Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto de Acesso N - MIMO

    Ola a todos, sei que tem muitos posts sobre esse assunto, mas na verdade, li quase todos (senão todos) e fiquei com muitas duvidas ainda, tomara que vocês possam me ajudar.

    1 - Tenho um ponto de acesso B, se migrar para N meus clientes em B funcionaram normalmente?
    2 - Todos sabem que a maior limitação da banda B é o trafego (11Mbps), se eu colocar um ponto de banda N (300Mbps) com clientes conectando nele por B, ele vai suportar mais clientes ou isso não interessa porque ele separa as bandas?
    3 - Os ubiquit bullet M dizem que podem trabalhar em qualquer antena, como isso?? dai não funciona o mimo certo?
    4 - Na pratica como ficaria um ponto de acesso N ideal (hoje)?
    5 - Alguém ja implantou isso? como ta se saindo?

    Tomara que vocês possam me tirar essas duvidas, estou muito afim de fazer um pop em N, mas toda essa historia de varias antenas e tudo mais ta me tirando do serio! Não tem como um sistema que exige 3 antenas no pop e 3 no cliente ser operacional em outdoor!

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Ola a todos, sei que tem muitos posts sobre esse assunto, mas na verdade, li quase todos (senão todos) e fiquei com muitas duvidas ainda, tomara que vocês possam me ajudar.

    1 - Tenho um ponto de acesso B, se migrar para N meus clientes em B funcionaram normalmente?
    2 - Todos sabem que a maior limitação da banda B é o trafego (11Mbps), se eu colocar um ponto de banda N (300Mbps) com clientes conectando nele por B, ele vai suportar mais clientes ou isso não interessa porque ele separa as bandas?
    3 - Os ubiquit bullet M dizem que podem trabalhar em qualquer antena, como isso?? dai não funciona o mimo certo?
    4 - Na pratica como ficaria um ponto de acesso N ideal (hoje)?
    5 - Alguém ja implantou isso? como ta se saindo?

    Tomara que vocês possam me tirar essas duvidas, estou muito afim de fazer um pop em N, mas toda essa historia de varias antenas e tudo mais ta me tirando do serio! Não tem como um sistema que exige 3 antenas no pop e 3 no cliente ser operacional em outdoor!
    1 - vai funcionar sim, pois é compatível
    2 - teoricamente sim.
    3 - O bullet M não é mimo, mas o fabricante diz que ele tem mais tráfego que o tradicional
    4 - uma incognita, já que ninguém relatou ter feito algo.
    5 - ????

    Acho que é viável o pop mas não no cliente.

  4. #4
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Ola a todos, sei que tem muitos posts sobre esse assunto, mas na verdade, li quase todos (senão todos) e fiquei com muitas duvidas ainda, tomara que vocês possam me ajudar.

    1 - Tenho um ponto de acesso B, se migrar para N meus clientes em B funcionaram normalmente?
    2 - Todos sabem que a maior limitação da banda B é o trafego (11Mbps), se eu colocar um ponto de banda N (300Mbps) com clientes conectando nele por B, ele vai suportar mais clientes ou isso não interessa porque ele separa as bandas?
    3 - Os ubiquit bullet M dizem que podem trabalhar em qualquer antena, como isso?? dai não funciona o mimo certo?
    4 - Na pratica como ficaria um ponto de acesso N ideal (hoje)?
    5 - Alguém ja implantou isso? como ta se saindo?

    Tomara que vocês possam me tirar essas duvidas, estou muito afim de fazer um pop em N, mas toda essa historia de varias antenas e tudo mais ta me tirando do serio! Não tem como um sistema que exige 3 antenas no pop e 3 no cliente ser operacional em outdoor!
    1 - Tenho um ponto de acesso B, se migrar para N meus clientes em B funcionaram normalmente?
    Sim.
    2 - Todos sabem que a maior limitação da banda B é o trafego (11Mbps), se eu colocar um ponto de banda N (300Mbps) com clientes conectando nele por B, ele vai suportar mais clientes ou isso não interessa porque ele separa as bandas?
    Nao importa se o transmissor atinge 300mbs ele ficara limitado a tranferencia menor sendo assim 11mbs.

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo,

    Já testei equipamentos N então vou te passar minhas considerações.

    1- Equipamentos N (300mbps) só funcionam perfeitamente com Equipamentos N, até funcionam em G,B , alguns modelos. A real e máxima taxa que consegui foi 280mbps.

