+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation DSLAN ou CABO de PAR TRANÇADO?

    Eu estou querendo montando um provedor para clientes residencias. Gostaria de ter dicas de vocês para conseguir o melhor meio fisico para se trabalhar nessa situação. Em um DSLan de 15 portas eu posso ter quantos clientes navegando nele ao mesmo tempo, com uma banda para cada um de 256 a 1mega? Qual são os prós e crontas em ADSL?
    Tem outro meio fisico para clientes que seja melhor e barato para clientes finais, além de UTP ou ADSL?
    Gostaria de ter opiniões de vocês.

  2. #2

    Padrão

    ahh blz agora chegamos a um acordo
    usaria par trançado mesmo parceiro
    sucesso

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por persocom Ver Post
    Não quero vender ADSL de outro provedor e sim do meu provedor, quero usar o dslan para o meu fisico. Entendeu?

    Amigo nao sei se hoje esse seria o equipamento de melhor custo beneficio na verdade temos varias opções basta voce pesquizar aqui no forum existem varios topicos sobre o assunto de cabeamento, eu particularmente ainda acho que barato seria cabo UTP só um porem tem que ser extremamente bem planejado e voce deve usar material de qualidade senao vai ser um problema atras do outro.

  4. #4

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Amigo nao sei se hoje esse seria o equipamento de melhor custo beneficio na verdade temos varias opções basta voce pesquizar aqui no forum existem varios topicos sobre o assunto de cabeamento, eu particularmente ainda acho que barato seria cabo UTP só um porem tem que ser extremamente bem planejado e voce deve usar material de qualidade senao vai ser um problema atras do outro.

    Mas vc sabe me dizer quantos clientes eu posso ter em uma DSLAN?
    Melhor, quantos clientes eu posso ter em cada porta da DSLAN?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por persocom Ver Post
    Mas vc sabe me dizer quantos clientes eu posso ter em uma DSLAN?
    Melhor, quantos clientes eu posso ter em cada porta da DSLAN?
    Olha pelo que sei em cada porta se conecta apenas um modem adsl nada mais seria de uma forma simplificada como um hub onde se conecta um cabo e esse cabo na maquina cliente, procura por vertical simples é uma solução bem interessante

  6. #6

    Padrão

    Bom dia,

    caso você tenha condições de montar uma operadora ADSL esta é a melhor opção. Mas, lembre-se:
    1) é preciso ter licença SCM ou STFC;
    2) o custo é mais alto do que puxar cabos UTP pela cidade;
    3) é bem mais estável do que puxar cabos UTP e espalhar HUB's pela cidade;
    4) no ADSL dependendo da bitola do cabo metálico poderá atender clientes entre 3 e 6 KM do DSLAM;
    5) cada porta do DSLAM atende um cliente. Logo, um DSLAM de 48 portas atende 48 clientes;
    6) com um Megabits dedicado não compensa um investimento tão alto. Começa com pelo menos 10Mbps dedicado e uma boa estrutura;
    7) prover acesso via ADSL é ótimo e estável, mas é necessário estrutura e capital para tal.

  7. #7

    Padrão

    Outra possibilidadde onde o custo por meus estudos é bastante interessante é o HPNA3

    Você pode ver como funciona no site : CIANET networking

  8. #8

    Padrão

    HPNA3 não tem homologação até onde eu sei.

    Amigo seria muito enviavel colocar blocos DsLaM, trabalho em uma central e sei o tanto de dor de cabeça que a operadora deve ter.

    1º Placas para alimentação desses blocos tem um valor absurdo, aqui é usado Huawei , Lucent e Siemens. A que menos trava até hoje seria a Huawei por ser nova ela abastece 66 clientes.

    2º Cada e tipo de bloco, vai depender do teu (humor e capital) aqui tem Bargoa Slim e Bargoa SM4047.Cada bloco tem 50 portas e cada porta atende 48 usuarios , sendo 2 sem sincro pra alguma eventualidade de amassar o pino de o Splitter não encaixar etc.

    3º Cabear uma area de 6km é FIO pra burro! teria que ver quantos clientes você iria oferecer o sinal.
    e fora os programas para cadastro, controle de acesso, configuração de interface e rota, e blá blá blá....

    seria viavel Wireless essa é minha opnião.

  9. #9

    Padrão

    Estou consultando se os equipamentos HPNA3 são homogados, mas outra oportunidade seria CMTS.

    Trabalho em um provedor wireless, se hoje fosse para iniciar tudo de novo. Utilizaria o wireless como forma de chegar a alguns pontos que necessitam transposição e que não tem ainda densidade demografica que justifique o investimento, mas na cidade em si, passaria fibra até os pontos de distribuição e o restante levaria via CMTS ou HPNA3.

    A possibilidade de agregar serviços com qualidade de voz e video, que será o filão de mercado (haja visto que acesso a internet a R$ 9,90, prometido pelo governo não vai sustentar provedor algum) seria a forma de manutenção das pequenas empresas, alem da possibilidade de executar serviços de Interlan dentro da rede destinado a empresas.

  10. #10

    Padrão

    Tem algum material sobre o assunto (DSLAM) pra enviar?

    Citação Postado originalmente por DiegoZ Ver Post
    HPNA3 não tem homologação até onde eu sei.

    Amigo seria muito enviavel colocar blocos DsLaM, trabalho em uma central e sei o tanto de dor de cabeça que a operadora deve ter.

    1º Placas para alimentação desses blocos tem um valor absurdo, aqui é usado Huawei , Lucent e Siemens. A que menos trava até hoje seria a Huawei por ser nova ela abastece 66 clientes.

