+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Como configurar uma RouterBoard 433

    Preciso de uma Ajuda conforme tentarei esclarecer o maximo possivel... espero que entendam minha lógica e esclareçam minhas duvidas...

    Base:

    Tenho Duas Torres de Distribuição de sinal atraves de...

    Pirmeira torre (Principal):

    * Placa RouterBoard 433 (3 Slot Mini-PCI + 3 Lan "Sendo 1 PoE) + 2 (dois) Cartões Mini-PCI com sistema Mikrotik 3.x.x já instalado de fabrica
    * Dois Cable Modem Net Combo
    * Uma Antena Omni Direcional "Bastão"(360º) 24 Dbi
    * Uma Antena Omni Direcional "Grade" (90º) 25 Dbi

    Detalhes de Esquema Topologico:

    - 1º Cable Modem Conectado à 1 (uma) Porta Lan (Ether3)
    - 2º Cable Modem Conectado à 1 (uma) Porta Lan (Ether2)

    - Antena "Bastão" (360º) Ligada à 1 (um) Cartão Mini-PCI (Wlan1)
    - Antena " Grade " ( 90º) Ligada à 1 (um) Cartão Mini-PCI (Wlan2)

    Metodo de Distribuição:

    # Antena "Bastão" (360º) Ligada à 1 (um) Cartão Mini-PCI (Wlan1) Será onde os clientes proximos se conectarão... repasando assim a conexão de internet que entra pela porta Lan (Ether3)
    # Antena " Grade " ( 90º) Ligada à 1 (um) Cartão Mini-PCI (Wlan2) Será direcionada para a Segunda Torre... repasando assim a conexão de internet que entra pela porta Lan (Ether2)

    ********************************************************

    Segunda Torre (Recebe Sinal Da Primeira)

    * PC com sistema Mikrotik 2.9.27
    * Um Ap/Ap Client & Ap Repeater (WDS) "GTS 400Mw" (1 Lan + 1 Wlan)
    * Um Ap/Ap Client/Ap Bridge/Ap Repeater (WDS)/Router & Switch "GTS 200Mw" (1 Wan + 1 Wlan + 4 Lan)
    * Uma Antena Omni Direcional "Bastão"(360º) 24 Bdi
    * Uma Antena Omni Direcional "Grade" (90º)

    Logistica e Topologia:

    # Antena " Grade " ( 90º) Ligada à 1 (um) Ap/Ap Client/Ap Bridge/Ap Repeater (WDS)/Router & Switch "GTS 200Mw", que assim recebe sinal vindo da 1ª Torre repassando a conexão para o PC.
    - GTS 200Mw recebe sinal da antena e repassa para o PC
    @ PC Recebe dados/pacotes vindos da 1ª Torre através da placa de rede (Entrada)
    @ PC Repassa dados/pacotes através da placa de rede (Saída)
    - GTS 400Mw recebe sinal do PC e repassa para a antena
    # Antena "Bastão"(360º) Ligada à 1 (um) Ap/Ap Client & Ap Repeater (WDS) "GTS 400Mw" que será onde os clientes proximos se conectarão.

    ********************************************************

    Agora vem os detalhes principais e minha dúvida:

    Com relação a comunicação da Segunda torre, deixo claro que, do GTS 200 em diante, está tudo perfeito (Comunicação - Recebimento e Distribuição de dados/pacotes - Firewall - etc...) tudo está ok e funcionando como deveria ser... "Somente uma coisa não está dando certa na segunda torre, que é, o meu GTS 200 encherga a Primeira torre perfeitamente, só que não consegue fazer conexão com ela... quando tento fazer a conexão dá-se o "Encrypt Mis..." não lembro-me bem o nome

    o meu problema maior mesmo é com a primeira torre, não consigo configurar o mk do rb433, nem a distribuição local tanto como a que joga o sinal para a segunda torre...

