+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Não Resolve nome Servidor

    Bom dia Galera, antes de mais nda dei uma olhada nos tópicos aqui postados e estou escrevendo pois não sei mais onde posso resolver, o problema é o seguinte.

    Tenho atualmente 1 servidor de mail que esta rodando 100%, e montei um outro servidor que irei subtitituir um por outro, este servidor antigo ele responde na Internet quando eu coloco ping mail.dominio.com.br, e este outro servidor que estou montando ele se chama servmail.dominio.com.br, e não responde quando eu dou um ping servmail.xxxxx.
    Dentro da minha rede ja tenho um servidor DNS que resolve nomes externos, dentro das configurações deste DNS, /var/named/dominio.com.br, tem esta configuração:
    $ORIGIN .
    $TTL 300 ; 5 minutes
    dominio.com.br IN SOA ns1.dominio.com.br. ns2.dominio.com.br. (
    2005031505 ; serial
    10800 ; refresh (3 hours)
    3600 ; retry (1 hour)
    3600000 ; expire (5 weeks 6 days 16 hours)
    86400 ; minimum (1 day)
    )
    NS ns1.dominio.com.br.
    MX 10 mail.dominio.com.br.
    MX 20 servmail.dominio.com.br.
    $ORIGIN dominio.com.br.
    $TTL 300 ; 5 minutes
    www A xxx.xxx.xxx.xx
    mail A xxx.xxx.xxx.xx
    ns1 A xxx.xxx.xxx.xx
    ns2 A xxx.xxx.xxx.xx
    squid A xxx.xxx.xxx.xx
    ftp A xxx.xxx.xxx.xx

    Fazendo esta configuração, ainda não consigo pingar em servmail.dominio.com.br, nem quando eu estou conectado no meu servidor de DNS, nem ele consegue resolver. O que pode ser que esqueci de fazer.

    Meu servidor de Email: Debian, e o DNS: CentOS

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Tentativa 1

    Tatanka,

    Acrescente um sub-dominio para o servmail na sua lista de resolução.

    sua zona ficaria assim:

    $ORIGIN .
    $TTL 300 ; 5 minutes
    dominio.com.br IN SOA ns1.dominio.com.br. ns2.dominio.com.br. (
    2005031505 ; serial
    10800 ; refresh (3 hours)
    3600 ; retry (1 hour)
    3600000 ; expire (5 weeks 6 days 16 hours)
    86400 ; minimum (1 day)
    )
    NS ns1.dominio.com.br.
    MX 10 mail.dominio.com.br.
    MX 20 servmail.dominio.com.br.
    $ORIGIN dominio.com.br.
    $TTL 300 ; 5 minutes
    www A xxx.xxx.xxx.xx
    mail A xxx.xxx.xxx.xx
    ns1 A xxx.xxx.xxx.xx
    ns2 A xxx.xxx.xxx.xx
    squid A xxx.xxx.xxx.xx
    ftp A xxx.xxx.xxx.xx
    servmail A xxx.xxx.xxx.xx #(ip do novo servidor que atende por nome de servmail)



    acrescente essa linha em negrito, salve o arquivo, reinicie o dns e tenta pingar !!

    posta ai o resultado

    abraços

  3. #3

    Padrão

    Tatanka,

    tenta isso:

    $ORIGIN .
    $TTL 300 ; 5 minutes
    dominio.com.br IN SOA ns1.dominio.com.br. ns2.dominio.com.br. (
    2005031505 ; serial
    10800 ; refresh (3 hours)
    3600 ; retry (1 hour)
    3600000 ; expire (5 weeks 6 days 16 hours)
    86400 ; minimum (1 day)
    )
    NS ns1.dominio.com.br.
    MX 10 mail.dominio.com.br.
    MX 20 servmail.dominio.com.br.
    $ORIGIN dominio.com.br.
    $TTL 300 ; 5 minutes
    www A xxx.xxx.xxx.xx
    mail A xxx.xxx.xxx.xx
    ns1 A xxx.xxx.xxx.xx
    ns2 A xxx.xxx.xxx.xx
    squid A xxx.xxx.xxx.xx
    ftp A xxx.xxx.xxx.xx
    servmail A xxx.xxx.xxx.xx #(x=ip do servidor novo que responde ao nome de servmail)




    acrescente essa linha em negrito na sua zona...salve, e reinicie o dns...

    agora tenta pingar

    posta o resultado

    abraços

  4. #4

    Padrão Problema Morreu!!. rsr

    Ohh jozezinho

    Cara como diz o pessoal aqui ficou o Filé do Boi.. 100% agora esta Ok. Muito muito Obrigado.

    Abraços.

  5. #5

    Padrão opa BLZ

    Eita,

    que bom que funcionou de primeira !!

    desculpe pelo post duplo (problemas internos...rsrs) !!


    precisando, estamos ai...

    abraços

  6. #6

    Padrão Ainda o DNS

    Jozezinho te agradeço muito pela ajuda, ainda com aquele problema do DNS, pesquisei na net mas nao obtive muito sucesso. É o seguinte.

