Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferencia Rede Wireless x Radio Pirata

    Gente, estou com um sério problema, uso meu provedor wireless em uma torre de rádio, funcionava normalmente até unas dias atrás, ja existia uma radio na mesma torre, porem foi trocado o transmissor FM da Rádio Amadora, porem foi um transmissor com uma potencia muito alem do permitido para ela operar, da interferencia em todas as outras radio e inclusive na minha rede Wireless, há muitas perdas de pacote, não há transmissao de dados em algum momento, resumindo só funciona quando quer agora, há alguma maneira de isolar essa interferencia ? Já afastei a antena mas continua a dar, quando esta muito proximo da interferencia da placa do AP fazendo com que ele desligue, quero uma solução, tirando a de denunciar essa radio.

  2. #2

    Padrão

    bom eu naum acredito em interferencia não, mas posso estar errado,qual os equipamentos que vc usa?

  3. #3

    Padrão

    Um radio de 400mW com firmware AP router antena de 24,6dbi, a net para o Ap apartir de um cabo rede RJ45(não lembro o nome do cabo) e transmito na antena, e no mesmo local há outro provedor que usa dois aps para receber e transmitir o deles no começo deu problema nao sei se conseguiram resolver mas afetou os dois. Isso que queria saber ?

  4. #4

    Padrão

    que antena é essa de 24,66 dbi, e no cliente oq é?

  5. #5

    Padrão

    Tá todo errado já, usando rádio em 400mW e omni de 24dbi que deve ser essas Dotwarp de fundo de quintal, ajeita isso ai cara, seta o rádio em 63mW e antena Aquario ou Hyperlink de 12 ou 15 dbi.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Tá todo errado já, usando rádio em 400mW e omni de 24dbi que deve ser essas Dotwarp de fundo de quintal, ajeita isso ai cara, seta o rádio em 63mW e antena Aquario ou Hyperlink de 12 ou 15 dbi.

    CACETE!!!!!!!!!!60mw já acho muito aqui uso com 32 mw e antena tsm de 12 dbi. Isso que está tudo poluido.

    hahahaha

  7. #7
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Realmente é uma omni da dotwarp, tudo bem em voces falarem que está errado, mas antes funcionava perfeitamente antes da aparição dessa interferencia, se eu setar o radio em 63mw não pega nem se quer até minha casa que é de lado, tenho clientes a 1km de distancia por exemplo e o sinal lá, ja chega prejudicado, uma antena de 15dbi da aquario é melhor do que essa de 24 que uso ? Ou é somente porque estão dizendo ser de fundo de quintal? Qual a vantagem dela em relação a que uso, o que ela tem de especial que essa não tem ? E o radio ? Tem algum que seja "original" e que ganhe em desempenho mesmo usando a potencia baixa ? Caso tenham um link que explique essas diferenças agradeço pois ja procurei mas nao achei a resposta que esperava.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    Realmente é uma omni da dotwarp, tudo bem em voces falarem que está errado, mas antes funcionava perfeitamente antes da aparição dessa interferencia, se eu setar o radio em 63mw não pega nem se quer até minha casa que é de lado, tenho clientes a 1km de distancia por exemplo e o sinal lá, ja chega prejudicado, uma antena de 15dbi da aquario é melhor do que essa de 24 que uso ? Ou é somente porque estão dizendo ser de fundo de quintal? Qual a vantagem dela em relação a que uso, o que ela tem de especial que essa não tem ? E o radio ? Tem algum que seja "original" e que ganhe em desempenho mesmo usando a potencia baixa ? Caso tenham um link que explique essas diferenças agradeço pois ja procurei mas nao achei a resposta que esperava.
    não fique magoado meu jovem no inicio é assim mesmo, queremos respostas prontas pra tudo, mas aos poucos vamos aprendedo. e este aprendizado so acontece quando metemos a mão no bolso e gastamos. Tudo na vida é por tentativa.

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    la meiados ano de 2004 eu tive dessas antenas de 100dbi tambem,
    porém não chega nem perto da Hyperlink de 15dbi,
    faça a troca e veja se resolve.

