+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor forma de contralar a banda de um link de internet

    Bom dia,

    Eu estou tendo um problema que acredito que grande parte dos administradores passa ou já passou algum dia, que é compartilhar um link de Internet com muitos usuários. Eu administro um link dedicado de 4MB que serve a um condomínio, ou seja, está embutido na taxa condominial e todo condômino tem direito a usar. Só que em horários de pico a Internet fica muito lenta pra alguns usuários, e eles estão reclamando.

    O que eu faço pra controlar a banda atualmente é utilizar um script com HTB que dá prioridade a porta 80 e outras mais comuns. No servidor não tem proxy, o compartilhamento é feito via NAT. Não existe proxy porque os scripts que uso pra medir a banda pegam os dados do iptables de uma forma que com squid não funcionaria.

    Eu estou pensando em tentar por um Squid lá pra ver se ajuda algo, mas tenho receio de que isso só vá melhorar por um tempo e que se os usuários usarem mais e mais a tendência é ficar lento novamente. Também tenho uma idéia de limitar a banda por unidade ao invés de usar prioridade de portas.

    Também já pensei em desistir desse tipo de compartilhamento e falar pras unidades contratarem seu próprio link como Velox ou Virtua.

    O que vocês acham, me sugerem algo?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Se vc tiver disponibilidade financeira, faça um servidor com slackware e coloque o Myauth pra autenticar, configurando ele com cache full, (o que tiver salvo no servidor vai pro cliente na velocidade da rede, ex. se a rede tiver passando 10 megas, o que tiver em cache vai pro cliente em 10 megas. Myauth2 custa 400,00 uma unica parcela sem assinatura mensal, www.tmsoft.com.br.

    Qualquer duvidas estamos ai.