+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão rb 493 como switch - stackable

    Senhores,

    Tenho duas rb 493, rodando como bridge. Meu projeto seria interligar as duas, rodando stp e mantendo a o link entre eles bloqueados. Mas acontece o seguinte, no switch01 as portas ethernet vao de 1 a 9 e no switch02 vao de 10 a 17. E o stp nao bloqueia a porta de interconexao. Parece que eles estao funcionando como um so. Alguem aqui ja passou por isso? Alguma sugestao?!

    Abs!

  2. #2

    Padrão

    ta nao entendi, voce quer ligar as rb como dois switch, mas nao quer que eles se comuniquem?

    pra que voce ligaria as duas juntas e bloquearia a conexao entre elas?

    rsrs explicar melhor ai amigo. vamos tentar te ajudar.

  3. #3

    Padrão

    É... tirando do contexto da minha topologia fica meio sem sentido.
    O que acontece é que quero que um switch comunique com o outro caso um dos links da minha rede ( links de radio - nao descritos aqui ) caiam. Ou seja, quero que fique em modo blocking no stp.
    Mas o que acontece é que as interfaces seguem uma sequencia ( ether1...ate ether17) ... nao sei bem o que esta acontecendo mas parece que os dois estao funcionando como um só, e o stp nao bloqueia nenhuma porta e minha rede fica em loop.....

    Alguma ideia?



    Abs!

  4. #4

    Padrão

    amigo se foi bem o que eu entendi e so vc tirar a porta que liga uma rb na outra da bridge /bridge ports ai vc remover a que vc quiser

  5. #5

    Padrão

    Mas eu quero que ela fique la em modo blocking,pois se um link falhar ela será ativada.

    Meu problema é que as duas bridges estao se comportando como uma so. Alguem ja viu isso? Alguma ideia?

  6. #6

    Padrão

    vamos ver, qual seria a finalidade afinal? voce quer tipo ter um link de reserva? de backup?

  7. #7

    Padrão

    Isso!!!! Mas a questao que estou colocando é isso...das plaquinhas pareerem ser uma so....
    como nao tenho mta experiencia em mk ( mais cisco e 3com ) nao sei o que pode estar ocorrendo........

  8. #8

    Padrão

    ha ok, bom teria diversas formas de fazer isso, e sim, voce interligando assim ele faria um loop, o stp resolveria( ou tentaria) isso.
    1-atraves de scripts que habilitaria as interfaces que voce quer na bridge ou nao.
    monitorando atraves do netwatch.
    tipo pingue no ip do link1, se nao responder desative a porta eth1(link1) e ative a porta eth10 (link2),

    falta detalher no seu diagrama ai, por exemplo esses seu slink estao com o mesmo ip(os modens) outra coisa, isso é que parte da rede?
    por que voce deveria era fazer um load-balance entao, se um link cair o outro assume. e nao vais nem precisar de duas RB. pra isso

    tenho pontos com 4 links hostpot e 180 clientes, em 1 rb só.

    blz..

  9. #9

    Padrão

    Valeu pela resposta!
    Eu acabei redesenhando a rede, coloquei um switch 3com no lugar das duas.
    Mas toda via, muito obrigado pela atencao!!