+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas de distancia curta

    estou com problema um pouco incomum pra mim pois quando fui montar me parecia simples. o cliente meu é uma empresa transportadora, eles usam apenas acesso remoto ao servidor do software deles, coisa leve. agora a instalação de wireless deles esta assim...

    3 locais

    - o escritório 1 onde fica o servidor
    - Barracão
    - escritório 2

    não a visada direta entre o escritório 1 e o escritório 2 (existe uma florestinha no caminho) então foi necessário fazer uma repetição usando o barracão. no barracão existe 2 roteadores aprouter com firmware 7.3 e uma antena apontando para o escritório 1 e outra para o escritório 2 com visada limpa e perfeita.

    a distancia entre os locais é de 100m escritorio1 para barracão e 300m barracão escritorio2.

    todos os equipamento são iguais, krazer wr254 que a LINKTECK vende.

    o problema é o seguinte....

    quando faço o PING ou quando ele usa o acesso remoto dele existe perda de pacote e dai fica tudo lerdo , lento e travando. fiz o ping entre os equipamento e realmente existe uma perda, e é ela a culpada.. pra corrigir refiz os cabos, pigtails, e reconfigurei tudo. mas ainda não resolveu, parece um mistério, o sinal de wireless esta bom 80% (-60db) e as configurações dos aprouter estão como padrão, não mudei nada de opções neles. (até estou achando que é isso o problema).

    o escritorio 1 é o AP
    a antena 2 do barracao é cliente
    a antena 3 do barracao é AP
    e a antena 4 do escritorio 2 é cliente.

    nao montei WDS, nao sei se vai melhorar, queria saber se vc tem ideia do que poderia ser, tem mais detalhes , mas nem escrevi, se precisar te passo..

    me ajude se puder, estou com esse misterio sem solução por enquanto..

    obrigado novamente.

    Marcos Chiorato

  2. #2

    Padrão

    Bom dia, amigo.

    Acho que o ideal seria vc colocar em WDS, assim vc teria uma bridge totalmente transparente, lembrando de colocar os canais do 1° link bem distante do 2° link. Verifique tambem se não há interferências.

    Boa Sorte.


    Marco Aurélio
    Supervisor Tecnico
    Comunicativa Telecomunicações

  3. #3
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Bom, a perda de pacotes pode ver de várias coisas, inclusive do cabo de rede que interliga os dois aps do barracão... tens que verificar tudo mesmo... aproveite para ver o alinhamento das antenas e se há algum tipo de obstáculo entre os links, como por exemplo, um galho de árvore que cresceu por ali ou algo assim... não se iluda com as árvores, uma árvore inteira pode não comprometer o sinal, mas 1 mísero galhinho pode bloquear todo o sinal... isso depende muito da espécie da árvore (falo por experiências próprias, a última foi a 1 semana... hehe)
    Sobre o modo de operação, te aconcetro o WDS por segurança e principalmente pelo modo como ele funciona, ele vai fazer com que a rede local fique totalmente transparente ao passar pelos rádios... vai ser exatamente o mesmo que um cabo de rede...
    Me veio outra coisa agora, quais os canais que vc está usando??? talvez vc esteja usando canais muito próximos... ou mesmo á outro rádio ai perto com canal muito parecido e causando interferência... tente sempre usar os canais mais afastados possíveis, por exemplo, 1, 6 e 11 que são os únicos que não se sobrepõem...