Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usuario com dois micros

    Ola pessoal, a tempo tenho essa duvida porém agora alguns usuarios começaram a pressionar.

    como todos sabem cada um recebe seu login e senha.

    porém alguns têm 2 computadores em casa e querem usar os dois na rede, mas quanto logam nos dois micros com a mesma senha acontece akilo que todos ja sabem " LIMIT ADRESS PPOR MAC EXCEDED"

    Seria facil fornecer dois logins pra o sugeito como por exemplo João1 e joão2 mas ai não convem para mim duas maquinas logadas a 200k cada por exemplo pelo preço de uma, (plano do joão é 200k) e nao poço limitar 100k em cada login por questões obvias.

    Oque quero é saber se existe modo de criar um login que aceite duas maquinas simultâneas e divida a velocidade entre as duas quando conectadas ao mesmo tempo. ou dividir a velocidade entre dois logins, que daria no mesmo.

    Muito Obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    Cara, da uma conferida ai... se nao estou enganado tem uma opçao na configuracao de hs que permite 2 logins simultaneos.
    Tem um campo onde vc marca quantos logins quer permitir.
    Olha em User Profiles, o campo shared users.

    abraço

  3. #3

    Padrão

    Oi amigo, tudo bem?

    exato é possivel abilitar varios acessos com um mesmo login, porem, eu testei e todos ficam como o mesmo limite de trafego. tipow.

    o joao conecta em tres maquinas.. no hotspot fica joao_1 200K joao_2 200K joao_3 200K
    mas ai é akela historia, o cara paga por um acesso e tem tres maquinas independentes, eu queria mesmo que dividisse a banda nos logins dele, porque ai o problema é dele se ficar lento. já que ele paga somente um acesso.

    se eu cobrar outro acesso pro cara e cobrar adicional ele nao aceita, e se simplesmente eu disse que nao tem como dividir a velocidade ele parte pra BRT e usa hub como todo mundo.

    Mas valew parcero pela força, vou continuar pesquisando, eu sei que no MyAuth da pra fazer isso tranquilho, mas nao queria mudar a plataforma.

  4. #4

    Padrão

    axo que voce nao entendeu.
    Essa opção que te passei eh pra logins simultaneos, ou seja, o joao se conecta com o login joao_silva na maquina 1 e usa o mesmo login pra maquina 2 e 3. O hs libera que o mesmo login seja usado ao mesmo tempo por um numero X de micros.
    A, esqueci de falar... Voce tem a opcao do queue parent tambem.



  5. #5

    Padrão

    Aqui também passamos por esse dilema, logo que começamos. O que praticamos são 2 tipos de instalação: básica (antena + pigtail + adaptador) e "coletiva" (antena + pigtail + AP), com preços diferenciados, mas só faço isso se os equipamentos estiverem na mesma residência. Configuro o AP com Cliente ISP, cadastro os MAC internos, e cadastro apenas um usuário no Hotspot com a banda padrão.

  6. #6

    Padrão CORRETO

    Citação Postado originalmente por clovisfernando Ver Post
    Aqui também passamos por esse dilema, logo que começamos. O que praticamos são 2 tipos de instalação: básica (antena + pigtail + adaptador) e "coletiva" (antena + pigtail + AP), com preços diferenciados, mas só faço isso se os equipamentos estiverem na mesma residência. Configuro o AP com Cliente ISP, cadastro os MAC internos, e cadastro apenas um usuário no Hotspot com a banda padrão.

    ESTA CORRETO !! AQUI TAMBEM PROCEDO DESSA FORMA !!

    MUITO OBRIGADO ESTOU PASSANDO POR ESSA MESMA SITUAÇÃO

    2 PCS NA MESMA RESIDENCIA E VOU ADOTAR SUA SOLUÇÃO ( BASICA E COLETIVA )

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por achiodi Ver Post
    axo que voce nao entendeu.
    Essa opção que te passei eh pra logins simultaneos, ou seja, o joao se conecta com o login joao_silva na maquina 1 e usa o mesmo login pra maquina 2 e 3. O hs libera que o mesmo login seja usado ao mesmo tempo por um numero X de micros.
    A, esqueci de falar... Voce tem a opcao do queue parent tambem.


    sim amigo isso mesmo. mas oque eu disse é que estes usuarios usando mesmo login recebem banda separada do hotspot, usando o exemplo que vc mensionou, o joao_silva loga em tres maquinas com esse login e no hotspost vai ficar assim (automatico) joao_silva 200K joao_silva_2 200k joao_silva_3 200k (o MK acressenta o numero no final do nome para diferenciar dos outros iguais.. a destina uma banda separada de 200K para cada um) desde que a banda configurada do joao seja 200k..

