+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão qual a distancia que uma hyperlink setorial de 17bbi com um cartão de 600mw consegue

    amigos alguem poderia me ajudar? gostaria de sabe até qual a distancia que uma antena de 17dbi hyperlink setorial conectada a um cartão de 600mw consegue mandar sinal


  2. #2

    Padrão

    Minha vez de ser o certinho:

    17 dbi das antenas + 28 dbm do cartão dá 45 dbm = 30W

    ou seja muito acima do limite permitido pela Anatel.

  3. #3

    Padrão

    Isso depende também dos equipamentos usados nos clientes, uma vez que o sinal precisa ser bidirecional, ou seja é transmitido e recebido.

  4. #4

    Padrão

    ....se vc coloca ai 2 rb 433ah com 2 cartao xr2 em cada, ligando 4 painel hyperlink setorial de 17dbi 90º deixandos os cartao com potencia em 400mw( ele vai ate 600mw) vc vai fazer um 'estrago' e tanto de sinal meu caro, vai manda sinal de otima qualidade muito, mais muito, longe. Acredito que pelo menos ums 7km com uma boa visada.

    Fora a qualidade que vai fika sua trasmiçao e sua rede, pq os intems mecionados ai acima e oque tem de ponta no mercado wireless.

    ...e as 4 setoriais da hyperlink 17 dbi 90º (HG2417P-090) é homologada, so os xr2 que ate o momento ainda nao tive noticia de homologaçao, se alguem souber ai sobre homologaçao desses cartao da um "toque" ai pra galera.

    abraço

  5. #5

    Padrão

    ... Na verdade ele vai fazer um "estrago" no ambiente wireless . nao tem espectro que funcione bem com 400~600mw.
    Voce quer atender uma distancia maior faz repetidoras!

    Agora respondendo : com 600mw voce pode atender mais de 7km (isso depende da poluiçao da sua area). mas causará problemas tanto nos seus clientes quanto nos outros pontos de acesso

    Obs.: Aqui uso 15dBm, 32mw,(com painel de 17dbi), e atendo cliente com 2km com excelente sinal.

    abs
    Última edição por Juniin; 28-11-2009 às 13:08.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vagnerrocha Ver Post
    amigos alguem poderia me ajudar? gostaria de sabe até qual a distancia que uma antena de 17dbi hyperlink setorial conectada a um cartão de 600mw consegue mandar sinal

    O sinal vai chegar - um dia - até os confins do universo. Antes disso vai passar por todo o nosso sistema solar e atravessar a via láctea. É verdade, não estou tirando sarro, um sinal de rádio é uma onda eletromagnética como a luz das estrelas, que chegam até nós as vezes bilhões de anos-luz de distância.

    Agora, se você quer saber até que distância você vai conseguir captar esse sinal e fazer uso dele, vai depender do equipamento que você usa na outra ponta e da quantidade de interferência na freqüência que você utilizar.

  7. #7

    Padrão

    pessoal mas suponhamos qe meu cliente usa antena grade 25dbi aquario e rádio gilink com uma boa visada. será que conseguiremos mais de 15 km de alcance?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vagnerrocha Ver Post
    pessoal mas suponhamos qe meu cliente usa antena grade 25dbi aquario e rádio gilink com uma boa visada. será que conseguiremos mais de 15 km de alcance?
    Com esta mesma configuração consegui aqui 10 km com sinal a -70db.

    Na torre:
    Hyperlink Painel 17db
    RB433 + Engenius 8602 setado a 17dbm

    No cliente:
    Aquario 25db
    Gilink 2404
    Pigtail de 1 metro.

    Agora se vc aumentar a potencia, com certeza irá bem mais longe, mas importante observar a qualidade.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vagnerrocha Ver Post
    pessoal mas suponhamos qe meu cliente usa antena grade 25dbi aquario e rádio gilink com uma boa visada. será que conseguiremos mais de 15 km de alcance?

    caro amigo, com painel de 14dbi + cartão r52h
    em 18kms consegui -76 com antena aquarius de radio aprouter.

    tambem consegui em 30kms -85 de sinal porem usei antena aquarius + rb411 +r52h..
    passou 300kbps de banda tranquila tranquila.. e o ping ficava oscilando de 1 á 25.. + -

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    O sinal vai chegar - um dia - até os confins do universo. Antes disso vai passar por todo o nosso sistema solar e atravessar a via láctea. É verdade, não estou tirando sarro, um sinal de rádio é uma onda eletromagnética como a luz das estrelas, que chegam até nós as vezes bilhões de anos-luz de distância.

    Agora, se você quer saber até que distância você vai conseguir captar esse sinal e fazer uso dele, vai depender do equipamento que você usa na outra ponta e da quantidade de interferência na freqüência que você utilizar.

    A camada magnetica a determinada altitude da Terra é menor logo, o sitema wirelles tem tendência a sumir draticamente.


    hehehehh

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wimigasltda Ver Post
    A camada magnetica a determinada altitude da Terra é menor logo, o sitema wirelles tem tendência a sumir draticamente.


    hehehehh
    ......so tem a gelera "premio nobel" de fisica aki no forum lol .........hehe

  12. #12

    Padrão

    Caro colega que abril o tópico:

    Vamos imaginar um local sem nenhuma rede sem fio.

