+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferência???!!!!

    Salvem amigos experientes, tenho uma torre de 35 mts e nesta torre tenhos três antenas parábola 5.8 GHz com rb 433 e cartao r52h trabalhando no modo "5.8 turbo" para fazer ponto a ponto com a minha estação onde se encontra meu servidor, cada uma destas rb está ligada a outra rb 433 através de cabo cross e cada uma destas rbs estao ligadas a dois painéis setoriais, ou seja tenho 06 painéis setoriais na mesma torre, que atende praticamente toda minha clientela, todas estão em canais diferentes. Bem após todo este detalhamento gostaria de tirar duas dúvidas:

    1ª -> se alguém tem experiência com tantos setoriais em uma só torre ou se isso pode causar interferência?

    2ª -> Queria orientação sobre como fazer o alinhamento vertical destes painéis, meus clientes estao entre 1,5km e 5 km distantes da torre. (painel Ideal 15 db 90º vertical)

    Esqueci de citar o seguinte, minha torre fica numa extremidade da cidade, então, só há painéis em um lado dela, pois nao existe cidade pro outro lado, elas estao divididas da seguinte forma:
    aos 35m deixei um setorial só agora (canal 9 | |
    aos 30 mts outros dois (canal 4 | | canal 8)
    aos 23 mts outros dois (canal 7 | | canal 10)
    | |
    | |
    | |
    ______________

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Não.
    "Não" O que quer dizer não? Desculpe, mas nao te entendi!!

  4. #4

    Padrão

    Não deve ser interferencia, ta usando que potencia nos cartoes?

  5. #5

    Padrão

    Aparentemente não é interferencia, já deu uma geral nos conectores ?

  6. #6
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Não deve ser interferencia, ta usando que potencia nos cartoes?
    Estou trabalhando com 17 db nos cartoes.

  7. #7
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Companheiro,

    Não existe mágica: Seus painéis estão se interferindo sim. Os únicos 3 canais que não se interferem (sem overlap) são o 1, 6 e 11. Se você coloca 3 do seus 6 painéis nesses canais tudo bem. Mas os outros 3? Se esse projeto fosse meu eu teria colocado 3 painéis em uma polarização os outros três em outra polarização e em alturas diferentes. Ex. três painéis em pol. vertical no topo da torre. Outros três painéis em pol. horizontal no meio da torre. Agora tudo isso depende da poluição aí na sua cidade e do ângulo de abertura dos seus painéis e do espalhamento geográfico dos clientes. Colocá-los em horizontal pode ser complicado por que vai estreitar o ângulo de radiação (veja artigo do link), mas talvez não seja problema. Depende da área que deseja cobrir. Para pol. horizontal você poderia trocar suas setoriais por grades. Repito: depende do espalhamento geográfico dos seus clientes. Se for uma cidade pequena, muito provavelmente vai funcionar.

    Sobre o alinhamento, pra ver o ângulo de inclinação , é só usar trigonometria (tangente) que você vai saber o ângulo. Mas te adianto que é praticamente nulo o ângulo de inclinação, a menos que o desnível entre a altura média dos seus clientes e a altura da suas antenas seja muito grande (tipo 500m) coisa que é muito raro de acontecer.

    Aconselho ler esse artigo da cisco: Diagramas de radiação e seu significado - http://www.cisco.com/en/US/prod/coll...d806a1a3e.html


    Sds,


    Citação Postado originalmente por fabaum Ver Post
    Salvem amigos experientes, tenho uma torre de 35 mts e nesta torre tenhos três antenas parábola 5.8 GHz com rb 433 e cartao r52h trabalhando no modo "5.8 turbo" para fazer ponto a ponto com a minha estação onde se encontra meu servidor, cada uma destas rb está ligada a outra rb 433 através de cabo cross e cada uma destas rbs estao ligadas a dois painéis setoriais, ou seja tenho 06 painéis setoriais na mesma torre, que atende praticamente toda minha clientela, todas estão em canais diferentes. Bem após todo este detalhamento gostaria de tirar duas dúvidas:

    1ª -> se alguém tem experiência com tantos setoriais em uma só torre ou se isso pode causar interferência?