    valew abracos

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por clovisfernando Ver Post
    Aqui também passamos por esse dilema, logo que começamos. O que praticamos são 2 tipos de instalação: básica (antena + pigtail + adaptador) e "coletiva" (antena + pigtail + AP), com preços diferenciados, mas só faço isso se os equipamentos estiverem na mesma residência. Configuro o AP com Cliente ISP, cadastro os MAC internos, e cadastro apenas um usuário no Hotspot com a banda padrão.
    deicha eu ver se entendi.. o configura o AP em ISP para repassar os MAC dos micros do cliente ao MK correto? ai vc fornece um unico login para o cliente conectar em todos simultaneamente.
    Mas tipow assim, vai acontecer a mesma coisa que o amigo achiodi sugeriu, ou seja, cada micro ficara com uma banda separada. nao é isso?

    valew

  9. #9

    Padrão

    Configura o radio no cliente como Wireless ISP e na conexão wan vc deixa como ppoe, ou seja, quem vai discar para o seu provedor é o ap, assim q ele conecta, ele passa a fazer nat para as maquinas internas ( qtas quiser), e todas vão brigar pela banda que vc destinar ao cliente.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dorau Ver Post
    deicha eu ver se entendi.. o configura o AP em ISP para repassar os MAC dos micros do cliente ao MK correto? ai vc fornece um unico login para o cliente conectar em todos simultaneamente.
    Mas tipow assim, vai acontecer a mesma coisa que o amigo achiodi sugeriu, ou seja, cada micro ficara com uma banda separada. nao é isso?

    valew
    Não companheiro vc está se confundindo. Configurando o modo de operação como CLIENTE ISP, voce está fazendo um NAT, ou seja para o Mikrotik quem está conectando é um usuário só com o MAC do AP. Quantos estão embaixo do AP não importa, pois estão compartilhando uma unica banda de 200kbps.
    Só aconteceria isso que vc mencionou, caso configure o AP em modo BRIDGE, aí sim seria passado o mac de cada máquina, ou o mac do AP repetido(dependendo do firmware).
    Pode fazer dessa forma que dá certo.

    Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/NAT

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por clovisfernando Ver Post
    Não companheiro vc está se confundindo. Configurando o modo de operação como CLIENTE ISP, voce está fazendo um NAT, ou seja para o Mikrotik quem está conectando é um usuário só com o MAC do AP. Quantos estão embaixo do AP não importa, pois estão compartilhando uma unica banda de 200kbps.
    Só aconteceria isso que vc mencionou, caso configure o AP em modo BRIDGE, aí sim seria passado o mac de cada máquina, ou o mac do AP repetido(dependendo do firmware).
    Pode fazer dessa forma que dá certo.

    Referência: NAT - Wikipédia, a enciclopédia livre
    Ah perfeito agora sim, é isso que preciso. valew parceiro

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dorau Ver Post
    deicha eu ver se entendi.. o configura o AP em ISP para repassar os MAC dos micros do cliente ao MK correto? ai vc fornece um unico login para o cliente conectar em todos simultaneamente.
    Mas tipow assim, vai acontecer a mesma coisa que o amigo achiodi sugeriu, ou seja, cada micro ficara com uma banda separada. nao é isso?

    valew
    ...nao, se conecta 100 pc la...a banda ainda vai fika a que vc destino para akele ap, ela vai dividi de acordo com os pc que conectarem, se 1 conecta ele pega a banda full, se 2 ela divide pros 2 e assim por diante....eles vaum compartilha a mesma banda

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por easyconnect Ver Post
    ...nao, se conecta 100 pc la...a banda ainda vai fika a que vc destino para akele ap, ela vai dividi de acordo com os pc que conectarem, se 1 conecta ele pega a banda full, se 2 ela divide pros 2 e assim por diante....eles vaum compartilha a mesma banda
    Perfeito amigo, já havia agradecido ao amigo anterior.

    Mas aproveitando me diga uma coisa entao, essa configuracao ISP, uma especie de discagem, pede usuario e senha como se fosse um moden adsl.. temq por o usuario e senha que o cara usava no MK? desculpe a ignorancia da pergunta. valew.

