+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ping alto e perda de pacotes no mikrotik ao fazer dowloads.

    Boa noite
    sou iniciante no mikrotik trabalho num provedor de internet a cabo
    to fazendo um teste no sistema mikrotik configurei ele fazendo nat controle de banda e bloqueio de macs ate ai ta tudo funcionando legal ta controlando a banda certo bloqueando as macs beleza mais a sua navegação não ta muito boa eu consigo navegar e tudo mais se eu começar a abrir varias paginas o ping para o meu Gateway começar a subir e dar perdas de pacotes ai a navegação vai ficando ruim e seu fizer um Download de um arquivo da mais perda de pacotes ainda mais se eu liberar a banda do meu ip não da perda de pacotes mais o cliente fica sem controle de velocidade

  2. #2

    Padrão

    o controle vc tah fazendo por simple queue ou por queue tree? seus clientes é conectado por rede simples ou vc tem hotspot ou pppoe?

  3. #3

    Padrão

    Ola amigo, estou fazendo o controle por simple queue e meus clientes se conecta por rede simples, ou seja o modem e roteado.

  4. #4

    Padrão

    o ping ta subindo é na mesma maquina que vc ta abrindo várias páginas? já tentou liberar mais velocidade?

  5. #5

    Padrão

    ja sim, so ñ da problema quando eu coloco pra inlimitado na queus,mais se ei liberar pra todos ai fica sem controle de banda, ai ja viu a galera suga toda a conexão, ja coloquei so o meu pc no servidor mk controlando a banda e da ping alto e logo em seguida perdas de pacotes,ai conexão fica lenta.

  6. #6

    Padrão

    o seguinte, a partir do momento que vc limita a velociade da conexão, vc ta limitando toda a conexão, não somente o protocolo tcp na porta 80, o icmp tmb....

    com isto existe a lógica é: quanto menor a velocidade liberada maior é o tempo de ping durante a utilização.

    caso aguém tenha uma opnião diferente por favor... diga-nos

    obs.: se vc tah limitando a 64k é bem mais fácil isto acontecer, conecte um pc no discado e fica com um monte de site aberto pra ver..

  7. #7

    Padrão

    é isto mesmo. a solução para isto seria ao inves te fazer o controle setando em interface=all passar a setar interface=linkdainternet - de uma olhada no anexo...

    com isto o ping so ficará alto para fora (internet) mas dentro da rede fica ilimitado...


    até mais...



    Citação Postado originalmente por megaroteadores Ver Post
    o seguinte, a partir do momento que vc limita a velociade da conexão, vc ta limitando toda a conexão, não somente o protocolo tcp na porta 80, o icmp tmb....

    com isto existe a lógica é: quanto menor a velocidade liberada maior é o tempo de ping durante a utilização.

    caso aguém tenha uma opnião diferente por favor... diga-nos

    obs.: se vc tah limitando a 64k é bem mais fácil isto acontecer, conecte um pc no discado e fica com um monte de site aberto pra ver..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	806
Tamanho: 	35,5 KB
ID:      	5993  

  8. #8

    Padrão

    oi galera continuo com o mesmo problema, quando estou so navegando o ping fica estavél sem perda,mais se começo a fazer algum download começa a ter perda no ping constantemente ate o download terminar, isso so acontece se eu limitar o controle de banda na simple queues,quando a queues ta ilimitado isso ñ acontece, MK com loadbalance,isso acontece com todos os meus clientes, por favor alguem me AJUDA.

  9. #9

    Padrão

    então, tu tento as dicas acima? pq oque foi dito é o seguinte, tentando explicar no bruto!!
    você por exemplo libera 64k pra download, dae ta fazendo o down, ele vai ta usando toda a banda, o ping nda mais é que envio de pacote, mais se você tá usando toda a banda, é claro que o ping vai perder, pq não vai ter banda disponivel pra ele trafegar, tente a solução de alterar a interface da queues e deixa somente a placa externa (do link)!!
    Qualquer duvida é só posta ae!

  10. #10

    Padrão ping alto e perda de pacotes no mikrotik ao fazer dowloads

    Oi amigo fiz o vc me disse,a perda de ping parou, porém o controle da banda deixou de ser feito,sendo assim os downloads sugaram toda a banda da internet sem controle de limite mesmo limitando na queues.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    é isto mesmo. a solução para isto seria ao inves te fazer o controle setando em interface=all passar a setar interface=linkdainternet - de uma olhada no anexo...

    com isto o ping so ficará alto para fora (internet) mas dentro da rede fica ilimitado...


    até mais...


