+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link reserva em caso de queda do principal!

    Galera boa tarde, estou com o seguinte problema.. hj possuo 2 links no meu provedor um com 6mb full e um outro com 2mb full, a minha intenção é a seguinte: manter este link de 6mb como padrão e em caso de queda (os links são de operadoras diferentes) o link de 2mb assume porém, quando o link de 6mb se reestabilizar ele volta a ser o link padrão do meu mk e o 2mb volta a ser o link back-up. Apenas lembrando que o meu mk trabalha com web-proxy+hotspot redondinho. Galera me ajudem já pesquisei no forum mas não tive sucesso achei muito material de como ''juntar'' 2 links e tals mas esta solução não. Agradeço a todos!!!

  2. #2

    Padrão

    Dessa Forma que vc esta citando eu nunca vi não e não sei se tem jeito.( Mas Deve Ter Sim Com Certeza) Mas Eu entendi o que vc quis dizer vc não quer fazer um balance entre os links vc quer deixar um reserva e só quando um para entra o outro né . Bom Só vejo necessidade nesses casos se seu seu Link For ADSL ..Pois um link dedicado é muito raro rarissimo dar falhas .Qual Link Vc Usa...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WWANInternet Ver Post
    Dessa Forma que vc esta citando eu nunca vi não e não sei se tem jeito.( Mas Deve Ter Sim Com Certeza) Mas Eu entendi o que vc quis dizer vc não quer fazer um balance entre os links vc quer deixar um reserva e só quando um para entra o outro né . Bom Só vejo necessidade nesses casos se seu seu Link For ADSL ..Pois um link dedicado é muito raro rarissimo dar falhas .Qual Link Vc Usa...


    Cara valeu pela atenção, o meu link 6mb full é telefonica ( 3 modens, par metalico trabalhando em multlink configurado pela própria operadora e um link 2mb embratel que estou trazendo via radio de uma cidade vizinha, pois na minha cidade não tem pop embratel), bom dai vc pode até falar o porque que a telefonica num me fornece fibra né, to aguardando a instalação da fibra faz quase 4 meses e nada... por ai vc já ve a minha situação amigo!

  4. #4

    Padrão

    Ola,

    Voce pode ter isso sim e funciona. O que voce precisa fazer é utilizar ip route2 com failover. Voce terá que criar as tabelas de roteamento dos dois Links com ip route2, utilizar o Iptables para marcar os pacotes e selecionar por qual tabela (Link) eles sairão. O fail over irá identificar quando algum link der problema e através de parametros escolhidos por voce e irá alterar as configurações que também deverão ser configuradas.
    Dessa forma os dois Links serão utilizados e se o 1 cair passa tudo para o 2 e se o 2 cair passa tudo para o 1 e quando os 2 estiverem funcionando as configurações originais estarão ativas.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alegazo Ver Post
    Ola,

    Voce pode ter isso sim e funciona. O que voce precisa fazer é utilizar ip route2 com failover. Voce terá que criar as tabelas de roteamento dos dois Links com ip route2, utilizar o Iptables para marcar os pacotes e selecionar por qual tabela (Link) eles sairão. O fail over irá identificar quando algum link der problema e através de parametros escolhidos por voce e irá alterar as configurações que também deverão ser configuradas.
    Dessa forma os dois Links serão utilizados e se o 1 cair passa tudo para o 2 e se o 2 cair passa tudo para o 1 e quando os 2 estiverem funcionando as configurações originais estarão ativas.

    Alegazo, obrigado pela dica, baseando em sua linha de pensamento, comecei uma pesquisa em alguns foruns (aqui no unde-linux, vivaolinux, etc) e ainda continuo não achando um material que diga de fato como fazer esta tarera ( um how-to), vc poderia indicar algum material, ou se vc tiver algum codigo já relacionado ao assunto ficaria muito grato pela ajuda, fico no aguardo!