+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão problemas com hd no cache, como aumentar a durabilidade e taxa de leitura?

    Olá amigos

    Estou com problemas com hd's no meu cache, utilizo 4 hds de 1Tb em raid 5, no cache tenho squid + thunder cache + bind9 cache, o acesso aos discos é continuo, assim o desgate é feito em menos tempo que o esperado e a vida util do hd vai para 6 meses, após isso tenho que substituir os hds com defeito.

    alguem saberia me indicar um hd que tenha alta durabilidade e se possivel com uma taxa maior de leitura/escrita, dos hd's normais?, estava pensando em usar discos SSD, alguem já esta usando essa tecnologia em servidores?

    Obrigado amigos t+

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    Olá amigos

    Estou com problemas com hd's no meu cache, utilizo 4 hds de 1Tb em raid 5, no cache tenho squid + thunder cache + bind9 cache, o acesso aos discos é continuo, assim o desgate é feito em menos tempo que o esperado e a vida util do hd vai para 6 meses, após isso tenho que substituir os hds com defeito.

    alguem saberia me indicar um hd que tenha alta durabilidade e se possivel com uma taxa maior de leitura/escrita, dos hd's normais?, estava pensando em usar discos SSD, alguem já esta usando essa tecnologia em servidores?

    Obrigado amigos t+

    Cara eh o seguinte hd SSD da Intel tem se demonstrado mais rapidos que HDDs SAS mesmo estes rodando a 15 mil rpm que chegam a 180 MBits. Com SSD ja foi registrado taxas superiores a 300 MBits, com certeza a durabilidade eh bem maior por nao possuir partes moveis. O grande problema eh o preco um hd SSD de alta performance como esse da Intel nao sai por menos de 300 dolares o de 160 GB nos USA. Existe uma escolha interessante que eh o Velociraptor da Western DIgital com 10 mil rotacoes e por um preco razoavel. Eu estou montando um servidor aqui para cache vou usar 5 SSDs da INtel que vai me sair por 5 mil reais. Vamos ver no que vai dar.

  3. #3

    Padrão

    amigo,, so curiosidade,,

    vc cachea isso tudo.. 4tb no squid e thunder cache..

    quanto vc tem de ram? uns 32gb?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    Olá amigos

    Estou com problemas com hd's no meu cache, utilizo 4 hds de 1Tb em raid 5, no cache tenho squid + thunder cache + bind9 cache, o acesso aos discos é continuo, assim o desgate é feito em menos tempo que o esperado e a vida util do hd vai para 6 meses, após isso tenho que substituir os hds com defeito.

    alguem saberia me indicar um hd que tenha alta durabilidade e se possivel com uma taxa maior de leitura/escrita, dos hd's normais?, estava pensando em usar discos SSD, alguem já esta usando essa tecnologia em servidores?

    Obrigado amigos t+

    ....cara pode disconecta seus cabo da internet....vc ja tem a internet todo no seus hds hehehe....4 tb e coisa de mais...mais voltando ao assunot

    Qual a configuraçao do seu pc? ...ele consegue roda tranquilo quantos usuarios simultanios?...outra coisa que eu queria saber...tem como fazer uma lipeza nos arquivos 'mortos' do cache?...e como saber quais arquivos foram mais acessados e quais sao menos acessados?

    ...ajuda ai vlw

  5. #5

    Padrão

    amigo, por padrao o squid faz isso e o thunder tb!
    meu cache no squid eh de 30gb dividido em 6 partiçoes em 2 hds...
    cache gigante no squid nao tem futuro!
    Última edição por alanvictorjp; 08-11-2009 às 17:37.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    amigo, por padrao o squid faz isso e o thunder tb!
    meu cache no squid eh de 30gb dividido em 6 partiçoes em 2 hds...
    cache gigante no squid nao tem futuro!

    qual e a media de usuarios simultanios q vc antende? vc acha q 1 tera de cache com o thunder no servidor com um otimo processamento e 8g de memoria ram ddr2 seria cache de mais? qual e o ideal para 80 clientes simultanios?

  7. #7

    Padrão Re: problemas com hd no cache, como aumentar a durabilidade e taxa de leitura?

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Cara eh o seguinte hd SSD da Intel tem se demonstrado mais rapidos que HDDs SAS mesmo estes rodando a 15 mil rpm que chegam a 180 MBits. Com SSD ja foi registrado taxas superiores a 300 MBits, com certeza a durabilidade eh bem maior por nao possuir partes moveis. O grande problema eh o preco um hd SSD de alta performance como esse da Intel nao sai por menos de 300 dolares o de 160 GB nos USA. Existe uma escolha interessante que eh o Velociraptor da Western DIgital com 10 mil rotacoes e por um preco razoavel. Eu estou montando um servidor aqui para cache vou usar 5 SSDs da INtel que vai me sair por 5 mil reais. Vamos ver no que vai dar.
    DSSS eu gostaria muito de saber como foi sua experiencia com HDs SSD para cache, tem como voce postar os resultados? (durabilidade, velocidade, problemas...)
    Desde ja agradeço pela atenção

  8. #8

    Padrão Re: problemas com hd no cache, como aumentar a durabilidade e taxa de leitura?

    Gente, procura saber sobre os SSD pois, uma das questões, que venho trazer e a pouca durabilidade, um dos pontos fracos do SSD, a questão de nao ter partes moveis ajuda justamente na leitura e escrita, pois não tem que ficar levando a agulha de um lado para o outro, mas durabilidade nao e seu forte, ainda procure saber sobre SSD MLC e SLC, que e justa mente isso, um exemplo facil de demonstrar, e assim sabe aquele seu pen drive que vai ficando mais demorado pra passar os arquivos e isso, a memoria tem um limite para apagar e reescrever, sem contar o preço os ssd de 2TB custao em torno de 2000 Dolares, nos estados unidos, entao aqui poem mais 3000 reais e se tem o valor que vai chegar, procure no site Newegg la tem so pra vc ter uma ideia.
    Agora para resolver seu problema acredita que vc tenha melhorar a qualidade do seus HDs tipo que marca se utiliza, pega uma melhor e preste antenção nos modelos, e a quantidade de cabeças e de disco quanto mais melhor, e aquela velha coisa nao e a toa que um hd de 2tb pode custar mais barato que o um mesmo hd de 2tb da mesma marca nos detalhes...