+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Perda de roteamento com MTK

    Bom dia a todos do Forum...

    Bem estamos com um problema muito diferente aqui.

    Utilizamos roteamos para entrega de internet para os clientes. O Funcionamento basico seria assim.

    Servidor BSD cria rotas /30 para os mtks que repassam os ips cadastrados para o cliente, é mais Radius, ARP, IP. É o tipo normal basico de roteamento a diferença que nosso servidor BSD já faz tudo dele mesmo todo o processo via SSH.

    Temos varias torres com este funcionamento e tudo esta certinho, porem para chegar até o MTK final, o que atende diretamento os clientes usamos o modo Briedge que tem com Nstream e sem. Com STP e com RSTP. tem pontos que repetem duas até tres vezes.

    O Problema é bem simples quando uma torre neste meio para, trava, reinicia o cartão que o cliente conecta simplismente para de funcionar. Os clientes continuam logados, porem não existe mais trafego. Podemos deixar dias que não volta a funcionar somente volta o seu funcionamento fazendo umas das duas coisas ou DESABILITAMOS e ABILITAMOS 1 segundo após os clientes voltam a trafegar e navergar. A outra maneira seria reiniciando a RB final a que os clientes conectam.

    Imanigo como se fosse uma VPN que se perde no meio do caminho para voltar o seu funcionamento teriamos que recnectar.

    Preciso de ajuda para saber como contornar este problema sem ter que ficar vigiando quando um ponto para difuncionar e ter que ficar toda hora reiniciando os cartões.


    Mais informações:
    - Não é equipamento FISICO pois acontece em 23 torres com 41 cartões diferentes em locais diferentes.
    - O Problema esta ou no MTK ou no meu servidor uma vez que temos varios outros sistema funcionando.
    - Não creio que seja o RADIUS pois os clientes continuam conectados.
    - Não acredito que sejá a WAP2 pois os clientes continuam conectados.


    Antecipadamento agradeço as colaborações.

  2. #2

    Padrão

    Vamos lá pessoal ajuda ai nesse problema... Eu sei que este é dificil mas o Forum esta recheado de feras !!!

    Uma informação nova, pode ser que o WAP2 que esteja travando. Pois temos este sistema aqui de duas formas:
    1 - Uma com DHCP atribuido no proprio MTk configurado em DHCP Server sem Criptografia, com ARP dinamico e a forma que apresenta problema.
    2 - FreeBSD enviando DHCP porem desativado o que obriga nós a digitar o IP statico no esquipamento do cliente, Com Criptografia, e ARP Static.

    Bom nesses dois metodos usamos o Freebsd como servidor. Apenas a segunda maneira temos que ficar abilitando e desabilitando a interface de wireless que atende o cliente. Notamos que quando apresenta o problema a list de LAST IP fica em branco. Só volta a aparecer o IP quando fazemos o procedimento de ABILITAR E DESABILITAR a interface do usuario.
    Última edição por UltraFox; 30-11-2009 às 09:31.

  3. #3
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Cara, não sei se posso ajudar em muita coisa, mas vamos lá...

    Pelo que vc disse eu entendi que o "link"(meio fisico/enlace) até o cliente é interrompido, porém a "conexão" (autenticação/status do cliente) permanece ativo... Se eu entendi bem então, acho que vc poderia procurar tendo em vista o seguinte:
    Vc disse:
    "- Não creio que seja o RADIUS pois os clientes continuam conectados" talvez o problema justamente seja esse... se o link cai e o Radius não "percebe", ele continua achando que o cliente está conectado e sem problemas... dai ele mantem a conexão e não permite uma nova conexão do mesmo cliente... Talvez o problema seja esse, o Radius não percebe a queda... Sobre a solução... Bom, talvez haja como criar um script ou coisa assim, no servidor que roda o radius... não sei muito como ajudar até porque não conheço quase nada de radius... Mas talvez já te dê uma luz ai...
    Eu começaria investigando por esse lado!

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    UltraFox, não entendi bem essa topologia, mas isso é bem estranho. Tenta fazer um dhcp relay no Mikrotik.