    2- Se Conselho fosse bom, nós venderíamos, porém vou te falar que seria legal voce investir na sua rede prapassar pelo menos pra banda G , porque em pouco tempo, conforme estudos do google, teremos uma alta demanda por streaming de vídeo, e isso numa rede B se torna uma dor de cabeça pra muito cliente e provedor.

    3- Os melhores equipamentos N não estão homologados no Brasil. portanto se tens provedor amigo, pensa duas vezes antes de adquirir esse tipo de equipamento.

    4- SEGUNDO e-mail do fabricante , o bullet M funciona com toda sua potencialidade com antenas apropriadas pra ele , e não com qualquer antena. você pode usar uma antena de grade? pode. mas.....não aconselho. gambiarra nunca dá certo.

    Portanto pense bem antes de adiquirir esses equipamentos. é melhor uma rede rápida em G do que uma gambiarra em N .conselho de quem já testou. acredite ou não.

    Abraço e uma ótima semana.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Amigo,

    Já testei equipamentos N então vou te passar minhas considerações.

    1- Equipamentos N (300mbps) só funcionam perfeitamente com Equipamentos N, até funcionam em G,B , alguns modelos. A real e máxima taxa que consegui foi 280mbps.

    2- Se Conselho fosse bom, nós venderíamos, porém vou te falar que seria legal voce investir na sua rede prapassar pelo menos pra banda G , porque em pouco tempo, conforme estudos do google, teremos uma alta demanda por streaming de vídeo, e isso numa rede B se torna uma dor de cabeça pra muito cliente e provedor.

    3- Os melhores equipamentos N não estão homologados no Brasil. portanto se tens provedor amigo, pensa duas vezes antes de adquirir esse tipo de equipamento.

    4- SEGUNDO e-mail do fabricante , o bullet M funciona com toda sua potencialidade com antenas apropriadas pra ele , e não com qualquer antena. você pode usar uma antena de grade? pode. mas.....não aconselho. gambiarra nunca dá certo.

    Portanto pense bem antes de adiquirir esses equipamentos. é melhor uma rede rápida em G do que uma gambiarra em N .conselho de quem já testou. acredite ou não.

    Abraço e uma ótima semana.
    que antena se usaria então? como seria nos pop 3 antenas omni por exemplo ou o triplo de setoriais? estou meio confuso.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    que antena se usaria então? como seria nos pop 3 antenas omni por exemplo ou o triplo de setoriais? estou meio confuso.
    É outra complicação.
    Tu já imaginou colocar 3 para cada setor?
    Daí o mais prático seriam 3 omini.

  8. #8

    Padrão

    cara não sei não, essa tecnolgia deve ter alguma solução melhor para uso externo, tipo um setorial com 3 antenas dentro dela e tal, pq se não iriamos criar um "waveon cheio de antenas setoriais"...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Amigo,

    Já testei equipamentos N então vou te passar minhas considerações.

    1- Equipamentos N (300mbps) só funcionam perfeitamente com Equipamentos N, até funcionam em G,B , alguns modelos. A real e máxima taxa que consegui foi 280mbps.

    2- Se Conselho fosse bom, nós venderíamos, porém vou te falar que seria legal voce investir na sua rede prapassar pelo menos pra banda G , porque em pouco tempo, conforme estudos do google, teremos uma alta demanda por streaming de vídeo, e isso numa rede B se torna uma dor de cabeça pra muito cliente e provedor.

    3- Os melhores equipamentos N não estão homologados no Brasil. portanto se tens provedor amigo, pensa duas vezes antes de adquirir esse tipo de equipamento.

    4- SEGUNDO e-mail do fabricante , o bullet M funciona com toda sua potencialidade com antenas apropriadas pra ele , e não com qualquer antena. você pode usar uma antena de grade? pode. mas.....não aconselho. gambiarra nunca dá certo.

    Portanto pense bem antes de adiquirir esses equipamentos. é melhor uma rede rápida em G do que uma gambiarra em N .conselho de quem já testou. acredite ou não.

    Abraço e uma ótima semana.
    Mais todos falam que banda G não funciona bem para outdoor, ou é papo furado?

  10. #10

    Padrão

    Este tópico se direcionou exatamente pra onde eu gostaria!