    minha pergunta é, alguém poderia me ajudar ou me enviar uma tutorial completo de como configurar uma routerboard 433 em detalhes, já tenho tudo quanto é tutorial, e não consigo identificar onde estou errando...

    me ajudem por favor... me diga se eh com relação a bridge, hotspot wiriless... já tentei de tudo... e o máximo que consigo, é fazer o meu lap top quanto o GTS 200 enchergarem a conexão, mas conseguir me conectar a ela, esse é que é o problema...

    desde já agradeço ajuda e coolaboração, e espero ter sido claro quanto ao sistema que tou montando, quanto a minha dúvida...


    Att...

    Juliano Nunes

    se puderem me ajudar via msn acho que seria de maior ajuda
    [email protected]

  2. #2

    Thumbs up Planta do Projeto

    Para maiores detalhes visuais... segue abaixo imagem de como deverá trabalahr as comunicações das torres


    https://under-linux.org/fotos/jsnxpt...omo-matriz.jpg


    Caso seja nescessário mais plantas ... estarei pronto a desenhar conforme dúvidas para esclarecimento de meu projeto....

    ps: se não queres ajudar, também não critique, é para isso que foruns e faq foram criados... para esclarecer e ajudar quando alguem tem uma duvida... grato por aqueles que realmente estão dispostos a ajudar"
    Última edição por jsnxptech; 03-11-2009 às 03:58.

  3. #3

    Padrão

    ola, boa tarde, não sei se entendi bem, mas vamos lá vc disse que não ta conseguindo fazer sua 433 funcionar nem paraos clientesque se conectão nela? bom vc primeiramente vc deve fazer uma bridge, adicionando todas as interfaces nesla para que haja uma comunicaçãoda ether que vc recebe o link com a wlan, vc disse que tbem não consegue comunicação entre as 2 torres, vc fez os wds certinho? adiciono os mac da primeira torre na segunda e da segunda na primeira? se vc fez isso e naum funciono ainda pode ser que vc esqueceu de adicionar as interfaces virtuais dos wds na bridge...

  4. #4

    Padrão

    outra coisa, posta ai detalhes de suas antenas, fikei curioso, omni de 24 dbi nao deve ser muito boa, são as vendidas no ML né? a direcional que vc usa de grade é só direcional não omni e a abertura dela é realmente 90? que marca é?

  5. #5

    Thumbs up obrigado pela dica..

    naum tenho certeza se errei ou se esqueci-me de algo... mas vou averiguaq,.....


    e vou sim postar mais detalhes.... tipo comoo a topologia fisica e logica de cada uma.... opra vc entender melhor... ^^]

    ]

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jsnxptech Ver Post
    naum tenho certeza se errei ou se esqueci-me de algo... mas vou averiguaq,.....


    e vou sim postar mais detalhes.... tipo comoo a topologia fisica e logica de cada uma.... opra vc entender melhor... ^^]

    ]

    Posso estar completamente errado, mais darei minha opnião...

    1 - já que vc vai ter dois links da mesma operadora, compensa mais ter 1 grande, largar os dois de não sei quanto por 1 de 12 mb...

    2 - coloca o pc-ap como gerenciado aproveita coloca o web-proxy, coloca um dos seus radinhos como transmissos na omni e outro na de grade...

    3 - na outra torre coloca a rb aom 1 cartão recebendo e outro transmitindo com uma bridge neles...

    se aceitar a sujestão estamos ai... detalhe... ISTO É O QUE EU FARIA... não sendo que é o que todos querem...

  7. #7

    Talking

    Citação Postado originalmente por megaroteadores Ver Post
    Posso estar completamente errado, mais darei minha opnião...

    1 - já que vc vai ter dois links da mesma operadora, compensa mais ter 1 grande, largar os dois de não sei quanto por 1 de 12 mb...

    2 - coloca o pc-ap como gerenciado aproveita coloca o web-proxy, coloca um dos seus radinhos como transmissos na omni e outro na de grade...

