Colegas,

Segue um roteiro para se copiar uma imagem de um roteador Cisco para um servidor Debian:

Tudo começou por esse documento: How To Copy a System Image from One Device to Another
How To Copy a System Image from One Device to Another - Cisco Systems

O caso é que eles ensinam a copiar de um router para outro. E eu estava precisando trazer essa imagem para minha máquina, então tive que dar um passo intermediário: instalei o pacote tftpd-hpa em uma VM Debian e enviei o arquivo via tftp, do router para o Debian. Deu certo!

Meu cenário:
Linux server: Debian 5.0 lenny x86_64
Roteador: Cisco 7206

Passo a passo:

1. No Debian: instalar pacote tftpd-hpa - pode ser usado o mirror:
deb Index of /debian lenny main
deb-src Index of /debian lenny main. Configure isso no arquivo /etc/apt/sources.list

2. Editar o arquivo /etc/default/tftpd-hpa
RUN_DAEMON="yes"
Salvar e sair

3. Criar um arquivo vazio em /var/lib/tftpboot com o mesmo nome do arquivo de imagem do router. Ex: touch c7200-j91z-ma.133-18.S7.bin
Dê as seguintes permissões:

chmod 777 /var/lib/tftpboot
chmod 666 c7200-j91z-ma.133-18.S7.bin

4. Agora, na linha de comando do router, descubra onde está o arquivo de imagem
Comandos: copy ? --> para visualizar os drives
dir --> para visualizar o conteúdo de cada drive. Ex: dir disk2:

5. Em seguida, execute:
copy {dir}:{image_filename} tftp:
Onde {dir} é o diretório e {image_filename} é o nome do arquivo de imagem

6. Informe o IP do servidor tftp

7. Informe em Destination filename o nome do arquivo criado no passo 3 com o comando touch

Se tudo der certo, aparecerão vários pontos de exclamação, indicando a cópia sendo feita e, ao final, as informações (exemplo):
13963020 bytes copied in 72.404 secs (192849 bytes/sec)

ATENÇÃO: a aplicação desse guia em um router operacional é de inteira responsabilidade de quem puser esses conhecimentos em prática, não tornando o autor co-responsável por quaisquer problemas decorrentes disso. Portanto, recomenda-se fazer um "lab" disso com equipamentos e servidores que não estejam em produção.

Agradecimentos especiais aos colegas:
Lindomar Santos - PoP-AM
Rodrigo Pescador - PoP-SC