+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 1 aparelho, varios clientes uso modo isp ou bridge?

    Ola amigos tava meio sumido, bom sei que muitos vao olhar, pow denovo esse assunto, bem poiseh, nem todo mundo é expert e nao consegui me axar nos outros topicos...

    Bom, preciso ligar uns 5 clientes em 1 radio cliente, uso muito os radios com aprouter, entao boto lah em modo Bridge e em wireless em modo cliente. ?? esse é o modo correto? uso hotspot em minha rede e vai ser usado 1 user hotspot para cada cliente? ou faço um wds em meus aps e deixo em modo cliente isp e ativo o wds dos radios ?

  2. #2

    Padrão Bridge

    Bom muitos escolhem deixar como isp outrso como bridge.

    Hotspot
    No meu caso usando hotspot prefiro como bridge pois assim não corro o risco de eles se enchergarem dentro da rede, sendo assim o ip que eles vão pegar vai vir direto do seu DHCP.

    PPPoE
    Como minah rede é mista e o PPPoE só pega ip qnd o cliente conecta, deixo o rádio em bridge porém com o dhcp ativado para que não tenha o problema de conexão nula ou limitada.

    Abraços

    bruno Queiroz

  3. #3

    Padrão

    Eu uso em bridge, fica mais facil gerenciar

  4. #4

    Padrão

    recomendaria vc fazer assim:

    compra uma rb411 e um switch que suporte vlan .. gerenciavel.. tem uns da overtek baratim.. no ispshop !!

    feito isso.. vc liga cada cliente em uma porta do switch.. 1 a 5

    neste momento voce tem 2 opções:

    colocar a rb pra autenticar os clientes em base remota ... ou fazer uma vlan do switch ate o seu autenticador/gateway..

    isso vc isola qualquer tipo de problema.. do tipo.. um cliente tentar usar o ip do outro... etc etc..

    ja tive este problema aqui, e resolvi montar uma coisa mais organizada.. nao tenho nenhum problema mais !!

  5. #5

    Padrão

    Caso queira compartilhar a conexao de 1 conta PPPoE, deixe em Cliente ISP
    Mas caso voce queira que cada cliente conectado no rádio, possua uma conta separada, use em modo bridge

    Aqui eu monto 1 kit desses em uma rua que tenho vários clientes, ai atendo eles via cabo, as vezes ponho 10 clientes em uma só bridge, fica show de bola!
    abraço

  6. #6

    Padrão

    ahh esqueci, se for pppoe, no seu mk, e se for usar essa bridge, desmarque a opçao one session per host

  7. #7
    Avatar de Shaoroc
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Espírito Santo De Vitória, Espirito Santo, Brazil, Brazil
    Posts
    75

    Padrão

    Citação Postado originalmente por caicarabruno Ver Post
    Bom muitos escolhem deixar como isp outrso como bridge.
    PPPoE
    Como minah rede é mista e o PPPoE só pega ip qnd o cliente conecta, deixo o rádio em bridge porém com o dhcp ativado para que não tenha o problema de conexão nula ou limitada.

    Para resolver isto, o mais facil seria desabilitar todos os serviços do conexão local assim caso o cliente não esteja conectado ao PPPoe não jogaria akele monte de lixos do windows de compartilhamento etc...

  8. #8
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Em wds, Cada MAC ira bater no seu server individualmente.

  9. #9

    Padrão Radinhos

    Citação Postado originalmente por Shaoroc Ver Post
    Para resolver isto, o mais facil seria desabilitar todos os serviços do conexão local assim caso o cliente não esteja conectado ao PPPoe não jogaria akele monte de lixos do windows de compartilhamento etc...
    Vlw pela dica.

    Mas Brother já optei pelos radinhos justamente para mexer o mínimo possível nas máquinas dos clientes e claro qualidade, todas as verificações são feitas pelo notebook.
    A única coisa que deixo na máquina deles é o Discador que configuro.

    Imagina nego vai la todo feliz cliente novo , abre a máquina do clientes que tem uns 10 séculos. Ai você tira 2 Kg de pueira, espirra, espirra, Solta uma catota enorme em cima da placa mãe, aproveita que é liquido e utiliza para limpar (claro que não vai acontecer isto ). Mas se aconetecer sem querer vc encosta na memória nunca mais a maquina liga rss.

    Voltando ao assunto, então evito fazer este tipo de coisa pois se derrepente o cliente não usa mais seus serviços, ai vou ter de ir la refazer tudo sabe. Evitar a Fadiga
    Abraços

    Bruno Queiroz

  10. #10
    Avatar de Shaoroc
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Espírito Santo De Vitória, Espirito Santo, Brazil, Brazil
    Posts
    75

    Padrão

    Citação Postado originalmente por caicarabruno Ver Post
    Vlw pela dica.

    Mas Brother já optei pelos radinhos justamente para mexer o mínimo possível nas máquinas dos clientes e claro qualidade, todas as verificações são feitas pelo notebook.
    A única coisa que deixo na máquina deles é o Discador que configuro.

    Imagina nego vai la todo feliz cliente novo , abre a máquina do clientes que tem uns 10 séculos. Ai você tira 2 Kg de pueira, espirra, espirra, Solta uma catota enorme em cima da placa mãe, aproveita que é liquido e utiliza para limpar (claro que não vai acontecer isto ). Mas se aconetecer sem querer vc encosta na memória nunca mais a maquina liga rss.

    Voltando ao assunto, então evito fazer este tipo de coisa pois se derrepente o cliente não usa mais seus serviços, ai vou ter de ir la refazer tudo sabe. Evitar a Fadiga
    Abraços

    Bruno Queiroz

    Entendo... melhor não mexer no que está funcionando hsauhsuah

    mais vale as vezes está configuração evita a dor de ir em um predio ficar passando snifer para axar quem ta fazendo merda na rede.

    a cada caso uma solução.

  11. #11

    Padrão HEHE

    A questão nem é não mexer no que esta dando certo, como disse uso pppoe e também tenhos prédio com clientes, neste tipo de situação a coisa é diferente pois utilizo vlan numa rb e switch gerenciavel. resolve o problema.

    Abraços

    Bruno Queiroz