+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão antena parace que ta irradiando pra outra direcao

    Gente precisava colocar 3 setoriais urgente em uma torre e nao encontrei de forma alguma uma hyperlink ou oiw de 17dbi 90o,( que to acostumado) por isso acabei pegando a abtplus( que ate entao nao conhecia), mas devido a URGENCIA URGENTISSIMA, pois bem...

    das 3 uma ja veio com problema... depois de checar/trocar cabos conectores cartao etc.... enviei a antena pra revenda solicitando a reposicao urgente...

    A antena que chegou realmente era outra, na caixa lacrada!, porem depois de vaaaaaaaarios testes, cheguei a conclusao de que esta antena abtplus de 90o esta irradiando o sinal mais forte nas extremidades do que no centro da antena.

    Achei estranho a principio achei que o correto seria irradiar o sinal por igual nos 90o, depois imaginei que o sinal fosse mais forte no centro, mas nunca poderia imaginar que o sinal esta mais forte nas extremidades..

    O sinal eh amis forte nas extremidades, no centro ou tem que ser por igual ?

    Ou esta marca que eh duvidosa ????

    Alguem ja passou por isso com esta ou outra antena ?

  2. #2

    Padrão

    É.... amigo,
    também observei isso num painel da aquário, tenho clientes que estão conectados nas laterais utilizando antenas de grade de 19 Dbi com adaptadores usb mais 10 metros de cabo e chegam com sinal -55, enquanto clientes de frente para o painel, mais ou menos na mesma distância da torre com antenas de 25 Dbi e rádio com meio metro de cabo, o sinal não passa de -73 a -69.
    Eu considero isso normal, pois imagino que nenhuma antena deve ser realmente perfeita em todo seu ângulo de abertura...

    Abç,

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    É.... amigo,
    também observei isso num painel da aquário, tenho clientes que estão conectados nas laterais utilizando antenas de grade de 19 Dbi com adaptadores usb mais 10 metros de cabo e chegam com sinal -55, enquanto clientes de frente para o painel, mais ou menos na mesma distância da torre com antenas de 25 Dbi e rádio com meio metro de cabo, o sinal não passa de -73 a -69.
    Eu considero isso normal, pois imagino que nenhuma antena deve ser realmente perfeita em todo seu ângulo de abertura...

    Abç,


    tambem notei isso!!! com as setoriais da aquarios......

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    É.... amigo,
    também observei isso num painel da aquário, tenho clientes que estão conectados nas laterais utilizando antenas de grade de 19 Dbi com adaptadores usb mais 10 metros de cabo e chegam com sinal -55, enquanto clientes de frente para o painel, mais ou menos na mesma distância da torre com antenas de 25 Dbi e rádio com meio metro de cabo, o sinal não passa de -73 a -69.
    Eu considero isso normal, pois imagino que nenhuma antena deve ser realmente perfeita em todo seu ângulo de abertura...

    Abç,
    Putz!
    Não deveria ser assim.
    O pior é que não adianta escrever para a Aquário, que eles nem respondem.

  5. #5
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Pessoal, existem dois tipos de antenas: as sérias e as caseiras. Antenas sérias são modeladas por computador e depois são validadas em uma câmera anecoica (uma câmera especial anti-reflexões para teste de antenas - http://www.inrim.it/ar2005/ar/em_img05.jpg). Se não me engano, essa verificação em câmera anecoica é obrigatória para homologação das antenas junto a Anatel.
    Essa discrepância no diagrama de irradiação não deveria ser assim.

    Sds,

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Putz!
    Não deveria ser assim.
    O pior é que não adianta escrever para a Aquário, que eles nem respondem.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mdcsp Ver Post
    Gente precisava colocar 3 setoriais urgente em uma torre e nao encontrei de forma alguma uma hyperlink ou oiw de 17dbi 90o,( que to acostumado) por isso acabei pegando a abtplus( que ate entao nao conhecia), mas devido a URGENCIA URGENTISSIMA, pois bem...

    das 3 uma ja veio com problema... depois de checar/trocar cabos conectores cartao etc.... enviei a antena pra revenda solicitando a reposicao urgente...

    A antena que chegou realmente era outra, na caixa lacrada!, porem depois de vaaaaaaaarios testes, cheguei a conclusao de que esta antena abtplus de 90o esta irradiando o sinal mais forte nas extremidades do que no centro da antena.

    Achei estranho a principio achei que o correto seria irradiar o sinal por igual nos 90o, depois imaginei que o sinal fosse mais forte no centro, mas nunca poderia imaginar que o sinal esta mais forte nas extremidades..

    O sinal eh amis forte nas extremidades, no centro ou tem que ser por igual ?