  14. #14

    Padrão

    tmb passamos por problemas pareçidos, por vender planos a clientes que usam compartilhamento (ap em bridge, levando o mk a enxergar diretamente os pcs), ae vem o problema, eu compartilho com o vizinho, e meu vizinho resolve por um 2 pc, tenho q forneçer um segundo login pra ele, quando as duas maquinas dele logarem, vai ter duas queues no mik (duas de 200k por ex) sendo que vendo somente 200k pra ele. Creio q a unica solução seria usando parent, alguem ae ja testou e pode nos dar um help ?

    abraços

  15. #15

    Padrão

    Eu acho que só tem duas formas:

    Bridge: repasssa o mac dos clientes pro mk , cada um loga indiferente pelo hotspot e cada um usa o controle de banda que esta setado para o usuario. Usado em predios para colocar clientes independentes um do outro. Cada um loga no hotspot com sua senha e com velocidades diferentes

    Client ISP: quando o ap recebe do mk umk ip e ele faz um nat gerando uma rede local entre os usuarios. Pode-se usar duias maquinas no hotspor que não tem problema , a primeira que logar autentica no hotspotr e a outra navega sem necessidade dee um novo login mas as duas maquinas em um perfil só . Sendo assim se o cliente tiver banda de 250 kbps as duas maquinas compartilham a mesma banda.

    Agora se tiver outras maneiras coloque ai.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Eu acho que só tem duas formas:

    Bridge: repasssa o mac dos clientes pro mk , cada um loga indiferente pelo hotspot e cada um usa o controle de banda que esta setado para o usuario. Usado em predios para colocar clientes independentes um do outro. Cada um loga no hotspot com sua senha e com velocidades diferentes

    Client ISP: quando o ap recebe do mk umk ip e ele faz um nat gerando uma rede local entre os usuarios. Pode-se usar duias maquinas no hotspor que não tem problema , a primeira que logar autentica no hotspotr e a outra navega sem necessidade dee um novo login mas as duas maquinas em um perfil só . Sendo assim se o cliente tiver banda de 250 kbps as duas maquinas compartilham a mesma banda.

    Agora se tiver outras maneiras coloque ai.
    beleza, e como se configura ap em ISP? valew

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dorau Ver Post
    Ola pessoal, a tempo tenho essa duvida porém agora alguns usuarios começaram a pressionar.

    como todos sabem cada um recebe seu login e senha.

    porém alguns têm 2 computadores em casa e querem usar os dois na rede, mas quanto logam nos dois micros com a mesma senha acontece akilo que todos ja sabem " LIMIT ADRESS PPOR MAC EXCEDED"

    Seria facil fornecer dois logins pra o sugeito como por exemplo João1 e joão2 mas ai não convem para mim duas maquinas logadas a 200k cada por exemplo pelo preço de uma, (plano do joão é 200k) e nao poço limitar 100k em cada login por questões obvias.

    Oque quero é saber se existe modo de criar um login que aceite duas maquinas simultâneas e divida a velocidade entre as duas quando conectadas ao mesmo tempo. ou dividir a velocidade entre dois logins, que daria no mesmo.

    Muito Obrigado a todos.
    Ola amigo
    em linux ja tenho um certo tempo, as no mikrotik... Sou novato ainda.
    porem, vou arriscar uma outra dica:

    ja pensou em configurar o hotspot para somente 1 usuario... assim cada 1 teria seu usuario..
    mas fazer o controle de banda desses dois usuarios pelo queue?
    Última edição por AndrioPJ; 05-11-2009 às 18:43.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    tmb passamos por problemas pareçidos, por vender planos a clientes que usam compartilhamento (ap em bridge, levando o mk a enxergar diretamente os pcs), ae vem o problema, eu compartilho com o vizinho, e meu vizinho resolve por um 2 pc, tenho q forneçer um segundo login pra ele, quando as duas maquinas dele logarem, vai ter duas queues no mik (duas de 200k por ex) sendo que vendo somente 200k pra ele. Creio q a unica solução seria usando parent, alguem ae ja testou e pode nos dar um help ?

    abraços
    Tenho problema parecido aqui. tenho 2clientes que compartilham a mesma antena e o mesmo Ap,que esta configurado em Ap wds.Porem um dos clientes tem 2 pcs mas o ap repassa o mac dos 3 pcs(1pc do cliente 1 e 2 pc do client 2)ficando assim o cliente 2 com duas banda de 200k,sendo a contratada uma de 200k.Eu pensei em fazer por script que identificasse qd os dois estivessem logado,reduzisse a velocidade para 100k,mas não consegui ainda desenvolver o script, se alguem puder ajudar?

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizrfabri Ver Post
    Configura o radio no cliente como Wireless ISP e na conexão wan vc deixa como ppoe, ou seja, quem vai discar para o seu provedor é o ap, assim q ele conecta, ele passa a fazer nat para as maquinas internas ( qtas quiser), e todas vão brigar pela banda que vc destinar ao cliente.

    tbm acho essa umas das melhores soluções Quando se tem AP é claro !!! e quando não tem AP ai tem que fazer esse controle no Sevidor ai quais seriam as possibilidades

  20. #20
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão E se ele usa cabo crosover

    Isso esta acontecendo uma pega a internet do pc do outro ai fica a mesma senha mesmo login só que eles pega banda separada.