Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor solução rede cabeada

    Tenho um provedor em um bairro e devido a muita interferência e as limitações do wireless na freqüência 2,4 e o alto custo dos equipamentos na freqüência 5,8 estou estudando a possibilidade de cabear um conjunto habitacional que esta dividido em 5 setores com +- 10000 residências
    o piloto será um setor com:
    2000 casas
    3 avenidas 1200 metros
    24 ruas com 440 metros
    80 casas por rua
    10 postes por rua
    1 poste atende 10 casas
    qual seria a forma de começar esse projeto
    estou estudando montar assim
    uma espinha em hpna3 saindo da central cortando toda avenida
    cada rua descer um nó em hpna e dai puxar nos postes switch
    gostaria de relatos de que trabalha com grandes redes cabeadas
    problemas vantagens
    Já entrei em contato com prefeitura e companhia elétrica quase resolvido
    segue uma imagem do primeiro setor
    https://under-linux.org/fotos/ferrei...1716-setor.jpg

    Desde ja agradeço a ajuda de todos que colaborarem com minha solução e aos adminstradores do forum desculpe es estou pstando em lugar errado mas só encontrei em redes wireless nao um lugar para discutirmos rede cabeada desculpe ai qualquer coisa
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         setor a.jpg
Visualizações:	2029
Tamanho: 	371,1 KB
ID:      	5812  
    Última edição por ferreirajr630; 15-10-2009 às 19:14. Razão: acrecntar agredecimento e sugestões

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ferreirajr630 Ver Post
    Tenho um provedor em um bairro e devido a muita interferência e as limitações do wireless na freqüência 2,4 e o alto custo dos equipamentos na freqüência 5,8 estou estudando a possibilidade de cabear um conjunto habitacional que esta dividido em 5 setores com +- 10000 residências
    o piloto será um setor com:
    2000 casas
    3 avenidas 1200 metros
    24 ruas com 440 metros
    80 casas por rua
    10 postes por rua
    1 poste atende 10 casas
    qual seria a forma de começar esse projeto
    estou estudando montar assim
    uma espinha em hpna3 saindo da central cortando toda avenida
    cada rua descer um nó em hpna e dai puxar nos postes switch
    gostaria de relatos de que trabalha com grandes redes cabeadas
    problemas vantagens
    Já entrei em contato com prefeitura e companhia elétrica quase resolvido
    segue uma imagem do primeiro setor
    https://under-linux.org/fotos/ferrei...1716-setor.jpg

    Desde ja agradeço a ajuda de todos que colaborarem com minha solução e aos adminstradores do forum desculpe es estou pstando em lugar errado mas só encontrei em redes wireless nao um lugar para discutirmos rede cabeada desculpe ai qualquer coisa

    vou acompanhar seu post estou planejando algo aqui tambem, ja pensou no uso de cabos de rede mesmo e hubs nos postes, pelo que vi esse hpna da cianet por exemplo ainda nao esta homologado

  3. #3
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão

    Hum! Vamos ver o que o pessoal com mais experiencia pode nos ajudar, pois tenho um projeto desses em mente, mais para o final do ano que vem, seria uma boa ja ter um conhecimento de como fazer essa rede.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthuzitow Ver Post
    Hum! Vamos ver o que o pessoal com mais experiencia pode nos ajudar, pois tenho um projeto desses em mente, mais para o final do ano que vem, seria uma boa ja ter um conhecimento de como fazer essa rede.
    Estou ancioso pelos comentarios dos esperientes no assunto
    Mas ja estou preocupado com os equipamentos HPNA3 pois nao sao homologados e seriam a base da rede

  5. #5

    Padrão

    Ferreira,

    meu irmão foi pra Irlanda há 2 anos atrás e tinha um projeto parecido com o seu so que vez de alimentar com cabos eram Ap's dentro de caixas hermeticas com antena de 5dbi onde o condominio pagavam uma taxa e utilizavam wireless.
    ele falou que fazia down de 230~265kbps.
    vou ver com ele se tirou algumas fotos e vou postar aqui.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DiegoZ Ver Post
    Ferreira,

    meu irmão foi pra Irlanda há 2 anos atrás e tinha um projeto parecido com o seu so que vez de alimentar com cabos eram Ap's dentro de caixas hermeticas com antena de 5dbi onde o condominio pagavam uma taxa e utilizavam wireless.
    ele falou que fazia down de 230~265kbps.
    vou ver com ele se tirou algumas fotos e vou postar aqui.
    meu caro obrigado pela participação mas primeiro quero fazer toda estrutura do cabeamento e

  7. #7

    Padrão

    seguinte, contrate um engenheiro com experiencia, para fazer cabeamento externo tem todo um macete..