    Ou esta marca que eh duvidosa ????

    Alguem ja passou por isso com esta ou outra antena ?
    Não que duvide dessas marcas Menos conhecidas .... Mas para uso Profisional que envolve clientes e dinheiro.. se eu fosse vc eu trocaria esses paineis bem rapido por Hyperlink ou OIW ou EMC Test ou TSM ..São antenas de tradição e que vai valer a pena o investimento CustoXBeneficio compra 4 paineis de 90 de preferncia Horizontal para sair da poluição vertical se tiver muita ai ..só alegria usa potencia bem baixinha no pc ap ou no ap ..nos clientes se possivel usa nano 2 ou bullet se não for possivel usa antenas de alto ganho 25 dbi que tenho certeza que com visada limpa seu sinal vai ficar -55 dai para menos ... boa sorte abraços

  7. #7
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Pessoal, existem dois tipos de antenas: as sérias e as caseiras. Antenas sérias são modeladas por computador e depois são validadas em uma câmera anecoica (uma câmera especial anti-reflexões para teste de antenas - http://www.inrim.it/ar2005/ar/em_img05.jpg). Se não me engano, essa verificação em câmera anecoica é obrigatória para homologação das antenas junto a Anatel.
    Essa discrepância no diagrama de irradiação não deveria ser assim.

    Sds,
    Citação Postado originalmente por WWANInternet Ver Post
    Não que duvide dessas marcas Menos conhecidas .... Mas para uso Profisional que envolve clientes e dinheiro.. se eu fosse vc eu trocaria esses paineis bem rapido por Hyperlink ou OIW ou EMC Test ou TSM ..São antenas de tradição e que vai valer a pena o investimento CustoXBeneficio compra 4 paineis de 90 de preferncia Horizontal para sair da poluição vertical se tiver muita ai ..só alegria usa potencia bem baixinha no pc ap ou no ap ..nos clientes se possivel usa nano 2 ou bullet se não for possivel usa antenas de alto ganho 25 dbi que tenho certeza que com visada limpa seu sinal vai ficar -55 dai para menos ... boa sorte abraços
    Esses dois caras ai eu sempre escuto... hehe... sempre dando aquela força!

    Acho que é isso, é legal dar uma lida em um artigo de outro cara que eu sempre escuto (mlrodrig):
    O Que é e Como Funciona Uma Antena.

    Abraço,

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Esses dois caras ai eu sempre escuto... hehe... sempre dando aquela força!

    Acho que é isso, é legal dar uma lida em um artigo de outro cara que eu sempre escuto (mlrodrig):
    O Que é e Como Funciona Uma Antena.

    Abraço,

    Hehehehe anos e anos de estudo ...e a melhor coisa é poder ajudar e aprender juntos e o reconhecimento dos amigos ..Qualquer coisa estamos ai rsrsr Valeuu.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mdcsp Ver Post
    Gente precisava colocar 3 setoriais urgente em uma torre e nao encontrei de forma alguma uma hyperlink ou oiw de 17dbi 90o,( que to acostumado) por isso acabei pegando a abtplus( que ate entao nao conhecia), mas devido a URGENCIA URGENTISSIMA, pois bem...

    das 3 uma ja veio com problema... depois de checar/trocar cabos conectores cartao etc.... enviei a antena pra revenda solicitando a reposicao urgente...

    A antena que chegou realmente era outra, na caixa lacrada!, porem depois de vaaaaaaaarios testes, cheguei a conclusao de que esta antena abtplus de 90o esta irradiando o sinal mais forte nas extremidades do que no centro da antena.

    Achei estranho a principio achei que o correto seria irradiar o sinal por igual nos 90o, depois imaginei que o sinal fosse mais forte no centro, mas nunca poderia imaginar que o sinal esta mais forte nas extremidades..

    O sinal eh amis forte nas extremidades, no centro ou tem que ser por igual ?

    Ou esta marca que eh duvidosa ????

    Alguem ja passou por isso com esta ou outra antena ?

    Amigo isso acontece quando o lóbulo de iradiação esta torto, varios fatores podem levar a isso, mas principalmente Fonte de alimentação do radio ruim (primario nao é isolado do secundario - 90% das fontes vendidas) ou então o comprimento do cabo que liga a antena no rádio(aqui entra o polemico STUB) segundo o mestre Gilvan. faça os testes e poste aqui os resultados

  10. #10

    Padrão

    Gente naum que tenha algo a ver com o assunto do topico aberto mais jah falando de antenas, vocês recomendão paineis setoriais da Ideal antenas?
    Site do Fabricante: :: IDEAL - Antenas Profissionais ::
    Estava cotando com eles painel de 90° e 120° de 12 dbi Homologados eh claro....

