+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão Duvidas sobre Polarização H e V?

    Pessoal sei que e uma ou mais perguntas basicas, mas gostaria da ajuda de todos. As perguntas são com base em antenas setorias de 17 dbi 90° (sem marca favorita).

    Em questão de ganho em distância qual setorial seria melhor a Horizotal ou Vertical?

    No caso de uma torre com 3 setoriais e indicado colocar 2 horizotal e 1 vertical? Ou nessa caso pode ser todas H ou V?

    Caso venha outras duvidas vou pergunta. OK?

    Grande Abraço a todos e um bom dia.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    Pessoal sei que e uma ou mais perguntas basicas, mas gostaria da ajuda de todos. As perguntas são com base em antenas setorias de 17 dbi 90° (sem marca favorita).

    Em questão de ganho em distância qual setorial seria melhor a Horizotal ou Vertical?

    No caso de uma torre com 3 setoriais e indicado colocar 2 horizotal e 1 vertical? Ou nessa caso pode ser todas H ou V?

    Caso venha outras duvidas vou pergunta. OK?

    Grande Abraço a todos e um bom dia.
    Em questão de ganho, não há diferença. O que pode ser é que como mudando a polarização, o conjunto todo melhora, por sair de interferencias, pode-se achar que deu mais ganho. Mas na verdade, quando há muita interferencia é que não estava tendo todo o ganho.

    Eu tenho tudo horizontal.
    E não acredito muito neste negócio de alternar entre elas a polarização, pois a proximidade é tanta que sempre poderá haver uma sobreposição em canais mais próximos. Nas proximidades da antena, a intensidade da irradiação sempre é muito grande. Seja meio metro, um metro ou dois de separação, os lóbulos secundários sempre estarão presentes.
    Veja os lóbulos de irradiação dos fabricantes. Os secundários sempre estão lá, e não só nos dois metros de separação, vai muito mais longe isso. Só que ninguem publica qual é esta distância.

    Acho que é por isso que no site da hyperlink tem uma coisa muito interessante.
    Arrays de antenas bem próximas umas das outras. Na verdade, quase se encostam. E agora? Isto vai contra tudo aquilo que temos comentado sobre posicionamento de antenas. A não ser que eles usem junto um filtro que eles mesmo fabricam, coisa que no Brasil não está homologado.

  3. #3
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Em questão de ganho, não há diferença. O que pode ser é que como mudando a polarização, o conjunto todo melhora, por sair de interferencias, pode-se achar que deu mais ganho. Mas na verdade, quando há muita interferencia é que não estava tendo todo o ganho.

    Eu tenho tudo horizontal.
    E não acredito muito neste negócio de alternar entre elas a polarização, pois a proximidade é tanta que sempre poderá haver uma sobreposição em canais mais próximos. Nas proximidades da antena, a intensidade da irradiação sempre é muito grande. Seja meio metro, um metro ou dois de separação, os lóbulos secundários sempre estarão presentes.
    Veja os lóbulos de irradiação dos fabricantes. Os secundários sempre estão lá, e não só nos dois metros de separação, vai muito mais longe isso. Só que ninguem publica qual é esta distância.

    Acho que é por isso que no site da hyperlink tem uma coisa muito interessante.
    Arrays de antenas bem próximas umas das outras. Na verdade, quase se encostam. E agora? Isto vai contra tudo aquilo que temos comentado sobre posicionamento de antenas. A não ser que eles usem junto um filtro que eles mesmo fabricam, coisa que no Brasil não está homologado.

    Concordo com vc, os lóbulos secundários sempre vão estar ali, não tem mesmo o que fazer... e obviamente por estarem ali, vão estar interferindo um no outro... mas a questão de colocar veriticais e horinzontais, imagino que ajude ao menos... Teria que testar mesmo... não tinha ouvido falar desse uso ainda(sou iniciante) e aqui tenho 3 setoriais verticais, sei que tenho interferências, mas as que mais me preocupam são as de terceiro, aliás como sempre...

    Acho que podes testar 1 horizontal no meio das verticais, pode ficar muito bom para a vertical pois ela vai ser a única... mas tmb pode ser que não mude nada porque como o 1929 disse os lóbulos sempre vão estar lá... alguém com mais esperiência técnica talvez pudesse responder isso com certeza...

    Uma dica que sempre vale é a de colocar os canais na maior distância possível, por exemplo, para 3 setoriais use 1, 6 ou 7 e 11, lembrando que o 6 é padrão de vários aps e muitos usuários domésticos não mudam o canal, aliás... sobre essa questão veja o link abaixo que é muito útil:

    Como Escolher o Melhor Canal WiFi