  8. #8

    Padrão

    A propria CIANET por fazer o projeto para você. Entre em contato com eles!

  9. #9

    Padrão


    Seguinte, acabei de comprar da globalfast o home hpna que promete atender com cabo coaxial "RG59" não é tão caro, e o máster custa em torno de R$ 500 e o SLAVE custa R$200,00 é um projeto a CABO. dá uma olhada que acho que vai servir para seu projeto, agora quanto a indicação do colega referente a contratar um engenheiro, eu acho que o fórum serve para evitar esse tipo de custo e despesas! "REFLEXÃO: Um engenheiro encarregado de abrir uma estrada no meio do sertão, esqueceu suas ferramentas para analisar o melhor caminho para a estrada, e perde quase o dia todo, o CAIPIRA vendo aquele situação resolveu ajudar e disse que no tempo do seu avô, ele pegava um burro e ia tocando o animal e marcando com uma enxada o caminho que o burro fazia, porquê ele sempre anda pelo caminho mais fácil, ai o infeliz do engenheiro perguntou ao caipira: o que o avô dele fazia quando não tinha um burro disponível para tal trabalho ? então disse o caipira: Contratava um engenheiro!!!" Conclusão: ..."

    master: http://www.globalfast.com.br/pdf/fas...al_FL128MA.pdf
    slave: http://www.globalfast.com.br/pdf/fas...al_FL128SL.pdf

  10. #10

    Lightbulb

    Amigo, EU acho que hpna nao vai rolar, sao equipamentos caros, e nao homologados. O que eu te sujiro:

    Faça dessas "espinhas" com cabos de rede cat5e, coloque switches, NAO hubs, porque vao diminuir em muito o desempenho de sua rede. Ai, voce pode usar algumas repetidoras em 5.8 em pontos chaves, para nao sobrecarregar os switches em modo cascata, e até mesmo para voce setorizar, ficando mais facil a correcao de eventuais problemas. Esse é o começo!

    Voce vai ver alguns amigos aqui no forum que o fizeram, e nao era em uma area privilegiada como a sua. Visite https://under-linux.org/f108193-servico-cabeado voce vai tirar boas ideias de lá.

  11. #11
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Cara, esse hpna eu não conheço, mas se não é homologado eu não usaria.
    Sobre cabeamento Cat5e, não rola tmb... ele atinge +- 100m, ou seja, a cada 100m vc precisaria de um switch, levando-se em consideração que mesmo os melhores switchs perdem em torno de 10 a 15% de performance por switch cascateado, e se for um switch comum é no mínimo 20%... dai fica totalemente inviável essa topologia com Cat5e... Acho que devias pensar em algo um pouco diferente... como por exemplo uma torre em algum ponto com visda para todo o lote, ai utize 5.8GHz e rádios clientes nos postes... de modo a usar os rádios o lugar dos switchs, nesse caso você, possivelmente não precisaria de 1 rádio por poste... talvez até o valor fique melhor... eu pensaria algo nessa linha...
    Espero ter te dado uma força ai!

  12. #12
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Ja possuimos uma rede com 55 km de cabo. Hoje sinceramente prefiro a rede wifi. Estavamos discutindo isso esses dias, para que funcione realmente 100 % o ideal seria uma rede mista e energizada evitando as quedas de luz que acontecem por setores.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Ja possuimos uma rede com 55 km de cabo. Hoje sinceramente prefiro a rede wifi. Estavamos discutindo isso esses dias, para que funcione realmente 100 % o ideal seria uma rede mista e energizada evitando as quedas de luz que acontecem por setores.

    vocês não tem links de sombra nessa rede não?
    exemplo um ptp no fim da rede e outro no meio..
    cai o fim o ptp wireless assumi e apenas o switch que piffo fica sem conexão..


    á algum tempo venho pensando em cabear minha cidade, e já tenho em mente ter uns 7 ponto a ponto com cerca de 30mbps de conexão entre eles, para caso algum cabo parta ou a energia acabe, o enlace comece a desviar o trafego.

  14. #14

    Padrão

    cara se vc fala do preço dos equipamentos 5.8ghz imagina cabear o bairro todo. mas basicamente você deve usar cabo de fibra optica para atravessar e colocar estações com hpna ou então estações de cabo utp (que naum se torna interessante). como o moderador disse é melhor contratar uma empresa de engenharia de telecom, ela vai fazer um bom projeto e lhe entregar tudo homologado como manda a anatel.

    obs: os postes que os cabos vão passar geralmente são privados (da embratel ou concessionaria de energia ou empresa de telefonia) e é cobrado uma mensalidade para passar os cabos neles, aqui na minha cidade é uma media de 7 reais por poste.