  11. #11

    Padrão

    Se for o caso vai de TSM 12,5 90° que não se arrependerá.

  12. #12

    Padrão

    Já perebi problemas deste tipo com a omni 15 da aquario, atualmente utilizo OIW de 14dbix90º, tem cliente com -38, mas na média -58, detalhe: kit USB
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinalOIW14x90.jpg
Visualizações:	91
Tamanho: 	54,1 KB
ID:      	6067  

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Já perebi problemas deste tipo com a omni 15 da aquario, atualmente utilizo OIW de 14dbix90º, tem cliente com -38, mas na média -58, detalhe: kit USB

    hum legal cara sinal otimo ai ehim, mais esses clientes estaum a um raio de quantos kilometros?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rtflmeganet Ver Post
    hum legal cara sinal otimo ai ehim, mais esses clientes estaum a um raio de quantos kilometros?
    O cliente mais longe deste POP esta a uns 800mts, este POP fica localizado atras de um morro, onde não há incidência de nenhuma outra rede sem-fio, mas logo que algum cliente quiser compartilhar sua conexão com seus vizinhos e o número de redes aumentar a qualidade vai cair, só para ter uma idéia, na torre principal, em um dois paineis, no scan aparecem mais de 50 redes, desde concorrencia, roteadores caseiros, gato-net-caseiro (1 conexão dividida em até 10 pessoas, radinho fazendo trabalho de ap, mas com potência para fritar hamburger rsrsrsrs), uma coisa bem interessante é que muitas casas possuem telhado, talvez por este motivo, somados com a qualidade da antena, existe muita incidência de radios caseiros que são detectados na torre... com SSID do tipo, ("TPLink","BELKIN","DLINK","Default","AMO-MINHA-MULHER" - boa, mas existem coisas bem estranhas também)

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    O cliente mais longe deste POP esta a uns 800mts, este POP fica localizado atras de um morro, onde não há incidência de nenhuma outra rede sem-fio, mas logo que algum cliente quiser compartilhar sua conexão com seus vizinhos e o número de redes aumentar a qualidade vai cair, só para ter uma idéia, na torre principal, em um dois paineis, no scan aparecem mais de 50 redes, desde concorrencia, roteadores caseiros, gato-net-caseiro (1 conexão dividida em até 10 pessoas, radinho fazendo trabalho de ap, mas com potência para fritar hamburger rsrsrsrs), uma coisa bem interessante é que muitas casas possuem telhado, talvez por este motivo, somados com a qualidade da antena, existe muita incidência de radios caseiros que são detectados na torre... com SSID do tipo, ("TPLink","BELKIN","DLINK","Default","AMO-MINHA-MULHER" - boa, mas existem coisas bem estranhas também)

    hum complicado ai ehim, que estado e cidade vc atua?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WWANInternet Ver Post
    Não que duvide dessas marcas Menos conhecidas .... Mas para uso Profisional que envolve clientes e dinheiro.. se eu fosse vc eu trocaria esses paineis bem rapido por Hyperlink ou OIW ou EMC Test ou TSM ..São antenas de tradição e que vai valer a pena o investimento CustoXBeneficio compra 4 paineis de 90 de preferncia Horizontal para sair da poluição vertical se tiver muita ai ..só alegria usa potencia bem baixinha no pc ap ou no ap ..nos clientes se possivel usa nano 2 ou bullet se não for possivel usa antenas de alto ganho 25 dbi que tenho certeza que com visada limpa seu sinal vai ficar -55 dai para menos ... boa sorte abraços
    Eh ate procurei hyper ou oiw que sao as duas marcas que eu usava(mais de 1 ano), mas nao achei em nenhum dos meus fornecedores, entao achei um outro fornecedor e o mesmo me afirmou que ele tinha 4 paineis oiw 17db 90o, o que eu fiz..... mandei ele guardar pra mim os 4 paineis e saí correndo 300 km ate o fornecedor, chegando la o cara me vem pedindo desculpas porem com a maior cara lavada e dizendo que tinha se enganado e q na realidade ele nao tinha oiw, muito menos hyper... entao ja desesperado mais de 6 horas da tarde acabei levando as abtplus , pois a celula tinha que estar pronta no dia seguinte antes das 11 da manha!!!!!

    Ah o pior de tudo eh que paguei apenas alguns reais a menos do que eu pagaria numa oiw

    putz acabei desabafando.... rs

    Agora vou aguardar a virada do ano, emitir um comunicado pro pessoal e trocar as antenas por oiw, a aproveitar fazer um up numas rbs e servidor.