    Algumas conclusões que tirei do tópico (e devem ser discutidas)

    * Pode ser possível atigir uma maior banda migrando para G no lugar B (Eu não uso G por causa da lenda que não funciona)
    * Mesmo o equipamento N assumindo 300Mbps ficara reduzido o processamento a 11Mbps quando o cliente estiver em B
    * A questão das antenas, que eu acredito vão seguir pelo mesmo caminho que a ubiquit seguiu, criando paineis com 3 antenas embutidas (vocês ja viram né? Ubiquiti Networks, Inc.)
    * E a questão da homologação que agente sabe é demorada, mas não podemos esperar homologar para testar, temos que nos antecipar!!!

    É isso aí.. tomara que isso gere mais discussões.. to muito interessado agora na questão do G outdoor.

  11. #11
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Antenas base:
    http://www.ubnt.com/img/basestation_main.jpg

    Radio base:
    http://www.ubnt.com/img/rocketm_main.jpg
    Radio cliente cliente com antena tudo operando em 300 mb:
    http://www.ubnt.com/img/nsm_id.jpg

  12. #12
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Este é nosso futuro!!!

  13. #13

    Padrão

    Minha experiência com G foi triste, impossivel de utilizar aqui, se vc esta em uma area onde SÓ EXISTA VC sem interferencia nenhuma pode ser q funcione, fora isso, impossivel. Com relação a rede N não fizemos testes ainda, a linha M da UBNT utiliza modulação TDMA, não funciona com outros equipamentos não M (pelo menos pelo q eu entendi), essa semana testaremos 2 BULLET M5 HP ai poderei dar minha opinião com mais propriedade.

  14. #14

    Padrão

    aguardando suas conclusões sobre o Bullet5 M, pois iremos comprar um deste para fechar um ponto a ponto em 5Km..... aguardando resultados....

    Citação Postado originalmente por pepoclv Ver Post
    Minha experiência com G foi triste, impossivel de utilizar aqui, se vc esta em uma area onde SÓ EXISTA VC sem interferencia nenhuma pode ser q funcione, fora isso, impossivel. Com relação a rede N não fizemos testes ainda, a linha M da UBNT utiliza modulação TDMA, não funciona com outros equipamentos não M (pelo menos pelo q eu entendi), essa semana testaremos 2 BULLET M5 HP ai poderei dar minha opinião com mais propriedade.

  15. #15

    Padrão

    Me parece que a Ubiquiti conseguiu fazer a maior confusão quando criou nomes para estes rádios.

    O M e N são visinhos no alfabeto e isso acaba gerando alguns desencontros.
    O protocolo é N e M é a letra para designar a série de rádios Airmax.
    Daí que os rádios Airmax M são protocolo N, ou seja MIMO.
    Já o Bullet M não é MIMO, pois ele tem saída para só uma antena. Pelo que o site mostra, o uso dele pode ser para PTP com mais alto tráfego e qualidade de sinal, pois ele é tdma.
    Ou então como cliente de uma base com outros rádios daí sim, N, como o Nano ou Rocket. Inclusive estes são sugeridos trabalharem com as antenas da Ubiquiti, pois tem o desenho correto para serem fixados diretamente na estrutura da antena.

    Então aquela dúvida, sobre se b/g são compatíveis com N, fica tranquilo quando se usa todos da mesma linha.

    Veja o datasheet, que ele suporta o protocolo N, apesar de não ser um N verdadeiro, pois para este protocolo precisam haver pelo menos duas antenas. Mas ele trabalha melhor o protocolo, pelo que entendi, mesmo sendo um rádio B/G e N por "enxerto".
    E além disso tudo em tdma deve ficar melhor por natureza.

    Então para mim, o que parece ser o futuro, é base com Rocket ou Nano e antenas específicas para eles. E cliente com bullet M.
    Bullet M cliente com outros rádios tradicionais na base, não vai usufruir do benefício. Vai ficar só B/G

    Não sei se falei demais, para tentar explicar o que entendi.
    Se não for isso, me corrijam.
    E tudo isso ainda é um sonho para nós. Não nos esqueçamos que o principal de tudo isso é a homologação.

