+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Somando Dedicado + ADSL (fornecendo ips válidoas aos clientes)

    Olá

    Alguem poderia me ajudar, como fazer um load balance no mikrotik sendo a seguinte forma:

    link 01 - Dedicado de 4mb (já balanceado 2 links de 2mb pelo roteador cisco)
    link 02 - ADSL de 8MB (mikrotik discando para modem)

    Detalhe, somando de tudo, e entregando ao cliente IP´s válidos atravéz do PPoE. O link dedicado tem um range de 1024 ip´s válidos.


    Agradeço muito a quem possa me dar uma idéia de como fazer isso.

  2. #2

    Padrão

    Tipo sua ideia seria entregar os IPs validos aos clientes mais fazer com que saiam pelo link ADSL para alguns serviços?


    Se for isso, acredito que se usar o LB por marcação de portas funcione.

  3. #3
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Exclamation Acompanhando

    Opa, tb tenho interesse, tenho um balance em uma rb 2 dedicados 01 EBT 8mb e 01 OI 2Mb, e em outra rb 2 dsl = 2 wimax da EBT.
    Sempre pensei q nao seria possivel fornecer ip validos por causa das adsls, tenho 3 mascaras 2 /28 e 01 /24. Se possivel alguem da uma ideia ai.

    PS: Comentaram uma vez comigo q por ser operadoras diferentes teria q ativar BGP, será isso ? BGP funfa em adsl, nao né...

    Abraço a todos

  4. #4

    Padrão

    topico incrivel.........quem tiver a solução ganha um premio

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    topico incrivel.........quem tiver a solução ganha um premio

    Caro FERNANDO de "Deus" , é obvio que se tivesse a resposta não estaria questionando aquí não é? Sr. "DE DEUS!!"
    Por favor, perca o seu tempo em postar coisas úteis e nao fúteis.

    Obrigado.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Tipo sua ideia seria entregar os IPs validos aos clientes mais fazer com que saiam pelo link ADSL para alguns serviços?


    Se for isso, acredito que se usar o LB por marcação de portas funcione.
    Isso mesmo, é exatamente isso que quero fazer, além de deixar os ip´s validos da LP que tenho ser fornecida aos clientes, redirecionar o trafego de alguns serviços para o ADSL que neste caso seia o "APOIO".

    Abrcs.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Caro FERNANDO de "Deus" , é obvio que se tivesse a resposta não estaria questionando aquí não é? Sr. "DE DEUS!!"
    Por favor, perca o seu tempo em postar coisas úteis e nao fúteis.

    Obrigado.
    Parabens pelo seu exemplo de humildade. O "de Deus" é porque é meu sobrenome mesmo......

    Pessoas como vc não tem o espirito de companherismo que devemos ter neste forum......por isso que tanta gente boa não participa mais, o que quis dizer é que este seu caso pode ajudar muita gente ......pois é uma boa solução.

    De uma olhada na diferença minha e sua:

    Vc ta aqui desde 2005 e eu de 2008 veja a diferença de postagens entre as minhas e as suas e sem contar nos agradecimentos. Da proxima venhe com mais humildade, pois esse forum aqui é aberto, e cada um fala o que quer (usando o discernimento e moderado pelos moderadopres) e ninguem é obrigado a conviver com pessoas com extrema falta de educação como vc que fica zombando até mesmo do nome das pessoas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         top.jpg
Visualizações:	177
Tamanho: 	84,0 KB
ID:      	6132  

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Caro FERNANDO de "Deus" , é obvio que se tivesse a resposta não estaria questionando aquí não é? Sr. "DE DEUS!!"
    Por favor, perca o seu tempo em postar coisas úteis e nao fúteis.

    Obrigado.
    É amigo deu mancada mesmo....não vi motivo algum para ser mal educado com nosso amigo Fernando....qualquer um que leu o post dele entendeu o elogio que ele fez ao seu topico.

    Acho que deveria pedir desculpas, pois desta forma não vai conseguir ajuda alguma por aqui.

