Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    É... acho que agora ficou bem claro... Eu pelo menos entendi tranquilo... O Nstreme Dual funciona tanto com 1 cartão em cada ponta como com 2 cartões... no sistema com 1 cartão podesse usar o aux e tá tranquilo... E como foi dito antes, isso caracteriza um Full Duplex... E eu que há poucos dias estava na facul e o professor disse que wi-fi é half duplex, perguntei se existia algum equipamente específico que fazia full duplex e ele disse que provavelmente não... acho que agora posso contestá-lo... hehe

  2. #42
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    bom ate a onde eu sei wifi é full
    a unica diferença de usar nstrme é conseguir mais banda
    pois ai cada cartao fica responsavel por uma parte

    ex:
    ptp de 5 km com 1 cartao de cada lado
    banda total 30 mb full 15

    ptp 5 km com 2 cartao em cada ladop
    banda total 60 full 30

    me corrigam se estou errado

    pois ate hj eu penso nisto

  3. #43
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    bom ate a onde eu sei wifi é full
    a unica diferença de usar nstrme é conseguir mais banda
    pois ai cada cartao fica responsavel por uma parte

    ex:
    ptp de 5 km com 1 cartao de cada lado
    banda total 30 mb full 15

    ptp 5 km com 2 cartao em cada ladop
    banda total 60 full 30

    me corrigam se estou errado

    pois ate hj eu penso nisto

    Bom, Full Duplex o wi-fi não é... não o tradicional que a gente conhece e usa normalmente... O esquema das 2 antenas por ponto pode criar um ambiente Full duplex. Full Duplex quer dizer, transmitindo Rx e Tx ao mesmo tempo, mas ao mesmo tempo mesmo, e não como funciona o wi-fi por exemplo que vai Tx dai pára, e vai Rx, mesmo que essa troca entre Tx e Rx seja muito rápida ela existe... não transmite exatamente ao mesmo tempo... quase, mas não exatamente ao mesmo tempo...
    O Full ao qual vc se referiu é outra coisa, quer dizer que quando transmitindo e recebendo "ao mesmo tempo" (que não é bem ao mesmo tempo como disse acima), vc chega a XMbps e quando só transmitindo (ou recebendo) vc chega a mais... justamente porque não é bem ao mesmo tempo, porque ele "divide" o meio de transmissão para trabalhar e isso é o Half Duplex... essa expressão que o pessoal costuma usar, de dizer que o link foi medido em Full acho até que está errada, na minha opinião o mais correto seria dizer que o link foi medido no modo "both" por exemplo...

    Sobre o nstreme, pelo que entendi, é a tecnologia(a forma como ele funciona) que é melhor, não importa se usando 1 antena em cada lado ou 2... o nstreme funciona nos dois caso (claro que com 2 antenas o negócio passa para um outro nível de conexão né! Normalmente pelo que vi nos relatos chega a dobrar por usar 2 antenas por ponto e no caso do nstreme li a pouco um caso que ficou 4x mais rápido só por ativar o nstreme de 1 foi pra 4mbps...). Pelo que entendi o nstreme e o esquema das 2 antenas por ponto são coisas distintas, pode se usar um e não o outro e vice-versa...

    Espero que tenha conseguido escrever o que quiz dizer... hehe qualquer coisa estamos ai pra o que for possível ajudar... hehe
    Última edição por pedemesa; 23-11-2009 às 15:43.

  4. #44

    Padrão

    atualize-se !! wi-fi é HALF !!

    vc tem um unico link fisico...

    usando main e aux deve dar pra fazer ful .. mas precisa de 2 antenas de cada lado :P

    dessa maneira, rxa/txb .. txa-rxb ... consegui 66mb agregado (33/33) usando modo turbo com nstreme simples...

    usando 2 rb433ah e 2 cartoes 5354-aries(2)



    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    bom ate a onde eu sei wifi é full
    a unica diferença de usar nstrme é conseguir mais banda
    pois ai cada cartao fica responsavel por uma parte

    ex:
    ptp de 5 km com 1 cartao de cada lado
    banda total 30 mb full 15

    ptp 5 km com 2 cartao em cada ladop
    banda total 60 full 30

    me corrigam se estou errado

    pois ate hj eu penso nisto

  5. #45

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    atualize-se !! wi-fi é HALF !!

    vc tem um unico link fisico...

    usando main e aux deve dar pra fazer ful .. mas precisa de 2 antenas de cada lado :P

    dessa maneira, rxa/txb .. txa-rxb ... consegui 66mb agregado (33/33) usando modo turbo com nstreme simples...

    usando 2 rb433ah e 2 cartoes 5354-aries(2)
    caraca, e se alem de usar 2 antenas em cada lado ainda usar 2 cartões 1 cartão para rx e outro para tx capaz de ficar melhor ainda....

  6. #46
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    caraca, e se alem de usar 2 antenas em cada lado ainda usar 2 cartões 1 cartão para rx e outro para tx capaz de ficar melhor ainda....
    Fica sim, tenho lido aqui no fórum os cases e o pessoal tem conseguido rendimentos excelentes... Eu nunca usei, meus PtP são curtos e em 5.8GHz com rádios, questão de custo, mas o dia que eu precisar de alguma coisa mais parruda dai vou partir pra isso ai tmb! Gostei muito dos cases que vi...