+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation [Dúvida] Enlace de 8km, qual equipamento usar?

    To precisando fazer um enlace... só que a distancia é 8km... (segue logo abaixo)

    É o seguinte... um amigo meu tem 2 empresas e ele quer interligar uma na outra e essas empresas tem visada perfeitamente e em linha reta da 8km...

    nas lojas que receberão tava pensando de usar alguma setorial, e na central tava pensando de usar onmi pois mais pra frente ele vai querer interligar outra filial nessa central... essas empresas não pequenas e não tem muitos computadores, é só para trafegar internet...

    qual equipamento usar, marca, modelo, antena, radio... enfim...
    PS: me indicaram o rádio da greatek WA-3054G, gostei da config dele, será que da conta?

    só pra constar, quero algo que funcione, alguma sujestao?

    sou de cuiabá, mas essa implantação vai ser em porto velho
    Última edição por Andbacar; 21-10-2009 às 07:43.

  2. #2

    Padrão

    Bom dia,

    a solução mais econômica, inclusive discutida aqui em outro tópico, é com Edimax 7210 e Zirok 5.8GHz de 24 ou de 26dBi no seu caso. É a mais em conta em 5.8GHz, não vai encontrar outra com preço mais acessível. Caso decida interligar em 2.4GHz conseguirá por menos, mas é menos estável. Em 2.4GHz utilize duas antenas de grade Aquario de 25dBi e dois AP's. Encontrará AP's 2.4GHz no mercado na casa dos "cento e poucos reais" cada. Poderá tentar também com antenas de grade Hyperlink de 22 ou de 27 dBi com Ovislink 5000 ou com algum outro de 5.8GHz.

  3. #3

    Padrão

    edimax sem condições, quero algo um pouco mais robusto (algum ap com chip atheros), não da pra alimentar a central com grade, pois futuramente outra filial ira se comunicar com ela, portanto a central tem que ser onmi, ja na filial pode ser direcional ou setorial... Não precisa ser mikrotik, basta um AP que dê para usar como cliente e como transmissor... me falaram bem da greatek wa-3054g, preciso de mais sujestões...

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Use RB 433 + MK + Omni ou direcional Hyperlink ou OIW.
    Com isso terás gerenciamento robusto e confiável para qualquer tipo de enlace .

    Abraço.

    Leandro.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Use RB 433 + MK + Omni ou direcional Hyperlink ou OIW.
    Com isso terás gerenciamento robusto e confiável para qualquer tipo de enlace .

    Abraço.

    Leandro.
    não quero usar MK, não preciso gerenciar, pois não vou fazer provedor, é apenas linkar uma empresa na outra (central com onmi e filial com setorial ou direcional) quero indicação de AP decente que tenha chip atheros, indicação de marca de antena e da quantidade de dbi, é disso que to precisando, me falaram da greatek wa-3054g que ninguem respondeu ainda se presta ou nao :P

  6. #6
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    ESQUECE ESSE TREM DE SETORIAL E OMNI!

    enlaces ponto a ponto não utilizam isso,
    o correto é você ter 2 aps pode ser esse greatek que é a mesma merda de todos os outros, pois toda essas placas sao OEM e é tudo na mesma ja usei varios tipos de ap e todos dão na mesma..
    (dos baratinhos) eu digo,

    compra 2 antenas da aquarius de 25DB, compra o ap já na caxinha hermetica fica uns 130 reais,

    pluga o cabo direto na placa,
    faz o WDS, e pronto, um ponto a ponto desse não sai mais caro que R$400,00
    e se tu por pra trafegar em 11mbps dá uns 3mb de througput nos radios e o ping fica bom!

    aí quando ele quiser passar pra outro lugar, tu vai fazer do mesmo jeito,
    2 ap 2 antena direcional e pronto.

    omni pra 8km? só se for milagrosa..
    sem contar que se fechar o link vai ficar coisa de 128k coisa que não vai adiantar porra nenhuma..

    fiz um enlace de 10km usando modo G e passo 7mb. half, mas passo..
    então meu caro, não precisa nem procurar e nem esperar resposta pois eu já fui DIRETO.
    outro detalhe, use a polorização HORIZONTAL.

