+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão servidor mikrotik 600 clientes

    Caros amigos,

    Gostaria de saber dos amgos mais experientes do forum, qual o hardware necessário para rodar o servidor mikrotik com autenticação hotspot, firewall, qos, parauma rede de uns 600 clientes?
    E tabém qual versáo estável é a mais indicada hoje?

    até mais

  2. #2

    Padrão

    amigo , uso servidor pentium4HT 2ghz + 1gb de ram +hd sata120gb emulando como IDE..
    placa mãe asus.. fonte de 450w real.

    aguenta seus 600 clientes tranquilamente..
    acredito que até uns 1000 ele vai sem ter que mexer em nada.

    uso a versão 2.9.51 pois acho ela mais confiavel que a 3.2, etc..
    porém uso a 3.2 em várias routerboards e tambem uso a 4.0 e não tem dado problema algum..
    só pra você ter ideia coloquei uma RB433 ela tem 2 cartão de enlace.. e 1 de modo AP..
    nesse modo AP rodo hotspot e tem 51 clientes e ela fica em 70% o processamento em média..
    aconselho a usar placas de rede 3com! :}
    o resto é resto..

  3. #3

    Padrão RB1000!

    Brother eu utilizaria duas rbs no mínimo e dividiria a rede, trabalhando com pppoe com /32, pois assim diminuiria o trafego de broadcast na RB e dividindo sua rede em 2 caso de problema em 1 você pode jogar toda a carga numa só até resolver o problema.

    pensa nisso, não joga esta quantidade de clientes em um único cabo de rede, e pense GIGA

    abraços

    Bruno

  4. #4

    Padrão

    olá amigos,

    obrigado pelas respostas. minha ideia nesse post é tirar duvidas em relação ao hardware ideal para rodar um servidor mikrotik, pois vejo que muitos usam pcs, mas o que eu queria mesmo saber é sobre o uso do mk em servidor dedicado como DELL, IBM..., pois muitos desses servidores vem com discos scsi, o mk tem suporte a esse disco? o mk tem suporte para estes servidores dedicados?

    até mais

  5. #5

    Padrão Appliance

    Citação Postado originalmente por linuxerbel Ver Post
    olá amigos,

    obrigado pelas respostas. minha ideia nesse post é tirar duvidas em relação ao hardware ideal para rodar um servidor mikrotik, pois vejo que muitos usam pcs, mas o que eu queria mesmo saber é sobre o uso do mk em servidor dedicado como DELL, IBM..., pois muitos desses servidores vem com discos scsi, o mk tem suporte a esse disco? o mk tem suporte para estes servidores dedicados?

    até mais

    Brother, a RB 1000 é um appliance da mikrotik, isto quer dizer hardware dedicado para o melhor desempenho possivel se bem configurado ( - muitas vezes é +, experiência própria). O que indico é pegar estes servidor e fazer cache, pois com scsi e outras coisas mais eles são ótimos.
    Existem relatos aqui no forum e em gringos que RB1000 aguenta mais de 600.

    Pense bem antes de mexer no seu suado e rico dinehiro. hehe

    Abraços

    Bruno Queiroz