+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Pessoal, após ler as observações de todos, estou pensando seriamente em fazer um POP com as seguintes caracteristicas / equipamentos.

    4 x UBIQUITI AIRMAX ROCKETM5 MIMO - R$294,00 - R$1.176,00
    4 x
    UBIQUITI AIRMAX BASESTATION AM-5G17-90 17DBI 90º - R$ 297,00 - R$1.188,00

    CLIENTES -
    UBIQUITI AIRMAX NSM5 NANOSTATION5 MIMO - R$297,00

    INVESTIMENTO POP -R$2.364,00

    INVESTIMENTO POR CLIENTE - aproximadamente R$350,00

    O que vocês acham.. ficaria padrão??

    Estaria preparado para um futuro próximo onde vamos ter que vender 5Mb??

    Grato desde já,


    EDIT: Reparem que o valor fica até abaixo da solução mikrotik + Cartão + Painel!
    Abraço
    Última edição por tmelooliveira; 27-10-2009 às 22:47. Razão: Adicionar informações

  2. #42

    Padrão

    Tiago, onde voce cotou estes valores?

    Quanto a fornecer 5mega para cliente é sonho mesmo. Onde vamos conseguir link para isso?

  3. #43

    Padrão

    E ai amigo 1929, em relação aos preços estão caros demais?

    Em relação a fornecer 5MB não é sonho não!

    Imagina você no seguinte cenário:

    Br.t - Vendendo 100MB por 199,00 (100Mb ja tem em porto alegre)
    Gv.t- Idem Br.t
    Operadoras 3G vendendo 10MB móvel!

    Você vai fazer o que??
    Oferecer 256Kb??

    Olha tenho certeza que vai demorar um tempo, mas o link vai diminuir de preço, tanto para nos quanto para as teles, vai ficar mais acessível, e nos temos que escolher investiar agora e ficar preparados, ou investir em cima do laço e ficar ultrapassados!

    Eu gostaria de ter um pop desses para poder fazer todos os testes da arquitetura.. se não der certo perco 2.000,00 se der certo acredito que ganho muito mais que isso!

    Mas 1929, que você acha do ponto tecnicamente falando?

    Abraço!

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    E ai amigo 1929, em relação aos preços estão caros demais?

    Em relação a fornecer 5MB não é sonho não!

    Imagina você no seguinte cenário:

    Br.t - Vendendo 100MB por 199,00 (100Mb ja tem em porto alegre)
    Gv.t- Idem Br.t
    Operadoras 3G vendendo 10MB móvel!

    Você vai fazer o que??
    Oferecer 256Kb??

    Olha tenho certeza que vai demorar um tempo, mas o link vai diminuir de preço, tanto para nos quanto para as teles, vai ficar mais acessível, e nos temos que escolher investiar agora e ficar preparados, ou investir em cima do laço e ficar ultrapassados!

    Eu gostaria de ter um pop desses para poder fazer todos os testes da arquitetura.. se não der certo perco 2.000,00 se der certo acredito que ganho muito mais que isso!

    Mas 1929, que você acha do ponto tecnicamente falando?

    Abraço!
    Esta tendência do mercado tem me preocupado.
    Pois mesmo com links a 500,00 vai ficar difícil competir com estas ofertas. Para voce oferecer 5mb, vai precisar de link de 50mb para atender 50 assinantes. Uma garantia de 1mb no mínimo voce precisa dar. Entendo que a garantia deve ser calculada numa hipótese de todos estarem online.

    Oferecendo planos por 500,00 vai empatar.

    Aproveitando proxy, e algumas outras perfumarias na rede, pode aumentar o número de assinantes, mas não muito mais que isso. Quantos tu acha que consegue colocar com 5mega?

    Quanto aos equipamentos, só sei o que tenho lido. Os resultados tem sido muito bons.
    E uma solução pronta, desde o rádio até a antena, tudo de um fabricante só.
    O que encarece ainda é a solução cliente.
    E como ainda não tem compatibilidade com o que já está instalado, fica complicado.
    Se for verdade o que disseram no forum da Ubiquiti, que na versão nova do firmware vai ser compatível com G , daí já dá uma esperança.

