+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ZINWELL DUVIDA - THROUGHPUT

    Pessoal boa noite, tenho a seguinte topologia anexada abaixo

    cliente[radioA]----------------link-------[radioB]----[roteador-wan]----(internet)
    onde o radioB esta ligado ao roteador-wan diretamente ja com ip WAN nele (na interface wan)
    nossos nats funcionam corretamente chegando ao micro no cliente (que faz o papel de servidor)
    como faco para medir o throughput desse link chegando ao roteador wan?
    como faco para medir o throughput desse link entre os radios (quanto os radio aguentam nesse link)?
    sao quase 4km antenas 24db com g220 zinwell

    que programa uso para isso?
    o cliente esta reclamando de muita lentidao
    o link eh dedicado para internet 1 mbps e soh tem esse enlace de radio nesse link WAN

    abracos,
    Thiago
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TOPOLOGIA-G220.JPG
Visualizações:	155
Tamanho: 	15,8 KB
ID:      	5800  

  2. #2

    Padrão

    Se for um enlace em 2.4 Ghz (que acredito q seja) é dificil de garantir 1 Mega.

    O ideal seria vc utilizar 5.8 Ghz.

    Prá medir o troughput vc pode transferir um arquivo de um PC para o outro, e pode usar algum programinha prá ver qto de banda tá passando, como por exemplo o DU MEETER.

  3. #3

    Padrão

    O Mikrotik tem um programa específico para ser utilizado no teste de banda, o nome dele é Mikrotik Bandwidth Test v0.1. Acredito que ele seja melhor do que o DU Meter para fazer esse tipo de teste. Você encontra ele pra download nesse link.

  4. #4

    Padrão

    Acontece que pelo q foi citado, o enlace nao é mikrotik, se fosse daria prá fazer direto de um Router para o Outro...

  5. #5

    Padrão

    Verdade, mas nada impede dele utilizar essa programa da Mikrotik. Ele funciona com qualquer equipamento pois é um aplicativo windows comum.

  6. #6

    Padrão

    Do Bandwidth no Windows prá Router Mikrotik (RB, PC...) eu já testei.

    De MK prá MK também.

    Mas de PC prá PC nunca, funciona tb?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por felipezatta Ver Post
    Do Bandwidth no Windows prá Router Mikrotik (RB, PC...) eu já testei.

    De MK prá MK também.

    Mas de PC prá PC nunca, funciona tb?
    Realmente não funciona amigo, estou errado, me desculpe. Quando preciso fazer esse tipo de teste utilizo esse programa: PassMark PerformanceTest. Nele existe uma opção para fazer benchmark de rede, nele é possível configurar duração do teste, pacote TCP/UDP, . É necessário instalar ele nas 2 máquinas, onde uma vai ser o servidor e a outra o cliente.
    http://img203.imageshack.us/img203/7695/passmark.jpg

    abs,

  8. #8
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    1 mega em 4 km com antenas de 24 dbi teria que passar sim, mesmo em 2.4. ja usei assim e passava tranquilho.

    Para se testar nao precisa ter mk em nenhuma das pontas se você ter o bandwidth, basta baixar ele do site da mk brasil (o mais facil de achar), abre ele e na clique no botao setings no que for o servidor e marque a caixa server enable se quiser adicionar um usuario pra nao ficar totalemnte aberto adicione o usuario na guia add user, na maquina que vai ser cliente do programa so adicionar o ip do que vc criou o user e dar o start que funciona mesmo sem o mk instalado funciona perfeito, testado aqui na minha rede de pc para o mk e de pc para pc.

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         btest.jpg
Visualizações:	138
Tamanho: 	284,0 KB
ID:      	5851