Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Lightbulb [Tutorial] Link Planner / Ajuda

    Ola pessoal, eu gostaria de saber quem aque do Forum, tem o tutorial do linkplanner.

    Eu uso o Radio Mobile, mais acho que o LinkPLanner deve ser melhor, procurei o tutorial mais nao achei, se alguem poder ajudar agradeço.

    Desde ja obrigado.
    Abraços a todos.

  2. #2

    Padrão

    linkplanner eh bem simples:

    - adicione os sites
    - crie os links entre os sites
    - escolha a configuração do enlace (antenas, etc etc)

    dps disso.. ele te mostra o enlace.. se vc clicar 2x em cima.. ele te mostra os obstaculos durante o caminho...

    clicando no icone que tem um globo terrestre ele abre no google earth o caminho do enlace..

  3. #3
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão

    Opa, cara muito obrigado pela ajuda ae. Vou tentar agora mesmo e jaja coloco os resultados. Abraços

  4. #4

    Padrão

    Bom dia,

    o LINKPlanner é fácil e prático. Vai aqui um mini-tutorial.

    Após instalá-lo clique em "Files" e na aba que abrir clique em "New Project" para criar um projeto do zero. A opção abrir é para, logicamente, abrir projetos anteriores.

    Em seguida clique no "+" da folha em branco abaixo de "Files". O novo projeto está aberto e pronto para ser preenchido. Agora clique em "Sites" (no alto) e na aba que abrir clique em "New Sites" para montar os pontos (ou torres). Insira um nome para cada ponto, coordenadas geográficas, altitude (altura em relação ao nível do mar) e em "Description'' ponha os dados que considerar necessários como observações e endereço. Crie quantos pontos precisar clicando sempre em adicionar novos "Sites".

    Com os pontos criados clique outra vez em "Project". E na mesma aba que abrir clique em "New Link". "New Link" são os ponto a ponto que você deve montar. "From" é origem e "To" destino. Vão aparecer os nomes dos pontos que você criou anteriormente. Escolha a origem e o destino e dê "OK".

    Caso queira ver a montagem no Google Earth (desde que esteja instalado) basta clicar no "globo azulado" no alto. O LINKPlanner irá abrir o Google Earth e você poderá ver a montagem do enlace, visada, obstruções, etc.

    No próprio LINKPlanner tem várias ferramentas como visada, obstruções, altitudes, antenas de vários ganhos (pode acrescentar outras), rádios (da Motorola, mas que servem de parâmetros pela potência), dentre outras utilidades. Boa sorte.

  5. #5
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão

    Cara, Muito maneiro a sua ajuda.

    Mais eu nao consigo por exemplo colocar esse coordenada 8°06'23.75"S / 35°01'03.08"W

    Fica em vermelho, e quando Coloco por exemplo 8.062375 / 35.010308, Ele da a coordenada mais nao e igual a que esta no Google Earth da uma diferença muito grande, "praticamente de uma cidade para outra"

    O que estou fazendo de errado, achei uma opçao de qual nao me lembro o nome agora, mais la diz para alterar o tipo de coordenada mais nao consigo clicar no botao Ok pois ele fica desativado.

  6. #6

    Padrão

    As coordenadas geográficas tem de ser escritas no formato 8:06:23.75S / 35:01:03.08W. Entendido?

  7. #7
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão

    Agora sim cara. Obrigado pela ajuda.
    Abraços!

  8. #8

    Padrão

    se nao engano, as coordenadas sao em graus decimais...

    para usar as coordenadas do google earth basta nas opções do google earth alterar para graus decimais...

  9. #9
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    se nao engano, as coordenadas sao em graus decimais...

    para usar as coordenadas do google earth basta nas opções do google earth alterar para graus decimais...
    Obrigado pela Ajuda cara. Abraços
    Vlw vc's que se protificaram a me ajudar.

  10. #10

    Padrão

    Olá pessoal,

    Preciso de uma ajuda, utilizava o Radio Mobile que é um pouco complexo para conseguir fechar o enlace e mostrar os obstaculos e o raio de fresnel, com o LINK PLANNER achei bem mais facil criar os enlaces, porem, não consigo que ele me mostre os obstaculos, como faço isso, ou tenho que informar a altura de cada morro ao longo do trajeto?

    Grato,
    Anderson

  11. #11

    Padrão

    Segue abaixo o link para baixar o Link Planner.

    Support

    TFA

  12. #12

    Padrão Re: [Tutorial] Link Planner / Ajuda

    Aqui foi quase tudo certo mas não mostra o terreno como no Radiomobile. Tem algum macete pra mostrar os obstaculos do terreno?

  13. #13

    Padrão Re: [Tutorial] Link Planner / Ajuda

    procura nos menus ai.. a função "get profiles" .. voce vai receber no email cadastrado (nas opções do link planner voce poe este email) ...

    muito bom.. radio mobile na minha opinião nao chega nem perto :P
    heheh


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         lp.jpg
Visualizações:	438
Tamanho: 	46,3 KB
ID:      	12172

  14. #14

    Padrão Re: [Tutorial] Link Planner / Ajuda

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    procura nos menus ai.. a função "get profiles" .. voce vai receber no email cadastrado (nas opções do link planner voce poe este email) ...

    muito bom.. radio mobile na minha opinião nao chega nem perto :P
    heheh


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         lp.jpg
Visualizações:	438
Tamanho: 	46,3 KB
ID:      	12172
    Eu tinha fuçado aqui e acabei descobrindo e não deu tempo de postar. Mas mesmo assim muito obrigado.