    Estes preços são de revenda aqui no Brasil?

  5. #45

    Padrão

    Sim os preços são cotados aqui no Brasil.

    So que não posso dizer de onde é porque é um esquema que eu tenho com importação. (inclusive que importa para algumas distribuidoras daqui).

    Mas se vc quiser alguma peça para testar te mando!

    Em relação ao link.. então a GVT por exemplo tem quantos MB de banda?

    Se eles tão vendendo 10 - 10MB então eles tem que estar folgados!

    Abraço

  6. #46

    Padrão

    Quem tem provedor em capital/cidade maior um pouco, se não partir pra uma solução no minimo desse porte vai começar a perder logo logo. A tendência é sites multimidia de video com cada vez mais qualidade, jogos que se fazia download de no máximo 2 gb a pouco tempo já estão saltando pra 10 ou mais gb, computador bom tá ficando barato, os internautas tendem cada vez mais a compartilhar (fotos, videos, arquivos etc) em comunidades e todo mundo gosta e está disposto a pagar um pouco mais pra não ficar se matando na frente do pc. O As teles estão fazendo isso, oferecendo bem mais por um pouco a mais, só que eles pagam micharia por link, tem capital de sobra e só investem em equipamentos de qualidade, só pecam na parte humana da coisa. Já no interior norte - nordeste etc a realidade é bem diferente, vai demorar mais um pouco, não tem link, não instala, quando instala o preço é exorbitante e é aquela história "se quiser". Eu mesmo moro numa cidade de 200 mil habitantes do interior do nordeste que o link de 1mb é 4.003,00 e tem 2 anos q tõ tentando instalar e nada.


    Acho que nosso amigo tmelooliveira tá no caminho certo, quem quiser continuar vai ter q trilhar mais cedo ou mais tarde.

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Quem tem provedor em capital/cidade maior um pouco, se não partir pra uma solução no minimo desse porte vai começar a perder logo logo. A tendência é sites multimidia de video com cada vez mais qualidade, jogos que se fazia download de no máximo 2 gb a pouco tempo já estão saltando pra 10 ou mais gb, computador bom tá ficando barato, os internautas tendem cada vez mais a compartilhar (fotos, videos, arquivos etc) em comunidades e todo mundo gosta e está disposto a pagar um pouco mais pra não ficar se matando na frente do pc. O As teles estão fazendo isso, oferecendo bem mais por um pouco a mais, só que eles pagam micharia por link, tem capital de sobra e só investem em equipamentos de qualidade, só pecam na parte humana da coisa. Já no interior norte - nordeste etc a realidade é bem diferente, vai demorar mais um pouco, não tem link, não instala, quando instala o preço é exorbitante e é aquela história "se quiser". Eu mesmo moro numa cidade de 200 mil habitantes do interior do nordeste que o link de 1mb é 4.003,00 e tem 2 anos q tõ tentando instalar e nada.


    Acho que nosso amigo tmelooliveira tá no caminho certo, quem quiser continuar vai ter q trilhar mais cedo ou mais tarde.

    Acho muito interessante esta tecnologia,
    Empresas como aquario terão que se adequar as mesma.
    Se vende pouco suta caro se vende bastante ja via fica barato.

    Ano que vem pretendo colocar em testes na minha torre um ponto de acesso em N.

  8. #48

    Padrão

    Que bom que o amigo IZAU entendeu minha maneira de pensar!

    Sempre me coloco como usuario, não como provedor...

    Quero que meu usuario tenha o melhor possivel.. e se pra isso eu tiver que comprar 50 links ADSL de 100MB eu vou comprar..

    Se não tiver link dedicado vou do geito que der.. quero que meu usuario tenha qualidade, velocidade e preço justo!