    Superica plana e limpa 100%.


    Cliente usando Kit ruim Pci encore, antena panelinha de 12 dbi da aquario.

    Ele conecta e usa tua rede a 10km de distancia com trafego de 200k.

    Isso é solução ideal longe da real hoje.

  13. #13
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    O sinal vai chegar - um dia - até os confins do universo. Antes disso vai passar por todo o nosso sistema solar e atravessar a via láctea. É verdade, não estou tirando sarro, um sinal de rádio é uma onda eletromagnética como a luz das estrelas, que chegam até nós as vezes bilhões de anos-luz de distância.

    Agora, se você quer saber até que distância você vai conseguir captar esse sinal e fazer uso dele, vai depender do equipamento que você usa na outra ponta e da quantidade de interferência na freqüência que você utilizar.
    E galera, se o mlrodrig falou tá falado... é só ler os artigos dele no blog dele... o cara é fera mesmo! Sempre indico os artigos à seguir:

    Watt x dB. Para que serve e como se usa para cálculo de antenas.

    Vale a Pena Usar AP de Alta Potência ou Amplificador em Conexões Wireless?

    O Que é e Como Funciona Uma Antena.

    Como Escolher o Melhor Canal WiFi

    https://under-linux.org/b1384-o-que-e-e-i-r-p


    Para mim são indispensáveis... cheguei até a copiar eles para .doc aqui, assim posso reler onde não estiver conectado...

    Mas voltando ao foco, pessoal... ponto-multiponto não é para 15km! Nem para 7km... É só dar uma procurada aqui nos posts do fórum... a performance da rede toda cai quando se tem apenas 1 cliente com problemas de sinal... isso é da tecnologia wireless, não importa o equipamento em uso... não importa potência, nada... é da arquitetura do wireless...

    Sobre os artigos acima recomendo principalmente para esse tipo de dúvida...

    Sobre a alta potência/alto ganho, não adianta, não vale a pena... vc acaba com o espectro, tanto para vc como para os outros que tmb querem usar... falo isso por aqui o negócio é brabo... tem 200 picaretas usando o espectro... resultado: nenhum canal que preste... é um terror fazer os negócios funcionarem aqui...

    Então mais uma vez vou implorar, pessoal, baixa potência! é melhor pra todo mundo! a tendência é que com potência baixa se tenha um sinal de excelente qualidade! o negócio é colocar mais pontos de repetição... Claro que sempre usando topologia estrela... Eu indicaria ainda o uso de WDS para enlace, mas tem gente que não gosta... aqui tenho toda a rede de infra em WDS e não tenho do que reclamar...

    Desculpe ai o desabafo, mas é que eu realmente sei o que é um espectro poluido e muito mal usado... por isso minha insistência...

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wimigasltda Ver Post
    A camada magnetica a determinada altitude da Terra é menor logo, o sitema wirelles tem tendência a sumir draticamente.


    hehehehh
    O sinal eletromagnetico emitido por um rádio não tem relação com a camada magnetica da Terra. A sonda Voyager I está a uma distância do Sol 2x maior que Plutão, e o sinal chega nas estações de recepção na Terra (A 50 bits/s, até que não está ruim). Obviamente que várias coisas podem atenuar o sinal até que ele fique tão fraco que seja subjulgado por outros sinais mais fortes a ponto de não poder ser compreendido, mas a onda eletromagnética sempre vai existir.

    O fato continua o mesmo: não dá para saber qual alcance um sistema vai ter sem conhecer as duas pontas (tem que saber a potência, freqüência de operação, ganho de antena e interferência, isso sem contar os obstáculos, se existirem). Qualquer projeto ou especificação que não leve em conta todos esses fatores vai ser, no melhor dos casos, um bom palpite e, no pior dos casos, um exercício de chutometria e "tomara-meu-Deus-que-funcione".
    Última edição por mlrodrig; 30-11-2009 às 11:15.

  15. #15
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    O sinal eletromagnetico emitido por um rádio não tem relação com a camada magnetica da Terra. A sonda Voyager I está a uma distância do Sol 2x maior que Plutão, e o sinal chega nas estações de recepção na Terra (A 50 bits/s, até que não está ruim). Obviamente que várias coisas podem atenuar o sinal até que ele fique tão fraco que seja subjulgado por outros sinais mais fortes a ponto de não poder ser compreendido, mas a onda eletromagnética sempre vai existir.

    O fato continua o mesmo: não dá para saber qual alcance um sistema vai ter sem conhecer as duas pontas (tem que saber a potência, freqüência de operação, ganho de antena e interferência, isso sem contar os obstáculos, se existirem). Qualquer projeto ou especificação que não leve em conta todos esses fatores vai ser, no melhor dos casos, um bom palpite e, no pior dos casos, um exercício de chutometria e "tomara-meu-Deus-que-funcione".
    Não tinha dito nada, mas sabia que se ele tinha dito é porque era mesmo... hehe

    Continuando com a campanha: "Se não tiver certeza diga "Eu acho"".
    As vezes o "eu acho" ajuda muito, afinal, se vc confiar em uma informação que foi afirmada e ela estiver errada o problema pode ser grande... se não for uma afirmação e sim um eu acho, vc pode tomar aquilo como um ponto de partida para procurar a solução, e não usar aquilo como solução... a diferença é muito grande...