colocar as 2 antenas no mesmo cartão.. e no seu caso você usou 2 antenas com 2 cartões separados..

    time que tá ganhando, não muda..

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Projeto_Destino Ver Post
    boa tarde galera.... Meu nome é Jonathan e nesse momento vou compartilhar com vcs a experiencia que tive com um ponto a ponto de 4km e passando 40mb full da copel.
    material usando:
    4 antenas da hyperlink de 33DBI de disco
    2 RB 493
    4 Cartões R52N (foram usados os XR5 tbm no teste.)
    2 Fontes de Monitor de 12V e 6A cada.
    colocando tudo pra funcionar o cartão xr5 não apresentou o resultado esperado, fizemos o teste com o bandwitch do mikrotik mesmo e o maximo que chegou foi a 35mb de TX e RX, o sinal dela era muito bom mais não consegui fazer rodar com mais do que isso em NXTREME com polarização invertida no caso as antenas de cima coloquei na horizontal e as debaixo na vertical para não surgir qualquer interferencia e alguns dias se passaram e calculei até a zona de fresnel pois eu estava a mais de 70mts do chão nos dois lados então não tive problema com isso. incansavelmente tentando, colocamos um cisco catalist para passar por ele pra ver se o mk estava passando os resultados certo mais infelizmente estava sim, foi ai lendo o under ouvi falar do cartão R52N com 200mb de throungput mais isso é mentira pois eles testam separados não em both ai então decidi colocar eles pra ver e atualizei a porcaria da RB pra versão beta 4 pra reconhecer os benditos cartões então o esperado chegou..... depois de configurar elas em NXTREME lógico.... fui denovo para o under antes de testar e compartilhei com alguns colegas o fato alguns me disseram que não ia passar outros falaram que eu tinha que colocar 4 antenas de dupla polarização, mais eu ja tinha gastado 6mil reais com esses equipamentos então fui por conta propria testar e reconfigura habilitando as funções HT da nova versão e finalmente funcionaram perfeitamente, colocando o link pra testar no ponto a ponto tudo ocorreu como esperado vou mandar as fotos do grafico do teste.
    temos um link de 48.5 km com oiw 33, r5h passando 70 e poucos mb half! somente uma polaridade

    e outro de 32 km com a mesma estrutura passando 80 half tbem

    acredito que de uns 35 mb full-duplex

    mas devemos sempre lembrar que sempre utilizamos mais download do que o upload!

    estamos trabalhando com 50 mbs nesse link, se comecar a ficar pesado iremos colocar mais um radio em cada ponta e na outra polaridade da antena! e fazer outro tunnel!
    ou quem sabe colocar um cartao N

  4. #4

    Padrão

    mais uma duvida!
    vc fez um nstreme-dual em 5.8 normal com cartao r52n?

    nao testou com N usando as duas polaridas?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    mais uma duvida!
    vc fez um nstreme-dual em 5.8 normal com cartao r52n?

    nao testou com N usando as duas polaridas?
    testei sim mais acontece que qdo foi colocado 1 cartão somente com 2 antenas os ping ia a media de 2000ms e do jeito que foi feito pingam com 43mb full a 90ms.

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Cara, eu leio essas coisas e me impressiono, tá certo que aqui não preciso de toda essa banda, um dia vou precisar, mas por enquanto não...
    Eu fiz há um tempo um p2p de 6,5km com 3ms e 5 mb half, não medi full... Usei Antena Zirok WLL-605 e APRouter WR354. O que me dizem? para o equipamento é um bom link, ou dá pra tirar mais? Que equipamentos eu posso usar se estes não forem bons? São bons? No caso desse p2p não preciso de muita banda, assim como tá eu já não uso a metade, mas em outra situação futuramente vou acabar precisando...
    Ahhh meu custo com esse p2p foi mais ou menos 1000 pila...
    Última edição por pedemesa; 08-10-2009 às 09:17.

  7. #7

    Padrão

    pedemesa,
    com esse equipamento dá pra conseguir uns 20 mbps half.

  8. #8
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    pedemesa,
    com esse equipamento dá pra conseguir uns 20 mbps half.
    Show! Mas o que deve estar me faltando para chegar a isso? porque nessa diferença tão grande eu devo tá errando em alguma coisa maior...

  9. #9

    Padrão

    O ACK Timeout está correto? Ele faz uma diferença enorme!

  10. #10

    Padrão

    Gzanatta00, tem como passar mais detalhes sobre os equipamentos e configurações que utilizou para conseguir um resultado tão satisfatório?

  11. #11
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    O ACK Timeout está correto? Ele faz uma diferença enorme!
    Cara, imagino que sim, utilizei o ACK Calculator do firmware do próprio rádio para calcular...
    Como faço esse calculo? Já procurei isso outra vez, mas não consegui chegar a um entendimento... Alguém teria um tutorial ou a paciência de me explicar?

  12. #12

    Padrão

    Se vc usou a calculadora do firmware, o valor deve mesmo estar correto. Mas por via das dúvidas experimenta alterar o valor do ACK (um pouco acima e um pouco abaixo) aí vai fazendo uns testes pra ver se melhora ou não.

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Cara, imagino que sim, utilizei o ACK Calculator do firmware do próprio rádio para calcular...
    Como faço esse calculo? Já procurei isso outra vez, mas não consegui chegar a um entendimento... Alguém teria um tutorial ou a paciência de me explicar?