    Mas como dizem, o futuro a Deus pertence... so acho que tem alguns provedores wireless com a mesma ideologia dos caras que vendem o link pro IZAU no nordeste, ou vai dizer que vocês não conhecem provedores que a 5 anos atrás vendiam 128Kb e hoje continuam vendendo os mesmo 128Kb!!

    Eu acho isso um absurdo!

    Esses dias pessoal escutei alguem falar uma coisa muito interessante!
    "NO MUNDO ATUAL, NÃO É O MAIOR QUE SUPERA O MENOR, É O MAIS RÁPIDO E DINÂMICO QUE VENCE A BATALHA!"

    E infelizmente, as teles por serem mega empresas, estão sempre um passo a frente, sempre inovando produtos.. enquanto nós estamos um pouco acomodados!

    Ixi falei de mais...

    Abraço,

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Que bom que o amigo IZAU entendeu minha maneira de pensar!

    Sempre me coloco como usuario, não como provedor...

    Quero que meu usuario tenha o melhor possivel.. e se pra isso eu tiver que comprar 50 links ADSL de 100MB eu vou comprar..

    Se não tiver link dedicado vou do geito que der.. quero que meu usuario tenha qualidade, velocidade e preço justo!

    Mas como dizem, o futuro a Deus pertence... so acho que tem alguns provedores wireless com a mesma ideologia dos caras que vendem o link pro IZAU no nordeste, ou vai dizer que vocês não conhecem provedores que a 5 anos atrás vendiam 128Kb e hoje continuam vendendo os mesmo 128Kb!!

    Eu acho isso um absurdo!

    Esses dias pessoal escutei alguem falar uma coisa muito interessante!
    "NO MUNDO ATUAL, NÃO É O MAIOR QUE SUPERA O MENOR, É O MAIS RÁPIDO E DINÂMICO QUE VENCE A BATALHA!"

    E infelizmente, as teles por serem mega empresas, estão sempre um passo a frente, sempre inovando produtos.. enquanto nós estamos um pouco acomodados!

    Ixi falei de mais...

    Abraço,
    quem tem condiçoes de contratar links desse tamanho que vc mencionou tem mais eh q fazer mesmo, agora infelizmente de boa vontade o mundo esta cheio, principalmente da minha boa vontade de atender com maior banda meus clientes, porem a realidade pra muitos eh nua a crua...
    ADSL maximo 8 mb e nao para conectado pq nem equipamentos e nem linhas da cidade tem qualidade pra isso.
    Link Dedicado a módicos R$ 4.000,00 o de 2mb, e ainda a Oi nao faz questao nenhuma de vender pq sempre anotal seus dados pra retornar o contato mas o contato nunca ocorre... eh triste.

  10. #50

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    quem tem condiçoes de contratar links desse tamanho que vc mencionou tem mais eh q fazer mesmo, agora infelizmente de boa vontade o mundo esta cheio, principalmente da minha boa vontade de atender com maior banda meus clientes, porem a realidade pra muitos eh nua a crua...
    ADSL maximo 8 mb e nao para conectado pq nem equipamentos e nem linhas da cidade tem qualidade pra isso.
    Link Dedicado a módicos R$ 4.000,00 o de 2mb, e ainda a Oi nao faz questao nenhuma de vender pq sempre anotal seus dados pra retornar o contato mas o contato nunca ocorre... eh triste.
    Esta é a questão.
    Como o Tiago falou, se tem como comprar mais linhas da GVT de 10mb pode ser uma saída "temporária".
    Pois se compartilhar estas linhas, um dia pode dar problema. E daí como fica. Voce com cem ou mais usuários com 5mb e não tendo link para isso?
    O negócio seria implantar isso em cima de links garantidos. Mas a que preço?

  11. #51

    Padrão

    Uma solução para este problema seria criar um grupo de provedores sem fins lucrativos, para fazer uma partilha de banda..
    Interconectar os provedores e comprar um link enorme!

    Já ouvi relatos sobre isso..

