+ Responder ao Tópico



  1. #1
    FZucchi
    Visitante

    Question Abrindo um Provedor, WiMax, Licença.... ajuda

    Fala Srºs:

    Em algum bom tempo de pesquisa percebi que esse forum aparece na maoiria das minhas duvidas, logo gostaria imensamente de pedir a ajuda de vocês. Percebi também que existe uma boa parcela de usuários experientes, empresários (que tem pequenos provedores) e etc...

    Vou falar um pouco de "mim" e da minha idéia. Sou formado em Gerenciamento de Redes, terminando o MCSA (Microsoft Certified System Administrator), sou FCP - Furukawa Certified Professional, Tecnico em Informática e Tecnico em Telecomunicações pelo SENAC (não tirei o CREA ainda) e fui Gerente Comercial da Telefonica durante 2 anos e pouco o que me rendeu muita experiencia e conhecimento da area de infra-estrutura.

    A area que moro hoje (interior de SP) acho que assim como todo interior é extremamente carente de internet e quem tem um provedor com bom ou mal atendimento toma o porra de ganhar dinheiro. Aqui na cidade por exemplo tem um. O serviço é porco mas o cara não dá conta de instalações e etc pelo simples fato de só existir ele.

    Todo pedido de ampliação aqui vira um inferno. ADSL então é para muito poucos e proximos a Central ou seja, uma realidade que todos nós aqui conhecemos.

    Ai que vem a minha idéia de abrir um provedor. Porém, não quero simplesmente abrir um provedor qualquer. Quero algo de ponta. Algo que seja redondinho que seja realmente o diferencial.

    Me juntei com um amigo que trabalha na terceirizada da Telefonica logo, a parte de projetos, torres, Engenheiro, projetos de fibras, ampliações e etc fica muito fácil. Nossa idéia NÃO é de no primeiro momento pedir demissão e tocar o negocio e sim, continuar na função pela vantagem que temos tanto comercial quanto tecnica. Qualquer ampliação ele sendo Coordenador é rápido. Ai está um de nossos diferenciais.

    Mas... não quero simplesmente pega um Engenheiro e pedir para ele fazer tudo. O rio de dinheiro que iria é muito grande, logo, quero aprender, tirar duvidas e correr atras.

    Como todo o material que acho é muito conflitante, principalmente da parte de impostos, arrecadação, documentação e etc estou pedindo a ajuda pra vocês.

    O que é REALMENTE necessário para começar? Onde não esbarrar e se foder?

    Depois... e os equipamentos Wimax? Como ficou a questão de frequencia, equipamentos, fabricantes, custo x benefico? Tenho alguns conhecidos na prefeitura (vereadores) e eles tem a idéia de tornar o municipio digital, logo existe uma chance para que eu entre nisso com meu negocio. Porém, tornar a cidade que moro digital implica em uma rápida adoção pelas cidades vizinhas. A possibilidade de no proximo ano a ANATEL liberar numeros para quem detem de SCM é uma coisa que me chama muito a atenção também.

    Moro na região mais alta da cidade. Todo o resto da cidade é ABAIXO de onde eu moro... logo a primeira base seria aqui mesmo. Dependendo dos equipamentos e da distância vamos calcular os numeros de torres e o ganho máximo que podemos atingir montando em determinada latitute e longitude via software (as operadoras usam isso para montar sua torres)

    Também tem o lado bom que a 2 quarteirões de casa passa um cabo de 16 fibras opticas. Dessas 16 apenas 4 estão sendo usadas para atender 2 empresas aqui perto. O resto está livre livre. A vantagem é que meu link viria todinho em fibra optica via SDH . É por isso que digo que tenho uma boa chance, com um bom parceiro.

    Então fica ai minha duvida. Quais os equipamentos, requisitos, dicas e etc?

    Muito obrigado!

    Grande abraço!!

  2. #2

    Padrão

    Bom dia amigo, atualmente trabalho em um provedor que tem tecnologia wimax e plc na rede e posso te dizer que pra quem vai começar não é o caminho, pois o custo de uma rede wimax é muito elevado tando base quanto CPE, tanto que montamos uma rede em 5.8GHz wi-fi mesmo, e não precisamos mudar os planos de velocidade, pois o equipamento está correspondendo as expectativas, com relação a licença para wimax não é necessário pois há equipamentos que trabalham em banda ISM.

