Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 110km direto, será que dá?

    Olá pessoal!, estou querendo fazer um ptp de uma cidade proxima a minha, onde os pontos vao ficar com 110km com visada, estou querendo usar:
    * Antenas OIW 33dbi
    * Cartoes XR5
    * RB 433AH

    Como a RB e os cartões eu ja possuo, so compraria as antenas, agora que vem o "x" da questao, a essa distancia esse equipamento da conta do recado, ou nem funciona???????

  2. #2

    Padrão

    Passe as coordenadas do ponto A e do ponto B, para q possamos analizar!

  3. #3

    Padrão

    Bom dia,

    para 110KM com visada perfeita o sinal chegará, mas chegará fraco. Pode tentar com antenas de 46dBi. O ideal seria dividir esse enlace em dois de 55KM.

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    se a visada for perfeita, e o fresnel limpo,
    pode ir sem dó..
    vai dar os 20mbps + - half..
    se configurar direitinho vai ficar uns 5, a 10ms o delay.

  5. #5

    Padrão

    Vou passar as coordenadas para vcs verem!

  6. #6

    Padrão

    se tiver visada acho que funfa!
    eu ia tentar fechar de qualquer forma um link dessa distancia!
    hehehehe

    soh pra ficar na historia

  7. #7

    Padrão

    faz com antenas pluton de 46dbi, se der posta fotos de como foi feito ai pra gente ver, porque o maximo que consegui até hoje foi 40Km, alias nunca tentei mais distante... rs
    até mais..

  8. #8

    Padrão

    fechamos aqui um link de 63 km com oiw de 33 DP e r5h sinal -59 e turbo, mas usando apenas uma polaridade pois atendeu o que nos queriamos de trafego jah.

    ficou com trafego igual a um link de 2 km hehehe

    unica coisa que estamos tendo problema eh que o link da umas quedas bem rapidinhas, que nem se percebe e nem perde pacotes, mas fica dando essas quedinhas! e queremos ver o uptime do link igual ao uptime da RB.

    estamos achando que eh o cartao vamos trocar essa semana por xr5 pra testar.

    jah alertando, use cabos cell-flex! senao eh de certeza que nao vai fechar! haha
    e acho que as 33 fecha

    jah acho a 33 enorme imagina essa 46 que certamente deve ser vazada! e que perde alguns dbs

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por keniocesar Ver Post
    Olá pessoal!, estou querendo fazer um ptp de uma cidade proxima a minha, onde os pontos vao ficar com 110km com visada, estou querendo usar:
    * Antenas OIW 33dbi
    * Cartoes XR5
    * RB 433AH

    Como a RB e os cartões eu ja possuo, so compraria as antenas, agora que vem o "x" da questao, a essa distancia esse equipamento da conta do recado, ou nem funciona???????
    É como o amigo falou se o fresnel for limpo passa tranquilo, agora os dois pontos tem que ser bastante altos por causa da curvatura da terra.
    O maior enlace que fiz foi de 72km diretos usando xr5, 433ah e oiw33dbi polarização simples, passando 37mbps half e 19mb full, hoje uso 10mb latência em 2ms.

    Mikrotik Router -> ALCIMAR-VICENCIA -> Interface Traffic Graphing

    Agora logico tem que fazer a configuração bem feita e testa bastante e afina muito bem o alinhamento para rodar direito.

  10. #10

    Padrão

    Aproveitando alguem já usou as antenas da pluton PTX26-58-R http://www.dtr.com.br/pluton/Site_Po...PTX26-58-R.pdf estou com 6 delas aqui porém estou com dificuldade de ter um rendimento ao qual ela promete.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alcimarbezerra Ver Post
    É como o amigo falou se o fresnel for limpo passa tranquilo, agora os dois pontos tem que ser bastante altos por causa da curvatura da terra.
    O maior enlace que fiz foi de 72km diretos usando xr5, 433ah e oiw33dbi polarização simples, passando 37mbps half e 19mb full, hoje uso 10mb latência em 2ms.

    Mikrotik Router -> ALCIMAR-VICENCIA -> Interface Traffic Graphing

    Agora logico tem que fazer a configuração bem feita e testa bastante e afina muito bem o alinhamento para rodar direito.
    amigo como esta a estabilidade desse seu link

    o uptime do link eh parecido com o uptime das rbs?

    aqui no nosso de 63 da umas quedas geralmente a noite

    eh impercepetivel mas acessandoa rb a gentre ve q o uptime do linkesta em 1-2 horas

  12. #12
    Del-Link Provedor Avatar de dellink
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Região Agreste de Pernambuco e mata sul
    Posts
    95

