+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Duvida sobre o CCQ

    Bom pessoal, uma coisa que me deixa muito curioso no Mikrotik é esse CCQ, para quem ainda nao observou, é so ir la no Status da sua placa Wireless que vc vera um campo Overall TX-CCQ medido em %.
    De acordo com o que eu li sobre ele, é uma media que o MKT faz usando a retransmissao de pacote para medir a qualidade de seu sinal, ou seja, quanto mais retransmissão o seu ap fizer menor sera a % do CCQ, o que, teoricamente, indicaria que seu ap esta com problemas.

    Problemas estes que podem ser cliente com sinal fraco, por exemplo, so que é ai que entra a minha curiosidade, eu tenho um cliente que ta com -46dbm, Signal to Noise: 58db, porem o TX/RX CCQ dele esta em 36% (olhando pelo Wireless > Registration). Teoricamente nao era pra estar com um CCQ bom? tenho clientes com sinal bem inferior e esta com um CCQ de 100%. Vou ate dar um pulo na casa desse cliente, pra ver se tem algum problema com o cabo, pigtail ou a antena dele.

    Alguem com mais experiencia nesse assunto, poderia me ajudar a entender exatamente essa questao do CCQ?

  2. #2

    Padrão

    o sinal esta ok.. mas pode ser que esteja chegando na torre saturado... neste cliente tente abaixar a potencia do radio !!

    se o problema nao for FISICO (pigtail.. antena.. etc etc) .. abaixando a potencia deve melhorar..

    o ideal eh trabalhar com um nivel padrao de sinal em todos os clientes para nao saturar o spectro..

    por exemplo.. -60 é um sinal excelente, todos os radios conseguem transmitir em taxa maxima.. entao procure manter por ex.. os clientes entre -50 e -60 !! ou -55 ate -65 ..

  3. #3
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Exclamation

    Bom dia amigos, concordo com oq o Alexandre falou, varios amigos me falaram isso, mas tem um porem, uso radios GLink, GI-Link, Edimax, e agora Egenius ( q por sinal é o melhor q peguei até hoje) todos com firmware APRoute, mas nas confs avançadas eles informam q soé possivel setar a potencia em modo AP, q no modo WISP, ou client a potencia é setada por padrão a 100Mw.
    Ai cumplica né, alguma dica para casos como esse?

    Obrigado a todos
    Última edição por paulojrandrade; 27-11-2009 às 09:06.

  4. #4

    Padrão

    E ao abaixar a potencia vai ver que estes -58dbm de noise vai para -90dbm.
    É como disse o Alexandre, não basta bom sinal. O importante é a relação sinal/ruído. Quanto maior for a diferença entre estes valores melhor o CCQ. e no teu caso eles estão quase se encontrando.

    Porém..... tenho um caso esdrúxulo: o usuário está num local que para mim era totalmente improvável a conexão.

    O sinal oscila entre -80 e -90dbm.
    Pensei, não vou colocar este assinante. Mas por insistência dele acabei deixando para testar. Nunca me incomodou, apesar da relação sinal/ruído estar péssima, pois estão quase se encontrando.
    E não está atrapalhando os outros. Ele navega quase sempre no limite da banda, melhor que muitos outros. E o CCQ está em 100%.
    A única explicação que achei para isso é o fato de ser Nano2 no cliente. Nano tem muito boa recepção e acho que aquele algorítmo para redução de ruído deve funcionar mesmo.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E ao abaixar a potencia vai ver que estes -58dbm de noise vai para -90dbm.
    É como disse o Alexandre, não basta bom sinal. O importante é a relação sinal/ruído. Quanto maior for a diferença entre estes valores melhor o CCQ. e no teu caso eles estão quase se encontrando.

    Porém..... tenho um caso esdrúxulo: o usuário está num local que para mim era totalmente improvável a conexão.

    O sinal oscila entre -80 e -90dbm.
    Pensei, não vou colocar este assinante. Mas por insistência dele acabei deixando para testar. Nunca me incomodou, apesar da relação sinal/ruído estar péssima, pois estão quase se encontrando.
    E não está atrapalhando os outros. Ele navega quase sempre no limite da banda, melhor que muitos outros. E o CCQ está em 100%.
    A única explicação que achei para isso é o fato de ser Nano2 no cliente. Nano tem muito boa recepção e acho que aquele algorítmo para redução de ruído deve funcionar mesmo.

    mas já deu uma olhada em qual banda ele negocia com o AP? Se for aquele que fica em 1/2 MBits, é aquele historinha da pizza que contei outra vez... esse ai é o que vale por 10.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por paulojrandrade Ver Post
    Bom dia amigos, concordo com oq o Alexandre falou, varios amigos me falaram isso, mas tem um porem, uso radios GLink, GI-Link, Edimax, e agora Egenius ( q por sinal é o melhor q peguei até hoje) todos com firmware APRoute, mas nas confs avançadas eles informam q soé possivel setar a potencia em modo AP, q no modo WISP, ou client a potencia é setada por padrão a 100Mw.
    Ai cumplica né, alguma dica para casos como esse?

    Obrigado a todos
    Tbm trabalhei com os msm ap´s que vc citou, interessante que na msm sequência, mas agora estamos aplicando o bullet2 no qual o seu problema de como setar a potência fica resolvido, nas configs do bullet tem como vc determinar a distancia entre cliente e estação repetidora melhorando assim nivel de dados transmitidos e recebidos.....sem contar as outras vantagens desse equipamento (Nano tbm é show)......o cliente em destaque na imagem anexa estava com todo tipo de problema (usava um engenius) depois do bullet veja só, detalhe a visada é meio comprometida por algumas árvores.....abrasss
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CCQ.jpg
Visualizações:	936
Tamanho: 	298,3 KB
ID:      	6167  

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Tbm trabalhei com os msm ap´s que vc citou, interessante que na msm sequência, mas agora estamos aplicando o bullet2 no qual o seu problema de como setar a potência fica resolvido, nas configs do bullet tem como vc determinar a distancia entre cliente e estação repetidora melhorando assim nivel de dados transmitidos e recebidos.....sem contar as outras vantagens desse equipamento (Nano tbm é show)......o cliente em destaque na imagem anexa estava com todo tipo de problema (usava um engenius) depois do bullet veja só, detalhe a visada é meio comprometida por algumas árvores.....abrasss
    Este controle da distância é o ACK. É impressionante os resultados quando vamos alterando o ACK e monitorando.

    No meu MK não aparece nada na aba Registration. Será porque eu uso ele só como servidor e não o módulo de RF?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este controle da distância é o ACK. É impressionante os resultados quando vamos alterando o ACK e monitorando.

    No meu MK não aparece nada na aba Registration. Será porque eu uso ele só como servidor e não o módulo de RF?
    Isso msm, no servidor naum tem registration, a imagem anexa é de dentro de uma das minhas Rb´s em wireless>registration.......Com esse tipo de config melhorou claro o ACK e tbm tive melhoras no CCQ. O q vc usa em suas repetidoras ?
    Cara e tem mais, depois de ler, reler e acompanhar o tal post que o Sergio citou aqui em cima, minha rede literalmente é outra,nele vc encontra um excelente material pra vc otimizar sua rede.......segue

    > https://under-linux.org/f130360-r52h...uitos-clientes <
    Última edição por Luspmais; 27-11-2009 às 17:18.