    O problema seria que para o mesmo funcionar decentemente, teria que acabar as rixas entre "concorrentes" pois conectar provedores do RS e SP por exemplo é muito complicado!

  12. #52

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Uma solução para este problema seria criar um grupo de provedores sem fins lucrativos, para fazer uma partilha de banda..
    Interconectar os provedores e comprar um link enorme!

    Já ouvi relatos sobre isso..

    O problema seria que para o mesmo funcionar decentemente, teria que acabar as rixas entre "concorrentes" pois conectar provedores do RS e SP por exemplo é muito complicado!
    É exatamente isso que a ANID está proporcionando.
    Já está presente no RS em Porto Alegre, Caxia e abrindo Santa Cruz, Santa Maria, Erechim e Uruguaiana.
    Previsão de link por 500,00 o mega.
    A Anid não dá preferencia para ninguém. É bem democrática, permitindo assim que todos possam pegar seus links nestas cidades.
    Perante a ANID todos são iguais e tratados com o mesmo respeito.
    Te informa Tiago, pois para ti está muito fácil conseguir este link aí em Torres.

  13. #53

  14. #54

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Que bom que o amigo IZAU entendeu minha maneira de pensar!

    Sempre me coloco como usuario, não como provedor...

    Quero que meu usuario tenha o melhor possivel.. e se pra isso eu tiver que comprar 50 links ADSL de 100MB eu vou comprar..

    Se não tiver link dedicado vou do geito que der.. quero que meu usuario tenha qualidade, velocidade e preço justo!

    Mas como dizem, o futuro a Deus pertence... so acho que tem alguns provedores wireless com a mesma ideologia dos caras que vendem o link pro IZAU no nordeste, ou vai dizer que vocês não conhecem provedores que a 5 anos atrás vendiam 128Kb e hoje continuam vendendo os mesmo 128Kb!!

    Eu acho isso um absurdo!

    Esses dias pessoal escutei alguem falar uma coisa muito interessante!
    "NO MUNDO ATUAL, NÃO É O MAIOR QUE SUPERA O MENOR, É O MAIS RÁPIDO E DINÂMICO QUE VENCE A BATALHA!"

    E infelizmente, as teles por serem mega empresas, estão sempre um passo a frente, sempre inovando produtos.. enquanto nós estamos um pouco acomodados!

    Ixi falei de mais...

    Abraço,
    To com vc neste post hoje mesmo tive a certesa de que preciso mudar, e quero comecar fazendo um up grade nas velocidades dos meus clientes sem up no preço... mas me diga com que planos (velocidade x $) vc trabalha ???

    tenho 400 clientes 80% 128k em alguns deles uso burst de 1mb e 128 garatido.
    pago R$ 6.600,00 por 6mb

  15. #55

    Padrão

    Amigo.. acredito que você tem que ver como anda seu link!

    Se você ja tem esses 6MB a bastante tempo pode tentar negociar com a operadora, andei vendo no forum alguns casos de pessoas que conseguiram quase 50% de desconto quando compraram uma quantidade maior de link..

    Imagina se vc conseguisse 12 MB pelo mesmo valor.. ja poderia dobrar a banda dos seus clientes!

    Como disse antes.. tudo depende de sua estrutura... mas acredito que quem entrar 2010 vendendo planos de 64k e 128k, estará com serios problemas no momento da venda...

    Não temos grana para anunciar na televisão como faz as grandes.. Elas entram na mente dos consumidores...

    Quem aqui ao vender a internet nunca escutou a famosa pergunta: "Quantos GIGA tem essa internet?" (Essa confusão de MB pra GB é bem comum aqui no sul).

    Então galera.. vamo da um geito de compra link.. e vende velocidade...

    Abraço!

