+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Duas placas de rede Debian Lenny!!

    Olá!

    Já procurei na internet toda e aqui também sobre minha dúvida e nada funciona, vamos ver se alguem me entende.

    Montei um servidor proxy/firewall no meu local de trabalho, problema é que vira e meche as placas de rede param de funcionar. Ou funciona uma ou outra, quando isso acontece, consigo contornar o problema trocando no arquivo /etc/network/interfaces a placa eth0 para eth1 e vice e versa, inverto os cabos, e volta a funcionar as duas simultaneamentes. Como não quero ficar fazendo isso a vida toda, preciso da ajuda de vocês para resolverem meu problema, segue abaixo a configuração do meu arquivo /etc/network/interfaces.

    allow-hotplug eth0
    iface eth0 inet static
    address 10.1.1.2
    netmask 255.0.0.0
    gateway 10.1.1.1
    auto eth0

    allow-hotplug eth1
    iface eth1 inet static
    address 192.168.1.254
    netmask 255.255.255.0
    auto eth1

    arquivo resolv.conf

    nameserver 200.225.197.34
    nameserver 200.225.197.37

    Alguem tem alguma idéia??

    Obrigado por enquanto...

    fico no aguardo...

  2. #2

    Padrão Trocando ETH) com ETH1

    Isso já aconteceu comigo também no Debian!

    O problema é que ora ele entendeu que a ETH0 é uma placa e ora ele entende que a ETH0 é a outra placa. Faça o teste, quando der erro, inverta os cabos de rede e vocẽ verá que vai funcionar.

    Tem um pacote que você instala que resolve esse problema.
    Eu só não sei o nome do pacote pois não fui eu que fiz na época....

    Mas o caminho é por aí - se vc achar, coloque aqui pra ficar documentado para outras pessoas...

    Boa sorte,
    Josir.

  3. #3
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Bom dia,


    No arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules no debian, vc pode "prender" cada placa de rede ao seu driver e MAC.... fazendo isso, pode ser que você solucione seu problema na hora do reconhecimento das placas.

    A sintaxe é mais ou menos essa para cada placa de rede:

    # PCI device 0x1039:0x0900 (sis900)
    SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="00:01:6c:ec:55:2f", ATTR{type}=="1", KERNEL=="eth*", NAME="eth0"

    Att
    Tiago Iahn

  4. #4

    Padrão confusao nas placas

    O problema e que o sistema quando inicializa nem sempre ele atribui a interface eth0 e a eth1 as mesmas placas fisicas as vezes troca, por isso que se voce troca o cabo as vezes funciona.
    O jeito e fazer o seguinte:
    Use o utilitario ifrename --- # apt-get install ifrename --- e no # vim /etc/iftab faça o seguinte:
    coloque em duas linhas as seguintes informaçoes:
    eth0 mac 00:00:00:00:00:00 e na linha seguinte eth1 mac 11:11:11:11:11:11 com os mac adress corretos das tuas placas. Desse jeito nao havera mais "troca"
    abraço.

    "dica encontrada no livro do Morimoto Servidores Linux - Guia Pratico , o meu livro de consulta permanente "