  16. #16
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Homologação nunca será problema, isso se resolve facil, o problema é a sede por dinheiro de toda rede de importadores, distribuidores e revendas que quando o produto é novidade querem ganhar 100% e vender 10 do que vender 1000 com 30% de lucro.
    Precisamos iniciar os testes nessa nova linha "M" que volto a repetir" tem tudo para ser nosso futuro"

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Homologação nunca será problema, isso se resolve facil, o problema é a sede por dinheiro de toda rede de importadores, distribuidores e revendas que quando o produto é novidade querem ganhar 100% e vender 10 do que vender 1000 com 30% de lucro.
    Precisamos iniciar os testes nessa nova linha "M" que volto a repetir" tem tudo para ser nosso futuro"
    Lembra dos Nanos quando começaram a chegar por aqui. O tempão que levou para aparecer os homologados?
    Estamos numa situação que não dá mais para perder tempo. Se estes equipamentos irão resolver uma série de problemas inerentes ao wi-fi, então já era para estar homologados.
    .
    O que eu acho é que os distribuidores ficam se mancando, para ver como o mercado consumidor vai reagir.
    Se eles acreditassem mais nos produtos que vendem, deveriam abraçar logo isso. Porque tem que ser sempre a gente que dá a cara para testar?

  18. #18

    Padrão

    Eu sou um!!
    Quero testar os produtos e vou ter que achar algum importador miami/py para conseguir pra mim...

    Quando eu conseguir os preços eu posto aqui.. se tivesse no mercado nacional com preços decentes com certeza muita gente compraria!

  19. #19

    Padrão

    To nessa tb, comprei 2 cartoes N e 2 Bullet M... como disse o amigo acima, eh nosso futuro isso ae que a Ubiquiti esta fazendo... e temos que nos ajudar, vamos testar em varios ambientes e postar as experiencias que tivemos para que possamos tirar as conclusoes corretas a respeito dessa nova tecnologia...

  20. #20

    Padrão MIMO e N confusao total

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É outra complicação.
    Tu já imaginou colocar 3 para cada setor?
    Daí o mais prático seriam 3 omini.
    Oh pessoal vcs estao fazendo uma confusao danada.

    Bullet M ---pode sim usar antena comun, desde que seja de qualidade.
    A bullet nao eh MIMO, eh sim N, portanto usa 1 antena comum de 1 conector.
    Para ter qualidade sugiro setoriais, mas nada impede usar 1 antena omini.
    Mas lembre se de que a demanda Mb vai aumentar muito devido videos e quem usar omini vai ter que trocar p/ setorial em um futuro proximo com certeza.

    MIMO eh a linha ROCKET M e NANOSTATION M que vem com 2 conectores de antena cada um e nao 3, ele eh N e eh MIMO 2x2.
    Para ultilizar tecnologia MIMO da UBIQUITI eh necessario antena especial da UBIQUITI c 2 conectores ou voces pode adaptar 2 setoriais, so que as duas antenas tem que ter polarizacoes diferentes, uma horiz. e outra vert.

    Para o pessoal que pretende implantar tecnologia N e MIMO, um aviso, eh NECESSARIO SER N e MIMO DE PONTA A PONTA, isto eh tem que implantar nos cliente tambem equipamento N e MIMO.
    Se nao, nao tem sentido, vai investir em equipamento + moderno parcialmente e trabalhar no sistema antigo a/b/g.
    Mas com certeza vai ser necessario implantacao do padrao N e MIMO, se quiser sobreviver.

    Agora para para nao ter confusao vamos entender as siglas N e MIMO.

    MIMO = Mult Imput Mult Output = Multipla entrada e Multipla Saida.
    N = TDMA => A sigla TDMA vem do inglês Time Division Multiple Access , que quer dizer "Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo".

    Eu acredito que a confusao de voces em relacao 3 antenas eh porque estao confundindo ROCKET M, NANO M e BULET M, com as placas de radio SR71-A padrao N e tecnolgia MIMO 3x3, este sim tem 3 conectores de antena.
    Recaptulando.
    Bullet M==========> N, 1 conector
    Nano M, Rocket M ==> N e MIMO 2x2 , 2 conectores.
    SR71-A==========> N e MIMO 3x3 , 3 conectores.

    Em relacao desenpenho, os tres tem desempenhos diferentes, o 300Mb eh do SR71-A, Rocket M oe Nano M da 150Mb e o Bullt M da 100Mb, eu ja postei aqui teste Bullet M de um pessoal do Brasil que foi divulgado no okrkurt, de uma procurada.

    Um abraco e bons estudos.

    mirac
    Última edição por mirac; 21-10-2009 às 12:35.