    3 - na outra torre coloca a rb aom 1 cartão recebendo e outro transmitindo com uma bridge neles...

    se aceitar a sujestão estamos ai... detalhe... ISTO É O QUE EU FARIA... não sendo que é o que todos querem...

    ^^

    vlw amigo.. sua sujestão é sim viavel manow...

    mas vai o detalhes ... a minha cidade eh um lixo em tecnologia... principalmente quando se fala em velocidade de conexão...

    .. já tinha tudo feito para o padrão 12 mbs... por isso essa estrutura e topologia complexa... devido eu ter investido em equipamento, e só depois a operadora constatou que ela não tem o suporte 12mbs pra minha cidade... como eu não havia nem feito uma pré-assinatura, tenho nem como processar a empresa pela falta de informação e esclarecimento precisa.. ^^

    por isso tive que reaproveitar o maximo das que tenho a disposição .. sendo que a torre do manoa, é onde se encontra a conexão com a internet, e a do nova cidade, não existe nenhuma empresa que ainda tenha levado internet... ^^ .. lá a única solução eh discada... por esse motivo, fiz esse projeto para levar internet até lá.... e não quero ter que mudar nada em minha estrutura... pois a de lá já está como deveria está.... o meu unico problema e duvida mesmo... eh soh com relação a minha RB433, ou seja, ela não se comunica com minha segunda torre.... uma só encontra a outra... mas não consigo fazer conexão entre ambas....

  8. #8

    Padrão 1 Link apenas

    Citação Postado originalmente por megaroteadores Ver Post
    Posso estar completamente errado, mais darei minha opnião...

    1 - já que vc vai ter dois links da mesma operadora, compensa mais ter 1 grande, largar os dois de não sei quanto por 1 de 12 mb...


    se aceitar a sujestão estamos ai... detalhe... ISTO É O QUE EU FARIA... não sendo que é o que todos querem...
    Boa noite...
    Deixa eu discordar um pouco de voce quanto ao link, de fazer a troca por 1 apenas! Olha conexoes adsl tem limites de conexão, tem upload pequeno, tem por exemplo restrição ao numero de downloads - megaupload, rapdshare , etc... esses servidores so iberam um download no maximo 2 por IP do modem, não do cliente!! É prefirivel voce ter 2 links de 4mbps do que 1 de 8mbps, a não ser que tenha algum cliente com 5mbps de banda, porque ele não atingira 5mbps nunca em um link de 4 é claro! Alem disso voce tem redundancia, ou seja se cai um link o outro assume "failover", coisa que o mikrotik faz brincando. 1 link apenas quando ultrapassar um determinado numero de clienets conectados vai por na fila pra youtube, etc, se utilizar um modem meia boca vai cair demais, ou seja, vai ter dor de cabeça. Eu prefiro 2 links de 12Mbps é claro, mas se for pra ter um de 12mbps eu prefiro 2 de 6Mps...

  9. #9

    Padrão

    amigo primeiramente vamos configurar a rb,
    posta as configs aí pra nós?

  10. #10

    Cool Re: Como configurar uma RouterBoard 433

    Desde já gsotaria de agradecer a ajuda....


    mas já resolvih meu problema....

    fiz uma rede WDS com a rb sendo a matrix... e cada rádio extra que eu tinha... usei-os como repetidores formando assim uma especie de rede estruturada Wiriless... ficopu xooouu... e ainda me ajuda a abranger grande área da cidade..... se alguém precisar de uma ajuda... eh só avisa....


    um dia desses ae, eu posto detalhadamente... como eu fiz... assim tenho certeza, que o que irei postar... será bem mais claro que alguns post disponiveis.... "pois tem gente que ainda tah começando a mexer no mk assim como eu estava a algum tempo atras e não conhece toda a linguagem de espressões exatas....


    Juliano Nunes
    Adm. de Redes