    Quando eu te disse que o meu servidor não respondia requisições externas no servmail.xxxx.com.br, vc me orientou a colocar o que esta abaixo, e fcou 100% filé do Boi. rssr..

    Tipo tem 2 MX ai o mail.dominio e o servmail.dominio, porem quando fui fazer os testes finais eu coloquei so o MX 10 servmail.dominio.com.br. , porem quando eu deixo desta forma no servidor DNS, eu consigo acessar o site da empresa, que esta no servidor de servmail que estou implantando, pórem não consigo o pingar externo para servmail.dominio.com.br

    NS ns1.dominio.com.br.
    MX 10 servmail.dominio.com.br.
    servmail A xxx.xxx.xxx.xx #(x=ip do servidor novo que responde ao nome de servmail)

    E quando eu deixo os 2 MX conforme abaixo, eu consigo pingar externo porem não consigo acessar o site.

    NS ns1.dominio.com.br.
    MX 10 mail.dominio.com.br.
    MX 20 servmail.dominio.com.br.
    servmail A xxx.xxx.xxx.xx #(x=ip do servidor novo que responde ao nome de servmail)

    Que coisa é esta agora.. rsrs

  7. #7

    Padrão

    Tatanka,

    deixa eu tentar intender o seu problema...vc está tirando o servidor mail.dominio.com.br e colocando o servmail.dominio.com.br no lugar !!

    se for isso mesmo, vc pode colocar para o servmail responder as requisições para mail.dominio.com.br. e de prioridade de resposta para o servmail.dominio.com.br.

    algo nesse estilo a seguir:

    NS ns1.dominio.com.br.
    MX 10 servmail.dominio.com.br.
    MX 20 mail.dominio.com.br.
    servmail A 200.200.200.1 # (IP SIMBOLICO)
    mail A 200.200.200.1


    nesse caso, quem pesquisar por mail.dominio.com.br vai ser respondido pelo servmail.dominio.com.br, e logo o servmail está com MX 10, q tem prioridade contra o dominio mail.dominio.com.br q tem o MX 20.

    se eu entendi errado..esquece o exemplo acima e tenta explicar mais detalhadamente !!

    abraços

  8. #8

    Padrão Tambem não explico.. fica dificil.. rsrsrs

    Não te respondi ontem, pois tinha que fazer o teste do jeito que vc me disse, mas vou te explicar melhor.. é o seguinte.

    Tenho hoje um servidor que faz papel de (Firewall, Squid, Email e Site), este servidor responde as requisições, ping mail.dominio.com.br e www.dominio.com.br, so que este servidor ja esta bem desatualizado. Então peguei um outro servidor e montei nele tambem o seguinte.

    No outro faz o mesmo papel acima ( Firewall, Squid, Email e Site), porem todos com versões mais atualizadas e mais seguras, so que quando eu fui montar o servidor "vacilei" de colocar outro nome "servmail" em vez de "mail", pois se eu tivesse colocado o mesmo nome não teria este tipo de problema. "Eu acho" rsrs

    Então eu vou substituir os servidores, vou pegar o atual, irei tirar ele da rede e irei colocar este outro no lugar, mas para isto eu preciso que este novo servidor servmail, responde aos Pings do servemail e ao www, pois neste novo servidor os emails estão encriptados com uma SSL, e tem que ser este nome servmail.dominio.com.br, no POP3 e SMTP, então fica dando erro de chave, todas as vezes que vai acessar.

    Ja ate pensei em mudar o nome da maquina, mas tem várias configurações do servidor de email que descriminei a maquina com nome servmail.dominio.com.br.

    Eu preciso que este cara responde estas duas requisições, e o engraçado como eu te falei acima, dependendo da configuração do named.conf, ele acessa o site e para de responder os pings, e em outra configuração ele responde os pings e para de acessar o site.

    E quando eu fui fazer a primeira modificação no named.conf ele estava da seguinte forma, ate mudei o MX 10 mail.dominio.com.br, para MX 10 servmail.dominio.com.br, mas mesmo fazendo esta alteração. Nada.

    $ORIGIN .
    $TTL 300 ; 5 minutes
    dominio.com.br IN SOA ns1.dominio.com.br. ns2.dominio.com.br. (
    2005031505 ; serial
    10800 ; refresh (3 hours)
    3600 ; retry (1 hour)
    3600000 ; expire (5 weeks 6 days 16 hours)
    86400 ; minimum (1 day)
    )
    NS ns1.dominio.com.br.
    MX 10 mail.dominio.com.br.


    $ORIGIN dominio.com.br.
    $TTL 300 ; 5 minutes

    www A xxx.xxx.xxx.xx
    mail A xxx.xxx.xxx.xx
    ns1 A xxx.xxx.xxx.xx
    ns2 A xxx.xxx.xxx.xx
    squid A xxx.xxx.xxx.xx
    ftp A xxx.xxx.xxx.xx


    Te agradeço novamente a Ajuda.

    Obrigado.

  9. #9