    sorte e $$ pra você.
    até,

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    ESQUECE ESSE TREM DE SETORIAL E OMNI!

    enlaces ponto a ponto não utilizam isso,
    o correto é você ter 2 aps pode ser esse greatek que é a mesma merda de todos os outros, pois toda essas placas sao OEM e é tudo na mesma ja usei varios tipos de ap e todos dão na mesma..
    (dos baratinhos) eu digo,

    compra 2 antenas da aquarius de 25DB, compra o ap já na caxinha hermetica fica uns 130 reais,

    pluga o cabo direto na placa,
    faz o WDS, e pronto, um ponto a ponto desse não sai mais caro que R$400,00
    e se tu por pra trafegar em 11mbps dá uns 3mb de througput nos radios e o ping fica bom!

    aí quando ele quiser passar pra outro lugar, tu vai fazer do mesmo jeito,
    2 ap 2 antena direcional e pronto.

    omni pra 8km? só se for milagrosa..
    sem contar que se fechar o link vai ficar coisa de 128k coisa que não vai adiantar porra nenhuma..

    fiz um enlace de 10km usando modo G e passo 7mb. half, mas passo..
    então meu caro, não precisa nem procurar e nem esperar resposta pois eu já fui DIRETO.
    outro detalhe, use a polorização HORIZONTAL.

    sorte e $$ pra você.
    até,
    1° não sei se vc leu no meu 1° post, mas é para interligar uma filial na outra, até ai td bem, MASSSSS o que vc não entendeu é que daqui uns 3 meses irei integrar uma OUTRA FILIAL, por isso que a central tem que ser onmi e em 2° lugar AP não é tudo a mesma coisa, começando com seus chips, do melhor pro pior Atheros, Ralink e Realtek, esse greatek usa chip atheros, JAMAIS na minha vida irei usar um edimax da vida para interligar uma filial, sou burro mas nem tanto, o que quero opniao é sobre qual melhor AP com chip ATHEROS e qual a melhor marca de antena... só isso, e tem mais, não to visando economia, pois é empresa, preciso de mais opniões...

  8. #8
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    rapaz, quando você for puxar para outra empresa você faz outro enlace de ptp.
    com 2 antenas e 2 radios e pronto,
    com a OMNI não vai ficar BOM não vai dar certo, entendeu?
    é muito simples, tu vai pegar o cabo de rede, ligar 1 radio no outro e pronto,
    agora se dinheiro não é o problema,
    usa routerboard + hyperlink + xr5 se for o caso,
    aí você vai passar os 20mbps,
    usa uma rb433 e pronto, pode por ate 3 antena la apontada pra onde quiser que vai fechar o wds.
    [exagerei]

    rapaz, como você quer colocar um atheros, então usa esse greatek que você quer tanto usar..
    o que está te impedindo??
    a unica questão que você tem que por na cabeça é que o IDEAL é usar 4 radios e 4 antenas que é pra interligar do A ao B e do B ter otra antena envindo pro C,
    e configurar WDS entre eles, se não tu vai ter problema de MAC e dependendo de como você por os lados, não vai funcionar a internet.

    copiou agora?

    [agora se você for esperar opniões que vão falar pra você usar o A ou B, só vai aparecer rádios 5,8 ou radios bons, como o WLA5000 ou routeboards e etc.. tudo depende de quantos MEGAS você precisa nesses enlaces, se for abaixo de 4 mega, pode ir com esse que você falou mesmo..
    mas se for uns 10, só em 5,8 pra cima.]

    espero que você tenha intendido o que eu quiz dizer,
    até,

    ps': antenas da aquarius , proeletronic, hyperlink, tsm, ototech, tudo são excelentes, pode usar qualquer uma delas que vai ficar bacana.

  9. #9

    Padrão

    Calma ae pessoal... Rapaz, irei ser bem claro, não coloque painel e nem omni.


    empresa NS5 ------------- NS5 empresa NS5 ------------- NS5 empresa NS5 ----------- e por aí vai....


    NanoStation 5 pode ser com antena integrada que irá resolver seu problema!

