+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão Duvida sobre NanoStation 2 2.4 ghz

    Pessoal primeiramente gostaria de parabenizar os menbros deste forum ele tem me ajudado muito!

    Mas hj estou aqui para esclarecer uma duvida Tenho um Provedor Wireless com uma torre de mais ou menos uns 18 Mts e e uma antena ominidirecional Aquarios de 15 Db todos Controlados Pelo Mikrotik pois o Ap serve apenas como Bridge naum controla nada nem criptografia eu uso Esses meu ap queimou( não sei o motivo) logo em seguida eu comprei um Ap Router WR 254 so que o mesmo ficou uma porcaria a configuração estava boa entaum resolvi trocalo por um Nano Station 2 de 2.4 Ghz

    Minha Duvida é a seguinte o Nano Fica bom eu colocando ele na Antena omini aquarios de 15 Db?
    Quero ultilizar ele como um Ap em uma antena 15 db omini fica bom? quantos clientes eu posso por? me ajudem por favor!

    Desde ja muito grato

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo, Nano 2 funciona 100% somente com a antena interna dele. tenho links entre nanos a até 10km sem problemas.em média uso pra 5 a 8km.
    Já testei utilizando antena Omni 12dbi e o mesmo funcionou bem.
    Se sua dúvida é : Ele funciona com antena Omni???
    SIM.
    Mas não recomendo!!! Coloca uma solução mais robusta ae que voce verá melhores resultados no futuro.
    Se quiser umaótima solução pra Distribuir sinal usa a Powerstation.
    Ubiquiti Networks, Inc. - Products
    Abraço.

  3. #3

    Padrão

    Ele perguntou se fica bom com a OMNI dele, fica sim!, mas veja bem se for utilizar omni, coloque um Bullet2 ao invés do Nano, pois o mesmo tem hardware igual ao do nano e não precisa de pigtail, minimizando assim perda e tem um detalhe técnico que é onde você poderá usar uma potência bem baixa, algo em torno de 50mW ou menos e atender teus clientes em uma distância maior com mais qualidade, mesmo usando uma omni. Abraços!!!
    Última edição por jociano; 03-12-2009 às 10:36.

  4. #4

    Padrão Bullet!!!

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Ele perguntou se fica bom com a OMNI dele, sim!, mas veja bem se for utilizar omni, coloque um Bullet2 ao invés do Nano, pois o mesmo tem hardware igual ao do nano e não precisa de pigtail, minimizando assim perda e detalhe técnico, você poderá usar uma potência bem baixa, algo em torno de 50mW ou menos e atender teus clientes em uma distância maior com mais qualidade, mesmo usando uma omni. Abraços!!!
    Eu ia colar minha contribuição nesse topico mas, diante de uma resposta tão boa quanto essa acima nem se faz necessario.No maximo, posso falar que se precisar de Bullet ou nano eu tenho a pronta entrega...tanto o 2,4 quanto o 5,8ghz. Preço campeão.!
    Abraço a todos!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    Pessoal primeiramente gostaria de parabenizar os menbros deste forum ele tem me ajudado muito!

    Mas hj estou aqui para esclarecer uma duvida Tenho um Provedor Wireless com uma torre de mais ou menos uns 18 Mts e e uma antena ominidirecional Aquarios de 15 Db todos Controlados Pelo Mikrotik pois o Ap serve apenas como Bridge naum controla nada nem criptografia eu uso Esses meu ap queimou( não sei o motivo) logo em seguida eu comprei um Ap Router WR 254 so que o mesmo ficou uma porcaria a configuração estava boa entaum resolvi trocalo por um Nano Station 2 de 2.4 Ghz

    Minha Duvida é a seguinte o Nano Fica bom eu colocando ele na Antena omini aquarios de 15 Db?
    Quero ultilizar ele como um Ap em uma antena 15 db omini fica bom? quantos clientes eu posso por? me ajudem por favor!

    Desde ja muito grato
    formula perfeita para pequenos provedores, uso ele para até 35 simultaneos com tráfego mediano com antena omni aquario de 15dbi, em 8 meses ainda não tive problemas, chuva e sol direto.

