+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Levar Internet ao Mikrotik

    Ola, tenho uma rede wireless com 2 pontos se conectando a um mikrotik ponto-a-ponto, a rede wireless esta na rede 10.1.1.x.

    O mikrotik principal esta ligado á um switch que tem ligado também 2 servidores e um modem.

    esses servidores e o modem estao na rede 192.168.4.x

    A rede 192.168.4.x tem somente 5 ips validos, por isso coloquei a rede wireless na rede 10.1.1.x

    o que ta acontecendo é que so tenho 1 (um) ips sobrando na rede 192.168.4.x e os mikrotiks que estao na rede 10.1.1.x e também os terminais ligados ao mikrotik estao sem internet.


    O que eu tenho que fazer pra levar essa internet da rede 192.168.4.x pra rede 10.1.1x da rede wireless.

    To precisando disso o mais rápido o possivel.

    Por favor, que souber me ajude.


    Desde ja agradeço.

  2. #2

    Padrão

    alguem sabe o que eu tenho que fazer, se é nat, criar regra de firewall

  3. #3

    Padrão

    Não sei se entendi direito... mas vamos lá. De dentro do MK você consegue pingar algum site, depois de colocar o ip da rede 192..... na interface de entrada, adicionar rota padrão e dns? Se sim basta você fazer uma regra de masquerade para os ips da rede 10.... que deverá funcionar.

  4. #4
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por araujoprog Ver Post
    Não sei se entendi direito... mas vamos lá. De dentro do MK você consegue pingar algum site, depois de colocar o ip da rede 192..... na interface de entrada, adicionar rota padrão e dns? Se sim basta você fazer uma regra de masquerade para os ips da rede 10.... que deverá funcionar.
    É isso ai! Me parece que vc não está roteando... Como o amigo acima falou, vc pode partir do seguinte ponto:
    Dentro do Mikrotik, tente pingar www.uol.com.br, se responder, está tudo ok, faltando apenas o Masquarade nas regras de firewall, e por segurança confira o Gatway Padrão no IP > Route... acho que não tem mistério, no começo eu sofri pra fazer isso, mas depois que a gente faz uma vez não esquece mais, é como aprender a andar de bicicleta... hehehe

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    É isso ai! Me parece que vc não está roteando... Como o amigo acima falou, vc pode partir do seguinte ponto:
    Dentro do Mikrotik, tente pingar www.uol.com.br, se responder, está tudo ok, faltando apenas o Masquarade nas regras de firewall, e por segurança confira o Gatway Padrão no IP > Route... acho que não tem mistério, no começo eu sofri pra fazer isso, mas depois que a gente faz uma vez não esquece mais, é como aprender a andar de bicicleta... hehehe
    Não, de dentro do mikrotik eu nao consigo pingar nemnhum site, nem mesmo o modem ( que ta na rede 192.);

    eu consigo ligar um notebook no mesmo switch que ta ligado o mikrotik e sim, pelo note eu acesso a net.

    Se nao tiver entendido podem perguntar, to precisando disso hurgente!

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Bom, então como diria Jack, vamos por partes...

    Faz o seguinte, liga um cabo de rede do modem até o mikrotik e outro do mikrotik até o switch. No switch vc liga o note e o que mais vc quiser.

    No Mikrotik:
    Configura na interface de rede que vc colocou o modem, um IP da rede do modem, exemplo, se o ip do modem for 10.1.1.1/24 configura na interface do mik o ip 10.1.1.2/24, dai tu configura na outra interface (a que vai para o switch) um outro range de ips... por exemplo, 192.168.0.1/24, e no note vc usa 192.168.0.2/24.

    Ok, agora o Gateway Default do Mik... Em IP>ROUTES clica em "+" e na janela que abrir tu só altera o "Gateway" ai tu coloca o IP do teu modem, no exemplo: 10.1.1.1

    E então vai para o masquerade... Em IP > Firewall > NAT vc cria uma regra mais ou menos assim:
    Na Aba General:
    Chain = srcnat
    Out. interface="a interface do modem"
    Na aba Action:
    Action = masquerade
    essa regra de NAT pode ser feita de várias formas, mas eu tenho ela assim...

    Não sei se vai ser necessário configurar o DNS, mas se for é em IP > DNS > Static Settings

    Acho que por ai dá pra saber como fazer... O ideal é usar o modem em bridge com o mik autenticando, mas pra começo de conversa e pra deixar funcionando para poucos clientes ainda vai...

    Procure aqui no fórum que tem material mais detalhado, inclusive sobre como colocar o modem em bridge...

    Ahh não se esqueça de postar aqui se deu certo e se for útil clica no "Agradecer" ai hehe
    Abraço,
    Última edição por pedemesa; 26-11-2009 às 11:46.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Bom, então como diria Jack, vamos por partes...

    Faz o seguinte, liga um cabo de rede do modem até o mikrotik e outro do mikrotik até o switch. No switch vc liga o note e o que mais vc quiser.

    No Mikrotik:
    Configura na interface de rede que vc colocou o modem, um IP da rede do modem, exemplo, se o ip do modem for 10.1.1.1/24 configura na interface do mik o ip 10.1.1.2/24, dai tu configura na outra interface (a que vai para o switch) um outro range de ips... por exemplo, 192.168.0.1/24, e no note vc usa 192.168.0.2/24.

    Ok, agora o Gateway Default do Mik... Em IP>ROUTES clica em "+" e na janela que abrir tu só altera o "Gateway" ai tu coloca o IP do teu modem, no exemplo: 10.1.1.1

    E então vai para o masquerade... Em IP > Firewall > NAT vc cria uma regra mais ou menos assim:
    Na Aba General:
    Chain = srcnat
    Out. interface="a interface do modem"
    Na aba Action:
    Action = masquerade
    essa regra de NAT pode ser feita de várias formas, mas eu tenho ela assim...

    Não sei se vai ser necessário configurar o DNS, mas se for é em IP > DNS > Static Settings

    Acho que por ai dá pra saber como fazer... O ideal é usar o modem em bridge com o mik autenticando, mas pra começo de conversa e pra deixar funcionando para poucos clientes ainda vai...

    Procure aqui no fórum que tem material mais detalhado, inclusive sobre como colocar o modem em bridge...

    Ahh não se esqueça de postar aqui se deu certo e se for útil clica no "Agradecer" ai hehe
    Abraço,

    OK, consegui levar a internet pro mikrotik, agora eu preciso saber o que tenho que liberar no mikrotik para acessa-lo remotamente?

  8. #8
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcusmenezes Ver Post
    OK, consegui levar a internet pro mikrotik, agora eu preciso saber o que tenho que liberar no mikrotik para acessa-lo remotamente?
    Bom, à princípio nada (acho que não intendi a pergunta)... só use o Winbox com IP da rede interna, ou seja, a rede conectada ao switch e a senha, ou ainda clique no botão ... do winbox que ele encontra o mac e podes acessar por mac tmb...