+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão criar subredes

    Uso Mikrotik como PC/AP em bridge e um BFW que controla tudo embaixo, estou querendo controlar tudo pelo pc/ap com o mikrotik, só que tenho pouquíssima experiência com mikrotik e estou tendo dificuldades em criar subredes, preciso que seja no mesmo padrão do BFW, pois não queria ir em todos os clientes para configurar os ip's.

    exemplo de como eu uso no BFW:
    cliente1
    ip : 10.10.1.2
    Máscara: 255.255.255.252
    GTw: 10.10.1.1
    Dns: 10.10.1.1

    Cliente2
    ip : 10.10.2.2
    Máscara: 255.255.255.252
    GTw: 10.10.2.1
    Dns: 10.10.2.1

    utilizava ip fixo, agora estou usando dhcp, então tem uns 30 clientes com ip fixo e uns 25 com DHCP, por isso preciso aprender a criar as subredes nesse formato recebendo IP por DHCP, estou tendo dificuldade na configuração do DHCP server, no pool e o gtw ta ficando 10.10.1.1 pra todos.
    então é isso, se alguém puder ajudar, desde já agradeço.
    Última edição por flavinhosls; 11-11-2009 às 03:56.

  2. #2

    Padrão Dns

    consegui fazer quase tudo, só falta o DNS, que já está configurado nos clientes como o gateway da subrede, agradeço se alguém puder ajudar.

  3. #3

    Padrão Resolvido

    não achei nada aqui no fórum, mas na tentativa e erro, a tentativa venceu.

  4. #4
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Amigo,

    tenho o mesmo problema, mas ainda não consegui resolver.
    se puder me ajudar, entre em contato atraves de [email protected]

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flavinhosls Ver Post
    consegui fazer quase tudo, só falta o DNS, que já está configurado nos clientes como o gateway da subrede, agradeço se alguém puder ajudar.

    olá Flavio poderia me passar como fez?? porq tbm uso o bfw, mas qureria migrar pro mikrotik, por questões de controle financeiro que no bfw, não tem, o dns é facil pow, vc coloca no servido dhcp o dns que vc quer que passe para os clientes!!!

    desde já agradeço

  6. #6

    Padrão Re: Resolvido

    Citação Postado originalmente por flavinhosls Ver Post
    não achei nada aqui no fórum, mas na tentativa e erro, a tentativa venceu.

    Boa noite, poderia me mandar os passos de como resolveu?
    Email - [email protected]
    Desde já (Muito Obridado e um bom final de semana)!!!

  7. #7

    Padrão Re: Resolvido

    Vou postar aqui como fiz, pode ser que mais alguém tenha a mesma dúvida.

    bom, primeiro criei os IP`s em IP >> Addresses , anexei um print do mesmo, nessa Bridge que aparece na imagem estão as 3 interfaces wireless que são ligadas nas setoriais (Uso o Mikrotik na torre servindo como PC/AP e fazendo o controle, embaixo uso o BFW fazendo Load Balance).
    Depois em IP >> Pool Addresses 10.10.0.0/16 (não precisa um pool para cada cliente, só esse abrange toda rede).
    Em IP >> ARP será amarrado o IP ao MAC do cliente, tirei um print também
    Para criar o DHCP IP >> DHCP Server veja a imagem em anexo, na aba networks em DNS coloquei o mesmo IP que usava no BFW, para meus clientes que usavam IP fixo, não perderem a navegação, para funcionar com esse IP no DNS, tive que criar um DNS cache em IP >> DNS ( tem uma imagem também), mas voltando ao DHCP, na aba leases coloquei os IP`s e mac`s dos clientes conforme imagem.
    Em IP >> DNS na aba statics criei com um Dns com oip 192.168.4.1 em settings coloquei o DNS da minha operadora e ativei allow remote requests.

    Acho que é isso, qualquer coisa é só perguntar, se souber responderei assim que puder, abraço, boa sorte.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Server DHCP --- Networks.JPG
Visualizações:	355
Tamanho: 	65,6 KB
ID:      	11459Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Server DHCP.JPG
Visualizações:	255
Tamanho: 	53,1 KB
ID:      	11461Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Server DHCP --- Leases.JPG
Visualizações:	261
Tamanho: 	60,2 KB
ID:      	11460Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IP Addresses.jpg
Visualizações:	255
Tamanho: 	91,6 KB
ID:      	11462Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ARP.jpg
Visualizações:	269
Tamanho: 	67,6 KB
ID:      	11463

  8. #8

    Padrão Re: Resolvido

    Citação Postado originalmente por flavinhosls Ver Post
    Vou postar aqui como fiz, pode ser que mais alguém tenha a mesma dúvida.

    bom, primeiro criei os IP`s em IP >> Addresses , anexei um print do mesmo, nessa Bridge que aparece na imagem estão as 3 interfaces wireless que são ligadas nas setoriais (Uso o Mikrotik na torre servindo como PC/AP e fazendo o controle, embaixo uso o BFW fazendo Load Balance).
    Depois em IP >> Pool Addresses 10.10.0.0/16 (não precisa um pool para cada cliente, só esse abrange toda rede).
    Em IP >> ARP será amarrado o IP ao MAC do cliente, tirei um print também
    Para criar o DHCP IP >> DHCP Server veja a imagem em anexo, na aba networks em DNS coloquei o mesmo IP que usava no BFW, para meus clientes que usavam IP fixo, não perderem a navegação, para funcionar com esse IP no DNS, tive que criar um DNS cache em IP >> DNS ( tem uma imagem também), mas voltando ao DHCP, na aba leases coloquei os IP`s e mac`s dos clientes conforme imagem.
    Em IP >> DNS na aba statics criei com um Dns com oip 192.168.4.1 em settings coloquei o DNS da minha operadora e ativei allow remote requests.

    Acho que é isso, qualquer coisa é só perguntar, se souber responderei assim que puder, abraço, boa sorte.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Server DHCP --- Networks.JPG
Visualizações:	355
Tamanho: 	65,6 KB
ID:      	11459Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Server DHCP.JPG
Visualizações:	255
Tamanho: 	53,1 KB
ID:      	11461Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Server DHCP --- Leases.JPG
Visualizações:	261
Tamanho: 	60,2 KB
ID:      	11460Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IP Addresses.jpg
Visualizações:	255
Tamanho: 	91,6 KB
ID:      	11462Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ARP.jpg
Visualizações:	269
Tamanho: 	67,6 KB
ID:      	11463
    Muito Obrigado caro amigo. Amanhã farei os testes e te aviso o resultado.