Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    agora as opções rx-a/tx-b, tx-a/rx-b eu vo chutar, isso eu tive duvidas logo no inicio, pesquizei mas não encontrei uma explicação, bom no meu entender, eu poderia ligar 2 antenas, uma para receber o sinal dos clientes e outra para enviar de volta, mas ai não sei oq ganharia com isso...

    vou esperar explicação dos nossos colegas mais experientes....
    Sempre tive esssa mesma curiosidade...

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    Configuro como ap bridge, vamos marcar uma hora pra ele vir aki pra ele ver algumas regrinhas para montar o servidor e os ponto a ponto.... mas acho que ele vai se sair bem....
    Eu fico impressionado como esta gurizada nova aprende ligeiro. Incluindo o Max, heheheh!!!

  3. #23
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    mas neste naso a melhor solução não seria uma antena de 120º direto? pois assim no meu entender tanto faz a abertura da antena, isso vai da quantidade de clientes que vc pretende atender quando faz um projeto exemplo: se vc vai pegar 4 paineis de 90º e ligar todos eles em 1 unico cartão com divisor, vai estar limitado a capacidade de um unico cartão então melhor solução nesse caso seria colocar uma omni atenderia os mesmo 360º...

    eu acredito que os paineis são para setorizar mesmo, colocando 1 cartão para cada ai tendo uma capacidade de atender mais clientes...

    Bom isso é oq eu penso sobre os divisores.

    agora sobre as duas saidas do cartão, main e aux

    numa configuração interna tem uma opção antenna mode, tem 4 opções: antenna a, antena b, rx-a/tx-b, tx-a/rx-b.

    bom se eu ligar a antena em main e setar antena a, tudo funciona perfeito, se eu setar antena b, cai um pouco o sinal, ai eu auterei o pig para a aux e volto o nivel de sinal, então acredito que main=a, aux=b.

    agora as opções rx-a/tx-b, tx-a/rx-b eu vo chutar, isso eu tive duvidas logo no inicio, pesquizei mas não encontrei uma explicação, bom no meu entender, eu poderia ligar 2 antenas, uma para receber o sinal dos clientes e outra para enviar de volta, mas ai não sei oq ganharia com isso...

    vou esperar explicação dos nossos colegas mais experientes....

    Pois é cara, eu tenho a curiosidade do "rx-a/tx-b, tx-a/rx-b" tmb... não sei como funciona mesmo... mas imagino que algo como uma antena para transmitir e outra para receber, ia dizer que isso formaria uma conexão full-duplex e não half... mas pensando melhor acho que não, isso dependeria do rádio eu acho... e ai? mas alguma idéia(ou alguém que saiba explicar?)

    PS.: Se o "Daemon" não sabe essa dai fica difícil... hehe

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Pois é cara, eu tenho a curiosidade do "rx-a/tx-b, tx-a/rx-b" tmb... não sei como funciona mesmo... mas imagino que algo como uma antena para transmitir e outra para receber, ia dizer que isso formaria uma conexão full-duplex e não half... mas pensando melhor acho que não, isso dependeria do rádio eu acho... e ai? mas alguma idéia(ou alguém que saiba explicar?)

    PS.: Se o "Daemon" não sabe essa dai fica difícil... hehe
    Apesar de que estes títulos são mais simbólicos.
    Na verdade não representam muito. Pois eles não se baseiam no conhecimento mas sim na participação.
    Só o fato de estar constantemente marcando presença, aprendendo no dia a dia no forum.
    E para mim é o que vale, ler os comentários dos amigos, filtrar as informações e aproveitar o que serve e desconsiderar o que não soma.
    Por isso estou também no aguardo de uma explicação sobre o main e o aux. Mas acho que é mais ou menos por aí como voce falou. Um transmite e outro recebe.

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Apesar de que estes títulos são mais simbólicos.
    Na verdade não representam muito. Pois eles não se baseiam no conhecimento mas sim na participação.
    Só o fato de estar constantemente marcando presença, aprendendo no dia a dia no forum.
    E para mim é o que vale, ler os comentários dos amigos, filtrar as informações e aproveitar o que serve e desconsiderar o que não soma.
    Por isso estou também no aguardo de uma explicação sobre o main e o aux. Mas acho que é mais ou menos por aí como voce falou. Um transmite e outro recebe.
    Sabe cada vez mais acho que o senhor é um exemplo a ser seguido, pois a sua resposta foi dada com muiita categoria....