  10. #10

    Padrão

    com certesa esta antena não é boa, eu tenho 2 ideal telecom e tenho cliente até 7km, mas naum é regra é exceção, instalo no maximo 4km, este de 7km ta com uma aquario de 25dbi e bullet2

  11. #11

    Padrão

    Amigo pelo que vi a interferencia é vc mesmo que ta causando ok, baixa a potencia do radio pra 120 mw, eu tenho radio junto com antenas de fm nao da interferencia nao.

  12. #12

    Padrão

    Alguem tem alguns arquivos que expliquem detalhadamente o funcionamento do wireless ? Falando principalmente das potencias dos aps, porque pela intuição tenho que quanto maior a potencia mais alcançe e quanto maior o ganho da antena mais longe o sinal, porem estou percebendo que não é assim, quando se coloca a potencia muito alta ela tem mais perdas é isso ? Qual o ideal de potencia do meu ap usando uma antena Boa de 15dbi ? Tenho clientes a no maximo 700m, porem usando esse AP em 400mW e uma omni de 24,6dbi o sinal la já chega prejudicado e pelo que ví o alcançe de uma antena de 24,6dbi é de 42km, tudo bem que tem que ter visada, mas tem e sinceramente é uma mentira isso rsrssr...

  13. #13

    Padrão

    Só comentando o post do amigo acima, realmente não dava interferencia não, porem a radio colocou um transmissor muito potente que essa **** estragou tudo, ele é tao potente que meu radio era embaixo da antena que emite o sinal da FM e deu interferencia na placa do AP cortando a energia fazendo com que ele travasse ai afastei o radio da antena e ele ligou porem agora está prejudicando o sinal.

  14. #14

    Padrão

    Bom dia,

    Você tem as especificações desse transmissor FM e do elemento irradiante?

    Realmente podem ser problemas nesse transmissor: aterramento, cargas desequilibradas e harmônicos, acoplamento, dentre outros.

    Caso seja no transmissor é aconselhável instalar um filtro entre o transmissor FM e a antena. Muitos não sabem, mas transmissor FM também deve ser homologado e certificado na Anatel. É preciso ainda laudo de conformidade na instalação de todo o sistema irradiante por um engenheiro habilitado.

  15. #15

    Padrão

    Taí, uma explicação plausível. Harmônicas.

    Pois mesmo ele estando com potencia alta e outros probleminhas como antena, ele relatou que antes ele funcionava bem, e também o concorrente.
    Logicamente ele deve aprimorar a rede dele. Mas tudo começou com o transmissor FM.
    Ele disse também que está fora de cogitação denunciar. Então o melhor é tentar conversar com o dono, ou então se está usando a torre dele, o bom seria sair fora, procurar outro lugar.

    O Marcelo citou um filtro no FM, mas se o dono não quiser investir? Resolveria um filtro no rádio wireless? Um específico para o canal que ele usa?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Tá todo errado já, usando rádio em 400mW e omni de 24dbi que deve ser essas Dotwarp de fundo de quintal, ajeita isso ai cara, seta o rádio em 63mW e antena Aquario ou Hyperlink de 12 ou 15 dbi.
    hehehe, sabia que iam dizer isso....

  17. #17

    Padrão Interferencia de FM

    Como disse o colega Marcelo acima,
    independente da antena e da potência usada, o transmissor de FM pode estar causando esta interferência. Claro que um equipamento mal dimensionado ou de qualidade duvidosa, pode causar inúmeros problemas não só para outros como também para o próprio proprietário da rede.
    O primeiro passo seria dimensionar corretamente a rede wireless, depois sim reclamar contra terceiros que possam estar causando problemas. Só não entendo porque o prejudicado não quer denunciar a radio se ela for ilegal?, Pois transmissores potentes, independente de causar problemas se mal instalados, como interferências, batimentos, harmônicas etc...ainda podem causar danos irreparáveis com interferências nos serviços oficiais de telecomunicações de segurança.
    Se possível de uma olhada na matéria "inimigo de peso em redes Wireless" no site Tecnociencia.

    Abraço,

    castilhos

  18. #18

    Padrão

    troca esses aps por routerbord e coloca antena setorial de polarização horizontal que vc ver a coisa andar!

    tec em minkrotik!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcilioneto Ver Post
    troca esses aps por routerbord e coloca antena setorial de polarização horizontal que vc ver a coisa andar!

    tec em minkrotik!
    vc é tec em minkrotik?

  20. #20
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    sim, trabalhamos c ele a mais de ano ja.