Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Radio orbitel compensa

    Galera já postei anteriormente,um topico sobre isso,mas pouco se falou,aqui tá todo mundo acostumado a tranbalhar com rb,montando caixa,cartao,fonte etc,poucos usam uma solução integrad pelo custo,essa semana recebi uma oferta da orbitel com radios na faixa de 3000,00 o para me 5.8 com conector externo e poe,tá bom o preço,o que vc' acham ???

  2. #2

    Padrão

    No meu ponto de vista o que vai pesar na descisão é a banda que o equipamento trafega, com Mk, consegue-se entre 30 e 50 mega hal duplex, com Nsstreme dual ainda se tem mais. Se o Orbitel passa mais que isso, vai valer a pena mesmo. Lembro que comprei um par de Long Range, na época o XR5 não era homologado e acabei comprando, paguei 5 mil em um equipamento que passa 10 mega chorado.

  3. #3

    Padrão

    O radio é excelente 9 pares dele funcionando, problemas que tive foram com queima do PoE, rarissimas vezes, desde 2005 uso radios Orbitel.
    Atualmente estou trocando por Airmux-200 e RB-433AH+R52h+Nstreme, por que ?
    Preço x Throughput x pps x segurança.

    O Orbitel é um radio com firmware simples, não lhe permite fazer filtros de bridge, o que vejo como grande vantagem do Mikrotik, assim como a capacidade de fazer Nstreme.
    Última edição por herlon2008; 10-11-2009 às 09:43.

  4. #4

    Padrão

    Axo que dependendo do tipo de uso vale a pena optar por orbitel.
    Estou indo buscar link numa cidadade a 200km da minha e vou fazer tudo com radios orbitel ou melhores.
    O motivo eh a estabilidade.
    Mkt eh otimo, excelente... mas pra algumas aplicacoes os bons e velhos radios ainda sao a melhor opção;

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por herlon2008 Ver Post
    O radio é excelente 9 pares dele funcionando, problemas que tive foram com queima do PoE, rarissimas vezes, desde 2005 uso radios Orbitel.
    Atualmente estou trocando por Airmux-200 e RB-433AH+R52h+Nstreme, por que ?
    Preço x Throughput x pps x segurança.

    O Orbitel é um radio com firmware simples, não lhe permite fazer filtros de bridge, o que vejo como grande vantagem do Mikrotik, assim como a capacidade de fazer Nstreme.
    Amigo, fale mais sobre suas experiências com o Orbitel, qual a distância de seus enlaces, banda que conseguiu passar, frequencia que usou.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por achiodi Ver Post
    Axo que dependendo do tipo de uso vale a pena optar por orbitel.
    Estou indo buscar link numa cidadade a 200km da minha e vou fazer tudo com radios orbitel ou melhores.
    O motivo eh a estabilidade.
    Mkt eh otimo, excelente... mas pra algumas aplicacoes os bons e velhos radios ainda sao a melhor opção;
    Isso é verdade, mais a banda fala mais alto, tenho aqui um par de Long Range, são muito estáveis, mais passa muito pouco, se esses radios conseguirem uns 15 mega full já é legal.

  7. #7

    Padrão

    Os radios da orbitel segundo o suporte passa 12 full,gosto dele pela simplicidade e praticidade,sem cx hermetica ertc...
    O air mux passa quanto de banda ???

  8. #8

    Padrão

    Utilizo eles em 5 Ghz o modelo OBT5854 com antenas integrada de 21,19 e tenho alguns antigos de 24 dbi.

    A maioria dos meus enlaces são curtos 4 Km.

    Nesta situação tenho em média 12 a 18 Mbps throughput.

    Latencia baixa, sempre na casa de menos de 1 ms.

    Começo a ter problemas com trafego, quando passo da casa de 1500 pps, não cai, simplesmente passa a ocasionar uma lentidão na rede e falta de rendimento do link, o que pelo meu trafego se da quando atingo na casa dos 8 MB.

    Mudei para o Airmux e consegui aumentar esta faixa para casa dos 2000 pps com estabilidade igual , mas uma latencia mais alta, mas constante tambem na casa do 6 ms.

    Quanto a estabilidade do radio não tenho do que reclamar, utilizo ele dentro de centrais eletricas, onde a tendencia de problemas seriam mais frequentes a 3 anos.

  9. #9

    Padrão

    Com o Airmux-200, nesta distancia tenho conseguido 18 Mbps de troughput, mas tenho atingido a casa dos 2000/2200 pps em torno de 11 a 12 Mbps.

    O interessante é que o Airmux disponibiliza em seu datashet que ele suporta esta capacidade de pacotes por segundo, coisa que não vemos em outros aparelhos.

    O Airmux é um radio que trabalha em TDM e pode vir com até 4 seriais nele, é um radio muito completo.

  10. #10

    Padrão

    conhece outro radio com trafego melhor,acima dos 2000pps que falou ????

  11. #11

    Padrão

    Os PowerStation5 da Ubiquiti sao muito melhores e muito mais rapidos alem do preço que é menor.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcoveck Ver Post
    conhece outro radio com trafego melhor,acima dos 2000pps que falou ????
    Infelizmente, que tenha tido contato e visto não.