    Se meus pop fossem em predios até tentaria colocar 2 direcionais para fechar um ponto a ponto para ver se fecha full duplex, mas como são em torre fica dificil subi la só pra testa...

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Pois é cara, eu tenho a curiosidade do "rx-a/tx-b, tx-a/rx-b" tmb... não sei como funciona mesmo... mas imagino que algo como uma antena para transmitir e outra para receber, ia dizer que isso formaria uma conexão full-duplex e não half... mas pensando melhor acho que não, isso dependeria do rádio eu acho... e ai? mas alguma idéia(ou alguém que saiba explicar?)

    PS.: Se o "Daemon" não sabe essa dai fica difícil... hehe
    seria algo para utilizar com nstreme?

    pela logica...

    rx-a/tx-b - recebe pelo main e envia pelo aux
    tx-a/rx-b - envia pelo main e recebe pelo aux

    vamos ver no que pode ser utilizado.

  7. #27

    Padrão

    tem logica as duas saidas o fabricante nao eria pow atoa nao é ?

  8. #28
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    esta funcção é usada para ptp como se fosse um nstreme de 1 cartão
    vc não tem mais Mb e sim mais sinal apenas

  9. #29
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    esta funcção é usada para ptp como se fosse um nstreme de 1 cartão
    vc não tem mais Mb e sim mais sinal apenas
    Mas ahhh um dia eu vou ser root tmb!!! hehe
    Valeu a explicação!

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    esta funcção é usada para ptp como se fosse um nstreme de 1 cartão
    vc não tem mais Mb e sim mais sinal apenas
    certo, mas partindo deste principio seria apenas para enlaces de longa distancias? exemplo, tenho um ptp de 6km com sinal -39, passa no maximo 30mb pra um dos lados, se for full no maximo 18mb, se eu colocasse 2 antenas e utilizar tx-a, rx-b apenas iria apenas mehorar esse sinal e não passar mais que 18mb full?

    ahh valeu pela resposta, grande abraço....

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    certo, mas partindo deste principio seria apenas para enlaces de longa distancias? exemplo, tenho um ptp de 6km com sinal -39, passa no maximo 30mb pra um dos lados, se for full no maximo 18mb, se eu colocasse 2 antenas e utilizar tx-a, rx-b apenas iria apenas mehorar esse sinal e não passar mais que 18mb full?

    ahh valeu pela resposta, grande abraço....
    Tchê, fiquei confuso agora.
    Eu pensava que o nstreme daria um up do tráfego.
    E o sinal ficaria como está pois cada saída não vai somar a potencia.

    Este negócio ainda precisa de maiores explicações.

  12. #32
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    "Nstreme" é um protocolo proprietário do mikrotik. Foi criado no intuito de melhorar o padrao IEEE 802.11 . Por ser proprietário só funciona com o mikrotik. Independente de ser ponto a ponto como ponto multi-ponto.

    Se usa 2 antenas com o "Nstreme Dual",quando se usa 2 cartões. E ai sim se deve configurar qual o cartão fará o tx e o rx.
    Última edição por interhome; 21-11-2009 às 21:30.

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    "Nstreme" é um protocolo proprietário do mikrotik. Foi criado no intuito de melhorar o padrao IEEE 802.11 . Por ser proprietário só funciona com o mikrotik. Independente de ser ponto a ponto como ponto multi-ponto.

    Se usa 2 antenas com o "Nstreme Dual",quando se usa 2 cartões. E ai sim se deve configurar qual o cartão fará o tx e o rx.
    em ptp pelo que eu entendi eu poderia usar o "Nstreme" com apenas um cartão, 2 antenas no mesmo cartão, 1 em main e outra em aux, ficaria configurado tx-a rx-b, assim faria o Nstreme? passa maior banda pelo enlace?

    e para ponto multi ponto em um pop poderia usar 2 paineis, 1 painel para tx e outro para rx? qual a vantage que teria?