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Wimax = 3,5ghz = licença frequenciada..
    donos : wkve, embratel , oi, e mais umas 2..
    valor minimo pra comprar: 700K

    não existe wimax fora disso..
    o resto é balela..

    monte um provedor 5,8 que você já vai estar bem.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Wimax = 3,5ghz = licença frequenciada..
    donos : wkve, embratel , oi, e mais umas 2..
    valor minimo pra comprar: 700K

    não existe wimax fora disso..
    o resto é balela..

    monte um provedor 5,8 que você já vai estar bem.

    Amigo você está totalmente enganado, 3.5GHz é frequência, wimax é tecnologia é um erro muito comum associar a frequência de 3.5 ao wimax, saiba que existe equipamentos wimax em varias frequências (700MHz, 1.5GHz, 2.3GHz, 3.5GHz, 5GHz e varias outras) afinal wimax é um padrão e não esta condicionado a uma determinada frequência, você pode consultar isso tanto no wimax forum ou em paginas de fabricantes como:
    Airspan
    EION Wireless - Intelligence in the Air
    Alvarion: A wireless broadband pioneer, a founder of the WiMAX industry
    WiMAX Forum

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    que existe em várias frequencias eu sei..
    porém no Brasil , wimax é 3,5ghz.
    de acordo com a Anatel, pois não adianta você colocar rádios 5,8ghz que dizem ser Wimax e não ser HOMOLOGADO.

    Até,

  6. #6
    Guest
    Visitante

    Padrão Homologado?

    Citação Postado originalmente por araujoprog Ver Post
    Amigo você está totalmente enganado, 3.5GHz é frequência, wimax é tecnologia é um erro muito comum associar a frequência de 3.5 ao wimax, saiba que existe equipamentos wimax em varias frequências (700MHz, 1.5GHz, 2.3GHz, 3.5GHz, 5GHz e varias outras) afinal wimax é um padrão e não esta condicionado a uma determinada frequência, você pode consultar isso tanto no wimax forum ou em paginas de fabricantes como:
    Airspan
    EION Wireless - Intelligence in the Air
    Alvarion: A wireless broadband pioneer, a founder of the WiMAX industry
    WiMAX Forum
    O colega poderia citar equipamentos Wimax em frequencia livre (900/2.4/5.8) homologados pela Anatel?

  7. #7

    Padrão

    Lhe convido a fazer uma visita a Anápolis - GO para lhe apresentar equipamentos homologados em 5.4GHz e 5.8GHz wimax, não é papel, te mostro o equipamento... falar dessa forma é o mesmo que dizer que GSM = 800MHz ou 1.900MHz ou outra frequência qualquer. Em relação a Anatel, a mesma não se posicionou em relação ao wimax móvel, se vc estivem em banda ISM operar dentro das normas da anatel vc pode ter até equipamento GSM desde que seja fixo, que não terá problemas.

  8. #8

    Talking Depende...

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    que existe em várias frequencias eu sei..
    porém no Brasil , wimax é 3,5ghz.
    de acordo com a Anatel, pois não adianta você colocar rádios 5,8ghz que dizem ser Wimax e não ser HOMOLOGADO.

    Até,
    Existem rádios WiMax em 5.8GHz. Diversos por sinal.

    A questão da homologação é procurar bastante até porque é uma tecnologia nova no brasil.

    Na época pré panamericano fiz junto com um fornecedor de tecnologia WiMax um projeto para iluminar todo o aterro do flamengo aqui no RJ, porém a empresa em que eu trabalhava não aceitou a ideia revolucionária que estavamos apresentando (conservadores da engenharia de redes) porque estava aquem do conhecimento deles.

    Mas garanto que a faixa de frequencias que estariamos utilizando na ocasião seria a 5.8GHz.

    Vou procurar em meus arquivos a apresentação sobre eles e se não me engano o nome era Alvarion (???)

