+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Somar Banda em Ethernet

    Pessoal, estou com uma dúvida, tenho um case onde temos dois prédios, cada predio tem aproximadamente 200 maquinas, os dois prédios estão interligados por um mk por um cabo cat5 em 100mbps, no prédio 2 temos a classe 192.168.128.0/24 e no outro predio temos 192.168.64.0/24 onde fica o servidor (AD,MAIL,etc...), as estações do segundo prédio tem como gateway o seu MK (192.168.128.254) apontando para rede 192.168.64.0/24 e vice-versa, a rede esta funcionando perfeitamente com rotas estáticas, o unico problema esta sendo o limite de 100mbps entre estes dois mikrotiks, não disponho de rede giga, então tenho que me virar com placas 10/100 mesmo... existe uma maneira de somar duas ethers dos mikrotiks para que seja feita a comunicação em 200mbps ?


    Ex. (Estações-Predio1--100--MK===200===MK--100--Estações-Predio2)
    Já ouvi falar do Bonding, mas pelos testes que fiz em lab, ele apenas divide o tráfego entre as ethers slaves, tem alguns benefícios, mas não o que eu queria.. 200mbps de banda, pois quando um cliente manda algum arquivo de um prédio para outro a rede "senta" literalmente.

    Sei que muitas pessoas por aqui não usam o mk para esta finalidade, mas o Mikrotik é um excelente sistema custo/benefício para esta aplicação também, pois eu já vi funcionando este esquema só que entre dois routers cisco, onde estavam somadas as bandas, mas como eu disse, cisco por enquanto somente no olho...rsrsrsrs

  2. #2
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Com bonding funciona. Outra coisa, entre placas de boa qualidade, elas irão trabalhar em modo full, 200 mbps.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Com bonding funciona. Outra coisa, entre placas de boa qualidade, elas irão trabalhar em modo full, 200 mbps.
    interhome, você teria como dizer qual configuração de bonding devo utilizar para este caso ?
    Vou usar dois cabos em cross, duas placas pci em cada mk (e rede on-board uso para a rede interna), qual Mode devo utilizar para que sejam somadas as interfaces, pois ainda não passamos o 2º cabo, então tenho receio em passar, configurar e não dar certo.. rsrsrs

    Quanto a placas de rede, nem faço idéia de onde encontrar, pois recentemente fui até a Sta.Ifigênia em SP e procurei por placas 3com, deram risada na minha cara.... somente o rtl8139 ou via.

    Obrigado

  4. #4

    Padrão

    Amigo já que vc fala em passar outro cabo, pq nao passa um cat6 e espeta duas placas Giga ??? ficaria um serviço profissional e vc não teria dor de cabeça tão cedo em relação á largura de banda !

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Amigo já que vc fala em passar outro cabo, pq nao passa um cat6 e espeta duas placas Giga ??? ficaria um serviço profissional e vc não teria dor de cabeça tão cedo em relação á largura de banda !
    admskill, eu pensei nisso também, mas o duro é achar uma placa pci-giga, e que o mikrotik reconheça, andei procurando umas placas mas só achei com pci de 64 bits.

    Mas mesmo assim, seria uma coisa legal... fazer a conexão com 2gbps rsrsrs
    Última edição por agpnet; 08-11-2009 às 14:15.

  6. #6
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Qualidade

    Então se quer qualidade passe fibra e use placa fiber optical tem alguns modelos 3com que o mk reconhece.

  7. #7

    Padrão

    Amigo, acredito eu que as versoes novas do mikrotik reconhecam sim !

  8. #8

    Padrão

    boa tarde estou postando pela primeira vez aqui e ja estou pedindo ajuda pois estou com 2 adsl e so consigo funcionar com um uso ip no primeiro 192.168.1.3 e no segundo 192.168.1.64 a rede tem ip 10.5.50.1 como posso fazer para usar os 2 adsl ,nao sei se postei certo ,mais ja agradeço a quem possa ajudar .

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    "eu" usaria 2 switch da planet, (tô dizendo) porque comprei um a poucos dias e agradei..
    2 portas giga, 2 sfp pra fibra.. 24p com vlan..

    excelente..
    interligaria eles com cat6 apesar que se "não" me engano acima de 30mts o cabo vai perdendo a capacidade de trafego.. no teria que ser na fibra mesmo.. agora não tenho certeza se o slot sfp do planet faz 1gb..

    mas o switch custa R$500.. :}

  10. #10
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por paulorj Ver Post
    boa tarde estou postando pela primeira vez aqui e ja estou pedindo ajuda pois estou com 2 adsl e so consigo funcionar com um uso ip no primeiro 192.168.1.3 e no segundo 192.168.1.64 a rede tem ip 10.5.50.1 como posso fazer para usar os 2 adsl ,nao sei se postei certo ,mais ja agradeço a quem possa ajudar .
    Foi postado no lugar errado.

    Veja tópicos de balanceamento. Existem N maneiras de balancear o trafego. Veja em especial balanceamento por rotas estaticas e balanceamento por PCC.

    Bom Ano !!!