  14. #34
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    certo, mas partindo deste principio seria apenas para enlaces de longa distancias? exemplo, tenho um ptp de 6km com sinal -39, passa no maximo 30mb pra um dos lados, se for full no maximo 18mb, se eu colocasse 2 antenas e utilizar tx-a, rx-b apenas iria apenas mehorar esse sinal e não passar mais que 18mb full?

    ahh valeu pela resposta, grande abraço....

    extamente

    ia para passar mais de 18 mb vc usa o nsrme pois ai cada cartao vai ser responsavel pelo rx e tx

    eu tenho aki ptp com 48 km com 2 antenas em cada torre passa 10mb full com dina -65

    com 1 antena apenas ele fecha com -79 e passa 5 mb apemas

    mais então eu ganhei 5 mb ??? entao ele almenta a banda ???
    sim ganhei mais não almenta a banda foi o sinal melhor que me deu este ganho

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    extamente

    ia para passar mais de 18 mb vc usa o nsrme pois ai cada cartao vai ser responsavel pelo rx e tx

    eu tenho aki ptp com 48 km com 2 antenas em cada torre passa 10mb full com dina -65

    com 1 antena apenas ele fecha com -79 e passa 5 mb apemas

    mais então eu ganhei 5 mb ??? entao ele almenta a banda ???
    sim ganhei mais não almenta a banda foi o sinal melhor que me deu este ganho
    perfeito, mas no caso de enlaces curtos, de 10km por exemplo não adiantaria 2 antenas pelo fato que uma já daria teria um sinal bom tipo -40 -45?

    e no caso de ponto multi ponto tria alguma vantage usar 2 paineis ou apenas aumentaria a poluição?

  16. #36
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    enlances curtos não vejo muita vantangem

    em AP não pois a antena não tem tipo um numero maximo de cliente pode ate existir mais não ha cartão para isto
    ai vc estara usando 2 painel pra fazer a função de 1

  17. #37
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    2 Antenas = 2 Cartões !!!!!!

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    2 Antenas = 2 Cartões !!!!!!
    amigo agradecemos sua participação, mas a questão do topico é o main e o aux dos cartões, se vc acha que é uma antena por cartão tudo bem, mas sua resposta tem que ser enbasada, com um por que.... assim como os colegas acima falaram para que serve as 2 antenas nos ptp.

  19. #39

    Padrão Nstreme

    andei pesquizando e me parece que com utilizando o nstreme tera um enlace full duplex, pode usar de duas maneiras nstreme1 - 1 cartão e 2 antenas em cada ponta, nstreme2 2 cartões e 2 antenas em cada ponta, abaixo um texto que encontrei...

    MikroTik Nstreme
    Usuários que estão entrando no mundo MikroTik geralmente ficam confusos quando se deparam com o Nstreme. Mas não existe segredo. O Nstreme é um protocolo proprietário MikroTik desenvolvido para aumentar o desempenho de um link wireless em relação ao padrão IEEE 802.11 (Wi-Fi) e suas extensões. Em links ponto-a-ponto, por exemplo, não existe qualquer degradação considerável do sistema mesmo em links cujas distâncias impedem o bom funcionamento usando o 802.11. Em conexões ponto-multiponto o Nstreme também pode ser utilizado, mas neste caso todos os envolvidos devem ser compatíveis com este protocolo (algo ainda raro na prática). Além da ótima performance, o Nstreme, através do Nstreme Dual, permite configurar um par de antenas do seguinte modo: uma para Tx (transmissão) e outra para Rx (recepção).
    Habilitar o Nstreme é muito fácil. Basta utilizar o Winbox, conforme a imagem abaixo:


    http://www.vivasemfio.com/blog_images/Nstreme.jpg


    abaixo o modelo

    http://www.mikrotik.com/img/examples/nstreme2.jpg

    Bom eu nunca utilizei, mas to prentendendo colococar na pratica heheheh

  20. #40

    Padrão

    Agora sim Max, estamos começando a ir para o lado prático da coisa.
    Uma antena no main e a outra no aux. Além da configuração é claro.

    É isso?

    E aquela pergunta que tu fêz anteriormente sobre uso ponto/multiponto, tu mesmo achou a resposta.
    É possível, desde que todos os clientes sejam mk.