+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a Diferença de se Usar um Roteador fazendo NAT de um Roteador sem Fazer Nat

    e em que casos são usados os dois e quais as vantagens e desvantagens ..obrigado

  2. #2

    Padrão

    Olá caro amigo... Primeiro vamos definir o que é NAT...
    bom vou falar no bom, simples e velho portugues:
    Nat não é nada mais nada menos que pegar um IP valido na Internet e mascarar esse IP, dividindo para uma rede de IPs nao válidos.

    Vamos explicar agora o Lance dos roteadores.

    O roteador com NAT:
    Esse roteador pega um ou mais endereços de IPs validos na Internet e mascara esses IPs para uma rede Interna...
    Ex: sabe quando vc vai em uma empresa e repara que tem 1 modem de velox com 1MB e tem umas 20 maquinas usando aquela conexão de internet... Então voce pode ter certeza absoluta que essa rede tem um Roteador fazendo um NAT...

    O roteador sem NAT:
    é akele roteador que pega varios Endereços de IPs validos e distribui 1 para cada maquina, sem mascaralo.
    Ex: Um provedor de Hospedagem normalmente utiliza roteadores sem NAT, imagine que eles contratem 1 Link de 20Mbs com 100 IPs válidos... cada IP valido vai ser utilizado em um servidor de Hospedagem.

    Vantagens:

    Roteador com NAT: a maior vantagem é a economia, vc pode utilizar um unico endereço de IP para poder conectar quantas maquinas voce quiser na internet....

    Roteador sem NAT: A maior vantagem é que voce tem um IP válido para utilizar diretamente na internet, podendo prover serviços, utilizar portas diretamente sem depender de redirecionamentos.

    Desvantagens:

    Roteador com NAT: Caso seja necessário utilizar uma porta especifica ou manter uma conexão dedicada é necessário fazer vários redirecionamento e em alguns casos somente 1 maquina pode manter a conexão por vez.

    Roteador sem NAT: Custo, o custo de manter um IP válido para cada computador é muito alto.


    Espero ter ajudado...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lovenique Ver Post
    Olá caro amigo... Primeiro vamos definir o que é NAT...
    bom vou falar no bom, simples e velho portugues:
    Nat não é nada mais nada menos que pegar um IP valido na Internet e mascarar esse IP, dividindo para uma rede de IPs nao válidos.

    Vamos explicar agora o Lance dos roteadores.

    O roteador com NAT:
    Esse roteador pega um ou mais endereços de IPs validos na Internet e mascara esses IPs para uma rede Interna...
    Ex: sabe quando vc vai em uma empresa e repara que tem 1 modem de velox com 1MB e tem umas 20 maquinas usando aquela conexão de internet... Então voce pode ter certeza absoluta que essa rede tem um Roteador fazendo um NAT...

    O roteador sem NAT:
    é akele roteador que pega varios Endereços de IPs validos e distribui 1 para cada maquina, sem mascaralo.
    Ex: Um provedor de Hospedagem normalmente utiliza roteadores sem NAT, imagine que eles contratem 1 Link de 20Mbs com 100 IPs válidos... cada IP valido vai ser utilizado em um servidor de Hospedagem.

    Vantagens:

    Roteador com NAT: a maior vantagem é a economia, vc pode utilizar um unico endereço de IP para poder conectar quantas maquinas voce quiser na internet....

    Roteador sem NAT: A maior vantagem é que voce tem um IP válido para utilizar diretamente na internet, podendo prover serviços, utilizar portas diretamente sem depender de redirecionamentos.

    Desvantagens:

    Roteador com NAT: Caso seja necessário utilizar uma porta especifica ou manter uma conexão dedicada é necessário fazer vários redirecionamento e em alguns casos somente 1 maquina pode manter a conexão por vez.

    Roteador sem NAT: Custo, o custo de manter um IP válido para cada computador é muito alto.


    Espero ter ajudado...

    OOoo Meu Caro Amigo Com certeza ajudou não só a mim mas a muitos colegas do forum ...o Router fazendo nat eu até entendia um pouco mas sem nat não entrava na minha cabeça hehehe mas agora esta tudo claro ...... Só mais uma pergunta .. quando eu coloco a Opção dentro de um AP chamada Cliente Isp automaticamente ele faz um nat certo e tem a outra opção chamada Cliente ISP Bridge ou seja ele faz o nat na WAN mas as portas LAN estão em Bridge... Ta mas ai minha duvida quando a gente usa um AP no modo cliente ISP ele esta fazendo o Nat mas o AP Esta atuando como um roteador nesse caso ..e para mim entregar um Ip Valido para um cliente usando bridge é facil mas e usando um AP como ficaria a configuração ...hehe quntas perguntas rrsr obrigado

  4. #4

    Padrão

    Bom a partir do momento que voce fez o NAT vc matou qualquer chance de entregar um IP valido ao cliente...
    O que vc pode fazer é utilizar eu Radio como Bridge... no seu caso eu faria o seguinte utilizaria o Radio como um "switch".. faz ele conectar na sua antena e liga o cliente na porta LAN... sendo q o radio não vai atuar como Router... e sim como um Switch. assim o cliente ficará ligado direto ao seu servidor e voce poderá passar um IP valido para seu cliente.