  15. #15
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    vocês não tem links de sombra nessa rede não?
    exemplo um ptp no fim da rede e outro no meio..
    cai o fim o ptp wireless assumi e apenas o switch que piffo fica sem conexão..


    á algum tempo venho pensando em cabear minha cidade, e já tenho em mente ter uns 7 ponto a ponto com cerca de 30mbps de conexão entre eles, para caso algum cabo parta ou a energia acabe, o enlace comece a desviar o trafego.
    Use rede mesh. Assim os protocolos de roteamentos buscaram a melhor rota.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    seguinte, contrate um engenheiro com experiencia, para fazer cabeamento externo tem todo um macete..
    Obrigado alexandrecorrea mas estou tentando economizar agora no começo e usar o que os parceiros ja usam satisfatoriamente e discutir o assunto com o pessoal do forum para criar um padrao estou analisando o equipamento da verticalsimples
    muinto boa solução so que vou usar switch compex 16 portas gerenciavel é bastante compacto com isso vou economizar nos pontos de energia so 1 por rua

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ferreirajr630 Ver Post
    Tenho um provedor em um bairro e devido a muita interferência e as limitações do wireless na freqüência 2,4 e o alto custo dos equipamentos na freqüência 5,8 estou estudando a possibilidade de cabear um conjunto habitacional que esta dividido em 5 setores com +- 10000 residências
    o piloto será um setor com:
    2000 casas
    3 avenidas 1200 metros
    24 ruas com 440 metros
    80 casas por rua
    10 postes por rua
    1 poste atende 10 casas
    qual seria a forma de começar esse projeto
    estou estudando montar assim
    uma espinha em hpna3 saindo da central cortando toda avenida
    cada rua descer um nó em hpna e dai puxar nos postes switch
    gostaria de relatos de que trabalha com grandes redes cabeadas
    problemas vantagens
    Já entrei em contato com prefeitura e companhia elétrica quase resolvido
    segue uma imagem do primeiro setor
    https://under-linux.org/fotos/ferrei...1716-setor.jpg

    Desde ja agradeço a ajuda de todos que colaborarem com minha solução e aos adminstradores do forum desculpe es estou pstando em lugar errado mas só encontrei em redes wireless nao um lugar para discutirmos rede cabeada desculpe ai qualquer coisa
    Voce esta preocupado em gastar com 5.8Ghz e quer usar equipamento da CIANET, não entendi!!!
    Já viu quanto custa cada Switch de 16 portas da CIANET???
    Outra já tive experiencia com hpna, problema direto, no começo é blz e tempo passa umidade, oxidação, e tudo mais, usa cabo UTP ou rede wireless com 5.8..

  18. #18
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Use rede mesh. Assim os protocolos de roteamentos buscaram a melhor rota.
    Acho que tmb é uma grande solução!

  19. #19
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    Voce esta preocupado em gastar com 5.8Ghz e quer usar equipamento da CIANET, não entendi!!!
    Já viu quanto custa cada Switch de 16 portas da CIANET???
    Outra já tive experiencia com hpna, problema direto, no começo é blz e tempo passa umidade, oxidação, e tudo mais, usa cabo UTP ou rede wireless com 5.8..
    Também concordo! Se quer custo baixo tem que pensar de baixo pra cima... Não conheço a CIANET, mas nunca vi um switch gerenciável barato, e outra... vc realmente precisa de switch gerenciável? não vejo necessidade. Mas manda ai que a discusão sobre o assunto tá legal! Vamo fritando os ovos devagarinho... heheh

  20. #20
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Também concordo! Se quer custo baixo tem que pensar de baixo pra cima... Não conheço a CIANET, mas nunca vi um switch gerenciável barato, e outra... vc realmente precisa de switch gerenciável? não vejo necessidade. Mas manda ai que a discusão sobre o assunto tá legal! Vamo fritando os ovos devagarinho... heheh
    Não precisa de swicht gerenciavel. Usando a rede energizada, não irá usar luz do poste e sim das casas. Com isso ja evita grandes problemas. Contratamos um engenheiro de hardware para desenvolver um sistema para mantermos a rede energizada. Mesclando com rede wifi, para criarmos rotas de backup. Pode pensar até em IPTV. Sem falar em telefonia, intercomunicação e cameras de vigilancia.