  10. #10

    Padrão

    Sinceramente: acho que você não sabe o que quer. Opinei porque você pediu. Se não tem humildade para aceitar sujestões devia fazer outra coisa. Quando se pede uma opinião não pode descartá-la sem saber o que significa. Na minha opinião Edimax é bom demais para você.

    Citação Postado originalmente por Andbacar Ver Post
    edimax sem condições, quero algo um pouco mais robusto (algum ap com chip atheros), não da pra alimentar a central com grade, pois futuramente outra filial ira se comunicar com ela, portanto a central tem que ser onmi, ja na filial pode ser direcional ou setorial... Não precisa ser mikrotik, basta um AP que dê para usar como cliente e como transmissor... me falaram bem da greatek wa-3054g, preciso de mais sujestões...

  11. #11

    Padrão

    solucao file para vc, uma rb433 uma 411, dis cartoes r5h e duas antenas oto 24dbi ou aquarios 25 dbi. vai ficar tinindo.

  12. #12

    Padrão

    Usa 2 tp-link faiz uma bridg nele em 2.4 mesmo chipe dels atheros e tem um tramiçao de até 108mb flw

  13. #13

    Padrão

    Bom vamos lá, esse tópico tá meio "quente" (odeio qdo isso acontece) mas bora responder pro nosso amigo:


    Se eu fosse vc, ia de 2 Bullet 5 com 2 antenas Ototech AD-5824,

    Antena Ototech AD-5824 R$ 89,90 cada Linkteck Wireless - Redes sem fio, antenas, roteadores e produtos wireless

    Bullet 5 R$ 199,00 mercadolivre (paguei R$ 165,00 no paragua)

    Vai gastar no máximo R$ 600,00

    Mais pra frente qdo vc for ligar a outra filial, compra outro kit desse e vai durmi tranquilo

    Abraços e espero ter ajudado
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG0072A.jpg
Visualizações:	163
Tamanho: 	289,2 KB
ID:      	5873  
    Última edição por NARDO; 23-10-2009 às 00:41.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NARDO Ver Post
    Bom vamos lá, esse tópico tá meio "quente" (odeio qdo isso acontece) mas bora responder pro nosso amigo:


    Se eu fosse vc, ia de 2 Bullet 5 com 2 antenas Ototech AD-5824, mais pra frente

    Antena Ototech AD-5824 R$ 89,90 cada Linkteck Wireless - Redes sem fio, antenas, roteadores e produtos wireless

    Bullet 5 R$ 199,00 mercadolivre (paguei R$ 165,00 no paragua)

    Vai gastar no máximo R$ 600,00

    Mais pra frente qdo vc for ligar a outra filial, compra outro kit desse e vai durmi tranquilo

    Abraços e espero ter ajudado
    já ouvi falar muito bem desse equipamento, é dificil fazer o alinhamento desta antena?

    --------------
    PS: para o carinha que disse que eu não sou humilde... 1° Antes de vc me julgar, LEIA... eu aceito opniões sim, e é por isso que estou aqui, só disse que não quero nada que tenha realtek no meio e edimax tem...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Andbacar Ver Post
    já ouvi falar muito bem desse equipamento, é dificil fazer o alinhamento desta antena?

    --------------
    PS: para o carinha que disse que eu não sou humilde... 1° Antes de vc me julgar, LEIA... eu aceito opniões sim, e é por isso que estou aqui, só disse que não quero nada que tenha realtek no meio e edimax tem...
    Não é dificil de alinhar amigo, pode instalar q vc vai conseguir um PTP tranquilo.

    E vamos acalmar os animos ...

    Abraços a todos.

    E se foi útil a minha opnião não esqueça de agradecer

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por larryhc Ver Post
    Calma ae pessoal... Rapaz, irei ser bem claro, não coloque painel e nem omni.


    empresa NS5 ------------- NS5 empresa NS5 ------------- NS5 empresa NS5 ----------- e por aí vai....


    NanoStation 5 pode ser com antena integrada que irá resolver seu problema!
    pensei nisso tb, mas só tem um problema... as filiais não dão visada uma pra outra, por incrivel que pareça, NENHUMA loja client tem visada, pois tem predios nas laterais, agora já a central tem visada com todas filiais 100% =/