    2ª -> Queria orientação sobre como fazer o alinhamento vertical destes painéis, meus clientes estao entre 1,5km e 5 km distantes da torre. (painel Ideal 15 db 90º vertical)

    Esqueci de citar o seguinte, minha torre fica numa extremidade da cidade, então, só há painéis em um lado dela, pois nao existe cidade pro outro lado, elas estao divididas da seguinte forma:
    aos 35m deixei um setorial só agora (canal 9 | |
    aos 30 mts outros dois (canal 4 | | canal 8)
    aos 23 mts outros dois (canal 7 | | canal 10)
    | |
    | |
    | |
    ______________
    Última edição por motacosta; 06-11-2009 às 09:21.

  8. #8
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Interferência tem sim como o amigo acima disse, a solução dele tmb é muito boa, mas acho que você já tinha aberto esse mesmo tópico, mas tinha colocado canais diferentes, não é isso? Eu posso dizer o mesmo que disse no outro tópico... eu procuraria diminuir o número de painéis em primeiro lugar... não vejo porque um número tão grande de painéis... qual o ângulo de irradiação dos seus painéis? se vc só irradia para um dos lados da torre então... é muito mais símples ainda... aqui uso 3 painéis para 360º tenho clientes a 3kms tranquilo... não sei qual é o seu caso tmb, mas provavelmente 2 painéis já seriam suficientes, não tem porque usar tantos... ao menos não vejo porque...

  9. #9
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    É Luis, também achei estranho o número de setoriais já que ele não tá cobrindo 360º. A menos que ele tenha necessidade de tráfego, porém o problema da interferência vem a tona com muitos rádios. Sua solução de baixar a quantidade de rádios é muito boa também.

    Então agora sugiro uma mistura da minha solução e da sua:
    Reduza a quantidade de rádios de 6 para 4. Coloque dois deles em polarização horizontal com duas grades de 24. Teste se a cobertura em horizontal vai ficar satisfatória. Caso fique bom,troque as setoriais por grades de 24 em polarização vertical também.Abandone as setoriais. Separe bem as antenas V e H. Ajuste os canais. Você ganhará praticamente 10 dB no seu sistema em relação a suas setoriais. Outra coisa importe: use SEMPRE modo somente G. Veja esse tópico: https://under-linux.org/f132082-sina...am-toda-rede-5.


    Agora isso depende de qual fatia de 360º você precisa cobrir. Se for 40º (que eu acho que é suficiente) essa coisa de usar quatro grades tem boas chances de funcionar por que cada grade tem aprox. 10º da ângulo de meia potência (abertura).

    Fazendo umas continhas (veja figura em anexo), a 5 km de distância, com cada setor de duas grades você cobrirá uma faixa de aproximadamente 2 km na cidade com ganho variando entre 21 e 24 dB. Com aprox. 15 dB (o mesmo ganho das setoriais) você deve cobrir no mínimo mais uns 2 quilômetros, totalizando aprox. 4 km de cobertura dentro da cidade com um setor feito de duas grades.

    Concluindo: com dois setores feitos cada um de duas grades, a uma distância de 5km, você muito provavelmente vai cobrir uma faixa de 8km dentro da cidade em excelentes condições. Vai diminuir a quantidade de canais e vai usar outra polarização, com isso vai diminuir a interferência consideravelmente e usando somente G você terá um melhor rendimento. Caso alguma área fique descoberta é interessante avaliar o custo/benefício da instalação de outro site pra não colocar vários rádios na mesma torre e causar interferência em você mesmo. O famoso "tiro no pé".

    O único problema vai ser trocar a polarização dos clientes para horizontal, mas é um transtorno temporário.

    Acho que melhora.

    Luis: gostei dos dizeres abaixo da sua assinatura.