    Padrão recife / garanhuns

    em parceria com a engenharte, estou elaboarando um enlace do recife a garanhuns totalizando aproximadamente 230kl da segunte forma: CANDEIAS / ESCADA..... ESCADA / SERRA DA PRATA EM CATENDE.... SERRA DA PRATA / PANELAS ...... PANELAS / GARANHUNS.
    com isso iremos atender as cidades de cabo, escada, palmares, catende,jaqueira, maraial, sao benedito, panelas, cupira, quipapá, canhotinho, sao joao , angelim e garanhuns. Estamos precisando de provedores nessas cidades para compartilhar os custos, o link sai em tornode 500,00 quinhetos reais o mega ( ANID e GVT) full e cada provedor parceiro ficara responsavel pelas torres de sua area. temos possibilidade de usar as torres da detelpe e a engenharte dará o suporte telecon. interessados ( [email protected]) (87) 9902-0445 chega de trabalhar feito doido pra pagar link caro a telemar e a esploradores . temos disponiveis 100MB para trazer . se vc acha impossivel, é porque não conhece a história da Chesf ou não descobriu ainda os segredos da radio frequencia. ( Del_LINK)

  13. #13

    Padrão

    temos um enlace com esses equipamentos a 78km com antena OIW dupla polarização em Nstreame funciona bem e trafegamos na faixa de 22mb. único detalhe que ainda não resolvemos foi que durante chuvas pesadas esse enlace sofre muito o trafego chega a cair para 11mb, sempre ficando excelente após essas chuvas, estamos estudando um ponto no meio do trajeto para repetição. já adianto que os discos da OIW são excelentes e simples de alinhar, confira se no seu trajeto não tem espelho d´agua, isso atrapalha tmbm seu enlace, se tiver desvie...

  14. #14

    Padrão

    OLá a todos,,, coloque os pontos no GPS ou procure os pontos no Google Earth,,, aí ficará facil de ter uma melhor analise,,,, quanto maior a distancia,, maior é o fresnel,,,,

    Mande os pontos,, para melhor análise

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    posta as coordenadas ae pra que possamos analisar.
    De repente podemos melhorar este enlace,ok.

    Abraço.

  16. #16

    Padrão

    Consegui 108Km com 10mbps full usando Motorola PTP 400 e antenas Kathrein de 0,6m. Se colocar antenas de 1,2m consegue bem mais.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alcimarbezerra Ver Post
    Aproveitando alguem já usou as antenas da pluton PTX26-58-R http://www.dtr.com.br/pluton/Site_Po...PTX26-58-R.pdf estou com 6 delas aqui porém estou com dificuldade de ter um rendimento ao qual ela promete.
    temos um parzinho aqui num link de 50 km! e outro com a oiw 33
    oiw sinal -55
    pluton -64

    e não conseguimos sinal melhor nas pluton!
    mas acho que é eh boa mesmo em locais onde exista bastante interferencia
    mesmo perdendo pela oiw, eu gosto dela hehe

    mais uma coisa se usar aquele L para conectar o cabo entra agua mesmo bem isolado! aqui entrou nas 2 na primeira chuva
    firamos e não entrou mais agua

  18. #18

    Padrão PTP de 100KM - 8MB FULL.

    Pessoal estou com um serviço para fechar um link de 100KM para passar 8MB full. Vou postar as coordenadas para os nobres colegas me dizerem se é possível e quais equipamentos indicados para tal. sei que tem colega que possui um programa da MOTOROLA que visualiza todo o trajeto e ainda dá a altura das torres nos dois pontos. Desde já agradeço a ajuda de todos e espero que esse trampo seja concretizado.

    Ponto "A" (de onde vai sair o link): 16° 0'34.67"S - 48° 4'15.68"O
    Ponto "B" (onde vai receber o link): 15°50'52.20"S - 48°57'35.81"O

    No ponto "A" ja tem uma torre com 26m de altura e no ponto "B" será erguida uma torre com 30m.

  19. #19
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Não fecha direto. conforme analise do radio mobile e linkplanner, precisas de uma repetidora entre os km 69 e 74, com no minimo 35metros. assim terás visada para os dois pontos e podes fechar em 5.8ghz tranquilamente.
    Se precisar de projeto pra esse link me manda email [email protected] que faço pra vc gratuito.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alcimarbezerra Ver Post
    É como o amigo falou se o fresnel for limpo passa tranquilo, agora os dois pontos tem que ser bastante altos por causa da curvatura da terra.
    O maior enlace que fiz foi de 72km diretos usando xr5, 433ah e oiw33dbi polarização simples, passando 37mbps half e 19mb full, hoje uso 10mb latência em 2ms.

    Mikrotik Router -> ALCIMAR-VICENCIA -> Interface Traffic Graphing

    Agora logico tem que fazer a configuração bem feita e testa bastante e afina muito bem o alinhamento para rodar direito.
    Esta questão da curvatura precisa também levar em conta.
    Eu planejo um link de 80km. Os dois pontos estão a 430m de altitude e entre eles não passa de 150m.
    Eu já notei que em dias de chuva pesada, as nuvens descem muito e entre estes dois pontos pode ocorrer de ficar uma massa compacta de nuvens.
    Isso pode cortar o link?