+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando rede metro ethernet fibra vale a pena ?

    Pessoal me tirem uma dúvida,será que vale a pena cabear rua com fibra ethernet para atender clientes empresas e abastecer switches e radios da mesma empresa ?falo metro para facilitar a vida e nao ficar passando cabo com muitas fibras e nisso reduzir o custo,é viavel ??

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Montando rede metro ethernet fibra vale a pena ?

    A rede metrô e nova e funciona muito bem já estamos trabalhando a alguns meses com essa nova tecnologia

  4. #4
    Avatar de plataoedi
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Brasil - Belo Horizonte - MG
    Posts
    1

    Padrão Re: Montando rede metro ethernet fibra vale a pena ?

    lalocarlos , vou utilizar rede metro iniciando, vou precisar de ajuda pode me dar uma força?

  5. #5

    Padrão Re: Montando rede metro ethernet fibra vale a pena ?

    Prós:
    Reparo rápido, é muito mais rápido reparar uma fibra com 8 vias que uma com 36;
    Caixas de emenda menores e mais baratas;
    Estoque mais barato;
    Facilidade de armazenamento;
    Cons:
    Mesmo preço no poste por 8 vias ou 96 vias;
    Vai precisar do mesmo equipamento que para fibra grande;
    Fica limitado a essa topologia;
    Terá que trocar ativos para aumentar a capacidade;

    Não é ruim, mas fica limitado se sua intenção no futuro é atender fttx.

    Qual as opções? Talvez uma 12FO, faz um anel entre teus pontos de distribuição usando as 2 primeiras fibras, você terá giga nesse anel, caso necessite mais, sugiro trocar os ativos para ter um anel 10 Gb, ficando assim ainda com 10 vias livres, você pode usar essas outras 10 para atender ftth mas terá que fazer distribuição descentralizada, com várias OLTs de menor capacidade, o que também não é ruim, vai ter os clientes mais próximos da OLT do que se fosse centralizado, mas dessa forma sai mais caro ter várias OLTs.

  6. #6

    Padrão Re: Montando rede metro ethernet fibra vale a pena ?

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Prós:
    Reparo rápido, é muito mais rápido reparar uma fibra com 8 vias que uma com 36;
    Caixas de emenda menores e mais baratas;
    Estoque mais barato;
    Facilidade de armazenamento;
    Cons:
    Mesmo preço no poste por 8 vias ou 96 vias;
    Vai precisar do mesmo equipamento que para fibra grande;
    Fica limitado a essa topologia;
    Terá que trocar ativos para aumentar a capacidade;

    Não é ruim, mas fica limitado se sua intenção no futuro é atender fttx.

    Qual as opções? Talvez uma 12FO, faz um anel entre teus pontos de distribuição usando as 2 primeiras fibras, você terá giga nesse anel, caso necessite mais, sugiro trocar os ativos para ter um anel 10 Gb, ficando assim ainda com 10 vias livres, você pode usar essas outras 10 para atender ftth mas terá que fazer distribuição descentralizada, com várias OLTs de menor capacidade, o que também não é ruim, vai ter os clientes mais próximos da OLT do que se fosse centralizado, mas dessa forma sai mais caro ter várias OLTs.
    Você tem implantado Klabundee? Estou pensando em colocar em prática a minha... Se implantou conte sua experiência!

  7. #7

    Padrão Re: Montando rede metro ethernet fibra vale a pena ?

    Citação Postado originalmente por lalocarlos Ver Post
    A rede metrô e nova e funciona muito bem já estamos trabalhando a alguns meses com essa nova tecnologia
    Ainda está ativo a sua rede? Conte sua experiência!

  8. #8

    Padrão Re: Montando rede metro ethernet fibra vale a pena ?

    Bom, como você mencionou o atendimento de empresas, imagino que esteja levando links dedicados e sua rede metro seria uma rede de switchs e roteadores interligados com MPLS, certo?

    Mais que valer a pena, acho que é o padrão.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DrAxRj Ver Post
    Você tem implantado Klabundee? Estou pensando em colocar em prática a minha... Se implantou conte sua experiência!
    Somente com fibras maiores.
    FO24, FO36
    Passando pela avenida principal e derivando com fibras menores FO6 para POPs e dai em cada POP equipamentos com pelo menos 2 SFP, ia pela fibra 1, voltava pela fibra 2, terminando em anel.

    Para atendimento a cliente final só trabalhei com GPON mas faz 2 anos que não estou mais na área de telecomunicações.

    Att.

  10. #10

    Padrão Re: Montando rede metro ethernet fibra vale a pena ?

    e a questao da energia pra fazer uma esquina onde nao a cliente, aluem teria uma solucao pra isso, digo nessa rede metro

  11. #11

    Padrão Re: Montando rede metro ethernet fibra vale a pena ?

    fera vc ta no grupo metro aqui, já tinha falado com vc, eu uso metro, queis algo para nao incomodar colocar uma olt epon com 4 portas, e deixa as caixas independentes usando splitter desbalanceado, e coloca 1 onu por caixa, certeza de sucesso, e para autenticar coloca roteador da haplite mikrotik, e seja feliz.

  12. #12

    Padrão Re: Montando rede metro ethernet fibra vale a pena ?

    @gandhi... qual grupo vocês estão falando ... tem link?

  13. #13

    Padrão Re: Montando rede metro ethernet fibra vale a pena ?

    me chama no whats que te envio o link de convite 47 988153919

  14. #14

    Padrão Re: Montando rede metro ethernet fibra vale a pena ?

    O @dandhi me add lá também. 49 9 9139 3956

  15. #15

    Padrão Re: Montando rede metro ethernet fibra vale a pena ?

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    me chama no whats que te envio o link de convite 47 988153919
    add ai 44 999068111