    Sds,


    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Interferência tem sim como o amigo acima disse, a solução dele tmb é muito boa, mas acho que você já tinha aberto esse mesmo tópico, mas tinha colocado canais diferentes, não é isso? Eu posso dizer o mesmo que disse no outro tópico... eu procuraria diminuir o número de painéis em primeiro lugar... não vejo porque um número tão grande de painéis... qual o ângulo de irradiação dos seus painéis? se vc só irradia para um dos lados da torre então... é muito mais símples ainda... aqui uso 3 painéis para 360º tenho clientes a 3kms tranquilo... não sei qual é o seu caso tmb, mas provavelmente 2 painéis já seriam suficientes, não tem porque usar tantos... ao menos não vejo porque...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cobertura_grade.JPG
Visualizações:	112
Tamanho: 	18,7 KB
ID:      	5989  
    Última edição por motacosta; 06-11-2009 às 15:06.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Aconselho ler esse artigo da cisco: Diagramas de radiação e seu significado - Antenna Patterns and Their Meaning [Cisco Aironet Antennas and Accessories] - Cisco Systems

    Sds,
    Motacosta, aproveitando que voce citou este artigo bastante técnico, e muito apropriado, gostaria de saber uma coisa que não encontrei neste artigo e nem em nenhum outro que eu já tenha lido.

    Estes diagramas de irradiação, mostram o lóbulo de uma determinada antena, mas nunca encontrei nada que se referisse a distâncias.
    Por ex. um lóbulo indica que uma antena tem um ganho, mas onde na distância é alcançado o ganho de meia potencia? Existe algum parâmetro para isso?

  11. #11
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    1929,

    Essa escala de distância não existe no diagrama de irradiação. O que existe é a indicação do ganho em determinada direção. O que você pode estimar com isso é "qual o tamanho da faixa a partir de uma determinada distância da torre que eu vou oferecer um ganho variando de máximo até -3dB". Esse é o conceito de abertura de meia potência (-3dB), ou ângulo de abertura de uma antena. Essa estimativa pode ser calculada por trogonometria (tangente) a partir da distância da torre pra área em estudo e do ângulo de meia potência. Essa faixa tende a ser curta quando se está próximo da antena e tende a ser maior quando se afasta da antena.

    Exemplo:

    Vamos supor uma grade de 24 dBi vertical que têm ângulo de meia potência (-3dB) de 10º. Isso significa que a partir do centro da antena (ganho máximo de 24 dBi) se você andar 5º para esquerda ou 5º para direita você vai encontrar um ganho de 21 dBi (24 dBi - 3dB (metade da potência)). É como se nessa direção você tivesse uma outra antena de 21 dBi que pra você não importa qual é. O que você precisa saber é o ganho naquela direção. E ver se esse ganho vai ser suficiente pra atender os usuários a uma determinada distância. Ex: a 20º do centro da antena você pode ter um cliente a 100 metros da torre que você sabe que vai atender devido a curta distância, mas nessa mesma direção você pode ter um outro cliente a 10 km que o ganho que a antena tem a 20º do centro seja pouco pra fechar com bom sinal.

    O diagrama de radiação da antena não vem com escala de alcance por que isso depende não só do diagrama mas também da potência de transmissão, do relevo, sensibilidade do receptor, enfim de outros diversos fatores.

    Não sei se deu pra entender, mas espero que ajude.

    Sds,

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Motacosta, aproveitando que voce citou este artigo bastante técnico, e muito apropriado, gostaria de saber uma coisa que não encontrei neste artigo e nem em nenhum outro que eu já tenha lido.

    Estes diagramas de irradiação, mostram o lóbulo de uma determinada antena, mas nunca encontrei nada que se referisse a distâncias.
    Por ex. um lóbulo indica que uma antena tem um ganho, mas onde na distância é alcançado o ganho de meia potencia? Existe algum parâmetro para isso?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cobertura_angulo_distância.JPG
Visualizações:	109
Tamanho: 	39,8 KB
ID:      	6008  
    Última edição por motacosta; 06-11-2009 às 23:14.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    1929,


    Exemplo:

    Vamos supor uma grade de 24 dBi vertical que têm ângulo de meia potência (-3dB) de 10º. Isso significa que a partir do centro da antena (ganho máximo de 24 dBi) se você andar 5º para esquerda ou 5º para direita você vai encontrar um ganho de 21 dBi (24 dBi - 3dB (metade da potência)). É como se nessa direção você tivesse uma outra antena de 21 dBi que pra você não importa qual é. O que você precisa saber é o ganho naquela direção. E ver se esse ganho vai ser suficiente pra atender os usuários a uma determinada distância. Ex: a 20º do centro da antena você pode ter um cliente a 100 metros da torre que você sabe que vai atender devido a curta distância, mas nessa mesma direção você pode ter um outro cliente a 10 km que o ganho que a antena tem a 20º do centro seja pouco pra fechar com bom sinal.

    O diagrama de radiação da antena não vem com escala de alcance por que isso depende não só do diagrama mas também da potência de transmissão, do relevo, sensibilidade do receptor, enfim de outros diversos fatores.

    Não sei se deu pra entender, mas espero que ajude.

    Sds,
    Desenho bem claro.
    Tenho feito testes em campo. E já notei, por ex, que um Nano2 que tem antena integrada de 10dbi, cobre na prática mais que os 60º anunciados. Mas isso para distâncias curtas, até 1km.
    Por isso que com 4 Nano é possivel atender praticamente os 360º, para curta distancia, como numa micro célula. E se inclinar os Nano para não ir muito longe, elimina bastante da interferencia de uma célula na outra.
    Seguidamente tenho me surpreendido com os resultados inesperados que tenho com Nano. Resultados bons. Tenho um caso que o cliente foi conectado numa torre mais distante, num terreno acidentado, pois o ponto mais perto estava com muitos obstáculos, e o mais distante, que achei impossivel, foi o que deu mais resultado. Não tem nada de visada.
    Daí que estou chegando a conclusão que os diagramas na prática se comportam de forma inesperada.
    Mas é muito bom saber do lado teórico.
    Como radioamador, já tenho uma experiencia com antenas, mas em HF o comportamento é muito diferente.
    Já tive contatos no radioamadorismo com a Groenlândia em 80metros e Japão em 40metros com uma vertical bobinada, e calibrada para as duas faixas. Contatos que na prática seria impossível, mas que nos surpreende. Como tu disse, outros fatores favorecem ou desmerecem.
    Para mim, micro ondas é tudo novidade.

  13. #13
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Legal 1929,

    Você falou bem. Os diagramas de radiação se comportam de forma inesperada. Isso acontece por que no mundo real existem variações aleatórias de fatores que influenciam na propagação do sinal. O diagrama de radiação é só mais um deles. As vezes me pergunto: Na prática a teoria é outra? A resposta é não. A teoria as vezes é que não tá suficientemente completa para representar o problema na prática. Como RF a gente não vê, a única maneira de tentar prever a realidade é usando a teoria. E isso sempre ajuda a entender e resolver problemas. Sobre os Nano eu nunca os usei, mas sempre me pareceram rádios sérios.
    Esse lance de reduzir célula é interessante também.

    Sds,

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Desenho bem claro.
    Tenho feito testes em campo. E já notei, por ex, que um Nano2 que tem antena integrada de 10dbi, cobre na prática mais que os 60º anunciados. Mas isso para distâncias curtas, até 1km.
    Por isso que com 4 Nano é possivel atender praticamente os 360º, para curta distancia, como numa micro célula. E se inclinar os Nano para não ir muito longe, elimina bastante da interferencia de uma célula na outra.
    Seguidamente tenho me surpreendido com os resultados inesperados que tenho com Nano. Resultados bons. Tenho um caso que o cliente foi conectado numa torre mais distante, num terreno acidentado, pois o ponto mais perto estava com muitos obstáculos, e o mais distante, que achei impossivel, foi o que deu mais resultado. Não tem nada de visada.
    Daí que estou chegando a conclusão que os diagramas na prática se comportam de forma inesperada.
    Mas é muito bom saber do lado teórico.
    Como radioamador, já tenho uma experiencia com antenas, mas em HF o comportamento é muito diferente.
    Já tive contatos no radioamadorismo com a Groenlândia em 80metros e Japão em 40metros com uma vertical bobinada, e calibrada para as duas faixas. Contatos que na prática seria impossível, mas que nos surpreende. Como tu disse, outros fatores favorecem ou desmerecem.
    Para mim, micro ondas é tudo novidade.
    Última edição por motacosta; 06-11-2009 às 23:58.