  9. #9
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    É amigo deu mancada mesmo....não vi motivo algum para ser mal educado com nosso amigo Fernando....qualquer um que leu o post dele entendeu o elogio que ele fez ao seu topico.

    Acho que deveria pedir desculpas, pois desta forma não vai conseguir ajuda alguma por aqui.
    100% apoiado! E eu mesmo posso falar que o Fernando é gente boa aqui do fórum... Acompanho sempre os post e ele tá ai sempre pra ajudar... Assim como eu... dentro das minhas limitações, claro, mas estamos ai...

    Sobre a pergunta, não sei mesmo se tem como fazer, mas imagino que não porque no ADSL teria a rede interna local com ips locais... A não ser que dê pra fazer alguma coisa do tipo colocar o ADSL em bridge com ip real, ou alguma coisa assim... mas até onde eu sei no caso do seu link onde os IP reais estão, é lá que eles serão disponibilizados para internet, no provedor com ADSL estes IPs não estarão cadastrados... Existe uma hierarquia de IPs onde uma empresa recebe X ips de um mesmo range (consecutivos ou coisa assim), essa empresa pode ter mais de um range o que explica ip com 'padrão de numeros' diferentes na mesma empresa, mas imagino que cada ip tenha a sua rota definada pela operadora, se vc tentar sair com o ip real pelo adsl ele não estará na mesma rota do outros link e será bloqueado na operadora do ADSL(isso se tiver como configurar dessas forma tmb...)
    Isso ai é questão para os feras daqui, não pra mim que sou um humilde conhecedor de tudo sem ser mestre em nada... hehe
    Última edição por pedemesa; 23-11-2009 às 15:17.

  10. #10
    Del-Link Provedor Avatar de dellink
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Região Agreste de Pernambuco e mata sul
    Posts
    95

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Olá

    Alguem poderia me ajudar, como fazer um load balance no mikrotik sendo a seguinte forma:

    link 01 - Dedicado de 4mb (já balanceado 2 links de 2mb pelo roteador cisco)
    link 02 - ADSL de 8MB (mikrotik discando para modem)

    Detalhe, somando de tudo, e entregando ao cliente IP´s válidos atravéz do PPoE. O link dedicado tem um range de 1024 ip´s válidos.


    Agradeço muito a quem possa me dar uma idéia de como fazer isso.

    Colegão é o seguinte: voce pode fazer isso por marcação de pacotes ou por porta redirecionando traf pra determido link. sendo que tem que avaliar com caltela pelo seguinte.... cliente entra no orkut por tcp e ao fazer o loguin a senha irá por udp = ( já era ) na divisão não pode ser maria vai com as outras.
    2ª- AÇÃO: " passo horas a noite fazendo teste aqui, num teste doido fiz algo simples ... não quis fazer regras nenhuma e precisava apenas mostra a um cliente de quem era o link que ele usava olhando no speedtst.net, no web-proxy access travei a palavra meu IP e fiz o ppoe dando um de meus ips para os clientes e deu o seguinte :ANID e o cliente satisfeito por não ser adsl e eu mais ainda por nao ter tempo de parar tudo e fazer regras pra caprixo de cliente . ( só tenho 8 ip validos.... e tenho um monte de cliente esperto... se eu der um danado desse pre eles, vao hospedar paginas, fazer radio on-line, servidor de css... tudo em benefício da espericia e da curiosidade.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Parabens pelo seu exemplo de humildade. O "de Deus" é porque é meu sobrenome mesmo......

    Pessoas como vc não tem o espirito de companherismo que devemos ter neste forum......por isso que tanta gente boa não participa mais, o que quis dizer é que este seu caso pode ajudar muita gente ......pois é uma boa solução.

    De uma olhada na diferença minha e sua:

    Vc ta aqui desde 2005 e eu de 2008 veja a diferença de postagens entre as minhas e as suas e sem contar nos agradecimentos. Da proxima venhe com mais humildade, pois esse forum aqui é aberto, e cada um fala o que quer (usando o discernimento e moderado pelos moderadopres) e ninguem é obrigado a conviver com pessoas com extrema falta de educação como vc que fica zombando até mesmo do nome das pessoas.