    Eu gostei da função de gerar o relatório do enlace, quanta informação putz!

  15. #15

    Padrão Re: [Tutorial] Link Planner / Ajuda

    se voce entender direitinho o relatório... ate o alinhamento da antena ele faz...

    eu montei um projeto aqui de 44km, fiz tudo certinho no link planer.. ele gerou o relatorio e montei conforme o relatorio... linkou de primeira com sinal perfeito !!

    ele te da ate a angulação da ANTENA que voce tem q fazer em cada ponta... eh show .. :P

  16. #16

    Padrão Re: [Tutorial] Link Planner / Ajuda

    É eu vi lá. Muito bom mesmo, vou estudar mais a fundo, ainda mais usando a linha M da Ubiquiti deve dar uma boa precisão.

  17. #17

    Padrão Re: [Tutorial] Link Planner / Ajuda

    ATE AI EU FIZ TUDO CERTINHO QUANTO PONHO NO GOOGLE AERTH MOSTRA TUDO CERTINHO...POREM QUANDO GERO O GRAFICO....NÃO VEJA ESSA LINHA VERMELHA QUE OS OBSTACULOS POR ONDE O LINK PASSA...DA PRA AJUDAR....

  18. #18

    Padrão Re: [Tutorial] Link Planner / Ajuda

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    o LINKPlanner é fácil e prático. Vai aqui um mini-tutorial.

    Após instalá-lo clique em "Files" e na aba que abrir clique em "New Project" para criar um projeto do zero. A opção abrir é para, logicamente, abrir projetos anteriores.

    Em seguida clique no "+" da folha em branco abaixo de "Files". O novo projeto está aberto e pronto para ser preenchido. Agora clique em "Sites" (no alto) e na aba que abrir clique em "New Sites" para montar os pontos (ou torres). Insira um nome para cada ponto, coordenadas geográficas, altitude (altura em relação ao nível do mar) e em "Description'' ponha os dados que considerar necessários como observações e endereço. Crie quantos pontos precisar clicando sempre em adicionar novos "Sites".

    Com os pontos criados clique outra vez em "Project". E na mesma aba que abrir clique em "New Link". "New Link" são os ponto a ponto que você deve montar. "From" é origem e "To" destino. Vão aparecer os nomes dos pontos que você criou anteriormente. Escolha a origem e o destino e dê "OK".

    Caso queira ver a montagem no Google Earth (desde que esteja instalado) basta clicar no "globo azulado" no alto. O LINKPlanner irá abrir o Google Earth e você poderá ver a montagem do enlace, visada, obstruções, etc.

    No próprio LINKPlanner tem várias ferramentas como visada, obstruções, altitudes, antenas de vários ganhos (pode acrescentar outras), rádios (da Motorola, mas que servem de parâmetros pela potência), dentre outras utilidades. Boa sorte.
    mano, belo tutorial. mais to quebrando a cabeça aqui com um erro que da no programa. seguinte. quando tento usar estas cordenadas 3° 46.562'S e 38° 34.934'O, quando coloco a letra "O" fica vermelho, como nao reconhece a cordenada. salientando que o link planer esta configurado para ddd.mm.mmmp. vc sabe pq não reconhece o Oeste? ja mudei diversas vezes as configuraçoes das cordenadas no planer mais nao funfa. pode me ajudar?

  19. #19

    Padrão Re: [Tutorial] Link Planner / Ajuda

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    se voce entender direitinho o relatório... ate o alinhamento da antena ele faz...

    eu montei um projeto aqui de 44km, fiz tudo certinho no link planer.. ele gerou o relatorio e montei conforme o relatorio... linkou de primeira com sinal perfeito !!


    ele te da ate a angulação da ANTENA que voce tem q fazer em cada ponta... eh show .. :P
    mano tem como vc dar uma aulinha aqui pra mim, pq aqui ta nando um erro que citei a cima. pode me ajudar?

  20. #20

    Padrão Re: [Tutorial] Link Planner / Ajuda

    Bom dia,

    O programa está em inglês. Oeste em inglês começa com W e não com "O".

    Ponha W no lugar do "O" que funciona.

    Citação Postado originalmente por deniszaranza Ver Post
    mano, belo tutorial. mais to quebrando a cabeça aqui com um erro que da no programa. seguinte. quando tento usar estas cordenadas 3° 46.562'S e 38° 34.934'O, quando coloco a letra "O" fica vermelho, como nao reconhece a cordenada. salientando que o link planer esta configurado para ddd.mm.mmmp. vc sabe pq não reconhece o Oeste? ja mudei diversas vezes as configuraçoes das cordenadas no planer mais nao funfa. pode me ajudar?