    2º Cada e tipo de bloco, vai depender do teu (humor e capital) aqui tem Bargoa Slim e Bargoa SM4047.Cada bloco tem 50 portas e cada porta atende 48 usuarios , sendo 2 sem sincro pra alguma eventualidade de amassar o pino de o Splitter não encaixar etc.

    3º Cabear uma area de 6km é FIO pra burro! teria que ver quantos clientes você iria oferecer o sinal.
    e fora os programas para cadastro, controle de acesso, configuração de interface e rota, e blá blá blá....

    seria viavel Wireless essa é minha opnião.

  11. #11
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão dslam

    olha pelo ki seu cada cada slot do Dslam tem 64 portas.. começando de 0 a 63 isso huaewi pq das outras marcas nao conheço...

    o dslam aqui da empresa onde trabalho e de 5 slots tbm começando de 0 a 4 isso equivale a 320 clientes

    64 portas de cada slot

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    olha pelo ki seu cada cada slot do Dslam tem 64 portas.. começando de 0 a 63 isso huaewi pq das outras marcas nao conheço...

    o dslam aqui da empresa onde trabalho e de 5 slots tbm começando de 0 a 4 isso equivale a 320 clientes

    64 portas de cada slot

    O amigo poderia dar mais detalhes sobre o modelo dessa dslan e exatamente o que precisa se alem da dslan para ligar as estaçãoes, ou seja como é feita a interligação ate chegar ao model do cliente

  13. #13

    Padrão

    andei pesquisando alguns mini-dslam, encontrei no e-bay (dlink) por menos de 1000 dólares o de 24 portas, ou seja, 1.700 reais aproximadamente, muito mais barato que da cotação da ynoma colocado em um tópico aqui. Pedi uma cotação, mas como não sou empresa de internet eles nunca responderam.

    precisa do conector telco 50 se não me engano, este conector liga no dslam e as pontas você emenda com os cabos que vão pra casa do cliente, um par de cabo por cliente, logo, 24 clientes nesse das-3324 da dlink.

  14. #14
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por persocom Ver Post
    Mas vc sabe me dizer quantos clientes eu posso ter em uma DSLAN?
    Melhor, quantos clientes eu posso ter em cada porta da DSLAN?
    cada porta um cliente, e em um DSLAN da pra ter ate 384 clientes, 24 por slot e no maximo 16 slots por dslan, esse eh um dslan da NEC.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por persocom Ver Post
    Mas vc sabe me dizer quantos clientes eu posso ter em uma DSLAN?
    Melhor, quantos clientes eu posso ter em cada porta da DSLAN?
    Cada porta 1 cliente.

    Em DSLAN de pequeno porte são normalmente 24 portas sendo 12 com spliter para voz. Agora em DSLAN de grande porte podem ser acumuladas portas em módulos maiores e dependendo do DSLAN (outdoor) podem coexistir 480 portas simultâneas ou 480 clientes.

    Abraços,

  16. #16

    Padrão

    Amigo,

    Um DSLAM é composto por placas e cada placa dependendo do fabricante pode conter 24,32,48 e 72 portas, ou seja, cada porta é um cliente.
    um exemplo seria:

    Um DSLAM do fabricante NEC e HUAWEI entre outros varios que existem escolhi estes 2 pois sao os que trab com eles e dao menos problemas,
    trabalham com placas de 32,48 e 72 portas cada placa. Sendo assim em cada placa voce pode ter 32,48 ou 72 cliente rodando em seu DSLAM.


    Espero ter ajudado !!!
    Abraços

  17. #17

    Padrão Re: DSLAN ou CABO de PAR TRANÇADO?

    Ola amigos caso precisem de equipamentos huawei
    Dslam Huawei 896 portas adsl2+, Ma5600,Ma5603,Ma5103.
    preço promocional

  18. #18

    Padrão Re: DSLAN ou CABO de PAR TRANÇADO?

    kkkkkkkkkkkkkk, ainda bem que vc respondeu

  19. #19

    Padrão Re: DSLAN ou CABO de PAR TRANÇADO?

    Então,

    Já obteve as respostas que queria para desenvolver seu projeto?

    As vezes o pessoal responde de forma rápida sem dar maiores explicações para a verdadeira questão apresentada.

    Se ainda precisar de alguma ajuda sinalize.

    Abraços,

  20. #20

    Padrão Re: DSLAN ou CABO de PAR TRANÇADO?

    Citação Postado originalmente por airtonveiga Ver Post
    Ola amigos caso precisem de equipamentos huawei
    Dslam Huawei 896 portas adsl2+, Ma5600,Ma5603,Ma5103.
    preço promocional
    Finalmente uma nova opção de IP DSLAM homologada na Anatel.

    É claro que homologar equipamentos na Anatel custa dinheiro, porém é uma exigência e vale para todos, então o custo de homologação não deve ser desculpa para os fabricantes/distribuidores venderem produtos não homologados e colocar seus clientes em risco. Também tem muitos provedores que preferem correr o risco ou trabalham sem saber quais as exigências da área que atuam. Falta de profissionalismo ou ignorância: na verdade não sei qual das duas opções é pior.

    Pelo que pude conferir, a Huawei foi bastante profissional neste caso e faz como deve ser feito: homologar todos os modelos. Tem fabricante que homologa um modelo só e vende vários modelos. É possível fazer homologação de uma família inteira de produtos se houver similaridade, porém todos os modelos devem estar descritos claramente no certificado.

    Parabéns para a Huawei.