    Caro Fernando, não vou ficar aqui no fórum aumentando os números de pots, para começar um "bate-boca" pois acho é o que vc quer.
    Porém sua citação em relação a números pra mim é muito vago, pois mediante ao que citei acima, realmente o que vc quer é bater boca.
    Quanto ao seu nome, é o seu nome, não estou zombando, mais com já se diz porai, quando em hora inoportuna "dis o que quer.... escuta o que não quer"

    Sobre o fato de pessoas estar se distanciando do fórum, realmente é fato, iniciei uma pergunta, e vem voce, com toda habilidade do mundo vem satirizando as coisas... foi o que entendi.. ou não é??

    Já lhe disse, não lhe conheço, nem sei quem voce é, mais boca aberta entra mosquito, quando eu não sei sobre o assunto , ou não posso ajudar as pessoas pelo meu conhecimento ilimitado simplesmente fico quieto.

    Há.. parabéns pelos números... fiquei muito contente... vc é uma pessoa realmente que está aqui para ajudar as pessoas... está de parabéns.. mais ajude , não ZOMBE com a cara de quem não sabe!!

    Mais nada pessoal ai seu nome ok.

    Obrigado.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Caro Fernando, não vou ficar aqui no fórum aumentando os números de pots, para começar um "bate-boca" pois acho é o que vc quer.
    Porém sua citação em relação a números pra mim é muito vago, pois mediante ao que citei acima, realmente o que vc quer é bater boca.
    Quanto ao seu nome, é o seu nome, não estou zombando, mais com já se diz porai, quando em hora inoportuna "dis o que quer.... escuta o que não quer"

    Sobre o fato de pessoas estar se distanciando do fórum, realmente é fato, iniciei uma pergunta, e vem voce, com toda habilidade do mundo vem satirizando as coisas... foi o que entendi.. ou não é??

    Já lhe disse, não lhe conheço, nem sei quem voce é, mais boca aberta entra mosquito, quando eu não sei sobre o assunto , ou não posso ajudar as pessoas pelo meu conhecimento ilimitado simplesmente fico quieto.

    Há.. parabéns pelos números... fiquei muito contente... vc é uma pessoa realmente que está aqui para ajudar as pessoas... está de parabéns.. mais ajude , não ZOMBE com a cara de quem não sabe!!

    Mais nada pessoal ai seu nome ok.

    Obrigado.
    Prezado amigo...

    Não estou aki para defender ninguém.. aliás o tópico q vc abriu é o que muito provedores com links dedicados e adsl querem fazer..( inclusive eu ! )... mais quando o Fernando de Deus disse sobre seu tópico... a primeira impressão que tive foi elogiar o post criado por tí.

    Um Abraço.. e esperamos ansioso pelos comentários instrutivo aki no post !

    Douglas

  13. #13
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dougcompany Ver Post
    Prezado amigo...

    Não estou aki para defender ninguém.. aliás o tópico q vc abriu é o que muito provedores com links dedicados e adsl querem fazer..( inclusive eu ! )... mais quando o Fernando de Deus disse sobre seu tópico... a primeira impressão que tive foi elogiar o post criado por tí.

    Um Abraço.. e esperamos ansioso pelos comentários instrutivo aki no post !

    Douglas
    Cara, eu não entendo porque é tão difícil abmitir um erro... cara, é isso que falta no povo brasileiro... Se a gente erra na interpretação de uma coisa que a gente lê, simplesmente a gente, humildemente pede desculpas e segue o baile... essa de não admitir o erro não dá pra querer... cara, não quero defender ninguém, menos ainda atacar alguém... só queria que o povo no geral pudesse deixar de lado o negócio de "eu sou o melhor"... ninguém sabe tudo, ninguém é melhor do que ninguém... esse tipo de competição não leva a nada...
    Então moçada, que tal voltarmos à pergunta do amigo e esquecer esse bobagem de discutir... cara, esse forum é para aprendermos uns com os outros... qualquer outra coisa é perda de tempo...

