+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rapidinhas.... Bridge - Wds - PTP - Enlace

    Amigos....
    nao precisam explicar a parte tecnica da coisa.. sao duvidas teoricas..
    a UNICA maneira de se fazer um enlance com dois mk, eh usando WDS??
    Sobre WDS: eh OBRIGATORIO a criação de uma BRIDGE, para fechar um WDS?
    Ao se fazer um wds, numa ponta posso colocar apenas como bridge e criar a interface wds1 apontando para o mac do outros... e na outra.. preciso fazer o mesmo?? ou basta informar station wds e setar na aba wds o mesmo q setei na primeira ponta?
    Um pouco de teoria ajuda.. mas pratica tb vai... entao vamos lah:
    Numa ponta eu tenho um link adsl q liguei num mk... e esse mk vai fazer a UNICA função de enviar o meu sinal para outro mk receber e este por sua vez distribuir de alguma forma...
    esse eh ponto... para enviar esse sinal de um mk para outro.. detalhe.. no mk q recebe o sinal.. nao vai ter nada rodando... nem firewall... nem hotspot.. nem nada.. apenas recebe o sinal e envia para otro mk via 5.8... enfim... TENHO q usar wds?? e tenho q criar uma bridge??
    para os dois se enxergarem?? pingarem?? seto ip na wds1 de um lado e mesmo range na wlan1 do outro??
    assim:
    MK1
    -> wlan1
    ---> wds1 (192.168.1.1) apontando para o mac do outro lado
    MK2
    -> wlan2 (192.168.1.2)
    somente isso (e claro as opções das abas WDS todas certinhas) jah pinga??

    um abraço...

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    Amigos....
    nao precisam explicar a parte tecnica da coisa.. sao duvidas teoricas..
    a UNICA maneira de se fazer um enlance com dois mk, eh usando WDS??
    Sobre WDS: eh OBRIGATORIO a criação de uma BRIDGE, para fechar um WDS?
    Ao se fazer um wds, numa ponta posso colocar apenas como bridge e criar a interface wds1 apontando para o mac do outros... e na outra.. preciso fazer o mesmo?? ou basta informar station wds e setar na aba wds o mesmo q setei na primeira ponta?
    Um pouco de teoria ajuda.. mas pratica tb vai... entao vamos lah:
    Numa ponta eu tenho um link adsl q liguei num mk... e esse mk vai fazer a UNICA função de enviar o meu sinal para outro mk receber e este por sua vez distribuir de alguma forma...
    esse eh ponto... para enviar esse sinal de um mk para outro.. detalhe.. no mk q recebe o sinal.. nao vai ter nada rodando... nem firewall... nem hotspot.. nem nada.. apenas recebe o sinal e envia para otro mk via 5.8... enfim... TENHO q usar wds?? e tenho q criar uma bridge??
    para os dois se enxergarem?? pingarem?? seto ip na wds1 de um lado e mesmo range na wlan1 do outro??
    assim:
    MK1
    -> wlan1
    ---> wds1 (192.168.1.1) apontando para o mac do outro lado
    MK2
    -> wlan2 (192.168.1.2)
    somente isso (e claro as opções das abas WDS todas certinhas) jah pinga??

    um abraço...

    Vamos La Amigo Vou Procurar te responder com minha pequena experiencia na pratica que tenho:
    1 -- a UNICA maneira de se fazer um enlance com dois mk, eh usando WDS??
    r: Não Não !!!! Existe varias Formas de Fazer Enlace o WDS é uma Delas a Outra por exemplo é usar uma Placa No Modo Cliente e a Outra no Modo AP ou 1 radinho no modo cliente e outro no modo AP Ligados por um cabo de rede. Pode usar tbm o modo repetidor.
    Muitos Não recomendam o modo WDS Nem Repetidor para fazer Ptp nem Enlaces por diminir o desempenho dos Radios ou das Placas Ou dos Cartões.

    2-- Sobre WDS: eh OBRIGATORIO a criação de uma BRIDGE, para fechar um WDS?
    r: Não Necessariamente vc pode fechar um wds sem usar uma bridge

    3--Ao se fazer um wds, numa ponta posso colocar apenas como bridge e criar a interface wds1 apontando para o mac do outros... e na outra.. preciso fazer o mesmo?? ou basta informar station wds e setar na aba wds o mesmo q setei na primeira ponta?
    basta informar station wds e setar na aba wds o mesmo q setou na primeira ponta
    4-- enfim... TENHO q usar wds?? e tenho q criar uma bridge??
    pode sim como pode colocar separado um interface cliente e outra Ap da o mesmo efeito do wds os dois Mk Vao se comunicar
    Pode criar bridge sim nas duas ou pode deixar uma no modo Wireless ISP: ou Wireless ISP - LANs Bridge:
    para os dois se enxergarem?? pingarem?? seto ip na wds1 de um lado e mesmo range na wlan1 do outro??

    Sim isso mesmo

    Espero ter ajudado como disse ainda sou aprndiz se tiver alguem ai mais fera ajuda ai abraços