    O problema do WiMax é que a tia ANA, como boa mentora que é, tem que regular o uso do espectro e portanto definir quais seriam as frequencias que estariam (faixas) destinadas ao uso exclusivo das empresas que comprariam a licença para explorar. Isto torna as coisas caras.

    Agora uma coisa é certa. Com a aquisição das licenças pelas empresas operadoras provavelmente os fabricantes de soluções WiMax irão debandar para este lado e com isso a oferta de equipamentos nas frequencias ISM tende a diminuir a não ser que algo ocorra no sentido contrario.

    Isso é minha humilde opinião.

    Abraços,

  9. #9

    Padrão

    O que eu quero dizer é que a anatel não define o padrão a ser usado (wifi ou wimax) a mesma define canalização do spectro, potência, banda, modulação, qualquer padrão que se encaixe nessas normas pode operar, quem compra os canais em leilão, não compra a exlusividade da tecnologia e sim da frequencia, pois poderá haver um provedor wimax operando em 3.5GHz e outro do lado operando wimax em 5.8GHz, a diferença entre os dois está em que o 3.5GHz opera em caráter exclusivo e o 5.8GHz não.

  10. #10
    FZucchi
    Visitante

    Padrão

    Galera, primeiramente muito obrigado pelas respostas acima. Gosto mesmo é de ler opiniões divergentes e etc.

    No Brasil, existe fornecedores de equipamentos Wimax em 5.8 como citado acima? Vocês podem me passar os contatos?

    Quanto a licença SCM, pode-se começar operando com uma provisória ou eu tenho que começar tudo a 110% já? Existe provisória?

    Obrigado!

  11. #11

    Padrão

    Para airspan fala com o Samuel da WxBR W X B R - Wireless Broadband Solutions.
    Para Alvarion fala com o pessoal da N1 telecom.

  12. #12
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    eu sei o que você quiz dizer, eu intendi..
    wimax é o protocolo 802.16e

    porém pelo mesmo site que você passou..
    " W X B R - Wireless Broadband Solutions
    onde está : Suporta padrão mundial WiMAX nas faixas padronizadas de 2.5 e 3.5 GHz "


    só queria dizer que a maioria está pra isso aí..
    eu já vi uns redline (que é uma marca que podemos dizer "TOPO" de linha) dizer que é Wimax em 3,5ghz,
    porém muito pouco usado,
    vide: http://www.redlinecommunications.com...RedMAX_4C.html
    pode ser que exista wimax em 5,8 (eu ainda nao procurei saber e nem estudar sobre o mesmo)
    POREM,
    uma solução Alvarion "comparada" a uma Mikrotik não compensa!
    porém pode ser que a alvarion já esteja prometendo wimax..
    mas vem isso aqui tambem:
    • Cobertura típica de 500m (urbana densa) até 15km (rurais)
    • Taxa máxima até 26Mbps

    não quero dizer que estou certo ou o que for, só quero dizer que wimax no brasil não vingou e não vai devido ao custo/beneficio!..
    nem a embratel gostou muito.. grito d+ mas agora parece que o povo ja vem esquecendo dela =P
    Última edição por luizbe; 01-12-2009 às 17:12.

  13. #13

    Wink lounge...

    Citação Postado originalmente por araujoprog Ver Post
    O que eu quero dizer é que a anatel não define o padrão a ser usado (wifi ou wimax) a mesma define canalização do spectro, potência, banda, modulação, qualquer padrão que se encaixe nessas normas pode operar, quem compra os canais em leilão, não compra a exlusividade da tecnologia e sim da frequencia, pois poderá haver um provedor wimax operando em 3.5GHz e outro do lado operando wimax em 5.8GHz, a diferença entre os dois está em que o 3.5GHz opera em caráter exclusivo e o 5.8GHz não.
    Perfeito,

    A ANA não define apenas regula. Bem colocado.

    A questão da ANATEL que citei em meu post foi para salientar que as faixas reguladas são pagas, mas pode existir ainda no mercado equipamentos WiMax na faixa ISM.