  14. #14

    Padrão

    Boa noite pessoal, e ai alguém conseguiu uma forma de passar ip válidos para os clientes trabalhando com balanceamento de adsl e link dedicado ?
    Eu estou com o mesmo problema... tenho um link dedicado de 6 mb onde possuo vários ip's válidos, e 3 links de adsl, gostaria de fazer um balanceamento utilizando pcc mas existem clientes que utilizam sistemas de cameras e que precisam acessar as mesmas de fora da rede, por isso esses clientes com cameras recebem ip's válidos, alguém sabe se mesmo fazendo balanceamento é possível repassar ip's válidos para alguns clientes ? ou se existe alguma forma de redirecionar portas ou algo assim mesmo com balanceamento para que esses clientes possam acessar essas cameras de fora da rede ? ou ainda cadastrar ip's válidos no mikrotik fazendo balanceamento e amarrar com ip's inválidos dessa rede para permitir esses acessos externos ?
    DEsde já agradeço pela atenção.

  15. #15

    Padrão

    a entrega pode ter varias formas uma delas seria caso voce use no mesmo micro o balanceamento e controle dos cleintes é mais facil entregar os ips, ai voce definira se vc quer engtregar o ip e que tudo que seja por ele que venha do cliente vai entrar no balanceamento ou nao como portas por exemplos, no pcc o jeitro mais facil seria quebrar as faixa de ips no roteador e definir uma classe apontada pro micro onde esta o controle dos clientes que seria a placa local onde tudo que vier com pra aquele endereço o roteador entregará no concetrador pois tera rota nele pra isso, onde voce mesmo tb definirá se vai deixar esse ip valido tb cair na regras do pcc ou de outro tipo de balanceamnto ou não. Voce pode entregrar um ip valido por cliente mais acessos com videos de youtube etc caiam no balanceantos ou cache e outros serviços sempre saiam pelo link dedicado etc. Como pode tb sempre fazer tudo desse ip ir sempre pelo dedicado e por ai vai...tudo criando rotas pra isso.

  16. #16

    Padrão

    Valeu amigo Aprinou, bom agora então eu já sei que é possível, não estarei tentando algo sem fundamento, ainda não sei como fazer mas irei pesquisar mais pra tentar entender como fazer isso, valeu e um feliz ano novo.

  17. #17

    Padrão

    Minha humilde opinião: A forma mais fácil de passar IP público (ou válido, quente ... sei lá qual outro nome que queira dar) para os clientes é utilizando PPPoE.

  18. #18

    Padrão

    Bom dia amigo Marcos ... então mas sendo pppoe ou apenas amarrando o mac dele (usando criptografia em conjunto) a minha dificuldade é como criar esses redirecionamentos de ip's válidos para que eles não fiquem bloqueados pelo balanceamento de carga entre os vários links.

    É assim, você pega no meu caso 1 link dedicado e 3 adsl, liga todos no mesmo servidor no caso o mikrotik, o mikrotik por sua vez, cria uma camada de abstração entre esses links e a rede interna fornecendo um ip que será o gateway de toda a rede interna ... um gateway lembrando que não será o ip de nenhum dos links... então ele vai recebendo as requisições da rede interna e dependendo do modo das configurações ele encaminha os dados para este ou aquele link ... distribuindo a carga entre os links de acordo com o peso que lhe foi atribuído, a dificuldade em eu entender é se o servidor criou uma abstração que manteve os links separados da rede interna e criou um gateway para essa rede como poderei passar alguns ip's válidos que tenho nesse link dedicado esse link não tem comunicação direta com a rede interna inválida, antes com um link dava pra cadastrar vários ip's válidos na porta do mikrotik e depois associava ele com os ip's inválidos da rede interna, então o usuário dessa forma teria um ip válido que ele poderia usar para acessar suas cameras de fora da rede ... mas agora o balançeamento mudou toda a história ... como diz um amigo meu, agora sorte pra você rss....

  19. #19
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Acho que nao seria impossivel nao,como disseram ai vc pode criar uma nova interface que sera o gateway pra esses clientes em especial e dai atribui um ip valido da sua range e faz o redirecionamento pra que saia tudo por essa interface diretamente para o link dedicado e mais ou menos isso ou estou enganado?