    Acredito que radios como os Canopy, Panasonic, GigaCom, que trafegam acima dos 155 Mbps possuam capacidade no minimo de 10x maior.

  13. #13
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    eu já usei vários tipos de rádios, cpes, e etc..
    porém até hoje eu nunca vi um ponto-a-ponto (dos 5,8ghz eu digo)
    com uma RB411AH + XR5 + Antena Hyper com caixa hermetica da Hyperlink e cellflex 5/8
    e fonte 24v 10ah c/ baterias de 100ah.

    é ponto a ponto pra não colocar defeito, desde quando foi colocado , alinhado e configurado , NUNCA PAROU, NUNCA! e são + de 240 days de up.
    e o trafego não oscilou o ping é excelente,

    pra min rádios Orbitel e Proxim são apenas propietarios que pegam um rb coloca uma camuflage extra faz um firmware meia boca e coloca pra vender em um preço absurdo (abram o orbitel e proxim ) pra vocês verem..

    agora , se me vier com redline aí muda a historia porque amigo, rádio 5,8 se não for redline é rb.

  14. #14

    Padrão

    Pelo relato de vocês não vejo vantagem nehuma nesses equipamentos em comparação a Mikrotik. Tenho aqui PtP, como relatado de 2Km, mais ou menos, trafego em torno de 1200 pps, nas casa dos 5 mega full, em testes esses enlaces passaram 30 megas, com cartões CM9, baratinho. Tenho com XR5 passando em torno de 25 mega full. Os pings variam até 15 ms, rb´s 433, 333 3 433 ah.

  15. #15
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tcheguri Ver Post
    Os PowerStation5 da Ubiquiti sao muito melhores e muito mais rapidos alem do preço que é menor.
    Quanto passa de banda ?

  16. #16

    Padrão

    esse radio e muito bom mesmo,tenho um na empresa onde trabalho.

  17. #17

    Padrão Orbitel 5.8

    Amigo, vcs estão confundindo as coisas, um radio Orbitel é mais seguro que um Mikrotik e Ubiquiti, por causa da modulação... Mikrotik não a segurança alguma dos enlaces. Os equipamentos da Ubiquiti são bons, os enlaces em si são melhores que da Mikrotik, porém não tem CPU, eles suportam apenas 14 Mbps half, no caso 6.5 Mbps Full.

    Já a Orbitel tem modulação OFDM - 16 QAM e 64 QAM, ou seja, modulação para redes de alta taxa de transferência, então eles tem mais segurança, nunca vi um Orbitel, mas se for pela lógica vcs entenderão que estou dizendo a verdade.

    Quem não entende sobre modulação, estude um pouco ira ajudar muito sobre wireless e as tecnologias deles.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por racke Ver Post
    Amigo, vcs estão confundindo as coisas, um radio Orbitel é mais seguro que um Mikrotik e Ubiquiti, por causa da modulação... Mikrotik não a segurança alguma dos enlaces. Os equipamentos da Ubiquiti são bons, os enlaces em si são melhores que da Mikrotik, porém não tem CPU, eles suportam apenas 14 Mbps half, no caso 6.5 Mbps Full.

    Já a Orbitel tem modulação OFDM - 16 QAM e 64 QAM, ou seja, modulação para redes de alta taxa de transferência, então eles tem mais segurança, nunca vi um Orbitel, mas se for pela lógica vcs entenderão que estou dizendo a verdade.

    Quem não entende sobre modulação, estude um pouco ira ajudar muito sobre wireless e as tecnologias deles.
    Amigo, os cartões XR5 e R52, também trabalham assim. Tenho um par de Terabeam Long Range e a estabilidade do equipamento impressiona, conforme você diz, mais o que conta na minha opnião é velocidade, e isso o Mikrotik também tem, além muita estabilidade.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por racke Ver Post
    Amigo, vcs estão confundindo as coisas, um radio Orbitel é mais seguro que um Mikrotik e Ubiquiti, por causa da modulação... Mikrotik não a segurança alguma dos enlaces. Os equipamentos da Ubiquiti são bons, os enlaces em si são melhores que da Mikrotik, porém não tem CPU, eles suportam apenas 14 Mbps half, no caso 6.5 Mbps Full.

    Já a Orbitel tem modulação OFDM - 16 QAM e 64 QAM, ou seja, modulação para redes de alta taxa de transferência, então eles tem mais segurança, nunca vi um Orbitel, mas se for pela lógica vcs entenderão que estou dizendo a verdade.

    Quem não entende sobre modulação, estude um pouco ira ajudar muito sobre wireless e as tecnologias deles.

    Já que voce citou o ofdm, observei que alguns firmwares para rlt 8186 trazem junto da caixa de habilitação de potencia, um aviso que para modular em ofdm só quando estiver em 100mw. Todas as outras potencias cai em CCK.
    Outros firmwares para o mesmo fim, não trazem esta informação. Mas também precisam estar em 100mw para modular em ofdm?

  20. #20

    Padrão

    OFDM, é quase que um padrão para 5.8 Ghz, os radios Orbitel, nada mais são do que um firmware bem desenvolvido, assim como é o Mikrotik, normalmente com antena integrada.
    Quebrou um aqui com a queda de uma torre e abrimos ele, era um cartão Cistron PCMCIA em uma placa como a RB, muito parecida com um AP-600 com PoE.