+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Modos de funcionamento, qual usar?

    Caros colegas, me surgiu uma dúvida então vamos lá:

    1- qual modo que o ap tem que usar na casa de clientes predial, que eu possa passar o mac de cada um?: (cliente isp / bridge / ap-cliente /wds )?

    2- qual o modo que utilizo para um fazer um bom ptp ? (wds , bridge)?

    3- qual o modo que utilizo para distribuir o sinal? (ap-bridge, ap-router)?

  2. #2
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Bom cara, é tudo muito relativo. Depende muito de cada situação e da sua preferência em alguns casos tmb. Mas aqui eu uso assim:
    Clientes prediáis em modo Cliente Router, ou seja, chega um cabo de rede que vem do rádio do prédio e entra na porta WAN, as portas LAN e interface wireless ficam para a rede interna do cliente. Nesse caso o rádio do prédio fica em modo Bridge WDS pois dessa forma os macs são repassados ao ponto de acesso que está em modo AP_router e conectando à internet (ou podes usar o modem em router e o ap em bridge, mas aconcelho o contrário como disse antes, modem em bridge e ap em router conectando à internet). No caso dos clientes residenciais uso ISP Client, e nos ptp uso sempre Bridge WDS. Para uma generalização dessa topologia vc pode imaginar o seguinte, seu POP é um AP_Router, todos os clientes são ISP Client e seus ptps são todos WDS. A única coisa que vc tem que lembrar além disso é que no caso dos prédios o "ptp" que vai até o prédio é como se fosse um ponto de acesso da mesma forma que um ptp que forneceria sinal em algum outro ponto da cidade. Uso sempre clientes como router(ISP Client) e infra-estrutura (o resto da rede) em Bridge, no caso WDS. Em WDS é possível repassar os macs e pelo que notei isso é uma necessidade ai, assim como foi aqui.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    Caros colegas, me surgiu uma dúvida então vamos lá:

    1- qual modo que o ap tem que usar na casa de clientes predial, que eu possa passar o mac de cada um?: (cliente isp / bridge / ap-cliente /wds )?

    2- qual o modo que utilizo para um fazer um bom ptp ? (wds , bridge)?

    3- qual o modo que utilizo para distribuir o sinal? (ap-bridge, ap-router)?
    1- Cliente ISP.

    2- WDS-WDS. (ou station WDS no caso dos NS2/5).

    3- AP-Bridge.

  4. #4

    Padrão

    isso que eu queria ouvir. mas o cliente é independende um do outro certo? tipo um bridge cliente mas passando o mac ?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    isso que eu queria ouvir. mas o cliente é independende um do outro certo? tipo um bridge cliente mas passando o mac ?

    isso garoto !

    daí vc controla o plano de cada um, se colocar como ISP, é um NAT para todos clientes, se tiver que cortar um, já era, corta todos.

    É melhor em modo bridge, mas cuidado, tem alguns rádio pirado que passam o mac do rádio !.. pq ? simples... quanto vc usam cliente bridge no cliente e ap bridge no ap, ele passa o mac do rádio...

    Para ficar 100% transparente, somente em WDS, logo, vc vai ter que bloquear o IP do seu cliente, não o MAC.

    Aqui nesses casos eu faço isso, desabilito o IP do cara na tabela ARP. O sistema faz isso automaticamente.
    Abraços

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    isso garoto !

    daí vc controla o plano de cada um, se colocar como ISP, é um NAT para todos clientes, se tiver que cortar um, já era, corta todos.

    É melhor em modo bridge, mas cuidado, tem alguns rádio pirado que passam o mac do rádio !.. pq ? simples... quanto vc usam cliente bridge no cliente e ap bridge no ap, ele passa o mac do rádio...

    Para ficar 100% transparente, somente em WDS, logo, vc vai ter que bloquear o IP do seu cliente, não o MAC.

    Aqui nesses casos eu faço isso, desabilito o IP do cara na tabela ARP. O sistema faz isso automaticamente.
    Abraços
    todos meus rádio aqui estão em bridge e repassam seus macs e não dos clientes, acho que vou isar cliente isp, o q vc acha?
    Última edição por beirsdorf; 26-11-2009 às 00:03.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    todos meus rádio aqui estão em bridge e repassam seus macs e não dos clientes, acho que vou isar cliente isp, o q vc acha?

    É como eu disse acima. Para passar o MAC da placa de rede do cara, só em WDS.

    Se for para um apartamento que tem 2 ou 3 pc´s, é melhor em isp mesmo. Daí o rádio já atua como router etc... é só ligar em um switch dentro da casa do cara.

    Eu só uso em bridge, quando tenho mais clientes separados.

    Hoje, é todo mundo em ISP, fazendo nat.. o ip fica dentro do rádio. Não dependo de máquina de cliente para funcionar.

    Abraços