    Dá uma olhada no meu Blog que eu estou sempre postando artigos de como montar Servidores, instalar programas e tudo mais...
    Abraços...

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Cara eu tenho um link privado de radio com três ip's validos, sendo que hoje em dia conecto esse link direto no switch, tenho três servidores dedicados, com o nat eu posso utilizar apenas um ip para esses meus três servidores se sim como ficaria? Poderia me dar um exemplo?

  7. #7

    Padrão Dica

    Olá amigo! voce pode sim utilizar um IP para esses 2 servidores.... voce teria 3 opções:
    1º Ligar um roteador no radio definir um ip valido para esse roteador e "dividir" esse IP para os 3 servidores.
    2º vc pode definir 1 desses 3 servidores como gateway e dividir a conexao com os outros 2...

  8. #8

    Padrão Re: Qual a Diferença de se Usar um Roteador fazendo NAT de um Roteador sem Fazer Nat

    lovenique, eu vi este seu post e me intereçou mesmo, mais eu nao uso o linux uso o windows 7, eu fazia radio com o sam broadcast norlmamente, desde que comprei um roteador ai os problemas começaram, ja configurei o sambroadcast com o ip privado mais os clientes nao estao ouvindo a radio, mais nos pc's da rede local passa normamente. se tiveres uma soluçao para este problema podes dizer-me. agradeço de avanço.

  9. #9

    Padrão NAO CONSIGO TRANSMITIR A RADIO PELO SAM BROAD CAST NO ROTEADOR ALGUEM AJUDA-me?

    lovenique, eu vi este seu post e me intereçou mesmo, mais eu nao uso o linux uso o windows 7, eu fazia radio com o sam broadcast norlmamente, desde que comprei um roteador ai os problemas começaram, ja configurei o sambroadcast com o ip privado mais os clientes nao estao ouvindo a radio, mais nos pc's da rede local passa normamente. se tiveres uma soluçao para este problema podes dizer-me. agradeço de avanço.

  10. #10

    Cool Re: Qual a Diferença de se Usar um Roteador fazendo NAT de um Roteador sem Fazer Nat

    amigo o NAT é uma mascaramento que o Sistema faz para mascara o ip publico para um ip privado

    em algum casos quando a operadora te ofereçe um link /29 com 8 Ips por exemplo

    vc concerteza vai ter q passar para seus clientes q são mais q 8 clientes .. ai sim o sistema entra com o NAT para mascara o ip e poder navegar...

  11. #11

    Padrão Re: Qual a Diferença de se Usar um Roteador fazendo NAT de um Roteador sem Fazer Nat

    Citação Postado originalmente por lovenique Ver Post
    Olá caro amigo... Primeiro vamos definir o que é NAT...
    bom vou falar no bom, simples e velho portugues:
    Nat não é nada mais nada menos que pegar um IP valido na Internet e mascarar esse IP, dividindo para uma rede de IPs nao válidos.

    Vamos explicar agora o Lance dos roteadores.

    O roteador com NAT:
    Esse roteador pega um ou mais endereços de IPs validos na Internet e mascara esses IPs para uma rede Interna...
    Ex: sabe quando vc vai em uma empresa e repara que tem 1 modem de velox com 1MB e tem umas 20 maquinas usando aquela conexão de internet... Então voce pode ter certeza absoluta que essa rede tem um Roteador fazendo um NAT...

    O roteador sem NAT:
    é akele roteador que pega varios Endereços de IPs validos e distribui 1 para cada maquina, sem mascaralo.
    Ex: Um provedor de Hospedagem normalmente utiliza roteadores sem NAT, imagine que eles contratem 1 Link de 20Mbs com 100 IPs válidos... cada IP valido vai ser utilizado em um servidor de Hospedagem.

    Vantagens:

    Roteador com NAT: a maior vantagem é a economia, vc pode utilizar um unico endereço de IP para poder conectar quantas maquinas voce quiser na internet....

    Roteador sem NAT: A maior vantagem é que voce tem um IP válido para utilizar diretamente na internet, podendo prover serviços, utilizar portas diretamente sem depender de redirecionamentos.

    Desvantagens:

    Roteador com NAT: Caso seja necessário utilizar uma porta especifica ou manter uma conexão dedicada é necessário fazer vários redirecionamento e em alguns casos somente 1 maquina pode manter a conexão por vez.

    Roteador sem NAT: Custo, o custo de manter um IP válido para cada computador é muito alto.


    Espero ter ajudado...
    e se for operar em ap bridge colocando todas as intefaces na bridge e colocando um range de ip na bridge
    precisar fazer o nat tbm??????
    Última edição por leocanes; 17-10-2011 às 21:00.

  12. #12

    Padrão Re: Qual a Diferença de se Usar um Roteador fazendo NAT de um Roteador sem Fazer Nat

    excelente explicação.
    Obrigado