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    FORUM = Local onde se troca experiencias.........
    Jociano, vc leu minha resposta inteira ?? com certeza não.,...!!!!
    SEGUE ABAIXO O TRECHO QUE VC NÃO LEU..
    " Já testei utilizando antena Omni 12dbi e o mesmo funcionou bem.
    Se sua dúvida é : Ele funciona com antena Omni???
    SIM.
    "
    dificil de ler né....
    por isso que o Brasil tá do jeito que tá...

  7. #7
    cytron
    Visitante

    Padrão

    Nano2 ou Nano5 são ótmos rádios, mas infelismente possuem bugs tanto no AirOS quanto no hardware. Aqui mesmo no under existem pessoas reclamando dos bugs. Utilizo alguns para interligar várias torres, mas estão apresentando defeitos. Existe muita gente que tem boas experiências com os nanos, no entanto, existem também as más experiências. Se fosse devido a configuração tudo bem. Mas é hardware e firmware mesmo, ou seja, para contornar fica mais complicado.

    Os defeitos apresentados nos nanos que tenho é que com o passar do tempo ele começa a ficar louco, o sinal fica oscilando muito, os pings ficam entre 3 a 6 mil, em outras vezes o ping fica abaixo de 40 e estável, mas o tráfego fica muito lento. De dentro do nano, pingando via eth em outro rádio apresentou perda. Uma pena, pois gostei muito dos nanos, principalmnte das antenas, tão pequenas e com qualidade enorme, mas já clonei o esquema.

    A própria Ubiquiti relatou que o nano não trabalha em wds usando wpa2, muita gente reclamou disso também, o que é um caso interessante, pois eu utilizo normal. Talvez seja versão de firmware.

    Agora substituí tudo por bullet, é uma maravilha, pequeno, robusto, aguenta o tranco, agora vamos ver com o passar do tempo

    Minha opinião: Utilizar nano na torre? ..., é bom, mas existem soluções melhores, se puder trocar ... ou então, coloque o nano e fique de olho.

    Bom, concluíndo... não estou aqui para postar meus problemas ou dificuldades, muito menos tentando queimar a imagem dos nanos, apenas estou contribuíndo com mais uma experiência para que vocês possam somar com as demais e chegarem a uma conclusão, pois é assim que fazemos. Já que não podemos ficar torrando dinheiro só pra testar e ver se é bom, então contamos com a colaboração dos companheiros para pesquisarmos.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cytron Ver Post
    Nano2 ou Nano5 são ótmos rádios, mas infelismente possuem bugs tanto no AirOS quanto no hardware. Aqui mesmo no under existem pessoas reclamando dos bugs. Utilizo alguns para interligar várias torres, mas estão apresentando defeitos. Existe muita gente que tem boas experiências com os nanos, no entanto, existem também as más experiências. Se fosse devido a configuração tudo bem. Mas é hardware e firmware mesmo, ou seja, para contornar fica mais complicado.

    Os defeitos apresentados nos nanos que tenho é que com o passar do tempo ele começa a ficar louco, o sinal fica oscilando muito, os pings ficam entre 3 a 6 mil, em outras vezes o ping fica abaixo de 40 e estável, mas o tráfego fica muito lento. De dentro do nano, pingando via eth em outro rádio apresentou perda. Uma pena, pois gostei muito dos nanos, principalmnte das antenas, tão pequenas e com qualidade enorme, mas já clonei o esquema.

    A própria Ubiquiti relatou que o nano não trabalha em wds usando wpa2, muita gente reclamou disso também, o que é um caso interessante, pois eu utilizo normal. Talvez seja versão de firmware.

    Agora substituí tudo por bullet, é uma maravilha, pequeno, robusto, aguenta o tranco, agora vamos ver com o passar do tempo

    Minha opinião: Utilizar nano na torre? ..., é bom, mas existem soluções melhores, se puder trocar ... ou então, coloque o nano e fique de olho.

    Bom, concluíndo... não estou aqui para postar meus problemas ou dificuldades, muito menos tentando queimar a imagem dos nanos, apenas estou contribuíndo com mais uma experiência para que vocês possam somar com as demais e chegarem a uma conclusão, pois é assim que fazemos. Já que não podemos ficar torrando dinheiro só pra testar e ver se é bom, então contamos com a colaboração dos companheiros para pesquisarmos.
    post muito sensato. utilizo aqui, mas tive sorte, nenhum bug em 9 meses.