  14. #14

    Padrão

    como o pessoal acima citou a interferenia existe!

    eu nunca tive bons resultados em torres usando mais de 3 paineis , anaser deixando as potencias em 10 dbm e ada painel! e uma coisa que ajuda bastante eh no cliente se ele tiver ap+grade baixar para 12 ou 15 tbem

    acima de 3,5 km deixar em 18!

    ai sim tive bons resultados

    outra coisa , esse canais tao muito perto um do outro!

    e eh necessario tudo esse paineis?

    pq nao troca 1 2.4 por 1 5.8 e atende clientes acima de 230k em 5.8

  15. #15

    Padrão

    Muito obrigado pela orientação, mas infelizmente não tenho mais como mudar este equipamento devido à quantidade de clientes pendurados neles, mas vou ver o que posso fazer sobre os canais.
    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Companheiro,

    Não existe mágica: Seus painéis estão se interferindo sim. Os únicos 3 canais que não se interferem (sem overlap) são o 1, 6 e 11. Se você coloca 3 do seus 6 painéis nesses canais tudo bem. Mas os outros 3? Se esse projeto fosse meu eu teria colocado 3 painéis em uma polarização os outros três em outra polarização e em alturas diferentes. Ex. três painéis em pol. vertical no topo da torre. Outros três painéis em pol. horizontal no meio da torre. Agora tudo isso depende da poluição aí na sua cidade e do ângulo de abertura dos seus painéis e do espalhamento geográfico dos clientes. Colocá-los em horizontal pode ser complicado por que vai estreitar o ângulo de radiação (veja artigo do link), mas talvez não seja problema. Depende da área que deseja cobrir. Para pol. horizontal você poderia trocar suas setoriais por grades. Repito: depende do espalhamento geográfico dos seus clientes. Se for uma cidade pequena, muito provavelmente vai funcionar.

    Sobre o alinhamento, pra ver o ângulo de inclinação , é só usar trigonometria (tangente) que você vai saber o ângulo. Mas te adianto que é praticamente nulo o ângulo de inclinação, a menos que o desnível entre a altura média dos seus clientes e a altura da suas antenas seja muito grande (tipo 500m) coisa que é muito raro de acontecer.

    Aconselho ler esse artigo da cisco: Diagramas de radiação e seu significado - Antenna Patterns and Their Meaning [Cisco Aironet Antennas and Accessories] - Cisco Systems


    Sds,

  16. #16

    Padrão

    Já tinha colocado o tópico sim, mas em local errado do fórum (iniciante ), e com relação aos canais eram outros, mas mediante uma resposta que obtive, mudeis os canais na procura de melhora, como eu disse já diminuí 1 painel e vou tentar tirar outro ficar somente com 04, menos que isso fica complicado para mim. O Ângulo de irradiação é de 180 graus, sendo dois painéis de 90 graus. Muito obrigado pela sua opinião.

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Interferência tem sim como o amigo acima disse, a solução dele tmb é muito boa, mas acho que você já tinha aberto esse mesmo tópico, mas tinha colocado canais diferentes, não é isso? Eu posso dizer o mesmo que disse no outro tópico... eu procuraria diminuir o número de painéis em primeiro lugar... não vejo porque um número tão grande de painéis... qual o ângulo de irradiação dos seus painéis? se vc só irradia para um dos lados da torre então... é muito mais símples ainda... aqui uso 3 painéis para 360º tenho clientes a 3kms tranquilo... não sei qual é o seu caso tmb, mas provavelmente 2 painéis já seriam suficientes, não tem porque usar tantos... ao menos não vejo porque...