    Como a questão regulatoria sobre as faixas ainda estava em fase de definição há um tempo atras, dificilmente os equipamentos com faixas ISM estariam sendo comercializados, até porque o custo inicial destes projetos é muito alto em detrimento da pouca utilização.

    Como o padrão já estava operando em alguns paises da europa (pré-WiMax) nas frequencias de 3.5 e 8GHz os fabricantes apostariam mais suas fichas nas frequencias reguladas.

    Agora no Brasil já existem as frequencias sendo utilizadas e como é de nossa ciencia tem que haver o leilao das faixas junto a ANA e com isso leia-se GRANA ALTA.

    Espero ter podido ajudar.

    Abraços,

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    eu sei o que você quiz dizer, eu intendi..
    wimax é o protocolo 802.16e

    porém pelo mesmo site que você passou..
    " W X B R - Wireless Broadband Solutions
    onde está : Suporta padrão mundial WiMAX nas faixas padronizadas de 2.5 e 3.5 GHz "


    só queria dizer que a maioria está pra isso aí..
    eu já vi uns redline (que é uma marca que podemos dizer "TOPO" de linha) dizer que é Wimax em 3,5ghz,
    porém muito pouco usado,
    vide: 802.16e Mobile WiMAX, 1.8 GHz, 2.5 GHz and 3.5GHz WiMAX Wireless Broadband Products
    pode ser que exista wimax em 5,8 (eu ainda nao procurei saber e nem estudar sobre o mesmo)
    POREM,
    uma solução Alvarion "comparada" a uma Mikrotik não compensa!
    porém pode ser que a alvarion já esteja prometendo wimax..
    mas vem isso aqui tambem:
    • Cobertura típica de 500m (urbana densa) até 15km (rurais)
    • Taxa máxima até 26Mbps

    não quero dizer que estou certo ou o que for, só quero dizer que wimax no brasil não vingou e não vai devido ao custo/beneficio!..
    nem a embratel gostou muito.. grito d+ mas agora parece que o povo ja vem esquecendo dela =P
    Só um detalhe wimax é 802.16 ai temos o 802.16d que é wimax fixo (permitido de se operar em ISM no Brasil) e 802.16e que é o wimax móvel que ainda não há definição por parte da Anatel, a alvarion já tem soluções wimax, alias ela é pioneira nesses equipamentos sendo uma participante ativa e co-fundadora do wimax forum.

  15. #15
    FZucchi
    Visitante

    Padrão

    Araujoprog, obrigado pela indicação.

    Então, vi/percebi que existem vários protocolos proprietarios... por exemplo, tem a solução da Skypilot... li sobre a tecnologia deles, alcance, como ela lida com interferencia e etc...

    A grande questão é em qual empresa, antena, tecnologia se focar. O que é a melhor relação custo x beneficio x futuro e etc...

    O que vc's indicam?

  16. #16

    Padrão

    Em termos de custo/beneficio eu faria um teste com os equipamentos da Ubiquiti da serie Airmax.

  17. #17
    FZucchi
    Visitante

    Padrão

    Araujoprog, me surgiu algumas duvidas...

    Uma rede "normal" ou uma rede Mesh? Não quero ter equipamentos a 2.4ghz... por exemplo.. é uma frequencia mto usada por aqui.. mas a de 5.8ghz não... logo quero montar tudo em 5.8ghz.

    E a Torre? Quantos metros? Já li sobre os tipos de torre e um pouco sobre custos e etc mas vou analisar o que cabe direitinho no terreno pois com o tempo vou "subir" a "cede" toda nele... digo terreno pois o terreno ao lado da minha casa é meu... então lá vai a torre.

    A minha intenção é depois (tenho uns conhecidos fortes) tornar o municipio digital em parceria com a prefeitura. É uma idéia que já conversamos e que quero muito desenvolver depois que meu negocio estiver aberto e funfando.. mas isso é futuro... logo queria montar uma rede "pronta para o futuro" por isso penso direto no wimax.

    Você por acaso tem uma luz ou uma dica referente a isso?

    Abração!

  18. #18

    Padrão

    Eu iria de rede "normal", mesh na minha opinião só em casos específicos, com relação a altura da torre, isso depende da topologia do terreno.