+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Não navega com Hotspot

    Boa tarde galera.
    Estou começando a usar o Mikrotik instalado em um K6-II 500Mhz com 128MB
    Primeiro instalei somente o DHCP Server, o Web-proxy(Full Cache) e o Queue pra controle de banda, funcionou perfeitamente durante 3 dias.
    Agora estou tentando usar o Hotspot, pois o objetivo do servidor é para uso em um Hotel.

    O problema está acontecendo que quando configuro o Hotspot, os clientes param de navegar. Nem mesmo abre a tela de Login do Hotspot.
    Fiz um teste pelo TOOLS > PING do MK e vi que ele pinga as maquinas com ip estatico da rede, mas não pinga o Modem ADSL nem os clientes DHCP.

    Eu segui o Mikrotik - UnderLinux Wiki para configurar o Hotspot.

    Alguém alguma idéia?

    Ah, só para constar, estou usando a versão v2.9.27 Crackeada para teste, se funcionar vou comprar a licença nivel 4.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Desativei o Hotspot e depois desativei 2 regras dele no NAT do Firewall
    0 chain=srcnat out-interface=Internet src-address=192.168.0.0/24
    action=masquerade
    1 chain=dstnat in-interface=Local protocol=tcp dst-port=80 action=redirect
    to-ports=3128
    2 X ;;; masquerade hotspot network
    chain=srcnat src-address=192.168.0.0/24 action=masquerade
    3 X chain=pre-hotspot in-interface=Local src-address=192.168.0.0/24
    protocol=tcp dst-port=80 hotspot=auth action=redirect to-ports=3128

    as regras 2 e 3 estão desativadas.

    Desta forma o cliente consegue navegar normalmente sem passar pelo Hotspot, ao contrário nem mesmo o Servidor pinga o Modem.

  3. #3

    Padrão

    Descobri o erro!!

    a regra do firewall que o hotspot criou automaticamente estava errada, faltava indicar a interface de saida para internet:
    out-interface=Internet

    Depois disso caí em um problema que acontece com quem usa Web-proxy Cache Full + Hotspot, que era o fato da página de status dar erro 404 - Página não pode ser exibida.

    Resolvi o problema criando um nat antes daquele que redireciona o hotspot pro web-proxy

    entao minhas regras do NAT ficaram assim:

    0 chain=srcnat out-interface=Internet src-address=192.168.0.0/24 action=masquerade

    1 chain=dstnat in-interface=Local protocol=tcp dst-port=80 action=redirect to-ports=3128

    2 ;;; masquerade hotspot network
    chain=srcnat out-interface=Internet src-address=192.168.0.0/24 action=masquerade

    3 ;;; Paginas de status do hotspot
    chain=pre-hotspot dst-address=192.168.0.1 protocol=tcp dst-port=80 hotspot=auth action=redirect to-ports=64873

    4 chain=pre-hotspot in-interface=Local src-address=192.168.0.0/24 protocol=tcp dst-port=80 hotspot=auth action=redirect to-ports=3128

    PS: Eu sei que fui totalmente autista nesse tópico, mas eu sempre entro no Fórum e nunca contribuo, talves alguem passe por esse mesmo problema, então está ai a solução.

    Vlw!