  16. #56

    Padrão

    O bullet M nao e TDMA o TDMA e airmax somente presente nos roket e nanoM, n e o protocolo ou seja nao tem nada a ver com MIMO, e como se fose o nstreme do MK e um protocolo que melhora muito os erros e fragmentacao de pacotes e consegue um troughput mais alto, agora quando conbinado com MIMO multiplica seu troughput.
    As nano M tem a opcao de airmax TDMA que melhora ainda mais, entao temos protocolo n + MIMO+ Airmax. teriamos que testar como e isso na pratica, a teoria esta muito linda, os bullet M so funcionan com os roket e nano M com a funcao airmax desativada, inclusive funcionam normamlemente com o n do mikrotik, desde que nao esteja airmax ativada.

  17. #57

    Padrão

    Estou partisipando de um projeto n+MIMO+mesh 20 megas por cliente de banda, ja e possivel fazer isso no modo G+mesh 2 megas por cliente. Dados +Voip+IPTV no modo G clientes com 512k pra internet+1mega pra iptv+256k para vigilancia eletronica+128k voip

  18. #58

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mdcsp Ver Post
    To com vc neste post hoje mesmo tive a certesa de que preciso mudar, e quero comecar fazendo um up grade nas velocidades dos meus clientes sem up no preço... mas me diga com que planos (velocidade x $) vc trabalha ???

    tenho 400 clientes 80% 128k em alguns deles uso burst de 1mb e 128 garatido.
    pago R$ 6.600,00 por 6mb
    Este burst de 1mb não causa problema no seu link? Pelo número de usuários que voce tem, eles conseguem dar picos de 1 mega? ou isso só ocorre nos períodos de calma na rede?
    Eu estou com 250k de banda com burst de 500k, mas já notei que nem todos conseguem atingir estes picos.

  19. #59

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Amigo.. acredito que você tem que ver como anda seu link!

    Se você ja tem esses 6MB a bastante tempo pode tentar negociar com a operadora, andei vendo no forum alguns casos de pessoas que conseguiram quase 50% de desconto quando compraram uma quantidade maior de link..

    Imagina se vc conseguisse 12 MB pelo mesmo valor.. ja poderia dobrar a banda dos seus clientes!

    Como disse antes.. tudo depende de sua estrutura... mas acredito que quem entrar 2010 vendendo planos de 64k e 128k, estará com serios problemas no momento da venda...

    Não temos grana para anunciar na televisão como faz as grandes.. Elas entram na mente dos consumidores...

    Quem aqui ao vender a internet nunca escutou a famosa pergunta: "Quantos GIGA tem essa internet?" (Essa confusão de MB pra GB é bem comum aqui no sul).

    Então galera.. vamo da um geito de compra link.. e vende velocidade...

    Abraço!
    Isso ai tb temos este problema dos clientes confundirem mb por gb... hehe

    quanto ao link. este mes passado ate solicitei a visita dos "caras" de outras operadoras, mas tava mais caro ainda.... entao vamos optar pro tentar "brigar" neste preço sim, como vc disse: se eu consiguise 12mb pelo mesmo preço?!?! au ate mesmo que fosse o caso 10mb por 6600 ja data pra trabalhar em um up na velocidade dos clientes sem mexer no preço da mensalidade...

    VOU BRIGAR COM MINHA OPERADORA......

  20. #60

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este burst de 1mb não causa problema no seu link? Pelo número de usuários que voce tem, eles conseguem dar picos de 1 mega? ou isso só ocorre nos períodos de calma na rede?
    Eu estou com 250k de banda com burst de 500k, mas já notei que nem todos conseguem atingir estes picos.
    1mb mesmo, somente nos periodos de "calma"

    mas nao ta todo mundo com bustr de 1mb nao, apenas uns 30%....

    Olha "infelizmente" soh coloco burst no cliente que reclama da velocidade.
    Mas, veja, quando o clinete reclama da velocidade primeiro mando os tecnicos checarem todo o sistema do cliente.... estando tudo ok, tento vender um plano maior.. ae se o cliente nao optar pelo plano maior depois de uns dias, eu dou o burts pro cliente e falo que dei um "up" sem custo adcional no plano dele.