+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Liberando ICMP sobre controle de banda.

    Pessoal, estou tentanto criar uma regra básica para fazer com que o icmp (ping) passe diretamente pelo controle de banda das queues, como o que acontece com cache-full, o cliente esta consumindo toda sua banda, mas ao "pingar" o rádio dele, o tempo é normal, como se ele estivesse sem navegar, pois quando o cliente esta usando toda sua banda o ping, mesmo que para meu servidor fica alto, inicialmente pensei em marcar o pacote na chain postrouting e criar uma queue-tree para isto e uma outra marcação com prerouting, o que vocês acham ?

  2. #2
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Ping

    Particularmente acho desnecessario, mas claro talvez tenha utilidade para outros.

  3. #3

    Padrão

    Faco isto aqui para que os operadores de suporte possam testar a conexao do cliente, independente do controle de banda...

    No meu caso, os clientes sao PPPOE que cria aquela queue dinamica em /queue simple...

    O que tenho aqui eh um PCQ da seguinte forma:
    /queue type add kind=pcq name=servers pcq-classifier=src-address pcq-limit=100 pcq-rate=3000000 pcq-total-limit=50000

    E em queue simple, tem uma regra fixa que fica posicionada como a primeira de todas as regras... Dessa forma ela é executada ao inves da queue do cliente apenas quando o trafego vem do meu servidor (onde o pessoal conecta e pinga os clientes, etc)...

    /queue simple add burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s comment="" direction=both disabled=no dst-address=IP_DO_SERVIDOR interface=all limit-at=0/0 max-limit=0/0 name=servers parent=none priority=1 queue=servers/servers total-queue=servers

    Nesse esquema, da pra fazer um ping de 3MB para cada cliente... Inclusive, da pra fazer pings simultaneos para clientes diferentes, cada um com 3MB maximo de banda...