    Oi amigo fiz o vc me disse,a perda de ping parou, porém o controle da banda deixou de ser feito,sendo assim os downloads sugaram toda a banda da internet sem controle de limite mesmo limitando na queues.

  12. #12

    Padrão

    Estou com o mesmo problema, alguem tem mais alguma ideia?

  13. #13

    Padrão

    Rogeriolm como já disse to na mesma situação sua. Será que não é a versão? uso aqui a 2.9.x.x e vc usa qual ai? já fiz varias mudandas no simple quee mas sem sucesso. alguem para ajudar?

  14. #14

    Padrão

    Olá amigo estou usando a mesma versão 2.9.27, creio q ñ seja a versão ñ, pois ja tive o servidor funcionando filé com esta mesma versão,só q antes ñ fazia loadbalance nele, e ñ dava problema, mais agora q passei a fazer o loadbalance e q começou a dar esses problemas,lembrando q pra fazer o loadbalance foi formatado o mikrotik e reinstalado denovo,o rapaz q fez pra mim ñ ta conceguindo resolver estes problema da perda de ping, q deixa a internet lenta na hora dos downloads.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rogeriolm Ver Post
    Olá amigo estou usando a mesma versão 2.9.27, creio q ñ seja a versão ñ, pois ja tive o servidor funcionando filé com esta mesma versão,só q antes ñ fazia loadbalance nele, e ñ dava problema, mais agora q passei a fazer o loadbalance e q começou a dar esses problemas,lembrando q pra fazer o loadbalance foi formatado o mikrotik e reinstalado denovo,o rapaz q fez pra mim ñ ta conceguindo resolver estes problema da perda de ping, q deixa a internet lenta na hora dos downloads.

    Pelo que eu entendi é que vocês estão querendo fazer download e o mesmo sem dar perda de pacotes, e apenas o ping ficar elevado.

    Vamos por partes...

    A limitação é feita por várias maneiras, fazendo download usando toda a banda:
    1º O ping fica normal, porem acontece a perda de pacotes. (limitação por porta e software)
    2º O ping fica elevado e não tem perda de pacotes (limitação por porta ether)
    3º O ping fica elevado e tem perda de pacotes (limitação pelo software mikrotik)

  16. #16

    Padrão

    Ok amigo, e tem como a gente resolver esta perda de pacotes, configurando o Mikrotik, ja q vc mencionou a limitação por porta ether, como seria ? pois devida as perdas demora a abrir as paginas .

  17. #17

    Padrão

    amigo o que acontece é que quando é habilitato o simple quee pra controlar a banda o ping sobe e para de responder ou seja a navegação tambem para. no meu caso se apenas navegar em sites ele fica normal ai qundo começo a fazer download ou acessar videos do youtube para tudo. ja fiz a mudança de interface all para o da internet citada no inicio desse post resolveu o aumento do ping e até mesmo a navegação, mas fazendo isso nao consigo controlar a velocidade dos clientes pois ta passando direto e matando o link. alguem usa o controle de banda simple quee e que esteja funcionado sem latencia e perda de ping?

  18. #18

    Padrão

    Rogeriolm eu nao to usando loadbalance meu server tá assim:
    adsl modem brigde, nat, dhcp, ip amarrado ao mac, web proxy, cache full, controle p2p, por isso acho que nao seja o loadbalance.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por larryhc Ver Post
    Pelo que eu entendi é que vocês estão querendo fazer download e o mesmo sem dar perda de pacotes, e apenas o ping ficar elevado.

    Vamos por partes...

    A limitação é feita por várias maneiras, fazendo download usando toda a banda:
    1º O ping fica normal, porem acontece a perda de pacotes. (limitação por porta e software)
    2º O ping fica elevado e não tem perda de pacotes (limitação por porta ether)
    3º O ping fica elevado e tem perda de pacotes (limitação pelo software mikrotik)
    Muito boa a colocação, pode ser inúmeras causas desse problema, mas é bom listar esses três e acrecentaria mais uma outra importante, passa-se despercebido o uso da CPU do Mikrotik, verificar seu percentual, se estiver acima de 70% quando inicia-se as perdas ai a possibilidade de ser hardware, hora de trocar a RB por uma com mais processador.