+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão quem ja configurou o modem DSL - 500BII que posui QOS!!

    Ola galera, quem ja configurou o serviço QOS deste mondem DSL - 500BII para usar voip, realmente funciona, e qual o procedimento para ter um bom aproveitamento desta nova ferramenta dentro do modem???


    Obrigado!!!!

  2. #2

    Padrão

    da uma olhada no site ABUSAR - Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido
    lá vc deve conseguir pegar a config desse modem ai...
    Vai na sessão Modens e Configuraçoes.
    (ABUSAR - Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido)

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lovenique Ver Post
    da uma olhada no site ABUSAR - Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido
    lá vc deve conseguir pegar a config desse modem ai...
    Vai na sessão Modens e Configuraçoes.
    (ABUSAR - Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido)
    não é configuração amigo e sim se alguem ja configurou para usar voip, pois ele tem como configurar QOS ou queue tendeu!!!

    Particularmente não testei a configuração ainda com QOS ou queue..

  4. #4

    Padrão

    Ata entendii... Bom vc pretende por quantos pontos de Voip ? ou melhor quantas ligações simultaneas vc acha q vai ter ?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lovenique Ver Post
    Ata entendii... Bom vc pretende por quantos pontos de Voip ? ou melhor quantas ligações simultaneas vc acha q vai ter ?

    vamos supor que a net é de 1M down e 320 kbps up, pois o voip usa uplad correto!


    deixando com sobra cada simultaneo 100kbps, então da pra colocar 3 ponto ou ate 3 similtaneas..

    só queria mesmo saber se este modem faz a funcão QOS funcionar mesmo, vc conhece este modem??


    Obrigado!

  6. #6

    Padrão

    Bom funciona... só que vc tem uma 2 variáveis que podem dar problema na sua rede...
    1º esse modem é ADSL... bom como vc sabe a conexão ADSL não é com banda 100% garantida, Ex: Agora vc pode estar navegando a 1MG(110kbps) e dakia pouco vc pode estar navegando a 300K(33kbps), a conexão ADSL ocila muito...

    2º O QOS desse modem é baseado em trafego, isso significa que se nao tem ninguem usando vai puxar 100% da conexao, se tiver 2 pessoas 50% pra cada, 4 25% pra cada e por aii vai, entao se tiver 10 Pessoas fazendo um download ao mesmo tempo só te resta 100Kbps até da para falar no VOIP porém o recomendável para uma ligação com qualidade é 300K...

    Espero ter lhe ajudado.

  7. #7
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lovenique Ver Post
    Bom funciona... só que vc tem uma 2 variáveis que podem dar problema na sua rede...
    1º esse modem é ADSL... bom como vc sabe a conexão ADSL não é com banda 100% garantida, Ex: Agora vc pode estar navegando a 1MG(110kbps) e dakia pouco vc pode estar navegando a 300K(33kbps), a conexão ADSL ocila muito...

    2º O QOS desse modem é baseado em trafego, isso significa que se nao tem ninguem usando vai puxar 100% da conexao, se tiver 2 pessoas 50% pra cada, 4 25% pra cada e por aii vai, entao se tiver 10 Pessoas fazendo um download ao mesmo tempo só te resta 100Kbps até da para falar no VOIP porém o recomendável para uma ligação com qualidade é 300K...

    Espero ter lhe ajudado.
    Amigo, acho que tem alguma confusão aqui... quando vc fala em "1MG(100Kbps) acho que vc quiz dizer "1Mbps (128kB/s)". Afinal 1 Megabit por segundo é igual a 128 kiloBytes por segundo (1024/8=128). O mesmo vale para 300kbps/8bits por byte = 37,5 kBytes/s. É importante prestar atenção para não se confundir entre bit e bytes, um Byte é composto de 8 bits...


    Sobre a questão do VoIP, posso estar enganado, mas sempre soube que se considera 30kbps download e 30kbps de upload para uma ligação VoIP, isso dependendo de várias coisas como por exemplo o algorítmo de compactação do VoIP, mas normalmente se considera 30kbps (em alguns casos chega a 10kbps ou até menos). Então garantindo banda para o 30kbps simétrico (ou seja, down e upload) é o suficiente para o funcionamento satisfatório do VoIP.

    Bom, sei que não respondi sua pergunda especificamente, mas espero ter ajudado com alguma coisa. Aliás, assim que tiver uma forma de fazer poste ai pra gente, porque eu tmb vou aplicar aqui se resolver o meu problema tmb...

  8. #8

    Padrão

    Amigo, estou ciente q o 1Mbps é = 1024/8= 128 ... porém a conexão do colega é ADSL e nunca vai chegar isso pra ele, nem que ele seja visinho da central de distribuição. por isso que eu coloquei 1Mbps = 100... as vezes nem isso chega, quando eu tinha velox aki no RIo chegava no maximo 89K quando dava sorte 95... O erro foi meu deveria ter explicado isso...

  9. #9

    Padrão

    Boa tarde, isso mesmo jonas, infelismente a nosaa adsl deixa a desejar, pelo que eu andei pesquizando os provedores não usa a tecnologia QOS nos equipamentos, e algumas estão vendo esta necessidade de ter uma net mais estavel, pois esta crescente o uso da net para video e VoIP.


    acho que se usar um QOS mais eficiente nas duas pontas acredito que minimiza o problema!!

    Obrigado a todos pela resposta!!